domingo, 1 de agosto de 2010

UM COMENTÁRIO QUALQUER (71)

TRÊS CONSIDERAÇÕES DOMINGUEIRAS E UMA CANDIDATURA NA RUA
Antes de falar do lançamento da candidatura de um amigo, lançada na sexta, 30/07, escrevo três considerações sobre textos aqui publicados. Um acerto de contas, feito dentro da irreverência deste belo domingo, de muito sol e no exato dia em que Bauru comemora seus 114 anos.

Primeiro, sobre o texto do “BICHA”. A repercussão até agora foi das mais positivas. Praticamente não recebi críticas e na maioria das abordagens, algo como relato aqui. Na primeira, Silvio Selva ao me ver adentrar em um evento na sexta, me diz: “Aqui todo mundo é bicha”. Ainda na sexta, Rick, da Urbano, quando lá passei com amigos, me deu um abraço e disse que ajudo bastante a causa com posicionamentos desse tipo. Fiquei lisonjeado. No sábado, o jornaleiro, o Cláudio Vieira, da Banca Duque, quando lá passei para deixar os Alfinetes e comprar a semanal Carta Capital foi me encostando na parede, diante de ter dito que meu jornaleiro era bicha (comprei de papel passado): “Já constitui advogado e nos veremos em juízo”. Rimos muito, diz que leu, guardou e assume serem mesmo uns chatos os que ficam a se importar com a vida alheia e impor regras absurdas. Seu filho, Gustavo, 16 anos, mostra o texto (que eles guardaram) para todos e me diz: “Achei a melhor de todos a do guarda de trânsito”. A bichice continua vencendo, mesmo muita gente jogando contra.

Segundo, sobre o texto do Muricy Ramalho e os elogios por ele ser turrão, duro na queda, porém, sincero e inflexível, um dos que “sobraram”, como ressaltei. Ontem, sábado, ouvindo uma emissora de rádio carioca, a Tupi, numa entrevista com ele, a confirmação de tudo. O jeito turrão ele com certeza não perdeu, mas vivendo no Rio, disse estar diante de um outro momento em sua vida, melhor consigo mesmo, entendendo mais as pessoas, sorrindo mais e após a negativa para a CBF, melhor consigo mesmo. Fluídos cariocas. Assim como ele, confirmo, o Rio faz bem para qualquer um e vendo-o alegre como nunca, sem perder la ternura jamais, digo, acertei na mosca.

Terceiro, sobre minha coluna semanal no BOM DIA ontem, o “Gosto Duvidoso”. Encontro amigo na rua e ele me aborda assim: “Você é louco. Foi cutucar a onça com a vara curta. Quero te elogiar, pois escreveu o que ouço nas ruas a todo momento, mas ninguém ainda tinha tido coragem de falar. Receberá apoio de muitos, mas...”. Não disse nada demais e nem devo temer nada. Contrariar algo público e propor ações diferentes é algo mais do que normal. Não sou dono da verdade, nem nunca gostaria de ser. Tento ser eclético, tendo também minhas limitações. Adoraria que o texto servisse para direcionar as escolhas para algo mais eclético, com maior abrangência a estilos e gostos. Afinal, o que seria do azul se todos gostassem do verde?

E por fim, a festa de lançamento da candidatura do vereador Roque Ferreira, na sexta, no seu comitê e loja de livros, na Azarias Leite. De cara, algo a impressionar e que vocês podem constatar aqui nas fotos. Roque consegue atrair um público de pessoas com engajamento social, portanto, todos diferenciados. Uma espécie de cabos eleitorais sem remuneração, ajudando-o por convicção. Com Roque, a certeza de se estar diante de uma candidatura que fala a linguagem dos anseios populares. Gostei muito de sua fala; lúcido, ponderado e ciente dos tropeços e acertos. Uma bela visão de mundo e do cenário municipal e nacional. Atua na Câmara, numa das mais fracas e fisiologistas de sua existência e tenta não se vergar ao canto da sereia, trilhando um caminho já conhecido por todos de sua convivência. Dentro do jogo político e fazendo parte dele, está ciente de que acordos espúrios ocorrem pelo caminho (fez dobradinha com deus e com o diabo), mas no final, algo de bom, pois chegando lá, uma pessoa a defender uma linha de pensamento que é a do presidente Lula, do socialismo e pelo fim das desigualdades sociais. Posso não concordar com muita coisa que o PT continua a fazer, com erros cometidos por Lula e por seu governo, mas faço uma trégua a partir de agora. A causa maior é eleger Dilma e não deixar o tucanato assumir este país e conduzi-lo ao neoliberalismo predatório. Roque entendeu isso melhor do que ninguém, pois se anos atrás o via criticando Lula (ele e a Esquerda Marxista, do qual é membro), hoje, ciente de que a trilha fora do PT é muito mais árdua e inócua, reconhece que estar aqui, mesmo convivendo com divergências e certo balaio de gatos, é infinitamente melhor do que cair fora. Ele sabe usar a sua trincheira de luta. Engole sapos, é criticado por isso, mas para continuar atuando dentro das regras do jogo e do atual sistema político, é impossível fazê-lo sem essa prática. Diante de todos os candidatos de Bauru, ele, sem sombras de dúvidas é o melhor. Ele sabe que se deve votar nele não por ser da cidade, mas pelo que representa como pessoa humana dentro de um contexto. Meu voto está assim se delineando, para Deputado Federal, Roque Ferreira, Vicentinho ou Célio Turino e para Deputado Estadual, o ex-vereador de Jaú e quase prefeito, quando perdeu numa eleição esquisita, por poucos votos e suspeitas mil no ar, o Rafael Agostini (escrevo dele aqui em breve). Estaríamos muito bem representados. Meus demais votos já são por demais conhecidos.

