sexta-feira, 2 de setembro de 2011

DOCUMENTOS DO FUNDO DO BAÚ (28)

DOIS TEXTOS EXTRAÍDOS DE JORNAIS E MEUS COMENTÁRIOS
TEXTO 1 – UM ARGENTINO NA INSURGÊNCIA (Diário Catarinense – Florianópolis SC, 28/08/2011)
Ao chegar a uma cidade nova uma das primeiras coisas que faço é comprar um jornal. Em Florianópolis não foi diferente e no domingo passado comprei um gordo tablóide, meio que ressabiado, pois do Grupo RBS – Sirotsky (http://www.diario.com.br/m.br/ ). Algo me chamou a atenção e quando isso ocorre, recorto e guardo. Um argentino participando da Guerra na Líbia, mais que isso, 23 anos, de Córdoba, Argentina. Inevitável a comparação simplista com Che Guevara. Li e reli a matéria do encontro casual do repórter Humberto Trezzi com o guerrilheiro, José Emmanuel Paigesi, um esquerdista, que abandonou tudo o que fazia em seu país, inconformado e entediado com o jeito como as coisas se sucedem no mundo. Decide ir aos cenários onde se desenrolam as atuais lutas de libertação dos povos árabes. Caiu, primeiro no Egito e agora na Líbia, onde se engajou na luta dos rebeldes para derrubar o regime de Kaddafi. Mas o que me chamou mesmo a atenção foi algo que talvez poucos notaram. Estaria o jovem Paigesi do lado certo da luta revolucionária? Talvez sim, como milhares de outros que querem seu país livre. Outra pergunta: Mas estariam eles cientes de poder estar fazendo o jogo de algo a destruir definitivamente com a Líbia, tornando-a ingovernável como o Iraque e o Afeganistão? Estariam cientes de quem são os financiandores dessa guerra e com que interesses? Seriam os de libertar a Líbia? De uma coisa tenho plena certeza, tem gato nessa tuba da “libertação da Líbia” e Che Guevara, não entraria nessa sem tomar conhecimento de todas as nuances em jogo. O ímpeto revolucionário de um jovem como esse argentino me atrai, mas não posso deixar de questionar sobre esse outro lado, ainda oculto, algo que jornais como o Diário Catarinense e a maioria dos jornalões brasileiros não possuem interesse nenhum em mostrar. Não enxergo revolucionários por trás disso tudo e isso é o que me preocupa. Qual a reação desses rebeldes ao desconfiarem terem sido massa de manobra de interesses outros? Eu só quero entender o que está a mover essa guerra. Isso me bastaria no momento. Para algo mais sobre ele, cliquem seu nome nos sites de busca na internet.

TEXTO 2 – CARTUNISTA DO RIO INSPIRA REBELIÕES ÁRABES (Jornal da Cidade – Bauru SP, 30/08/2011)
A matéria saiu publicada na página Internacional do nosso bauruense Jornal da Cidade (http://www.jcnet.com.br/ ) e igualmente recorto e guardo. O texto não é do JC, mas de uma agência. Nele dois motivos de tê-lo guardado. O primeiro é por ser amigo de Carlos Latuff, o jovem desenhista de 42 anos, retratado no texto e cujo tema já mereceu abordagem anterior de minha parte, quando Carta Capital estampou uma foto dele na seção Retratos Capitais sobre o mesmo assunto. Latuff esteve por três vezes em Bauru e em todas estive presente e participei ativamente do processo de sua vinda. E segundo e juntando o texto de cima ao desse aqui, peço que reflitam um pouco sobre a charge junto ao texto. Mostra algo sobre exatamente o que escrevi acima. Kaddafi derrotado, rebeldes vitoriosos e o interesse norte-americano por petróleo vencendo mais essa. Essa uma das possibilidades. Existem outras e em todas a Líbia sai perdendo. Não têm como negar (e ninguém deixa de fazer isso) como Kaddafi é sanguinário, cruel, essas coisas todas, mas penso muito que o que está por vir não será nem um pouco melhor do que o regime implantado por lá até hoje. Latuff sacou isso rapidamente, perspicaz que é e algo mais pode ser visto dando uma pesquisada nos seus desenhos espalhados na internet. Eu, assim como ele, não fujo da raia e o subtítulo de sua matéria, “Fazendo amigos e inimigos”, cai como uma luva para ambos, pois não nos deixamos levar pela primeira impressão ou pelo que querem nos vender a dita Grande Mídia. O argentino Paisegi pode estar munido das melhores e mais revolucionárias intenções, mas está comendo gato por lebre ou até mais que isso, pode estar sendo regiamente remunerado para lutar. Nem Latuff, nem eu não entramos nessa, pois em primeiro lugar, ele distribui suas charges gratuitamente, desde que compre a idéia e a causa. Eu só tento interpretar tudo seguindo minha linha de pensamento. Vamos reler tudo com a devida atenção e continuamos a conversa qualquer dia desses. Para algo de Latuff, cliquem seu nome nos sites de busca na internet.

6 comentários:

Anônimo disse...

REPASSADO POS PASQUAL MACARIELLO - RIO RJ

Qual o motivo de detonar a Líbia ?
Verdade? 40 anos de ditadura?Sigam o link ao final!!!!!

