sexta-feira, 7 de outubro de 2011

UM COMENTÁRIO QUALQUER (90)

UM AMONTOADO DE LUGARES E EVENTOS, TODOS NO MESMO INSTANTE E HORA
Sexta-feira é dia de descabelar o palhaço (epa!), ou seja, porta aberta para o final de semana, um monte de possibilidades se apresentam e escolher algumas delas algo para “endoidecer gente sã”. Na sexta tem festa do Enxame Coletivo lá no Jack, da Duque e não posso deixar de comparecer num evento com a chancela do já amigo Artur, um dos que encamparam a idéia que lancei aqui, a do ARTEPÓLIS. Ele já está inserido em todas as transformações culturais que ocorrem na cidade e o próximo passo é tentar fazer vingar de fato e de direito, as novas propostas na reunião do Conselho Municipal de Cultura, no Teatro Municipal, dia 11/10. Dia complicado, véspera de feriado e bater as asas por esse mundão é algo que pretendo fazer, até para fugir um pouco de Bauru. Mas comparecer a essa reunião é algo de uma vital importância, pois quem não quer estar presente nas grandes transformações a mudarem radicalmente um estado de coisas? Fazer e acontecer é comigo mesmo.

No sábado cedo, vou ver o mestre Gabriel Pelegrina dar uma aula sobre primórdios da história bauruense na Gare da Estação, 10h, na abertura do Encontro Ferroviário. Depois, algo que não posso deixar de comparecer é na festa de aniversário do meu amigaço do peito, o CARIOCA, o da banca de livros da Feira do Rolo. O rala-rala terá início às 15h na casa do gajo e deve se estender até os convidados não aguentarem mais parar em pé. O problema é que no convescote por lá só entra “calçudo” e ninguém de “saia”, verdadeiro Clube do Bolinha. Vou junto do Aldo Welicham, mas preciso ver como faremos para conciliar uma também ida ao campo, lá no Alfredão, onde o Noroeste começa na fase nova, num jogo difiícil contra o Paulista de Jundiaí, 15h30, pela Copinha do Interior. Perceberam que o Noroeste estará nessa fase disputando jogos com férreos times, todos com ligação ferroviária: O nosso Noroeste da Noroeste do Brasil, a Ferroviária de Araraquara da Araraquarense, o Paulista de Jundiaí da Cia Paulista e o Ituano da Sorocabana. Legal isso não? Depois disso tudo, desmaio e devo acordar com um trem passando aqui ao lado de casa e me chamando para ajudar a rapaziada do Encontro Ferroviário. Preciso dar um jeito de levar os moradores de Sampa, Palali e a Elisa, os amigos do Instituto Heráldico, que estão lá na Multifeira Internacional para andar de Maria Fumaça. Veremos como, mas que iremos, disso não tenham dúvidas. Na manhã de domingo, 10h, Jardim Botânico, som com LEVI RAMIRO, som rural da melhor qualidade, gratuito e um craque com a violinha nas mãos.

Nesse final de semana a Gaviões da Fiel escolhe a samba enredo dentro do tema do próximo ano, “Luís Inácio Lula da Silva” (agora também Honoris Causa na França) e na junção desses dois, combustão certa. Lula e Gaviões, isso vai dar o que falar e uma pena estarmos todos daqui distantes 400 km de Sampa. Aqui em casa estamos alinhavando uma viagem de carro, 900km, onde devo levar meu pai, 83 anos para conhecer a Cidade Maravilhosa e o começo dessa saga, feita de carro, acompanhado do meu irmão e filho, talvez ocorra no domingo. Tento adiar para segunda, pois se tem algo que não gosto de perder é show do JOÃO BOSCO e nesse domingo, ele estará aqui perto, em Botucatu encerrando o Festival Botucanto, grátis, na praça pública e com certeza entoando em alto e bom som canções de um show que apresentou para diletos convidados no Rio na terça passada, o “João Bosco canta Galos de Briga”, esse o nome de um dos seus primeiros LPs. Viajar 100 km para ver o violão de JB ecoar no ar é fichinha. Se não viajar para longe, lá estarei, eu, Ana e mais três que se predispuseram a lotar o nosso carro é ir conosco para a Terra dos Sacis.