16 comentários:

Anônimo disse...

A conveniência politica derruba a coerencia.
Impossivel é ser sincero dentro deste sistema, curvam-se a ele e mostra-se a bunda para os oprimidos.
Sapos e balaios de gato não fazem parte mais do meu cardapio.

Marcos Paulo
Comunismo e Ação

Anônimo disse...

Caro Marcos Paulo

Lula, que você defende também é obrigado a curvar-se para o sistema, pois aceitou as regras do jogo político como ele é exercido e só foi eleito porque assim o fez. E nem por isso é um vendido.Roque, igual a Lula, agiu da mesma forma. Parabéns a ambos por buscarem as brechas do sistema.

Sueli Lima

Anônimo disse...

eu, ana bia, que nunca fui "petista de carteirinha", mas sempre militante de verdade, e em ação de fato no que acredito, fiquei muito bem impressionada com o que VI e OUVI. estive lá no encontro com roque. se não fosse votar em minha cidade natal, certamente um político tão correto e atuante naquilo que se propõe teria meu voto. estar presente, concordando ou discordando, faz parte. é democracia ou não? ainda estamos aprendendo - digo nós brasileiros. porque é aqui que vivemos e não em utopias ou em realidades estrangeiras que em quase nada se aplicam, e nunca se transpoem, para nosso país. roque é sincero, honesto e passei a respeitá-lo acima do que já o tinha em alta conta como pessoa-ser humano, mas como político petista. ouso dizer pt de raiz (paulista). e, lembrem que sou carioca .... viva roque ferreira ! se todos - ou pelo menos alguns - fossem iguais a você ....
ana bia andrade

Anônimo disse...

O Lula merece respeito por toda a sua trajetória que construiu, agora sei separar bem o homem do governo, e detalhe, ele nunca se proclamou comunista, infelizmente assim como milhões acreditam neste sistema que se isso é democracia então sou anti-democrata.
Vocês se deixam levar por discursos bonitos quando não conhecem a realidade dos bastidores, que levam pessoas a se curvarem e jogarem a coerencia o idealismo no ralo.
E realidades estrangeiras, principalmente numa ilha distante, devem sim ser copiadas, a questão é que aqui perdemos nossa oportunidade, e hoje enquanto os que estão no poder controlam tranquilamente uma nação anestesiada com suas mazelas diarias em pratica, muitos acreditam em belas palavras ficando como uma eterna Alice no país das maravilhas.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Caro HENRIQUE

Dentro dessa trégua proposta e propalada por ti, quer dizer, que durante a campanha, não desferirás mais ataques a dona Estela? É isso que entendi.

Sobre o posicionamento atual do Roque, digo, sempre gostei de sua atuação. E assim como tu, também notei que ele está agindo diferente do passado. Talvez dando a mesma trégua proposta por ti. E sobre o PT, algo bem simples, ir para onde? Onde seria encontrada outra trincheira igual a do PT?

E mais, concordo com outro comentário feito aqui. Para participar do processo eleitoral e político brasileiro é necessário estar filiado e aceitando as regras do jogo. Quem não concorda, que fique fora. E para quem participa, estarás ciente de que concessões terão que ser feitas. Não se consegue manter um pensamento socialista com convicção, com as regras atuais. Quem discorde, mantendo coerência consigo mesmo, que fique fora. Os de dentro, mesmo socialistas, tentam ao seu modo, modificar as regras do jogo, agindo pela beiradas.

Roque é nosso melhor candidato. Acredito que o único que possa nos representar.

Paulo Lima

Anônimo disse...

Socialista era o Che Guevara, são as Farc na Colombia, o Sendero Luminoso, os guerrilheiros cubanos, estes sim lutam contra um sistema nefasto.

