segunda-feira, 17 de outubro de 2011

INTERVENÇÕES SUPER-HERÓI BAURUENSE (20)

COM PRESSÃO POPULAR NO CANGOTE TUDO FICA MAIS FÁCIL
Muitos do textos publicados nesse blog relembram fatos, pessoas e frases ditas anos atrás. Algumas dignificam a pessoa, outras nem tanto. Relembramos hoje uma dita aqui em Bauru há uns 30 anos atrás, quando este escrevinhador era mesário em eleições passadas lá no Colégio La Salle (atuei em algumas eleições junto do Malandrino, hoje na CIESP) e num dos pleitos, um político em começo de carreira, recém chegado da França, indeciso entre entrar para um partido de esquerda ou seguir orientação da família e seguir no caminho do conservadorismo. Esse político é o hoje deputado estadual Pedro Tobias – líder do PSDB paulista. Numa roda ele textualmente não se cansava de repetir, talvez fruto de sua experiência estudantil na efervescente França pós-68: “Tudo só se resolve com pressão. Não esperem que nada de bom aconteça sem pressão”. Essa frase dita por ele não me saiu mais da cabeça. Sempre a coloquei em prática, minha vida foi sempre pautada nela, pois sempre ligado aos movimentos sociais, o lado ligado à esquerda brasileira, mais perdemos que ganhamos nas batalhas enfrentadas nesse período.

Toda vez que percebo a necessidade de um certa pressão para a solução de alguma pendenga, lembro da frase dita lá atrás por PT (esse o Pedro Tobias) e comparo com o que ele é hoje. Mas não é isso que quero comentar nesse momento e sim da necessidade de uma imensa, enorme, incomensurável pressão popular para reverter o quadro em duas situações repetindo-se como farsa aqui em Bauru. Primeiro, a possibilidade de ocorrer hoje a aprovação do Projeto de Lei na Câmara de Vereadores criando a famigerada FUNDAÇÃO REGIONAL DE SAÚDE, sabiamente já sacramentada como AFUNDAÇÃO. Tudo sobre ela já foi dito e é sabido. Entra de gaiato no navio quem quer e que o faço consciente do seu erro. O bom senso requer cautela, mas aqueles que gostam de viver perigosamente que a aprovem agora e com o crescimento da pressão popular, que aguentem depois as consequências (a pior dela é verem seus nomes rejeitados na próxima eleição). Aproveitando essa união popular, essa conscientização surgida e com possibilidades de ampliação, a cidade precisa colocar no mesmo balaio a questão da ainda insolúvel criminalização dos responsáveis pelo rombo na dinheirama pública dentro da ASSOCIAÇÃO HOSPITALAR DE BAURU (tem nome graúdo por aí, gente!).

Não existe como não interligar uma coisa com a outra. Em ambas a utilização de verbas públicas, pouca fiscalização e uma roubalheira danada. Prevenir é melhor que remediar. Esse cheque em branco que os vereadores passam nesse momento para a chegada de dinheirama pública é altamente perigoso. Enxergar isso é o mínimo que se pede. Guardião, nosso super-herói está atento e junto das massas, fazendo força, pressão e conscientização. A idéia é não dar trégua daqui para frente. Inquietar, cutucar, espezinhar, escarafunchar cada detalhe e expor todos os que referendarem as barbaridares financeiras perpetradas nesse rincão varonil. Para os que estão a sentir um arzinho quente no cangote, não se apoquentem é só o bafo do povo exercendo a pressão que lhes é de direito. E isso é só o começo.

OBS.: Hoje pela manhã, o trio responsável pelo Guardião, ele próprio, seu desenhista Leandro Gonçaléz (http://www.desenhogoncalez.blogspot.com/ ) e este HPA escutamos na rádio 94 FM, Informa Som o secretário de Saúde, Fernando Monti dizer em alto e bom som: "A cidade não está preparada para discutir a criação da Fundação". Chamou a todos de despreparados, inclusive os vereadores e ele, o idealizador do belíssimo projeto, um dos únicos com tal preparo. Se nem assim formos contra isso que está vindo por aí, vamos entregar um Diploma de Burrice para todos que se posicionarem ao seu lado.

7 comentários:

Anônimo disse...

