segunda-feira, 12 de setembro de 2011

INTERVENÇÕES SUPER-HERÓI BAURUENSE (15) e UM LUGAR POR AÍ (17)

GUARDIÃO NÃO SE CONFORMA: MARCHA CONTRA CORRUPÇÃO DUROU SÓ UM DIA E ACABOU
Bauru presenciou semana passada, em 07/07, uma manifestação de rua, a “Marcha contra a corrupção”, organizada país afora via facebook, através do “Anonymous”. Os manifestantes praticamente não se conheciam e reuniram-se pela causa em comum. Isso pode ter dado certo em outros lugares, pouco aqui. Li que seriam 3000 participantes e na prática foram pouco mais de 100. O Guardião, eu e o cartunista Leandro Gonçalez (http://www.desenhogoncalez.blogspot.com/ ) nos interessamos muito por manifestações, principalmente tendo como tema o proposto no ocorrido, mas tomamos certo cuidado em participar de algumas delas. O pé atrás não foi por não presenciar lá nenhuma central sindical, nenhum chamamento via movimentos sociais, mas outro motivo. O sentimento de todos contra a corrupção é dos mais justos, mas foi feito de uma forma muito generalizada. Falar da corrupção de Brasília é sempre muito fácil, ela está longe, quase inalcançável e assim sendo, pau nela. E a nossa? Não vi ninguém levantando bandeiras contra a ainda não solução da crise de banditismo dentro da nossa AHB (Associação Hospitalar de Bauru) e muito menos alguém questionando contra o modelo que querem implantar em Bauru nos hospitais, o de uma Fundação, sem antes escarafunchar como é feito o do nosso Hospital Estadual (uma imensa caixa preta inexpugnável). Aqui em Bauru nenhum movimento, nem esse, nem outro qualquer se propôs a fazer uma passeata defronte o comitê do deputado estadual Pedro Tobias pedindo esclarecimentos do porque tantos auxiliares seus estão metidos nesse negócio da AHB. E não vimos ninguém também a questionar o sistema político vigente, o capitalismo, onde a corrupção é algo praticamente inerente ao mesmo, um não vivendo sem o outro.

Esse um dos motivos desse trio ficar desconfiado. Outro, mais sensível. O movimento foi só naquele dia? Já acabou? Não vai ter mais? Estão, então todos desmobilizados e nada mais será feito? Assim sendo, não perdi nada em não ir. Precisamos de mais, ação contínua, gente disposta a montar acampamento defronte lugares onde alguém possa tomar atitudes. Essas coisas, persistência nos atos e ações. É impossível pensar em algo relacionado à manifestação popular nos dias de hoje sem olhar para o que está acontecendo com o nosso vizinho, o Chile e nas praças espanholas. Em ambos, estudantes e manifestantes tomaram praticamente o país e não saem das ruas há alguns meses. Existe essa disposição por aqui? Desculpe a franqueza, mas por aqui deixou de existir até consciência política. Cutuca-se uma corrupção e não se toca em outra. Estamos todos caolhos, menos esse Guardião, que encontrou na internet fotos elucidativas do que ocorre lá no Chile e na Espanha, publicadas aqui e agora, com o intuito de mostrar que algo pode e deve ser feito no sentido de combater a corrupção, a vinda de uma fundação sem explicações, o preço alto da passagem do ônibus urbano, o que estão a fazer com o DAE, a fábrica de multas de nossas estradas, etc e etc. Que movimentações como essa ocorrida aqui semana passada acabem por se frutificar, gerando ações mais concretas, duradouras e com maior abrangência, inclusive com algo local, do contrário vira festa de dia único e isso não resolve nada. Afinal, pergunta o Guardião: “Se essa vigorosa moçada encontra tempo e disposição para todo final de semana bater cartão nas mais diversas baladas por aí, por que não encontrará tempo para reivindicar algo contra os desmandos locais, estaduais e nacionais? Falta o que para essa moçada colocar o bloco na rua?”. Responda quem quiser e puder...




OBS. FINAL: John Fawkes, personagem do “V de Vingança”, cujas máscaras foram amplamente utilizadas na Marcha não cabem muito na luta contra a corrupção, por um simples motivo, ele é um típico anarquista. Símbolo de protesto, de subversão, mas a construção é outra, servindo para outros fins. OBS 2: Hoje na Câmara de Vereadores uma votação a preocupar os donos de terrenos abandonados em área nobre da cidade, o IPTU progressivo, querendo cobrar deles 15% a mais por ano de abandono. Enfim, algo a justificar o voto sério e consciente de nossos nobres vereadores.

4 comentários:

Anônimo disse...

FOGO DE PALHA, sem estrutura...

nada como antigamente.

O PENSADOR

Anônimo disse...

Elisa Fergie Pennings

Olá, Henrique! Sou aluna de Arquitetura da UNESP e estou fazendo a documentação da Casa Ponce Paz e, fuçando pela internet, encontrei seu blog e informações que eu ainda não tive acesso, mesmo conversando com diversas pessoas envolvidas na proteção da Casa. Por isso, gostaria de saber quais informações você tem, desde os processos legais que ocorreram na Prefeitura, até histórias da Casa em si, de sua construção, etc. Ficaria muito grata se você pudesse me ajudar. Parabéns pelo blog! Elisa.

Anônimo disse...

Sê tá por demais esquerdista, seu Henrique. Nosso país é pacífico, de paz e não gostamos de tanto confronto. Por que não hasteia a bandeira branca?
Josué

Anônimo disse...

Não há na historia mudança sem confronto, paz é pra quem nao quer mudar nada, que continuem as mazelas desta sociedade capitalista.
Bandeira branca?? é muito raso esse argumento. A vermelha pelo menos traz questionamentos e consciencia para onde e como lutar.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação