segunda-feira, 31 de outubro de 2011

INTERVENÇÃO SUPER-HERÓI BAURUENSE (22) e MÚSICA (80)

FICHA LIMPA SÓ PARA CARGOS COMISSIONADOS? VAMOS CANTAROLAR “FOLHETIM”
A principal manchete dos jornais de hoje e o assunto de maior destaque na pauta da Câmara de vereadores de Bauru nas discussões de hoje à tarde é “Vereadores discutem FICHA LIMPA para os Cargos de Confiança”. Eles vão criar um a Lei Municipal instituindo que a partir de agora somente os com ficha limpa podem ser admitidos. Quer dizer que até agora os de FICHA SUJA podiam ser admitidos? Essa mais uma lei a provocar risos gerais aqui entre Guardião, o super-herói bauruense, esse escrevinhador HPA e o ilustrador Leandro Gonçalez (http://www.desenhogoncalez.blogspot.com/). Na verdade, embutido nas entrelinhas, algo mais que isso, ou seja, mais uma tentativa da Câmara em cercear a livre contratação de pessoas pela Prefeitura, exercendo função que não é sua, a de legislar, pois não sabemos existir alguém favorável a contratação de "Cargos Públicos como Presente"? E por que entre eles não criticam o colega que faz isso? Mais desnecessária impossível.

Guardião propõe algo diferente: “Por que não a aprovação, também por Projeto de Lei, que o mesmo seja estendido para os cargos eletivos da cidade? Seria uma redundância, mas já que é para esculachar, dou meu pitaco”. E vai mais fundo: “Junto poderiam instituir também que a partir de hoje os políticos eleitos não exercessem seu mandato tendo como pano de fundo interesses pessoais, de grupos, empresariais, etc. Já imaginaram todos defendendo Bauru e somente os seus interesses? Como podemos propor que uma lei dessas vigore de fato e de direito?”. Seu alerta faz sentido, pois leu na seção Bastidores do Bom Dia de 29/10, que: “Na prática, a Câmara sempre desconfiou de irregularidades na AHB - Associação Hospitalar de Bauru. No entanto, os vereadores não fizeram nada para investigar”. O que quer dizer isso? Um rombo financeiro imenso, envolvendo gente graúda e nada fazem. Eles sabiam das irregularidades e se omitiram. É isso? Daí a necessidade da aprovação da nova modalidade de FICHA LIMPA PARA CARGOS ELETIVOS, para que tudo o que necessite de uma investigação, de fato ocorra. Ou seja, Ficha Limpa para uns e Ficha Meia Boca para outros não é nada recomendável nessa altura do campeonato.

Esse super-herói gosta muito de ser irônico (quando necessário) e hoje, Dia das Bruxas, além do bruxismo da proposta apresentada, lembra de uma música de Chico Buarque, uma que toca muito na vitrolinha do mafuento espaço criado pelo HPA, a “FOLHETIM” (vejam do YouTube, na interpretação de Nara Leão: http://www.youtube.com/watch?v=I18x5dZ3HcY&feature=related) , cuja letra nos remete a algo bem peculiar: “Se acaso me quiseres,/ Sou dessas mulheres/ Que só dizem "sim!",/ Por uma coisa à toa,/ Uma noitada boa,/ Um cinema, um botequim./ E, se tiveres renda/ Aceito uma prenda,/ Qualquer coisa assim,/ Como uma pedra falsa,/ Um sonho de valsa/ Ou um corte de cetim./ E eu te farei as vontades./ Direi meias verdades/ Sempre à meia luz./ E te farei, vaidoso, supor/ Que é o maior e que me possuis./ Mas na manhã seguinte/ Não conta até vinte:/ Te afasta de mim,/ Pois já não vales nada,/ És página virada,/ Descartada do meu folhetim”. Guardião adora mostrar o quão são ridículas algumas proposituras de vereadores e cantarolando o refrão final do Chico, em tom de chacota, esgarçando mais a voz deixa uma pergunta no ar: “Não seríamos nós, os bauruenses, os tais considerados páginas viradas, descartados de alguns folhetins escritos à nossa revelia?”.

7 comentários:

Anônimo disse...

