domingo, 22 de agosto de 2010

MEUS TEXTOS NO BOM DIA (86 e 87)

CAMUFLADA CAMPANHA - texto publicado diário bauruense BOM DIA, 21/08/2010
Essa talvez seja a campanha eleitoral onde ocorra o maior número de proibições. O candidato está atrelado a uma legislação, que o inibe de fazer coisas antes permitidas. E diante do receio de ser multado ou coisa pior, deixa de fazer campanha como dantes. Por um lado, tudo muito bom, por outro, nem tanto. Analiso um desses lados. Não sendo permitidas certas coisas, percebo as campanhas mais tímidas, até inibidas. E conseqüentemente, aparecem pouco na mídia a divulgarem suas propostas. Só que o que deveria favorecer a todos, quando analisado na prática, não é bem assim. Aquele candidato que caiu nas graças dos meios de comunicação, por um motivo ou outro, acaba aparecendo mais e sua campanha acaba tendo uma visibilidade muito maior. Fala-se até em acordos de bastidores. Perceba aqueles que os meios de comunicação expõem diariamente com mais assiduidade, com textos embutidos em matérias, feitas de forma a parecer não intencional, mas na verdade, uma forma camuflada de apoio ao que ele representa. Tem gente que fica aparecendo diariamente na mídia, inventa fatos, requenta assuntos e seus rostos lá estão quase todos os dias escancarados. Para esse tipo de procedimento não existe punição e na maioria das vezes, ludibriados em sua boa fé, os que presenciam aquilo, acabam comendo gato por lebre. Fácil de serem identificados. Mais fácil ainda notarmos, com a freqüência a aparecerem, de que lado está o meio de comunicação que favorece esse tipo de procedimento. E não sendo o seu, caro eleitor, não se deixe enganar, caia fora. Esse continua sendo o país do jeitinho e esse é só mais um deles.

A ELITE E O VOTO EM BAURUENSE - texto publicado diário BOM DIA, 14/08/2010
A dita “elite” age sempre de caso pensado. Felizmente são uma minoria, mas como detém o poder econômico, divulgam suas idéias com maior facilidade e com amplo espaço. Juntos não conseguiriam eleger ninguém, mas sabem como fazê-lo. Incutem suas idéias nos meios de comunicação (propriedade deles mesmos, na maioria das vezes), fazendo com que as massas acreditem que aquilo tudo lhes diz também respeito. E como o brasileiro ainda acredita muito em história de carochinha, milhares propagam idéias da elite como se suas fossem. Uma delas é sobre os candidatos de Bauru. “Bauruense vota em bauruense”, espalham por aí. Os que compram gato por lebre acreditam que dessa forma Bauru terá mais grana e um representante a nos dar voz e guarida. Ledo engano. O prefeito anuncia no dia do aniversário da cidade possuir mais de 90 milhões para entrar no caixa, tudo proveniente de projetos elaborados e isso sem os tais representantes. Na verdade, desejam terem mais representantes aliados aos seus interesses nas Câmaras e dessa forma contribuir para barrar projetos populares e não terem seus negócios incomodados. Esses não vão trazer para Bauru nada além do que já é recebido hoje. Talvez uma emenda ou outra. Sendo mais um representante da elite, votará sim, contra o interesse popular, justamente daquele que o elegeu. Vão contribuir e muito para barrar avanços, disso tenham certeza. Portanto, não caia nessa. Só vote em quem possua real confiabilidade de defender o que lhe diga respeito, daqui ou de onde for.
Obs.: Esses dois textos foram escritos inspirados em fala do vereador Roque Ferreira, no lançamento de sua candidatura, ocorrida em 30/07/2010, em seu Comitê Político. Extrai a idéia central e dei minha pitada pessoal. Deixo isso registrado aqui, como homenagem, pela injusta e cruel perseguição sofrida pelo mesmo no quesito da votação ho horário dominical dos comerciários (volto a esse tema na terça próxima).

Um comentário:

Anônimo disse...

Henricão:

Eu percebo isso. Tem político que aparece mais nos jornais. Tem algo deles todos os dias. Seria jabá? Estão inseridos em matérias. Para bom entendedor meia palavra basta. Seria porque estão afinados com a linha daquele órgão de imprensa? Vou passar a notar mais isso. Bom cutucão.

Rosana