segunda-feira, 19 de setembro de 2011

INTERVENÇÕES SUPER-HERÓI BAURUENSE (16)

GUARDIÃO ESPIANDO EQUIPAMENTOS ESPORTIVOS E ABRIGOS


Numa semana onde os banheiros de terminais rodoviários não podem mais cobrar valores por um simples xixi (Alckmin, o governador decide isso, mas permite aumento de quase 10% no preço das viagens intermunicipais) e a USC - Universidade do Sagrado Coração de Bauru devolve um terreno onde ampliaria atendimento ambulatorial à população (Guardião prefere analisar com calma, se a culpa foi mesmo dos vereadores, que fizeram corpo mole na análise da questão ou outra coisa) e vão se instalar na vizinha Agudos, o atento GUARDIÃO, super-herói bauruense quer discutir outro assunto, mais ameno, porém não tão importante.

Como todo ser que gosta de estar em forma, Guardião adora fazer exercícios e aplaude a iniciativa da Prefeitura Municipal em abrir Academias ao Ar Livre, espalhadas por diversos bairros da cidade. Já passam de dez e recheadas de equipamentos, um ponto positivo. Ele, como todo munícipe atento foi dar uma espiada em algumas delas e além dos elogios já feitos, tem uma sugestão a fazer:

- As mais recentes que vi, como a do Geisel, numa área cercada junto ao bosque do bairro, mais segura e na do Rasi, ao lado de uma escola municipal, tudo em ordem, mas nas mais antigas, pichações e alguns dos aparelhos já detonados, necessitando de reparos. Estragos feitos por vândalos, gente que não tem um mínimo de noção de como ser parceiro do poder público. Tenho uma sugestão simples. Quebrou uma vez, a Prefeitura pode arrumar, quebrou duas, idem, mas já reunindo a comunidade e pedindo apoio para sua manutenção. Nesse contato, uma espécie de notificação: se a comunidade onde o aparelho estiver instalado não demonstrar interesse na parceria, não zelar pelo bem lá instalado, na reincidência, tudo será removido e instalado em outro bairro.

Radical a medida? Não, nem um pouco. O que não dá mais é para ver tão belo projeto ter que sofrer interrupções por causa de maus tratos aos aparelhos. Que todos façam sua parte.

Guardião também deu uma espiada nuns abrigos para passageiros de coletivos, instalados na Praça no cruzamento das avenidas Nações Unidas e Rodrigues Alves e visualizou por lá uns protótipos de abrigos para passageiros dos coletivos. Ficaram bonitos e deu para notar mais um trabalho de conservação na praça. Notado também que nem bem os abrigos foram instalados, alguns já sofreram pichações (as bestiais com as grafias dos autores, tão fáceis de serem identificadas). Bem perceptível a marca de empresas privadas nos abrigos. Nada contra isso, mas Guardião salienta algo bem simples:


- O nome da Emdurb está lá grafado, mas todos os custos dessa implantação devem ser arcados pelas empresas que lucram com o setor. A Emdurb deve orientar, acompanhar e fiscalizar essas implantações, não só em área nobre, mas principalmente na periferia e não gastar com isso. Quem aufere lucros é que precisa pagar essa conta. E no caso dos vândalos, por que não utilizar o mesmo procedimento sugerido nos equipamentos esportivos?

OBS.: Guardião é obra do traço de Leandro Gonçalez (http://www.desenhogoncalez.blogspot.com/ ), com sugestões desse mafuento escrevinhador. Sugestões de temas são sempre bem vindas e necessárias. As fotos dos locais onde estão instalados os aparelhos, três primeiras fotos do Geisel e três últimas no Rasi.

