quinta-feira, 22 de julho de 2010

UMA DICA (61)

FOTOS NO "TODA TORTA" E O CENTENÁRIO DO NOROESTE COM FOTOS DE MEU AVÔ NO "TAUSTE"
Quero escrever sobre duas exposições ocorrendo na cidade.

1. Restaurante TODA TORTA, rua Antonio Alves nº 20-19, defronte muro lateral do DAE. Propriedade de Yuri Rodrigues Freitas, um jovem empreendedor que apostou suas fichas numa casa com tortas (doces e salgadas) feitas por duas pessoas que entendem do assunto, sua mãe e sogra. Juntou as duas na cozinha e com o irmão, Jorge e as esposas de ambos, estão atraindo a atenção para as delícias ali produzidas. Logo de cara perceberam que algo mais podia ser feito e passaram a oferecer opções de almoço a la carte, num preço mais do que especial, abaixo dos R$ 10 reais. O movimento tem aumentado, desde a abertura da casa, ocorrida três meses atrás. Agora, estão a promover mais uma novidade, a exposição de artistas locais, ocupando suas paredes com pinturas, desenhos, poesias, fotos e tudo o que pintar. A idéia de conciliar comida e algum tipo de exposição ao público não é nova, mas poucos a colocam efetivamente em prática na cidade. O Toda Torta estará a partir deste final de mês disponibilizando obras de, pelo menos um artista diferente por mês. Lá, além da exposição, a possibilidade do artista revender as peças. O pontapé inicial está sendo dado com as obras de um artista mais do que especial, JOÃO ALCARÁ, um fotógrafo bauruense, que caiu no mundo muito cedo, rodou o país e o mundo por quase trinta anos e está de volta à cidade. Suas fotos retratam vários momentos de sua vida e uma paixão em especial, o cerrado nativo. O inusitado é o tipo de moldura empregado. O artista foi aproveitando madeiramento de construções antigas, como portas, janelas e pouco tocou em retoques. Adequou tudo e lá instalou as fotos. O trabalho pode ser conferido no horário de funcionamento do restaurante, de segunda aos sábados. O telefone da casa é 14.3208.0520.
Em tempo: Yuri e Jorge foram quem fizeram a feijoada da festa dos meus 50 anos. Foi de lamber os beiços.

2. O Supermercado TAUSTE está localizado na rua Rio Branco onde antes era o BAC, clube que deu início à carreira de Pelé (só isso, pouca coisa não?). O clube veio abaixo e olhar aquele espaço sem o clube ainda dói. Isso já se vão alguns anos e por lá peças do time desde o nascedouro, cheias de lembranças do passado. Pois neste momento o pessoal do Tauste está utilizando um salão defronte a sua entrada principal para homenagear o centenário do eterno rival do BAC, o que sobreviveu para contar história, nosso querido Esporte Clube NOROESTE, que dia 1º de setembro estará completando a data redonda e histórica. A exposição é de fotos e algumas poucas outras coisas, como recortes de jornais e até um uniforme do time de futebol. Com a denominação de "DE VOLTA AO PASSADO", está aberta à visitação até 22/08 e mostra ao público bauruense, reprodução de fotos sob a guarda provisória do memorialista Luciano Dias Pires. Lá muitas fotos históricas e pouco vistas pelo público, como as da maquete do estádio, sua construção, o incêndio no antigo estádio e escretes variados, além de algumas fotos que marcaram época, como a do inesquecível gol do Fedato, que marcou o retorno do time após anos em divisões inferiores do futebol paulista. Quem gosta de futebol, em especial do Noroeste vai se emocionar. Só não gostei do recado fixado em vários locais, "Proibido filmar e fotografar". Acabei fazendo algumas, inevitáveis, mostrando o exposto num todo, sem focar específicamente alguma, para não criar caso com os organizadores. Porém, uma delas me tocou fundo. Meu avô, já falecido, JOSÉ PERAZZI, que jogou pelo time nos anos 20, lá está numa pose de matar esse escriba, que adorava jogar bola, mas nunca soube tratar bem a pelota (nada desse negócio de jabulani). A foto de meu avô, nós da família a temos, assim sendo, os organizadores podem ficar tranquilos que não terei intenção de comercializar nada, pois uma delas já nos pertence. Vale mais do que a pena passar por lá e de tudo só uma pequena observação: entrei e sai sem que ninguém estivesse por lá a resguardar aquilo tudo. Os vários momentos do time (clube não existe, pois não tem vida social) do meu coração, o Noroeste estão lá para serem olhadas com o devido carinho e atenção. Emocionante.
Em tempo: Ontem, como havia comentado aqui, fiz minha opção de lazer noturno, indo assistir o jogo internacional entre o Noroeste X Estoril, de Portugal. Perdemos de 2x1, com um pênalti aos 44' do segundo tempo. Revi, como sempre, muita gente querida e só isso já me recarregou as baterias.

