domingo, 2 de outubro de 2011

ALFINETADA (91)

JARDEL E BARBIERI, PERSONAGENS DE HISTÓRIAS DIFERENTES E COM O MESMO ENREDO*
(* Esse meu texto saiu publicado no semanário pirajuiense O ALFINETE, edição de ontem, 01.10 e trata de dois temas dos mais polêmicos da semana. Ali na vizinha Pirajuí, quase na curva da estrada após Bauru, 50 km, um fato mais do que jornalístico, o suposto envolvimento de uma Prefeitura com verbas advindas de emendas de orçamento e sua utilização fora dos padrões da normalidade. Explicações mais do que devidas, obrigatórias, diria. Aqui em Bauru o fato foi mencionado por duas vezes pelo Jornal da Cidade e uma delas pode ser lida clicando no link a seguir: http://www.jcnet.com.br/noticias.php?codigo=221543net.com.br/noticias.php?codigo=221543 . A repercussão do caso é grande, mas lá em Pirajuí, com dois jornais, somente O Alfinete escreve sobre o caso, o outro se limita a reproduzir os atos oficiais do município. No outro cado citado por mim no texto abaixo, um deputado estadual, de uma cidade também perto, um pouco além da curva, Birigui, 200 km, põe a boca no mundo sobre o escândalo das mesmas tais emendas parlamentares, fato também noticiado pelo Jornal da Cidade, podendo ser lido no link a seguir: http://www.jcnet.com.br/noticias.php?codigo=221280 . Meu texto é uma junção dos dois casos, bem representativos de situações se alastrando como praga por cidades do nosso interior. Em tempo: O Alfinete esgota sua pequena tiragem rapidamente, tanto na semana passada, como nessa. Acredito que fazer jornalismo é isso, investigar e publicar, doa a quem doer. Leiam abaixo.)

“Imprensa é oposição, o resto é balcão de secos e molhados”, com essa frase Millôr Fernandes define como a imprensa deve tratar os fatos jornalísticos. Quem sendo imprensa, não investiga um fato público de uma localidade está fadado a ser considerado como mero balcão. Escrevo isso para exemplificar algo ocorrido aí em Pirajuí essa semana. Jardel, o prefeito foi acusado via internet por ex-servidor, algo grave, que O Alfinete dentro da normalidade, como fato mais importante da semana deu destaque em primeira página e outra interna inteira. Ótima repercussão, edição esgotada. Cumpriu brilhantemente o seu papel. O fato é que existem dois jornais na cidade e o outro, mais gorducho, recheado de anúncios da Prefeitura Municipal de Pirajuí nem sequer comenta o fato num mero cantinho de página da edição da semana passada.

Conheço o prefeito Jardel bem antes dele tornar-se prefeito. Sindicalista, aproveitou a oportunidade, vice de Neguito, com sua morte, virou prefeito e na seqüência foi reeleito. Não privo de sua amizade e na condição de conhecido queria muito ficar convencido de sua inocência, pois o ocorrido não pode passar em branco. Ele é prefeito, foco de holofotes, notícia diária e sendo esse o fato mais comentado na cidade, fica mal na fita quem se omite. Não somente eu, mas uma cidade inteira aguardamos a elucidação dos fatos.

Coincidentemente, quase ao mesmo tempo do escândalo aflorado em Pirajuí, na vizinha Araçatuba o deputado estadual Roque Barbieri escancara algo sobre a venda de emendas por parlamentares da Assembléia Legislativa Estadual. Sua acusação é de que de 25% a 30% dos seus colegas enriquecem praticando uma tramóia envolvendo repasse de dinheiro para Prefeituras. O fato deve estar sendo esmiuçado nessa semana. A semelhança é que na denúncia ocorrida em Pirajuí algo a envolver grana de emendas, com a citação de uma específica, ligada ao ex-deputado federal Toffano. Quer dizer, tanto a nível federal como estadual, “tá tudo dominado”, repete um refrão de funk. Explicações terão quer ser dadas em todos os níveis.

Mais que isso, na denúncia de Pirajuí, algo a envolver uma empreiteira na construção de um conjunto habitacional recentemente inaugurado pelo governador do estado, Geraldo Alckmin. E até agora não ouvi a versão do CDHU - Companhia Desenvolvimento Habitacional e Urbano, que acredito é quem deveria fazer as inspeções sobre falhas na obra, como as rachaduras nas casas e material utilizado de baixa qualidade. Até a página do facebook do denunciante sumiu do ar, contra a sua vontade. Nesse momento, o papel mais importante é o da imprensa, quando vai atrás, especula, investiga e apresenta fatos novos. Quando ela se omite, fica na defensiva e nada faz, não serve para nada, nem mesmo para embrulhar peixe.

OBS.: Nas duas fotos, meramente ilustrativas, o prefeito Jardel ladeado ao dedputado estadual Pedro Topbias e na outra o deputado Roque Barbieri ladeado com José Serra.

