segunda-feira, 3 de outubro de 2011

INTERVENÇÃO SUPER-HERÓI BAURUENSE (18) e MÚSICA (79)

POR UMA POLÍTICA CULTURAL EM BAURU: ARTEPÓLIS NELES
“Nesse mundo nada se cria, tudo se copia”, diz um ditado popular. GUARDIÃO, o super-herói bauruense gosta de dar uma espiada nas iniciativas espalhadas mundo afora e que poderiam ser implantadas aqui em Bauru. Faz isso nesse momento com a proposta vicejando em Buenos Aires, iniciativa do desenhista e muralista REP (http://www.miguelrep.blogspot.com/), através de uma tira publicada diariamente no jornal Página 12 (http://www.pagina12.com.ar/ ) . O toque surgiu da real necessidade da implantação de uma Política Cultural para Bauru e de algumas boas iniciativas já em curso, como as observadas apresentações da Orquestra e Banda Municipal por diversas escolas de bairros periféricos da cidade e o início nessa semana de uma ampla reforma na antiga estação da Cia Paulista, onde em breve deverá ser instalado de forma definitiva o Museu Histórico Municipal de Bauru.

E diante disso e de um trabalho com nova postura cultural dentro da Secretaria Municipal de Cultural, através da equipe do atual secretário Elson Reis, mais antenado com as reais necessidades da pasta e entendimento dos caminhos a ser percorridos pela Cultura Municipal para se firmar como algo a ser desfrutado "por todos e para todos", Guardião entende ser esse o momento propício para uma guinada definitiva da cultura bauruense. Muito observado é o trabalho que o pessoal do Enxame Coletivo tem feito para impulsionar o setor, ampliando as possibilidades dessa atuação municipal e com algo que eles denominam de Partido da Cultura. Na junção disso tudo, a proposta do ARTEPÓLIS é por esse caminho, uma diversificação cultural não só nos seus atuais e centralizados locais de difusão cultural, mas uma ampliação para a periferia da cidade e com ela os artistas locais sendo acionados e impulsionados a atuarem nessa mudança.

O ARTEPÓLIS é uma espécie de ARTE PARA TODOS, com a difusão ampliada de manifestações culturais ao estilo do proposto por antiga música de MILTON NASCIMENTO, a NOS BAILES DA VIDA, com o famoso refrão: “todo artista tem que ir aonde o povo está”. Reproduzo a letra a seguir para deleite de todos: “Foi nos bailes da vida ou num bar/ Em troca de pão/ Que muita gente boa pôs o pé na profissão/ De tocar um instrumento e de cantar/ Não importando se quem pagou quis ouvir/ Foi assim/ Cantar era buscar o caminho/ Que vai dar no sol/ Tenho comigo as lembranças do que eu era/ Para cantar nada era longe tudo tão bom/ Até a estrada de terra na boléia de caminhão/ Era assim/ Com a roupa encharcada e a alma/ Repleta de chão/ Todo artista tem de ir aonde o povo está/ Se for assim, assim será/ Cantando me disfarço e não me canso/ de viver nem de cantar”. Vejam e ouçam no: http://letras.terra.com.br/milton-nascimento/47438/ É claro e evidente que isso não pode e não deve ser feito de forma aleatória, mas com uma séria postura ditada por uma POLÍTICA CULTURAL. Imaginem todos os artistas unidos num trabalho levando cultura de todos os níveis, em exposições, mostras, shows, espetáculos, oficinas, museus itinerantes, etc. Que a idéia de ARTEPÓLIS frutifique e tenha o impulso necessário para de forma consistente tomar forma e se consolidar em Bauru, para o bem coletivo e felicidade geral de toda comunidade. E isso tudo só é possível com algo plantado lá atrás e do conhecimento de todo: A UNIÃO FAZ A FORÇA.