Encerro esse falatório destrambelhado com um breve relato do que presenciei no II ENCONTRO DE MÚSICOS DO ALDEIA BAR, no domingo passado, 02/10, quando, eu, Ana Bia e a mana Helena, lá estivemos das 14 às 18h (foi o que aguentamos, mas a noite teve ter sido longa). Fui um dos primeiros entrevistados do novo programa de Tânia Guerra, um que deve começar em breve da TV Preve, mostrando um pouco do “umbigo de Bauru” (que seria isso?). Comemos uma comidinha de fogão de lenha, revi o Gutão de Rio Preto e no palco músicos foram se revezando, cantando algumas daquelas canções que fazem minha cabeça. Ficamos todos no meio de gente que se apreciam, se entendem e gostam de se divertir conjuntamente. Foi uma tarde das mais agradáveis e depois, no começo dessa semana, um show no Teatro com músicos de Bauru homenageando MANITO, mas isso é para outro post.

Tem mais uma coisinha só. O Wellington Leite, outro amigaço do peito me mandou algo interessante via emeleio: “Na próxima quinta feira (13/09), o Grupo PET da FAAC realiza o curso "Produção Coletiva de Projetos em Arranjos Produtivos Sociais" com a presença do jornalista Antonio Francisco Maia (Chico Maia), pesquisador do LECOTEC/UNESP e Articulador de Projetos Sociais da Prefeitura de Bauru. Chico Maia abordará as temáticas: Captação de recursos (aprender a ver onde estão os recursos); interpretação das exigências de Projetos, Planejamento de Projetos, Administração e Prestação de Contas em Projetos. O encontro será realizado na Central de Aula das Salas 70's da FAAC a partir das 19h. As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail petrtv@faac.unesp.br - basta enviar nome e RG. A entrada é gratuita e todos os participantes receberão certificado”. Depois não reclama que não aprende a fazer projeto, eis aqui uma ótima oportunidade.
Em tempo: Todas as fotos desse post são desse Encontro de Músicos lá no Aldeia e o vídeo abaixo idem.

9 comentários:

Anônimo disse...

O "garoto propaganda" da Oderbrecht faz todo o sentido do samba enredo da Gaviões não??? Os empreiteiros agradecem pela "honoris causa a capitalis".

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Sr Marcos

Mesmo com esse tom pejorativo, esse metalúrgico continua incomodando os da "zelite" local. E, convenhamos, até mesmo so sr com sua sapiência socialista entende que ele fez muito mais por esse país do que os que o antecederam. Não consigo deixar de gostar de alguém saído de onde saiu e que fez o que nenhum outro havia feito. Concordas?

O Henrique também deve pensar do mesmo jeito. E olha que Lula frequenta com galhardia uma Cuba, rejeitada por essa besta "zelite" e é adorado por Fidel, Raul e pelo povo das Américas e gente do mundo todo a entender o que foi o seu governo para o país. Já alguns acordos, foi essa a forma como escolheu para poder chegar ao poder. Dentro do atual sistema não havia outro jeito. Ele foi e é sábio.

Paulo Lima

Anônimo disse...

Caro Paulo, eu já tive essa "religiosidade" em relação a esses partidos daqui que se travestem de algo que não o são, acontece que é preciso entender um processo e cabe aí tb clareza ideológica e coerência, e não ser uma salada mista em cima do muro, esse papo de que incomoda elite é discurso de marketeiro politico, pq o sistema capitalista está aí, quem detem o poder são os detentores do capital e o que o PT fez e faz é a manutenção deste estado, favorecendo demais os que tem esse poder e fazendo com os que tem menos ou nada tem um populismo malufista de massa de manobra, tudo para continuar como está, o sr viu a presidente esta semana se curvando aos desejos do sr Blatter??? É a tal frase do que "manda quem pode obedece quem tem juizo" e eles tem tido muito juizo com essa turma, vá com o Henrique no Rio e veja familias sendo despejadas no porrete de suas casas para atender interesses da dona Fifa e CBF, tudo isso com as bençãos dos governos municipal, estadual e federal, o problema hj é que querem os criticos de meia tigela ficarem na superficialidade e não mostrar a fundo as causas, mostram um produto final sem evidenciar nenhuma causa, e mais, não tenho que me adequar a essa falacia politica pq revolucionarios nunca se adequaram ao publico, sempre estiveram a frente de seu tempo e mudaram gerações, agora querer ficar nessa falacia é querer fazer entretenimento ao publico e os que fazem isso são uns lambe saco que não querem nada de diferente.
Ainda bem que esse papo de "fez mais" é pura falacia pq senão teriamos que jogar no lixo todos os livros revolucionarios e chegar a conclusão que Che era um idiota. Só lamento ver gente envelhecendo e com capacidade crítica não amadurecer as idéias e ficar presa no pior sectarismo possivel, acho que no fundo o que dói a essas pessoas é no fundo ter que admitir(eu passei por isso) de que Lula, PT e cia há tempos queimaram a bandeira e traíram os ideais por pura conveniencia politica. E pra fechar Paulo, ninguem é obrigado a acreditar nisso que escrevo, mas o tempo com um pouco de bom senso de qualquer pessoa mostrará o abismo que essa subserviencia levará esta nação e humanidade.
Conheça o capitalismo.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Não entendo como uma pessoa querida por muitos nesta Bauru como o Henrique ainda permite aqui comentários estúpidos de comunista metido a ditadorzinho.