OLÁ, AMIGO HENRIQUE...
NÃO SEI SE ESTÁ POR DENTRO DO Q ANDA ACONTECENDO...
ONTEM RECEBI UMA MENSAGEM DO EX-PREFEITO DE AGUDOS CARLOS OCTAVIANI, NO MEU FACEBOOK PESSOAL (MADÊ CORRÊA) SOBRE UM CASO MTO SÉRIO EM RELAÇÃO A UNIMED.
COLOQUEI NO MEU MURAL...
UM GAROTO PRECISA URGENTE DE UMA CIRURGIA CONTRA UM CÂNCER E ESTÁ SENDO NEGADA A CIRURGIA DELE JÁ PELA 5A. VEZ...
A FAMÍLIA ESTÁ EM DESESPERO...
COMPREI A BRIGA PQ SEI COMO A COISA É SÉRIA...
SE PUDER DÊ UMA OLHADA LÁ...A CIRURGIA SÓ PODE SER FEITA EM RIBEIRÃO PRETO E A UNIMED NEGA.
AQUI NÃO EXISTE ESSE PROCEDIMENTO...
MAIS OU MENOS COMO NO MEU CASO...
POR ISSO ESTOU ABRAÇANDO ESSA CAUSA...
HJ VOU LIGAR À TV TEM E PEDIR QUE FAÇAM UMA REPORTAGEM SOBRE ISSO...
VEJA O Q CONSEGUE ATRAVÉS DE SEU BLOG...
NÃO SE FAZ ISSO AINDA MAIS COM UMA CRIANÇA...
BEIJÃO


MADÊ CORRÊA

Mafuá do HPA disse...

cara Madê:

A solução disso é ser feito pelo SUS. A UNIMED nunca foi boa nisso, nem os planos de saúde dos ricos, que refugam as cirurgias difíceis. Aqui na América do Sul só o SUS assume integralmente todas as cirurgias, por mais complicadas que forem e ele, mantido pelo Governo federal, precisa ser incentivado e não relegado e desprezado, como os vereadores de Bauru querem fazer injetando dinheiro numa nova Fundação de Saúde, que será um enxame de vberba pública sem controle e depois, farão igualzinho o que a UNIMED faz nesse momento: deixam de atender e dizem que não existe cobertura. Precisamos valorizar o SUS. Incentive esse Octaviani para procurar o SUS, pois é o único que lhe resolverá o problema e peça a ele para cair fora da criação dessa Fundação Regional de Saúde, que está sendo viabilizada para ser gerida aos moldes desses planos de saúde, que arrecadam, mas na hora de reverter, negam fogo.
Não pude ir te ver no final de semana em Agudos, mas vc bem sabe o quanto torço pelo seu sucesso.
Abracitos do Henrique

Anônimo disse...

Caro Henrique - grato pelo texto. Essa do Pedro eu não conhecia. Isaias

Anônimo disse...

Oi Henrique
Só pra ilustrar, leia a letra de "burrice" do Tom Zé. Abração! W.Leite
Veja que beleza! Em diversas cores
Veja que beleza, Em vários sabores
A burrice está na mesa! Ensinada nas escolas, universidade e principalmente nas academias de louros e letras, ela está presente.
E já foi com muita honra, doutorada honoris causa, não tem preconceito ou ideologia.
Anda na esquerda, anda na direita
Não tem hora, não escolhe causa
E nada rejeita.
Refrão
Refinada, poliglota, ela é transmitida por jornais e rádios
Mas a consagração chegou com o advento da televisão!
É amigo da beleza, gente feia não tem direito, conferindo rimas com fiel constância. Tu trazes em guarda toda concordância gramaticadora da língua portuguesa
Eterna defensora.
E ele arremata + ou - assim: Se hoje não declaro um feriado nacional em homenagem à sacrossanta burrice nacional é porque todos os dias, graças a Deus, do ioapuque ao Chuí, dos pampas aos seringais, ela é gloriosamente festejada!! Gloriosamente festejada!!

Anônimo disse...

Henrique

Luta inglória.
Vs como professor acha ue algum vereador que já está indo com a cabeça feita dar seu voto o irá mudar por causa de uma boa causa?
Não sonhe com essa Câmara, pois pode escrever é tudo jogo de carta já marcada e eles aprovarão mais essa privatização.
Guarde bem todos os nomes deles e os fixe nos postes dessa cidade, expondo a que se sujeitaram.
A vergonha está institucionalizada.

O problema como disse um jovem num outro texto seu é o REGIME.

lUCAS

Anônimo disse...

Dos 11, algo já esperado, dos cinco que votaram contra o projeto da Fundação, pelo menos três são oportunistas de última hora querendo tirar algum proveito em cima de algo negativo que possa surgir lá na frente e como a votação já estava mais do que decidida, uma debandada estratégica. Aqui de longe, foi isso que percebi ouvindo a transmissão pela rádio ontem e lendo os jornais de hoje. E agora, qual os próximos passos?

Paulo Lima

Anônimo disse...

caro henrique gostaria de convocar este blog para uma vareçao na calçada da globo e doJc em protesto pelasujeira desta inprensa golpista da cidade de bauru

maurício passos