Obs.: Todas as tiras publicadas de forma ilustrativa nesse texto foram extraídas do site do Página 12 e são de autoria de REP, leitura habitual do Guardião, do ilustrador, desenhista e criador do personagem, Leandro Gonçalez (www.desenhogoncalez.blogspot.com) e desse mafuento escrevinhador, o HPA. Ontem esse trio esteve presente numa real manifestação cultural em Bauru, o 2º Encontro dos Músicos de Bauru no ALDEIA BAR e durante a semana serão postados aqui curtos vídeos com um cadinho do que lá aconteceu. São manifestações como essas que precisam sair do âmbito restrito e serem levadas aos quatro cantos dessa cidade. O texto está sendo repassado aos mais variados artistas da cidade.

7 comentários:

Anônimo disse...

Sim, Henrique, você tem razão. Temos um ótimo Secretário de Cultura, um do ramo, saído dos quadros funcionais da Prefeitura, com tarimba e comparativgamente com os dois últimos, um primor, mas entenda as diferenças. Lá na distante Argentina, um país verdadeiramente latino, vizinho de outros dois, o aguerrido Uruguai e do Chile onde os estudantes ocupam as ruas, é uma coisa totalmente diferente da tentar unir artistas em prol de uma causa comum por aqui. Eu duvido que consiga algo. Acompanho um pouco do que o Enxame Coletivo faz e percebo a indiferença da maioria dos artistas da cidade. Cada um na sua redoma de vidro. Não desmereço nenhum deles, mas não estão acostumados a lutar. Ou melhor, até lutam mas cada um por si, em busca do seu próprio espaço. Não os vejo empunhando armas em busca de conquistas coletivas. Isso não faz parte da índole do brasileiro. Infrutífera luta, mas bela, não nego. Reverter isso, não sei como, mas tente, pois o mundo é feito todo de tentativas. Umas vingam, outras não.

ALVARENGA

Mafuá do HPA disse...

CARO ALVARENGA:

Entendo seus pontos de vista. Já pensei muito dessa forma, mas hoje tenho algo mais para te dizer.

Gosto muito das atitudes dos estudantes chilenos e já escrevi aqui mesmo no blog sobre isso. Sei também da capacidade de organização de outros povos latinos, superiores aos nossos. Isso é histórico, como mesmo diz.

Porém, conheço a classe artística bauruense e sei que somente ela poderá reverter isso. Acompanho o trabalho do Enxame e sei que algo já pode ser feito dentro do Conselho Municipal de Cultura. E sei também que muitos artistas e entidades ligadas aos artistas locais estão se movimentando fovoráveis à mudanças, que seriam muito benéficas para todos eles.

Conheço e sou amigo so secretário Elson e sei de sua capacidade à frente da Cultura Municipal. Ele conhece muito bem o caminho das pedras e é pessoa habilitada para sedempanhar um papel relevante nesse momento.

A classe artística pode sim se organizar, como está fazendo no dia de amanhã aqui em Bauru para um show de solidariedade, para levantar fundos para a família do músico Manito. Serão mais de 30 músicos tocando alternadamente no palco do Teatro Municipal. Fazer algo para conseguirem mais espaço e concientizarem a Prefeitura da necessidade de uma verdadeira Política Cultural para BAuru é mais um passo, claro, necessitando de maior organização. É o que proponho de forma até jocosa nesse momento, usando para tanto, a figura de um super-herói.

Acredito sim, mas sei de todas as dificuldades. E instigar isso é algo que gosto muito de fazer. É esse o meu procedimento.

Está aberto o debate.

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

OLÁ, AMIGO....SENTI SUA AUSÊNCIA NA CASA PONCE PAZ...
É POR ISSO Q ESTOU ENVIANDO ESSE E-MAIL PARA VC SABER Q NOS DIAS 14 E 15 DE OUTUBRO, ÀS 20 H, ESTAREMOS NO ESPAÇO HISTÓRICO PLINIO MACHADO CARDIA. AGUDOS...
ESPERO VÊ-LO POR LÁ...
DEPOIS VAMOS COMER PASTEL OU PIZZA...rsrsrsrsrsrrs
BEIJÃO
MADÊ CORRÊA;.

Anônimo disse...