Anônimo disse...

Se é estúpido o argumento então sugiro uma contra argumentação, use o método socrático para debater e mostrar o quanto são estúpidas essas argumentações, pq por outro lado sugiro que olhe no espelho para ver o tamanho da inferioridade nessas vazias palavras no anonimato.
Há 2 tipos para idiotas, os trouxas e os mal intencionados, basta ver em qual se encaixa.

Marcos Paulo

Mafuá do HPA disse...

Meus caros debatedores:

Conheço muito meu amigo Marcos Paulo e o Paulo Lima, hoje radicado lá pelos lados Prudente e entendi o escrito pelo primeiro e a resposta do segundo. Mais ainda a contra argumentação do Marcos. Já a participação de um anônimo, sem nome e cara, não entendo. Na discordânica, se colocasse a cara para bater, como o fez o Paulo e debatesse, concordando ou não, seria melhor. Gosto de provocar e faço isso nos meus textos. Instigar, como digo.

Leio de vez em quando por aqui uns poucos clamando contra o comunista Marcos. Acho insensatez, pois são tão poucos os autênticos comuninistas e socialistas e precisamos entender que os verdadeiros agem assim, da exata forma como o Marcos. Os muitos outros que se dizem, mas estão dentro de legendas com nomes de esquerdistas, mas na prática agem iguaizinhos aos demais, aos que criticam, esses não valem nada. Por isso valorizo o Marcos e sua luta. Como vou discordar de uma pessoa, que no mundo atual, ainda se posiciona dessa forma, coloca a cara para bater de forma isolada, sem medo e expõe seu ponto de vista corajosamente? Eu, assumo aqui, não possuo a coragem de um Marcos e como posso querer bater numa pessoa tão autêntica.

O Marcos talvez não queira mais entender, mas ainda penso como escrevi e como o Paulo demonstrou também pensar. Por mais que entenda tudo o que o Lula possa representar hoje, tenho certeza existir pessoas muito, mas muito mais perniciosas que ele. Não consigo desmerecer seu governo, o tanto que fez, mesmo inserido dentro do sistema capitalista, cruel como todos.

E mesmo sem ter o posicionamento de um Marcos, mais contundente, hoje recebi uma saraivada no BOM DIA, no texto da seção FORMADOR DE OPINIÃO, pelo colunista MANOEL RIBEIRO NERO, que se diz consultor, num tacanho texto intitulado "PEDOFILIA SEGUNDO O PSTU", quando escreve no final do mesmo: "Afirmações esdrúxulas dessa ordem, largamente reproduzidas por certo professor de história da "carochinha" muito conhecido em Bauru por seus devaneios e que tem certa ilha caribenha como paraíso terrestre, atacam gratuitamente pessoas e posturas que se encontram distantes do problema tanto quanto as sociedades russas, albanesas, cubanas e outras que adotam como modelo de vida, embora já estejam carcomidas pelo tempo".

Ele me misturou num texto sobre pedofilia e esquerda, demonstrou desconhecder história e acreditar piamente só numa linha de pensamento. Muito pobre isso. Mas o troco lhe dou amanhã no meu texto lá no mesmo jornal, que enviei na quarta, sem conhecer o conteúdo do que ele escreveu, quando afirmo que o atual sistema capitalista sim é a própria pedofilia na exatidão do termo.