UMA OBSERVAÇÃO FINAL DO GUARDIÃO: Sabe quem estará em Bauru hoje... Nosso governador (não seria, governa a dor) vem para inaugurar obras e uma delas é aqui pertinho de minha morada, uma quadra de equipamento paraesportivo para deficientes, na avenida Nuno de Assis. E ninguém cobrará dele transparência nas empresas particulares a administrar os hospitais estaduais... Guardião estará aí, mas esse HPA, infelizmente não poderá estender um cartaz da área de sua casa com alguma crítica, pois está a apenas 900 km de distância de Bauru.

DICA DE CULTURA PARA HOJE E AMANHÃ EM BAURU: A Coordenadoria do Campus de Bauru da USP organiza, entre os dias 19 e 22, a 16ª edição da Semana de Arte e Cultura.
Hoje, segunda-feira dia 19, às 20 horas, no Teatro Universitário da FOB acontece o show musical de Manu Saggioro com a banda Sunshine. No dia 20, às 19 horas, no mesmo local, será realizada a apresentação teatral Terra Provisória, da Cia. Ciranda da Escola de Artes Dramáticas (EAD) da USP. Confira mais da programação:
http://www.usp.br/agen/?p=72309

5 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Henrique Aquino

Nos conhecemos superficialmente mas, já é notável o apreço que nutro por tudo o que você faz.

Com relaçao aos vândalos, digamos tratar-se de pessoas dignas de pena pois detonam os aparelhos que poderiam estar sendo utilizados pelos seus filhos, netos, amigos, parentes, esses vândalos, são realmente dignos de dó pois, estão passando por esta existência de uma forma degradante e deixaram o legado deplorável de sêres insignificantes e cujas mentes sempre estiveram voltadas para o mal.
Os equipamentos e esse4s parques esportivos, com toda a certeza se não forem mantidos também pelos moradores das imediações desses locais, que sejam retirados e levados para que outros bairros tenham essa chance. REI MORTO, REI POSTO!

Agora, falando dos abrigos e dos "estragos" causados por esses vândalos que se intitulam ARTISTAS, a polícia sabe muito bem quem são e onde estão e os mais novos, basta um PUXÃO DE ORELHA nos mais antigos que eles entregam de mão beijada esses NOVOS pseudos artistas.
Que, pegos, uma das punições (deveria ser obrigatório isso) seja a de obrirarem esses "artistas" a refazer tudo o que estrgaram e que esse serviço de restauração dos locais seja feito durante o período diurno para que todos que passarem pelos locais vejam que os ARTISTAS de araque estão sendo punidos e como castigo estão TRABALHANDO, coisa que pelo visto não sabem nem como é, são todos uns desocupados que não merecem outra coisa a não ser PUNIÇÃO.

Um abraço


O Pensador

Anônimo disse...

Quem esteve sábado à tarde no Alfredão, saiu do estádio
na certeza de que o nosso Norusca está prestes a se classificar
para as finais da Copinha, certame este, onde o campeão tem vaga
garantida na Copa do Brasil, do ano que vem. Para as próximas
partidas bem que o torcedor noroestino poderia colaborar com o time
comparecendo em bom numero no estádio. O segundo gol de sábado contra
a Catanduvense, a equipe noroestina mostrou que temos alguns jogadores
de qualidade. Só falta o incentivo do bauruense. (Aldo Wellichan)

Anônimo disse...

Henrique

Por favor, não deixe que confundam a arte do grafitte com as pichações, essa sim algo sem sentido, banal e feio. Voce conhece muito bem a diferença pela quantidade de textos aqui escritos. Cuidado com gente que mistura tudo. Um é arte e o outro é ato de grupos que só pensam em si e não em grupo. Diferencie.

André Ramos

Anônimo disse...

Henrique

Quem destroi coisa pública, em algo sem sentido merece ser punido. E isso não é perseguição, é justiça. Precisamos parar de passar a mão na cabeça desse pessoal inescrupuloso.

André Ramos

Anônimo disse...

Henrique

Qual o critério para a escolha de um bairro que recebe esses equipamentos? Você sabe...

Aurora