quinta-feira, 20 de outubro de 2011

CARTAS (74)

DESRESPEITO AO CERRADO, A FORÇA DA PERUCA E A CONFERÊNCIA DA JUVENTUDE
Em 13/10, após ouvir um relato do presidente do SOS Cerrado de Bauru, escrevi uma NOTA À IMPRENSA, que o Jornal da Cidade acabou publicando como carta na Tribuna do Leitor no último domingo, 16/10, com o título “Caso das áreas incluídas na lei do cerrado”. Isso tudo acontecendo no exato momento em que algo novo surge na cidade, um Grupo (não é ONG, viu!!!) denominado Acorda Bauru!, formado principalmente por jovens envolvidíssimos com essa questão e muitas outras da cidade. Leiam o texto:

“Na sessão da última segunda-feira da Câmara de Vereadores de Bauru algumas votações de projetos aprovadas envolviam áreas protegidas pela Lei do Cerrado. São elas para instalação de edificação para Polícia Militar e as de novas construções da empresa arrecadadora de dinheiro dos pedágios, a CART. Também mais dois projetos, os de nºs 188/11 Empresa Automotivecemak e 189/11 Plasunit. Aqui nada contra o progresso, mas uma constatação sobre a aplicação de legislação existente e amplamente debatida em Audiência Pública dentro da própria Câmara. É que no dia de hoje o sr Amilton Sobreira, presidente da SOS Cerrado esteve visitando o responsável pela Cetesb na região, sr Alcides Tadeu Braga e este lhe comunicou que nenhuma dessas áreas obteve daquele órgão a devida aprovação para consumação de desmatamento no local. Assim sendo, a conclusão é simples: ESTÃO APROVANDO ALGO DENTRO DA CÂMARA DE VEREADORES, NO QUE DIZ RESPEITO À CETESB, SEM QUE SE TENHA OBTIDO APROVAÇÃO DA MESMA. Ou isso é algo muito sério e deve merecer uma séria investigação ou vamos todos deixar isso tudo para lá, fazer vista grossa e aproveitar o ensejo para bater palmas quando a mesma Câmara tentar aprovar o projeto de lei de uma AFUNDAÇÃO DE SAÚDE REGIONAL, jogando uma pá de cal sobre o SUS, incentivando a chegada indiscriminada de verba federal, sem acompanhamento de sua utilização e dando uma carta branca para que Secretários de Saúdes Municipais manuseiem esses valores ao seu bel prazer”.

Ainda nessa semana, leio no BOM DIA Bauru no último domingo, 16/10, na coluna da Camila Turtelli uma bela homenagem de duas páginas a uma jauense/bauruense, a Michely (http://www.redebomdia.com.br/blog/detalhe/402/A+forca+da+peruca ). Tenho uma dívida de gratidão por essa pessoa e enviei texto para o jornal, assinado por mim e por minha irmã Helena, da seguinte forma:

“A FORÇA DA PERUCA - Ao ler o texto e ver as fotos da Camila em sua coluna dominical, numa justa homenagem à Michely Pavaneli, queremos nos juntar aos que reconhecem nessa brilhante profissional o que de melhor existe no seu segmento profissional. Ela nos amparou num momento em que muito precisávamos dela e ao vê-la tão jubilosa nas páginas do jornal, atuando no que sabe fazer muito bem, um reforço para que não pare. Michely é valorosa, grandiosa e pessoa humana das mais sensíveis, uma batalhadora. Coloco-a no mesmo patamar de outra grande filantropa de Bauru, Eny Cesarino, a da Casa da Eny, que tanto fez, tanto doou e pouco foi reconhecida. Pessoas como elas merecem mais do que a imortalização, merecem nosso reconhecimento em público, como fazemos nesse momento”. Leiam o que eu já havia escrito dela em 2009 aqui no Mafuá: http://mafuadohpa.blogspot.com/search?q=sal%C3%A3o+da+michelly

Recebo um CONVITE de um novíssimo amigo, o estudante secundarista TALES DE FREITAS (http://www.protestojovem.com.br/ ) , para comparecer na "Conferência Regional da Juventude, hoje 20/10/2011, na ITE – Bauru, Praça IX de Julho / Bloco 4 Sala do Júri, das 8h da Manhã as 15:30 da Tarde. A Programação da Conferência: 8h as 9h – Café da manhã, 9h as 10h – Abertura solene, 10h as 10h15 – Leitura e aprovação do regimento interno., 10h15 as 11h30 – Plenária: Apresentação e Aprovação dos Eixos do Texto Base, 11h30 as 12h50 – Lanche e apresentação cultural: Entidade Pequenos Obreiros de Curuçá – POC apresentação de Hip Hop com a participação dos jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e Dupla Sertaneja Universitária – Guto Vianni e Gustavo e 12h50 as 15h30 – Continuação da Plenária e Encerramento". Nos meus 51 anos, poderia ir como ouvinte, pois a juventude, infelizmente, já me está distante (externamente, pois internamente a mantenho, principalmente no campo das idéias e ações). Confesso ter achado estranho um show de Sertanejo Universitário num evento desses, mas... De qualquer forma, não poderei comparecer, pois nesse dia estarei em Sampa. O texto base da Conferência é esse: http://conferencia.juventude.gov.br/documentos/texto-base . O fato é que gosto muito de ver os jovens envolvidos em coisas como essas e nem um pouco de vê-los se deixando envolver no algo mais que sempre estão presentes nesses momentos. Atenção em tudo é sempre importante.
OBS final: Mais um vídeo da dupla lá no Saudosa Maloca, agora com algo carnavalesco de Cetano Veloso:

3 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Nos nosso tempo os estudantes cantavam Geraldo Vandré ("caminhando e cantando e seguindo a canção, somos todos iguais, braços dados ou não..." aqui e John Lennon e Bob Dylan ao redor do mundo, mas hoje até nas discussões sobre política para a juventude levam o sertanejo universitário. Sinal dos tempos.

André Ramos

Anônimo disse...

Bauru sempre esteve muito bem servido no quesito MPB e essas postagens suas com os vídeos comprova isso. Continue valorizando o músico aqui da terrinha, pois eles precisam muito de uma ampliação dos espaços de trabalho. Viva a MPB, nossa verdadeira música. Tem muita coisa rolando por aí, mas nem sei se posso considerar música.

Mailson

Anônimo disse...

Henrique

Acompanho esses movimentos anti-corrpução Brasil afora e alguns me preocupam, pois por detrás o viés da direita a impulsionar manifestações. Veja o que aconteceu na Espanha, quando aquele amontoado de gente nas ruas servirá para levar ao poder a direita. Quando (e se) perceber algo nesse sentido por aqui, por favor, sr henrique, denuncie e caia fora. Não vamos servir a esse triste papel.

Lucas Loureiro