quinta-feira, 12 de agosto de 2010

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (26)

TRÊS PRESIDENCIÁVEIS NO JORNAL NACIONAL E ALGUNS CLAROS PRIVILÉGIOS
Fiquei diante da TV durante três dias seguidos, deixando de lado outras mais saudáveis opções, tudo para ver a entrevista de 12 minutos, na segunda com Dilma, terça com Marina e ontem, quarta, com Serra, todas no Jornal Nacional, da TV Globo, entrevistados pelo casal William Bonner (não seria melhor, Hommer?) e Fátima Bernardes.

Repito aqui o que até as pedras do reino mineral perceberam. Não foi dado o mesmo tratamento jornalístico para os três. Evidente que, Dilma foi a mais acuada, com Bonner, sendo deselegante em certos momentos, autoritário noutros. Mais até do que a candidata, pois num dado momento, fez questão de frisar sobre esse comportamento dela, demonstrando ele sim atuar nesse campo. Quem assistiu a entrevista notou num dado momento, Fátima sinalizando com a mão, para Bonner não interromper mais Dilma, deixando ela, pelo menos, concluir sua fala. Tentaram encostá-la na parede, mas ela demonstrou preparo e saiu ilesa, sem arranhões, mesmo com os pescoções desferidos pelo assecla de Ali Kamel.

De Marina, algo insosso, inodoro e incipiente. O trivial em algo com ela. Aproveitaram sim, para tentar fazer com que ela criticasse o seu ex-partido, o PT. O tiro saiu pela culatra e a entrevista não cheirou, nem fedeu. Passou batido, nada acrescentando de bom.

Da de Serra, perceptível o tratamento diferenciado, com o tom de voz de Bonner, mais comedido, pedindo para interrompê-lo e em alguns momentos, numa atitude subserviente, quase chegando a pronunciar um “por favor, desculpe”. Pegou mal, ou melhor, continua pegando mal. Só os verdadeiramente abobados não diferenciam o que ocorre nos bastidores. Não existe isenção nessa hora. Existe sim, uma tentativa de ludibriar o telespectador, fazendo com que coma gato por lebre. Perguntas ácidas para um e adocicadas para outro. Puro estilo global. Isso sem querer relembrar fatos ocorridos no passado (seriam necessários? Tenho todos de memória).

Por fim, algo novo dentro do também Jornal Nacional. Ontem, vejo a participação de Plínio Arruda Sampaio, do PSOL no noticiário. Falaram do dia-a-dia dos três já citados e deste. Sua ascensão ocorre após o debate na TV Band e percebe-se que cresceu sua popularidade. Daí, a TV Globo (que de boba não tem nada) o coloca no ar. Ele tiraria votos de Serra? Claro que não, mas talvez de Dilma e assim sendo, Plínio adentra o cenário televisivo. Ele, ciente de que só o faz porque serve aos interesses da TV e da defesa da candidatura que essa defende, precisa expor isso, demonstrar que sabe estar sendo usado, repudiando como verdadeiro socialista que é, atitudes desse tipo. Querem conhecê-lo melhor, cliquem nessa entrevista dada a Mino Carta, Carta Capital, reproduzida ao lado.

Esse o cenário. Essa minha avaliação. Quer queiram ou não os paulistas, a candidatura de Dilma cresce a olhos vistos e tudo leva a crer, felizmente, que nem segundo turno teremos. O resto do país não quer retrocesso, quer que continuemos seguindo com o projeto de transformação do Brasil em nação honrada, livre e pujante. Sigo ao lado dos que pensam assim.
Obs.: Guardem muito bem esses três nomes citados aqui, Dani, Vânia e Naia e lá na frente conversaremos sobre isso. Uma suspeita.
Outra Coisa: Hoje dois shows em Bauru, no SESC, Arnaldo Antunes e no Recinto da Expo, Fernando & Sorocaba. Adivinhem onde irei????

4 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro Henrique

Assim como eu, seis que és socialista e BRIZOLISTA. Eis o que o neto, o deputado federal carioca, pelo honrado PDT carioca acaba de publicar no seu blog, o www.tijolaco. com

Veja em:

http://www.youtube.com/watch?v=frc7Dsm3UDE&feature=player_embedded


Esse vai longe, seguindo os mesmos passos do avô

Pascoal Macariello

ArabeAlli disse...

Fala verdade..., seria cômico se antes não fosse trágico. Candidato desculpe, pois não, claro, exato, me dói, um certo conflito, o senhor mesmo explicou, é razoável, meio termo,na verdade tudo resolvido, eu queria dar ao senhor..., o senhor vai entender, me perdoe, me perdoe candidato.
Meu Deus, foi uma aula de como receber com boas maneiras, cavalherismo e hipocrisia. "Tomando chá com william e fátima" Aliás, a fátima estava presente? Serra e rede globo..., não passarão!

Anônimo disse...

Henrique

Veja uma coisa.
Você falava do candidato Plínio e que ele não participaria das entrevistas na TV Globo. Diante de que possa tirar votos de Dilma, ele foi convidado, mas... Sempre tem uma mais. Foi, mas não para estar na bancada junto ao casal do Jornal Nacional. A TV Globo teve medo dele cometer alguma indiscrição com a emissora. Plínio estava no Rio o dia todo e poderia ter feito o programa ao vivo, mas gravaram com ele uma entrevista e três minutos foram ao ar. Já imaginaram a dona TV Globo tendo que engolir uma tirada fora do script do Plinio contra a emissora e a armação que o submeteram. Essa é a liberdade de imprensa existente. Entenderam onde quiz chegar.

Pascoal Macariello

Anônimo disse...

Bravíssimo pela declaração de voto. Acredito que essa de deixar pairar dúvidas sobre como ou em quem votamos não é coisa para pessoas como você. Também não sou muito dessas "frescuras". Voto PT, todo mundo sabe. E também acho que essa de votar em candidatos da cidade por ser melhor não tem nada a ver com o interesse da população. Voto naqueles com os quais me identifico ideologicamente, em termos de propostas, para começar.
Então, tenho a honra de me espelhar em você e declarar abertamente meu voto. Voto em DILMA para Presidente, MERCADANTE para Governador, ROQUE FERREIRA para Deputado Federal e LELO PAGANI para Deputado Estadual.

Abraços Petistas

Tristan