O que a Comunicação Social não vai mostrar nem dizer (3 CONJUNTOS DE FATORES PRINCIPAIS):

I - A ONU CONSTATOU EM 2007 QUE A LÍBIA TINHA:1 - Maior Indice de Desenvolvimento Humano (IDH) da África

2 - Ensino gratuito até à Universidade;

3 - 10% dos alunos universitários estudavam na Europa, EUA, tudo pago;

4 - Ao casar, o casal recebia até 50.000 US$ para montar casa;

5 - Sistema médico gratuito, rivalizando com os europeus. Equipamentos
de última geração, etc...;

6 - Empréstimos pelo banco estatal sem juros;

7 - Inaugurado em 2007, o maior sistema de irrigação do mundo, vem
tornando o deserto (95% da Líbia) em fazendas produtoras de alimentos.


II - PORQUE "DETONAR" A LÍBIA ENTÃO?

Três principais motivos:

1 - Tomar o seu petróleo de boa qualidade e com volume superior a 45
bilhões de barris em reservas;

2 - Fazer com que todo o mar Mediterrâneo fique sob o controle da
OTAN. Só falta agora a Síria;

3 - E provavelmente o principal:

- O Banco Central Líbio não é atrelado ao sistema financeiro mundial.

- As suas reservas são toneladas de ouro, que dão respaldo ao valor da
moeda, o dinar, que desta forma está resguardado das flutuações do
dólar.

- O sistema financeiro internacional ficou possesso com Kaddafi, após
ele propor, e quase conseguir, que os países africanos formassem uma
moeda única desligada do dólar.


III - O QUE É O ATAQUE HUMANITÁRIO PARA LIVRAR O POVO LÍBIO:

1 - A OTAN comandada, como se sabe, pelos EUA, já bombardearam as
principais cidades Líbias com milhares de bombas e mísseis em que um
único projéctil é capaz de destruir um quarteirão inteiro. Os prédios e infra estruturas de água, esgotos, gás e luz estão danificados;

2 - As bombas usadas conteem DU (Uranio depletado) que tem um tempo de
vida de cerca de 3 bilhões de anos (causa cancro e deformações genéticas);

3 - Metade das crianças líbias estão traumatizadas psicologicamente
por causa das explosões que parecem um terramoto e racham as
estruturas das casas;

4 - Com o bloqueio marítimo e aéreo da OTAN, as crianças sofrem
principalmente com a falta de medicamentos e alimentos;

5 - A água já não mais é potável em boa parte do país. De novo as
crianças são as mais atingidas;

6 - Cerca de 150.000 pessoas por dia, estão deixando o país através
das fronteiras com a Tunísia e o Egito. Vão para o deserto ao relento,
sem água nem comida;

7 - Se o bombardeio terminasse hoje, cerca de 4 milhões de pessoas
estariam precisando de ajuda humanitária para sobreviver: Água e
comida.

De uma população de 6,5 milhões de pessoas.

Em suma: O bombardeio "humanitário", acabou com a nação líbia. Nunca
mais haverá a "nação" Líbia tal como ela existia.



Fonte : www.globalresearch.ca

Mafuá do HPA disse...

Meus caros (as):
Enviei esse texto logo após sua publicação para o e-mail do jornalista (humberto.trezzi@zerohora.com.br) e em menos de uma hora recebo uma resposta de algum lugar da Líbia, reproduzida abaixo:
HPA - direto do mafuá



Henrique, entendo tuas dúvidas. Muita gente acha que o apoio da Otan e EUA aos rebeldes é por interesse petrolífero. Será? Mas eles já tinham petróleo, no governo do Kadafi! Eram parceiros dele. Na real, talvez o apoio seja por interesse político. Querem mais um governo aliado na região, além de Israel...e parte dos rebeldes deseja um governo ocidentalizado. Parte, claro, quer um regime muçulmano. Quem vencerá? Não sabemos.

Abs Humberto Trezzi

Anônimo disse...

Ah tá bom sr jornalista, a alta do petroleo libio para os EUA e a crise economica do mesmo unido com os interesses da industria belica nada tem semelhante a libia com iraque afeganistão, piada heim???
A libia é pior q o brasil???

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

ArabeAlli disse...

Caro Henrique, o ataque a Líbia é motivado por todos os motivos que vc desconfia, por totos os motivos que as forças do ocidente alegam e por outros tantos motivos que nem sequer suspeitamos. Mas não criemos pânico. Quando a bola da vez no planeta for a água, o Brasil tb terá seu amanhecer líbio. E as superpotências terão todos os motivos. Os nossos, os delas, e os desconhecidos.

ArabeAlli disse...

Caro Henrique, nunca entendi direito quem deixa de arrumar sua própria casa pra ir arrumar a do vizinho. O personagem argentino ai em questão por exemplo.
Deixar a pobre América Latina católica e agora tb evangélica, que sempre foi tão escrava das mazelas feitas em nome do Cristo, e ir para o Oriente Médio brigar pela "libertação" dos povos árabes?
Definitivamente..., só por Maomé!

Anônimo disse...

Meu querido Henrique,


Te agradeço a gentileza de ter scaneado a matéria
Que bom que o artigo chegou até aí
Espero que esteja tudo bem contigo


Quanto ao casal ferroviário, fico feliz da notícia da recuperação da Tatiana
Mostrou-se uma mulher obediente
Disse a ela que saisse daquele maldito hospital e fosse logo pra casa
E vejo que a Tatiana realmente me obedeceu
:)


Eu sabia que vc sairia dessa, Tati
Espero voltar a Bauru, que não demore muito, pra poder reencontra-los, e dessa vez a gente fazer um passeio por ferrovias, só pra comemorar
:)


Abraços e beijos a todos

CARLOS LATUFF