ALGO PARA COMPLETAR ESSE DOMINGO: UMA ODE AOS QUERO-QUEROS NOROESTINOS
Hoje é domingo, dia 2 de outubro e às 10h, 350 amalucadas pessoas resolvem ao invés de permanecerem em suas casas numa manhã meio lusco-fusco, dessas onde sol e chuva podem despontar a qualquer instante, dirigem-se ao estádio Alfredo de Castilho e presenciam o EC Noroeste ganhar de 2x0 do XV de Jaú, um dos seus mais antigos rivais e conseguir a classificação para a fase seguinte do torneio Copa Paulista, algo que a Federação Paulista de Futebol encontrou para movimentar os clubes do interior paulista no segundo semestre do ano. O jogo foi razoável no primeiro tempo, quando sairam os dois gols, depois no segundo tempo, prevalesceu a mesmice. Como distração, alguns desses torcedores encontraram outro atrativo além de prestar atenção no jogo. Como todos ali presentes sabem, o time passa por um ótimo momento com suas categorias de base, principalmente o Sub-20, que ontem ao ganhar de 5x2 do São Bento passa brilhantemente para a outra fase do campeonato da categoria. Pois ali, no canto do campo, do lado dos eucaliptos o espetáculo no campo era outro. Os habitantes habituais daquela região do campo, os pássaros quero-queros deslizavam pelo gramado. A mamãe quero-quero havia dado à luz fazia pouco tempo e acompanhada de dois outros, seus guarda-costas, passeava com um bando de filhotes. Fizeram o espetáculo daqueles que não vendo um bom jogo em campo, desviaram seus olhos para aquela caminhada, em busca de um canto sem movimentação de pernas de jogadores. E diante do momento expansivo das categorias de base noroestinas receberam carinhosamente o nome de Sub-10. Sim, os pássaros, agéis na sua movimentação, fazem parte, desde então da mais nova Categoria de Atletas do glorioso EC Noroeste, o SUB-10. E viva o balé dos Quero-Queros no Alfredão, uma petizada de asas!

6 comentários:

Anônimo disse...

29 de setembro de 2011
Giannazi aciona Comissão de Ética da ALESP para apurar denúncias de Barbieri

Primeira reunião do conselho foi apreciar pedido de providências formulado pelo deputado Carlos Giannazi (Psol), sobre declarações do deputado Roque Barbiere à imprensa, em que apontou a prática de “venda de emendas parlamentares” por parte de deputados estaduais paulistas.



28 de setembro de 2011
Tribunal de Contas é acionado por Giannazi para investigar venda de emendas parlamentares
Foi protocolado hoje, 28 de setembro, no Tribunal de Contas do Estado, o pedido de providências encaminhado pelo gabinete do deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL) ao presidente do TCE, conselheiro Cláudio Ferraz de Alvarenga. O documento visa, em face das denúncias feitas pelo deputado Roque Barbieri (PT) de vendas de emendas parlamentares, que o órgão aprofunde o rol de investigações já em curso diante das implicações criminais, caso seja constatada a prática de “tráfico de emendas”.
Instalada comissão de ética
Também nesta data foi instalada a Comissão de Ética e de Decoro Parlamentar, esta fruto de solicitação formal de Giannazi protocolada na Casa na última sexta-feira ((23), com a finalidade de investigar tais denúncias de enriquecimento ilícito de parlamentares ocorrido, segundo Barbieri, por meio de emendas e intermediações junto à empreiteiras e prefeituras. “As denúncias são graves e os envolvidos, uma vez provados os atos, devem ser punidos na forma da lei.
O deputado ainda apresentou, nesta segunda-feira (27), um Projeto de Lei Complementar que regulamenta e limita o valor das emendas, e oferece total transparência a indicação de envios de recursos feitos pelos parlamentares. "Não podemos permitir que deputados se apropriem do dinheiro do orçamento estadual e estejam a serviço de empreiteiras ou quaisquer outros que não as reais demandas públicas”, disse ele, defendendo, inclusive, eventuais cassações de mandato.

Anônimo disse...

Bom dia

A leitora Dona Jandira (professora aposentada) ligou na redação para parabenizar as colunas de ambos dessa edição passada.

Aproveito para enviar os meus parabéns também

Tenham um ótimo dia

Um abraço e sucesso sempre

Alex Rodrigues Palopoli
Diretor-Presidente
Conheça o AlfineTV – www.oalfinete.com
(14) 3572-2745

Rey disse...

E isto ai Henrique...O jogos do Noroeste tem sido a mesmice de sempre...Parabens aos corajosos de de todas as horas que vao ate o Alfredao apoiar o time na esperancas de mudancas pra melhor...Pelo menos no jogo de ontem tinha os quero queros pra distrair os torcedores.Um abracao e muito obrigado por tudo.
Reynaldo

Mafuá do HPA disse...

Obrigado a você, meu caro Reynaldo Grillo, que daí da d istante New Jersey não esquece do Noroeste e ainda reproduz meus textos no seu blog, o www.blogdonorusca.blogspot.com

Um abracito bauruense do

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

caro alex e prezado henrique esquisito a professora ter se manifestado parabenizando o mafua, ou a sua livre expressão (???)....é o que posso dizer. me mantenho anônimo diante das circunstâncias.

Mafuá do HPA disse...

Meu caro anônimo:

A professora enviou a carta elogiando O Alfinete e a livre expressão de dois dos seus articulistas, eu, esse HPA, cujo texto está reproduzido aqui e ao André Plácido, o manager do momento atual do jornal, que produziu um texto sobre o mesmo assunto na página 2 do semanário. Se consegui-lo pela internet, reproduzo aqui. Tá bom?

Nesse mafuá a liberdade é regra e manter o anonimato depende de quem escreve. Quase tudo é permitido por aqui.

Um abracito do Henrique - direto do mafuá