Políticos que apresentam propostas dessas são motivo de piadas pela inconsistência. Seria motivo de piada se não fosse algo trágico. Estamos mal de político, hem...
Aurora

Anônimo disse...

Henrique

Será que eles não tem mais o que fazer? Isso é propositura de quem, me diga.

Rafael Antonio

Anônimo disse...

HENRIQUE

Pelo que conheço de legislação trabalhista já faz um tempãp que não se contratam mais ninguém sem antes fazer uma varredura na vida da pessoa. E digo que isso tem seu lado bom ou ruim. O Antecedentes Criminais é normal e hoje algumas empresas pedem algo mais e isso é o ruim, pois Serasa, Associação Comercial, Entidades Ptron ais, podem informar algo que nem é muito considerado pela Justiça, mas desabonam a pessoa. E dever não é crime. E também buscar um emprego é algo louvável, pois denota que a pessoa está buscando um emprego para poder sanar as pendências. Credito como válido só o Antecedentes, o resto são questões econômicas e não podem ser levadas em consideração nesses casos. Mas o que quero te dizer de tudo isso é que leis iguais a essas são totalmente desnecessárias, pois querem criar uma legislação que já existe. Afinal, quem teria coragem de contratar alguém dito Ficha Suja? E do outro lado, quem esteve cumprindo pena prevista em lei está apto a ser contratado, pois todos devemos acreditar na recuperação da pessoa. Por tudo isso acho projetos como, além de ilegais, denotam um certo ar de facismo, muito perigoso, pois é um começo de perseguição a pessoas. Muito cuidado é o mínimo que deveriam ter e não acredito que seja uma Câmara Municipal quem deva legislar sobre isso, pois existem instâncias superiores com poderes legais para esse fim. Estão atropelando os degraus da justiça. Uma coisa meio perigosa, de gente querendo bisbilhotar a vida alheia. Na verdade esse Ficha Limpa tem algo mais por trás que ainda não entendemos direito. E o que é Ficha Limpa para um, não o é para outro, depende do ponto de vista que se analisa e depende também de quem interpreta. Imagina um latifundiário vendo a ficha de um agente social do MST, ele o achará inapto só pela fato de militar naquele movimento e por outro lado se analisado friamente segundo as leis, tudo o que faz é plenamente permitido pelas leis vigentes. Tem muito mais e aguardo mais pronunciamentos para me expressar novamente.

Carlos Henrique = advogado

Anônimo disse...

ESTA QUESTÃO DO FICHA LIMPA, NA MINHA OPINIÃO, É APENAS UMA ISCA, JOGADA PARA QUE OS PREOCUPADOS COM ÉTICA, HONESTIDADE E COMPROMISSO PÚBLIC A SABOREIEM NA SUPERFÍCIE, ENQUANTO OS BAGRÕES SE DIVERTEM EM ÁGUAS MUITO MAIS PROFUNDAS.

EXPLICO: Em primeiro lugar, todos aqueles e aquelas que militaram verdadeiramente sobre qualquer causa, tem grande chance de ter ficha suja. Eu inclusive, fui processado mais de uma vez e já condenado a serviços comunitários por fazer parte de manifestações consideradas abusivas como a "ovada" na Câmara Municipal de Bauru, fato ocorrido logo após minha chegada aqui na cidade. Os que defendem incondicionamente o Ficha Limpa há de ter claro que eu seria (caso tivesse pretensões relacionadas à carreira política-partidária) ou incontratável, no caso deste PL especifico. Contudo, não sou corrúpto, anti-ético ou coisa assim. Apenas não tenho medo de polícia ou coisa que o valha, pois sei que são trabalhadores que sofrem as consequências de um sistema, como qualquer outra categoria. Nunca corri e nem vou correr somente para me precaver de processos judiciais.

A burguesia, hipnotizada pela Rede Globo, Record, SBT e outros meios de comunicação que lhes pertence, defende a Ficha Limpa com unhas e dentes, pois sabe que este dispositivo legalista pode avançar em seu objetivo mais obscuro, impedir candidaturas e eleições enraigadas na luta de classe, como a de Lula, por exemplo.