7 comentários:

Helena Aquino disse...

Querido irmão !!!!!
Mais uma vez vc nos surpreende ....hoje passei pelo Tauste e nem imaginava que o nosso avô estava com foto na exposição... amanhã vou ter que fazer uma nova visita por aquelas bandas ..rs... pois quero ver o Perazzi por lá .....
Lindo ver isso ...essa lembrança .... beijos e obrigada por sempre nos lembrar de coisas escondidas, inexplicáveis e interessantes ....
Helena Aquino

Cezar Grandini disse...

Puxa, muito legal. Passando em Bauru devo pintar por lá para ver. O Betão não sabia da exposição e ficou feliz em saber, principalmente que tinha essa foto do Vô Perazzi. Vai lá também nesse fim de semana. Eu tinha algumas outras fotos antigas dele que eu reuni num videozinho e coloquei no Youtube. O som ao fundo é o sambinha "Pelo Telefone". Dá uma conferida lá:

http://www.youtube.com/watch?v=NnZZdmpCjA4

Abraço,

Guto

Anônimo disse...

Isso demonstra a omissão, descaso e incompetência das "autoridades" bauruense para com a nossa história tão rica e negligenciada, pois vivemos de iniciativas de uns poucos abnegados.

Lázaro Carneiro

Rey disse...

Fala Henrique
O seu texto sobre a exposicao do centenario do Norusca ficou bom demais. Alias o Norusca merecia um exposicao com essa ...Afinal sendo ele um clube centenario tem muitas historias pra contar. Nao e verdade? Entao quer dizer que o seu avo jogou pelo grande Norusca..Que beleza!!! Pudera estar ai no Brasil e poder visitar esta exposicao. Infelismente ele e ignorado por boa parte da populacao bauruense. Somente os abnegados de sempre se lembram dele.Talvez esta situacao de desprezo pelo Norusca seja por causa dos problemas pela qual ele passou e com isto o torcedor foi deixando ele de lado e preferindo dar atencao somente para "os grandes que fazem a cabeca do torcedor". O interessante e que muitos deles vivem numa draga danada...Mas para esses torcedores e uma situacaoa aceitavel e acabam ignorando o que esta ai pertinho dele. Eu nao entendo porque ate hoje nao existe na sede do Noroeste um museu para serem expostos tudo o que e relacionado a ele.E veja bem que e muita coisa pra todo tempo de existencia do vermelhinho mais querido do mundo. Outro fato a lamentar e a falta de consideracao pelos ex. jogadores (eu digo daqueles que honraram a camisa do Norusca) que passaram pelo clube e deixaram boas lembrancas. Nao perco a esperanca de um dia poder ver os nossos sonhos realizados. Henrique, parabens pelo excelente trabalho. Abracos ao amigo.
Reynaldo Grillo

Mafuá do HPA disse...

caro Reynaldo Grillo

Obrigado pelas palavras de carinho. E mais obrigado ainda por reproduzir o texto sobre a exposição do centenário do Noroeste no seu blog, o

www.blogdonorusca.blogspot.com

Um abracito do Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Henrique

O gostoso é ir lendo as entrelinhas do seu texto. Num trecho algo sui generis, a demonstrar outro descontentamento ocorrido na cidade, com:

"sob a guarda provisória do memorialista..."

Quando li, ri, mas o fato é lamentável mesmo. Quando tudo será repatriado pelo poder público municipal?

Continue falando também disso

Aurora

Anônimo disse...

I would like to exchange links with your site mafuadohpa.blogspot.com
Is this possible?