terça-feira, 21 de outubro de 2008

UMA CARTA (19)
Recebo em meu e-mail os textos postados do site "Vivendo Bauru", do publicitário Renato Cardoso, que também usa um pseudônimo de Z Castel. Conheço ele superficialmente, como ele a mim. Por três vezes reproduziu no site textos meus. Leio a maioria recebida e nunca respondo. Dessa vez, preferi fazê-lo. Li seu texto postado no último domingo e não me segurei, estava apelativo demais. O texto que me chamou a atenção tinha por título "Representantes de Lions, Rotary, Maçonaria e outras entidades se reúnem em defesa de Bauru". Versavam sobre as nossas eleições. Ontem, segunda, repassei a resposta a ele. Acho que não deveria publicá-lo aqui, mas como ele citou meu nome em sua coluna de hoje no site, prefiro fazê-lo, deixando muito claro minha postura de criticidade. Isso deixa claro como penso e como são minhas ações.

CARO RENATO CARDOSO, DO "VIVENDO BAURU"
Recebi seu último texto (Representantes de Lions...) em minha caixa de emails e achei um tanto pesado e perigoso. Deixo claro não possuir nada contra aqueles que declaram seu voto num meio de comunicação. Acho isso ótimo, pois o fazem externando sua opinião, delimitando para seus leitores a preferência da publicação. Mino Carta fez isso nas duas últimas eleições presidenciais, posicionando-se ao lado de Lula, porém não baixou o nível. A revista Veja já age diferente, não assume o seu lado, mas desmerece só um deles. Dessa forma, perde credibilidade, pois tendenciosa como é, não consegue enxergar os dois lados da questão. Entrar nessa usando de falsas verdades é ficar marcado para sempre.

No seu texto, algo me intriga. Quando repercute a pesquisa de um jornal local, desfavorável ao seu candidato, diz que "há um esquema armado para desestabilizar uma das candidaturas" e logo a seguir desfere a sua opinião como se ela refletisse a única versão possível, com "nitidamente, ficou claro quem tem mais condições para assumir...". Na seqüência se mostra mais lamentável, com a afirmação de que o grupo contrário aos seus interesses "usa de discursos vencidos e deploráveis com foco no confronto de nossas polícias, que declaradamente repetem ações da CUT de épocas do sindicalista e metalúrgico (que nunca trabalhou), Lula Inácio" (aqui algo perigoso, misturando greve policial, CUT e Lula). Teve mais, com duas observações inadequadas: "agora com a adesão de um forasteiro João Hermann" (forasteiro do lado de cá pode, mas do outro não) e "o comentário é de que Izzo virá a ser o Secretário de Obras de Agostinho, caso este se eleja" (de onde tirou isso? Não seria um ato de desespero de causa?). Foi demais, selou seu conservadorismo.

Num dos parágrafos explicita ter sido marcada a reunião de lojas maçônicas e clubes de serviço por seu intermédio e externa no texto uma opinião sua, como se deles fosse. Usa um termo dos mais desgastados e preocupantes para os destinos dessa cidade, quando reafirma que "as forças vivas da cidade entram na luta para salvar Bauru...". Forças vivas para salvar o que? Lutando para obter o que? Envolvidas em que? Que interesses possuem essas tais forças vivas? Essa miscelânea de interesses, convergindo para o de um grupo, precisa ser melhor entendida e esclarecida para o conjunto dos eleitores. Vejo como real "força viva" da cidade o seu conjunto de trabalhadores, que alavancam suas reais e visíveis mudanças. Já da "força viva" de sua citação, não espero mais nada, além da defesa dos próprios interesses.

Por fim, diante de algo que também li no seu texto, "preocupação quanto a ingerência de veículos de comunicação no processo eleitoral", te faço a seguinte observação: se ficou descontente com a divulgação de algo num dos jornais, poderia alegar o mesmo do que li no seu site. No jornal foi a reprodução de uma pesquisa, só isso, no seu site, uma opinião sua, tentando impô-la como a vontade de um grupo. O que seria mais danoso? Façamos nossas reflexões...
HPA
Em tempo: As imagens aqui postadas foram retiradas dos sites do Renato, servindo para ilustrar meu texto. A resposta que ele me enviou via email, não posto, pois foi feita reservadamente. Havendo autorização, publico.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom, meu caro Henrique
Esse Renato Cardoso é pirado, se acha o rei da batata quente, que anda com os tais, os maiorais e novamente irá dançar, deslizar na maionese. Pirou geral, ele e toda a turma do 21 Center, o staff de um certo cãodidato.
Marquinhos da Vila

Anônimo disse...

A direita sempre se assusta!
Desde o golpe de 64 esses que acham os Estados Unidos o melhor país do mundo e que continuam lendo só o que interessa aos norte-americanos adoram plantar "notícias" causadoras de pânico.
Tudo com um fundo muito anti-nacional e preconceituoso.
Não conheço o senhor citado e fico esperando que ele tenha outras qualidades, já que o seu dicernimento político é focado em seus amigos da "high society" bauruense.
Lembremos que pobre, preto e puta ainda são a carne mais barata do mercado.
O Agostinho ganhará. O outro Cairá.
Abraços
W. Leite

Anônimo disse...

Esses caras se acham os maiorais.
Dão pena e atiram para todos os lados.
Parece que seu alvo atual é o Jornal da Cidade. Uma pena. Podem criticar o jornal a vontade, mas nessa eleição, junto nessa, que demonstrou imparcialidade, o cara parece não ter gostado.
Ele e o grupinho restrito de descontentes poderiam se exilar lá no Iraque.
Ia ser mesmo duro aguentar um (des)governo tucano
MORAES