Segunda-feira à noite assistindo à um programa politico
de uma TV local, estes 2 vereadores falavam de nosso Departamento
de Água & Esgoto, o DAE, empresa esta mui tradicional,
e que sempre prestou ótimos serviços à todos os bauruenses, de uma
maneira que me deixou de saco cheio. Desde que os Correios passou à
fazer a leitura das contas de água, e agora com esta conversa de
privatização, à começar
pelo tratamento de esgoto, o que eles querem mesmo é a privatização total
do DAE. Quem são vocês caros (somente aos cofres
da nossa prefeitura) vereadores, que querem à qualquer custo acabar com o DAE,
para entregar de bandeja à "Rainha do Cloro" a Sabesp.
Nós bauruenses temos de lutar à todo custo contra esta privatização,
que visa somente os interesses desses politicos inescrupolosos. Quanto
um morador de
Piratininga pagava e agora paga pela conta de água? O de Pederneiras? E por aí
adiante. (Aldo Wellichan)

Anônimo disse...

Boa noite galera. Tudo bom?


Bom, após as reuniões e a decisão de uma Reunião Geral do Conselho de Cultura, vim para chamá-los para mais essa articulação. Lembrando a todos que dessa vez será a apresentação do Regimento Interno do Conselho de Cultura e o quanto é fundamental a presença de cada um. Estaremos reunidos e unidos na discussão de uma política pública cultural da cidade buscando mudanças positivas na área.


É muito importante que convidem todos os agentes envolvidos na área, conscientizando de seu papel nessa empreitada que engloba toda a sociedade civil.


Mando aqui a carta de convite aos interessados, para que divulguem em suas listas de e-mails.(https://docs.google.com/document/d/1Ly-uzzVkRBWjvUaiyDFdXO2z_pDxMJupHjM_DuSGXR8/edit?hl=en_US), junto com o link para o evento criado no facebook:http://www.facebook.com/event.php?eid=168575786560258









Aos interessados pela cultura de Bauru,






Terça-feira, 11 de outubro, acontece a reunião do Conselho Municipal de
Cultura articulada pelo movimento Cultura em Bauru. A pauta prioritária é a
proposta de reestruturação do órgão consultivo com uma nova proposta de
regimento (em anexo).

Por isso estamos mobilizando todos os agentes culturais, vereadores,
conselheiros, artistas e produtores para a reunião. O objetivo é apresentar
as mudanças propostas para a estrutura e para o(não) funcionamento do conselho
de cultura. Além disso, outras pautas comuns às políticas públicas culturais da
cidade.




A reunião foi chamada pelo secretário de cultura, Élson Reis, e tem como
uma das pautas prioritárias essa articulação do movimento e a reestruturação do
conselho. A presença de todos é de extrema importância, já que se trata de um
movimento que representa a sociedade civil e que deve revitalizar as atividades
e movimentações do Conselho.
Elencamos aqui as principais mudanças propostas pra regimento:




- Desempoderamenteo do Secretário de Cultura da presidência do órgão



- Paridade na constituição das cadeiras (11 cadeiras da sociedade civil
e 9 do estado)- Determinação de funções consultivas e deliberativas para o conselho




Local: Prédio da Secretaria Municipal de Cultura- Teatro Municipal



Data: 11 de outubro de 2011Hora: 10h





Movimento Cultura em Bauru








Abraços,



Mariah Lima



Enxame Coletivo

Anônimo disse...

HENRIQUE
Exatamente isso que já foi comentado aqui, esse tal de ARTEPÓLIS sugerido por ti já existe em Bauru e com outro nome, revolucionando algumas das ações dos artistas na cidade. Seria bom voce se inserir nele com mais presença, pois poderia desviar um foco perigoso que tem ocorrido por lá, o dos artistas ficarem quase que exclusivamente voltados para suas ações com recebimento de verbas públicas. Isso virou uma praga nacional, o artista só rende quando financiado e muito do que já foi feito nessa cidade não contou com nada disso. Compareça a tudo e fale sobre isso, nas reuniões do Conselho de Cultura, nas do Enxame Coletivo e nas dos grupos propondo mudanças. Isso em si já a ARTEPÓLIS em plena ação e ebulição.

GABRIEL E GABI

Anônimo disse...

Henrique

SEU ARTEIRO, ARTILHEIRO, ARTISTA DESSA VIDA, como diz, instigue esse povo todo...

Rasana