quinta-feira, 16 de outubro de 2008

FRASES DE DE UM LIVRO LIDO (18)

FARDA FARDÃO CAMISOLA DE DORMIR – JORGE AMADO
Li todos os livros de Jorge Amado. Esse eu ganhei de presente de um amigo secreto (saudades do Rala – onde andará esse macanudo?) em 1979. O livro foi escrito nesse período e retrata algo que acontece também por esses dias, os embates eleitorais, onde acontece de tudo um pouco. O embate do livro era pelo fardão da ABL – Academia Brasileira de Letras, o nosso é no segundo turno da eleição municipal. Fui reler as frases grifadas e fiquei maravilhado, pois estão mais atuais do que antes. Estou pirando, ou pirados estão os a se debaterem, digladiando-se entre si:

- “...o campo de luta não tem limites de nenhuma espécie, geográficos ou militares; qualquer arma é útil e própria, e a menor vitória acende uma esperança”.
- “...pela comprovada incapacidade do povo brasileiro de levar a sério as grandes idéias e de reconhecer os grandes homens...”
- “A piedade é um sentimento dos fracos, degradante”.
- “Haverá sentimento mais onipotente, a dominar o coração dos homens, do que a vaidade?”
- “De que valem versos contra os canhões e a bestialidade?”
- “Nada mais triste do que um cão sem dono, vagando pelas esquinas em busca de uma palavra, de um gesto de carinho. Que dizer então de um velho sem dono?”
- “Na guerra vale tudo, não é hora de se estar com escrúpulos”.
- “...candidato à Academia não pode ter opinião própria, muito menos manifestá-la. Compete-lhe ouvir e, se não puder apoiar e aplaudir, deve ficar mudo, sorrindo. Jamais discutir, contestar. Dono do voto, o Acadêmico tem sempre razão. Essa é uma prerrogativa dos Imortais”.
- “O Partido está lhe dando tarefas, à camarada cabe cumpri-las”.
- “A visita é absolutamente indispensável. Nenhum candidato pode se arvorar o direito de não visitar esse ou aquele Acadêmico, a qualquer pretexto que seja. O Acadêmico, sim, é senhor de dispensar ou mesmo de recusar a visita, mas ao candidato cabe apenas solicitar dia e hora para comunicar sua pretensão e pedinchar apoio”.
- “Confidência feita a Acadêmico em época de eleição é segredo em saco sem fundo, circula levada pelo vento”.
- “Quanto mais sectário e radical se mostre um tipo, mais frouxo se revela diante da polícia. Quem já militou, sabe dessa verdade”.
- “Candidato único, não tem motivos para guardar secretos seus pensamentos. (...) Eleição com candidato único não tem luta nem surpresa, não tem graça”.
- “A natureza humana é muito salafrária”.
- “A moral? Veja: em toda parte, pelo mundo afora, são as trevas novamente, a guerra contra o povo, a prepotência. Mas, como se comprova nesta fábula, é sempre possível plantar uma semente, acender uma esperança”.

2 comentários:

Anônimo disse...

QUALQUER SEMELHANÇA COM A NOSSA REALIDADE É MERA CASUALIDADE.
ROGÊ

Anônimo disse...

henrique
por que o comentário em azul?
maria claúdia