Gosto quando alguém fica incomodado com o que escrevo, pois talvez o faça pensar um pouco mais além do que está acostumado. Esse o meu papel, instigar e provocar os que estão envolvidos nesse negócio pernicioso do pensamento único. Pessoas tipo o Manoel não mudam mais, estão bitolados, não enxergam mais o que não queremn enxergam e não vale a pena debater com gente assim. Pura perda de tempo, mas adoro os provocar, pois talvez percam uma noite de sono e isso me basta.

E tenho dito

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Henrique

Não tenho nada contra o Marcos.
Gosto do que escreve. Discordo em algumas coisas, mas assino meu nome embaixo. Ele percebe isso e em nenhum momento me respondeu de forma grosseira.

Vou estar aí em Bauru nesse final de semana e se der vamos nos ver lá no campo do Noroeste. Pego estrada agora e são kms pra caramba.

Nos falamos em Bauru.

Paulo Lima

Anônimo disse...

Camarada Henrique, vc sabe o quanto valorosa é nossa amizade e eu nem perderia tempo de escrever elogios ou críticas quando necessárias se não olhasse para esta amizade de forma especial, por isso as vezes tento sacudir para que possa ter a mesma percepção do erro que eu tb já tive, quando me deixava levar por equivocadas emoções juvenis que acabava iludindo sobre estes senhores, partidos e país.

Sectarismo é péssimo, nossa vantagem de espécie conseguida na evolução foi justamente o aumento do cérebro e a capacidade de questionar, veja que só tivemos avanços na humanidade quando pensadores enxergavam mais adiante, é como falei, usar o metodo socratico é perfeito para se conhecer mesmo determinado ponto.

Se formos ficar nessa de papagaios correligionarios viúvos, querer dosar corrupção de um e de outro, já é o extremo do absurdo pq mostra de certa forma que a corrupção é algo aceitável para alguns. Primeiro é necessário uma definição ideológica, e temos amigos, argumentos tranquilamente, fatos, para defender o comunismo e atacar o capitalismo, mas se num debate confundirmos defesa ideológica com um personagem como o Lula por exemplo, corre-se o risco de passar vergonha, pq seria incoerente com a ideologia defendida, é triste ver que hj transformações não ocorrem pq as pessoas aceitam o sistema, abaixam a cabeça e repetem cliches estabelecidos por marketeiros, alguem aqui viu a palestra do Lula na LG?? Eu vi 15 minutos e senti uma tristeza profunda, pq ele foi um potencial líder que não aconteceu, isso é fato.

Apresentar num artigo apenas um produto final é facil, mas para se fazer convincente e real crítica, é necessário mostrar o entendimento de causa e isso é um erro constante em muitos "críticos" de hj, no caso do meu amigo Henrique, admiro demais seu jeito pessoal de escrever, tem potencial de ser um linguista como Noam Chomsky, mas precisa retornar a analise cientifica e não se deixar levar pela superficialidade que tenham jogar hj alguns pseudos companheiros, se debater com esses reacionários e fundamentalistas como Manoel por exemplo, se vc for socrático, e destrinchar nas argumentações do entendimento do processo histórico vc derruba esses caras fácil, mas se tentar justificar o que não tem defesa como a continuidade do governo no capitalismo e todas as negociatas que todos eles, partidos etc fazem, aí é onde podem te colocar na parede e vc meu amigo é brilhante demais, inteligente demais para querer insistir em entrar nesta barca furada dos agora amigos do capital.

Não podemos pular a história, eu vi a resposta que deu ao cidadão no jornal e podemos pinçar um exemplo, quando disse da queda da URSS nas mãos do Gorbachov, veja como simplifica a historia com um salto e não podemos fazer isso, pq temos que voltar lá atrás no golpe do Krushov e ver as reformas que ele iniciou, onde culminou com toda desestruturação do que um dia foi um estado comunista, o que caiu no final dos anos 80 foi apenas uma economia liberalista em crise por capital.
Abraços com todo fervor revolucionario meu camarada

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Meus considerados:

Li o texto no blog e ao conferir a quantidade de comentários, acabei gostando mais do que encontrei contido neles do que no próprio escrito pelo Henrique lá do lado de fora. Essas discussões, quando aprofundadas, mostra, como dizia meu finado pai, "quem tem garrafa vazia para vender". Esse o gostoso desse blog, quando provoca discussões acaloradas e reunindo mais pessoas, anônimas ou não.

Valéria