Só um exemplo absurdo e despretensioso, mas que retrata bem o que digo:
Se, de um lado, eu fui processado e condenado por atirar ovos nas janelas da Câmara Municipal de Bauru durante manifestação pacífica (e olha que eu não atirei nenhunzinho), de outro, o Malufe (o Paulo) não foi condenado a nada e continua rindo da cara dos paulistas, principalmente daqueles que reproduzem megafonicamente o jargão "ele rouba, mas faz".

Defendo, por outro lado, mecanismos com regras claras sobre quais os crimes que impediriam um cidadão ou cidadã de concorrer a cargos públicos e sobre estes aspectos não precisamos de novas leis. A Constituição já garante tudo o que precisamos para evitar que bandidos cheguem ao poder. Basta fazermos nossa parte bem feita. Votar bem.

Um forte abraço,

João Andrade - CUT Bauru

Anônimo disse...

"Muito bom, sendo entrevistado na TV hein...gostei das suas palavras,muito bem lembrado....é isso aí,jogue duro camarada!!!!"

Marcia Zamarioli

Mafuá do HPA disse...

Meus caros (as)

Rafael: A propositura é da Chiara Ranieri, DEM.

Carlos Henrique: Acho que não te conheço, mas gostei de tuas observações, bem sacadas.

Aurora: Parece piada, mas é sério demais.

João da CUT: Ótimas observações. Acredito que seja por aí que tentam nos barrar. Se a Constituição garante tudo, totalmente desnecessário algo novo e ainda local. Tem gato nessa tuba.

Márcia: Foi legal o contraponto na TV, pois mostrou um outro lado. Até o apresentador, o Giuliano Tamura começou o noticiário afirmando algo muito legal: "Será necessário o Ficha Limpa?".

Vamos todos ficar bem alertas com tudo o que está sendo armado e denunciar cada passo em falso dado.

Um abracito a todos (as), direto do mafuá

Henrique

Mafuá do HPA disse...

Hoje na Tribuna do Leitor, do JC, uma carta com alusão ao o que falei na TV. Reproduzida aqui:

03/11/2011
Ficha Limpa
Assisti a uma reportagem pela televisão pela qual o repórter indagava a uma pessoa o que ela achava da Câmara Municipal de Bauru estar propondo fazer uma lei pela qual é preciso ter ficha limpa para ter cargos públicos. A feliz pessoa disse que isso não é lei, e sim uma obrigação a de ser honesto. Não deveria existir lei para isso. Estou de pleno acordo, companheiro, e a vocês, vereadores, pelo amor de Deus, não os colocamos aí para fazer brincadeiras, como fazem muitas.

Existe vereador sério, mas vamos trabalhar com seriedade, a lei da ciclovia, necessária, não tem dúvida, mas para isso tem que ter regras, não sair por aí riscando o asfalto e proibindo estacionamento em lugares de comércio, igrejas, escritório, consultórios médicos, pois deixei de ir a um consultório médico porque não tinha mais lugar para se estacionar. Eu não consigo andar muito e assim a igreja e o comércio estão perdendo seus fiéis e seus fregueses. Estamos elegendo uma Câmara de Vereadores somente para nos prejudicar, não perguntam a ninguém se estão certos, vão ganhando nosso dinheiro nas coxas, e com salário altíssimo. Enquanto o nosso é uma miséria, o mesmo, com a proibição de criar galinhas em casa, pois eu criava e a minha família há mais de 50 anos, e as mesmas nos serviam para limpar o quintal de matos e também para nos oferecer ovos de qualidade e saúde. Agora sou obrigado a pagar sem poder para capinar, pois não posso ,tenho problemas de saúde, e a fiscal me informou que as galinhas transmitem doenças.

Pelo amor de Deus, sendo assim não existiria, granjas. Ah, mas as granjas mantêm com inseticidas... Mas as minhas também, vocês, vereadores, quando em campanha nos disseram que iriam trabalhar em conjunto com a comunidade, mas acho que está sendo somente sua comunidade familiar. As eleições estão chegando, vou trabalhar muito para que esta situação mude, vamos prestar a atenção.

Devanir Alamino