terça-feira, 6 de julho de 2010

RETRATOS DE BAURU (82)

MARIA DO CPT, A FELIZ ASSENTADA
Maria Aparecida Luz é uma assentada junto ao Terra Nossa, ali em Aymorés. Está com a situação de seu lote legalizada e dali não arreda pé. Figura das mais conhecidas nos meios sindicais e sociais de Bauru, poucos saberiam de quem se trata a chamando pelo nome. Já, quando se fala de MARIA DO CPT, poucos são os que não a conhecem. Na luta, ou na lida desde que me conheço por gente, essa batalhadora lutadora sempre esteve envolvida com alguma espécie de militância. O apelido vem de outra luta, a do CPT – Comissão Pastoral da Terra, da igreja católica, da qual não se afasta. Maria anos atrás saia de um casamento de décadas e tomou a decisão que tanto queria na vida e adiava por causa da família, a de morar e vivenciar in loco a luta da reforma agrária no país. Junto desde o início da luta dos trabalhadores rurais em Aymorés, entre idas e vindas acabou por juntar-se ao pedaço de terra do irmão e hoje, além dos afazeres domésticos, os das várias frentes de luta, é também uma das coordenadoras do local. Muito respeitada, milita no PT desde quase sua fundação e afiadíssima com tudo do acampamento é uma espécie de porta-voz de todos. Irradia confiança e perseverança na luta, além da esperança de dias melhores para todos os seus pares. É uma mulher de luta e de muita fibra, tornando-se um verdadeiro cartão de visitas do assentamento. Vê-la aos 52 anos comandando a cozinha nos eventos sociais por lá é a constatação de se estar diante de uma pessoa feliz e de bem com a vida, lutando de mangas arregaçadas, como sempre fez a vida toda.

3 comentários:

Anônimo disse...

Querido amigo,,, quanto tempo! Saudades...

Henrique, que homenagem mais justa à Maria da Luz
Semana que vem estarei em Bauru. Quem sabe não consigo ir visitá-la. Quero ver vc também, embora o tempo aí seja bem curtinho.
Beijos
Rosa Maria

Anônimo disse...

Maria é realmente isso tudo e muito mais.
Quem acompanha o seu trabalho na área do movimento dos assentados sabe muito bem do que estou falando. Uma mulher de fibra, luta e perseverança.
Merecedora de todos os elogios possíveis e imagináveis.

Toninho

Anônimo disse...

Linda, linda, linda e viva as mulheres!!!!!!!!!!!!!

Aurora