Me desculpem gente, mas não posso com uma consciencia revolucionaria ficar em paz com as ilusões impostas a nós, o capitalismo parece não ser mais problema, visto que os que no passado o criticavam hoje enterram lideres como o Che que não fazia concessões, para participarem desta merda, será que todos ficaram tolos a ponto de achar que vão fazer revolução com voto??? Com esse arco de alianças e putarias???? Peçam para mostrar quem são os investidores, os homens da bufunfa, os que sentam nas mesas de negociatas, tudo é discutido menos revolução meus caros, e ninguém vem a publico mostrar isso para o povo não é mesmo???
Em breve vou estar fora sim, vou para um lugar onde se procura honrar e manter viva a memoria dos reais comunistas.
Chega de cabo Anselmo gente.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

sugestão de filme: braços cruzados, máquinas paradas. quando pessoas em ação - digo trabalhadores deste país, iniciaram os movimentos grevistas. só que ninguém estava de braços cruzados, parados sem movimento, sem ideologia teórica que na prática não leva ninguém a lugar nenhum. construir um país como o brasil é complicado. e, não é discurso bonito que traz a reflexão séria, sincera e modificadora em seres pensantes - que são todos os cidadãos brasileiros e também os do mundo inteiro. deve mesmo ser muito bonito viver em uma ilha... não como turista, mas vivenedo mesmo as coisas bacanas e difíceis do dia a dia. embora cuba seja perto, manhattan é mais distante. cercada por dois rios lindos. o país das maravilhas, certamente é o sonho de todos que sonham juntos e não isolados - mesmo que nas pequenas ilhas do cotidiano que nos impõe SIM alianças. aliás, símbolo de matrimônio ideológico, conjugal e etc. sínbolo, cujo significado remete ao desejo de ser feliz. afinal, não é o que queremos? estou euzinha aqui numa cidade distante de minha terra natal sendo muito feliz - graças a deus e ao meu esforço diário. ana bia andrade - viva roque !

Mafuá do HPA disse...

meus caros e caras

Sim, estou em trégua. A causa é a eleição de Dilma presidente e se possível (toc toc toc), Mercadante governador. Na primeira, dando continuidade a um governo que apóio e na segunda, para darmos fim ao ciclo tucano em São Paulo.

Qto ao socialismo. Sei e concordo, que na acepção da palavra, ele não estará nunca ligado ao sistema político atual. Aliás, ele o combate. Vejo também que pegar em armas, na atual conjuntura, sem qualquer meio de mobilização é mera utopia, a destruir quem por esse caminho se aventurar. E ninguém está se propondo a essa loucura sózinho. Ainda bem. Entendo também o papel dos que resistem dentro dos partidos e não se deixam vergar. São poucos e valorizo a todos.É um caminho. Sei muito separar o joio do trigo, quem presta e quem não presta. Quem mente e quem fala a verdade.

Prefiro descarregar minha ira e discutir com adversários declarados, no caso os neoliberais. Na trégua estabelecida, não pretendo discutir entre os que encontram-se na mesma trincheira de luta. Os próximos dois meses estarei envolvido com o tema eleição e deixo para depois a continuidade de um debate nesse sentido. Não podemos deixar de lado o envolvimento na campanha de Dilma. Estou nessa.
Leio tanta besteiraiada sobre ela, tanta invencionice, que minhas baterias estarão direcionadas para metralhar quem as produzem.

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Dica de filme: The Wall e tb What to do in case of fire?.
Tem pessoas que não conseguem ver além do muro imposto pela sociedade, o ser convencional é aquele que na verdade nada quer mudar, quer viver bem como um bom burgues. Eu já disse, aqui não tem pacheco que sai com bandeirinha na mão dizendo amém e rindo de belas palavras, não se muda o mundo falando de coisas bonitas, a vida real é suja.
Para estes "felizardos" que vão para Manhattan, boa viagem.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Roque Ferreira é nosso melhor vereador na Câmara Municipal de Bauru e não deveria deixar de exercer seu cargo até o fim, mas se eleito deputado federal, com meu apoio e voto, exercerá um ótimo mandato na Câmara dos deputados, tão necessitada de bons, atuantes e éticos parlamentares.

Rosa Maria

Anônimo disse...

Roque é para mim, de longe, a pessoa mais coerente e correta que conheço.
A todos que me falam que com sua candidatura a deputado, podemos perder o melhor vereador da história de Bauru, respondo que poderemos ter um grande deputado com sua eleição.
Para além de outros sentimentos que nutro pelo homem Roque, sinto uma profunda admiração e respeito pelo lutador incansável que é.
Tatiana

Anônimo disse...

De tudo isso, só uma coisa.
Se não formos votar no Roque, com toda sua coerência e vivência de luta, votaremos em quem dentro do atual sistema.
Não existe outro.
Votar no Roque, para vereador ou para deputado é a certeza de estarmos acertando.
É com ele que eu vou

André Ramos

Anônimo disse...

Caros,
A eleição de Lula em 2002, e a reeleição em 2006 foram importantes conquistas para o povo, a classe trabalhadora e a juventude. Derrotamos as elites que sempre governaram o País, para atender os seus interesses. Mas, existe muito por fazer, e precisamos avançar para construir de fato um Governo dos Trabalhadores, um Governo Socialista.

Participo desta campanha, reafirmando os princípios originais do PT, e colocando no centro de nossa intervenção no processo eleitoral as reivindicações fundamentais do povo, da classe trabalhadora e da juventude.

Minha candidatura está comprometida com três grandes tarefas neste processo eleitoral, que unifica os milhares de militantes do PT em todo o país e em São Paulo: eleger Dilma Presidente para barrar a volta da direita e da elite conservadora para o governo federal, eleger Mercadante Governador e encerrar o ciclo dos Tucanos anti-povo em São Paulo, e ajudar a construir uma grande bancada de Deputados Federais e Deputados Estaduais , para colocar na agenda política dos governos Dilma e Mercadante,as reivindicações da classe trabalhadora.

Sou filiado no PT desde sua fundação, militante operário e socialista. Fiel as melhores tradições da classe operária e trabalhadora, minha campanha é Militante. Não recebemos e não aceitamos doações de banqueiros, grandes empresários, mantendo assim nossa independência política. Quem paga a banda escolhe a música. Patrão nenhum oferece ou doa dinheiro a candidatos, para não cobrar a fatura depois.

Disputo as eleições a Deputado Federal com o objetivo de conquistar a quantidade de votos necessários para eleger. São necessários 100 mil votos, e podemos conseguir sem gastar milhões.

Minha candidatura esta nas ruas e na luta, e se apóia única e exclusivamente na força dos trabalhadores, do povo e da juventude, e é com esta força que espero contar, para que de maneira militante, possamos na campanha conquistar os votos necessários, e organizar a população para cobrar e lutar pelos seus direitos. Não basta só votar. É preciso que o povo, os trabalhadores e a juventude se organizem para disputarem o controle da sociedade e das políticas do estado. Nosso mandato, com certeza será um ponto de apoio importante para esta luta. Um Mandato, Operário, Popular e Socialista, ajundando a construir o governo socialista e dos trabalhadores.
Roque Ferreira

Anônimo disse...

Meu caro Henrique, seu texto merece um reparo. "Não fiz e não faço dobradinha co Deus e com o Diabo". Nas eleições de 2008, a Esquerda Marxista defendeu cndidatura própria do PT. Nossa posição foi derrotada. Minha candidatua a vereador expressou as reivindicações e a independência da classe trabalhadora.
Mesmo agora, combatemos com outras posições dentro do PT, pelo fim dos governos de coalização, e o fim das alianças com os partido burgueses e corruptos. Fomos derrotados, mas mantemos nossa linha. Como candidato a deputado federal tenho as seguintes dobradas: Com José Carlos Miranda,dobraa decidida e apoiada pelos vidreiros de São Paulo categoria com mais de 55 mil na base, dobrada também apoiada pelos ferroviários. Com o Rafael de Jaú, porque o mesmo manisfetou acordo com posições que defendemos de recontrução do PT, com o compnheiro França de Sorocaba (vereador na cidade), da categoria dos rodoviários, dobrada apoiada pelos condutores de Bauru.Portanto fiqiei sem entender, o que você chama de dobrada "espúrias". Em Bauru existe a dobrada institucional do partido.
Grato, Roque

Mafuá do HPA disse...

amigo Roque

Estou contigo e não abro. Meu candidato a federal és tu, disso já decidi. Acordos espúrios, infelizmente, são aqueles que o partido nos obrigam a fazer, como algumas imposições, que mesmo a contragosto, acabamos por realizar. Aqui em Bauru ocorre uma contigo, que deu página inteira no JC, a tal institucional com o partido. São obrigações e imposições impostas pelo partido e pela situação existente. Não existe como fugir delas. Existe sim, algo que até entendemos, mas acaba nos contrariando. Também estou com o Rafael de Jaú e por ele faço campanha para deputado estadual, junto ao teu nome, para elegermos duas pessoas, uma em caráter estadual e outra a federal, que bem possam nos representar no parlamento. Não quero e não vou ficar cutucando o nosso granede problema aqui em Bauru, pelo menos nesse momento. A causa é maior, temos a obrigação de eleger Dilma. Depois da eleição voltamos a tocar no assunto mais local. Estaremos torcendo por ti e Rafael lá e hoje seu imenso adesivo já está fixado no meu carro.
Abracitos do Henrique - diretoi do mafuá

Anônimo disse...

Mas então essa regra de aliança institucional começou a valer nesta eleição??? Por que há quatro anos e em outras passadas não tinha a institucional????

Marcos Paulo
Comunismo em Ação