terça-feira, 1 de novembro de 2011

COMENTÁRIO QUALQUER (91)

TRÊS TOQUES: FICHA LIMPA, SEMÁFOROS EM EXCESSO E DERROCADA NOROESTINA
1. O Projeto de Ficha Limpa é perigoso. Mais perigoso é uma entidade do tipo Batra, que se diz defensora de direitos dos bauruenses estar ao lado disso, pois está claro um passar por cima de legislação já existente sobre o tema, ou seja, não é necessário nenhuma lei local legislar sobre o assunto. Basta seguir a já existente e ponto final. Perigosa também a fala da vereadora Chiara DEM, quando diz que o Google é instrumento de pesquisa nesse sentido. Sim, com todo o cuidado possível, pois nem tudo que está lá deve ser creditado como correto. E alguns atos não podem ser decisivos para o Ficha Limpa ou Ficha Suja, como os atos políticos, participar de manifestações, dívidas, inclusão de nomes em restrição de crédito, etc. Vi e me assombrei com a fala dela, rindo para a câmera de TV (não gosto de quem ri dessa forma na tribuna e diante das câmeras, irônica, demonstrando autoritarismo e prepotência) e me assusto ainda mais por tentar entender o que mais estaria por trás dessa proposta. Esse assunto deve render muito mais, uma vez que sua votação foi sobrestada e hoje, após compreender melhor o que vi na Câmara, sinto que isso não é algo para meramente barrar alguém com Antecedentes Criminais, mas para barrar os inoportunos, os contestadores, os instigadores e me vejo incluído nesse rol. “Eles” querem a política só para eles e sem a presença nossa, os que estão a questionar sobre o posicionamento deles em algumas questões, nadarão de braçada. Resisto a isso e continuo achando populista o projeto apresentado e dotado de um tom elevado de conservadorismo. Ontem na TV Tem, noticiário das 19h15, fui ouvido na Câmara e pude expor um pouco dos motivos de ser contra: pura redundância e tenho certeza, vereador tem mais o que fazer.

2. Circulo diariamente pela avenida Dr Octávio Pinheiro Brisolla e nela uma via de acesso rápido, encurtando caminhos, com curtos momentos de interrupções durante o dia, provocados pelas ruas de acesso. Tudo flui normalmente e ontem, com o início do funcionamento de dois sinais, um no cruzamento com a rua capitão Gomes Duarte e outro na rua Joaquim da Silva Martha (praça Alan Kardec) o caos institucionalizado e um congestionamento perdurando durante quase o dia todo, algo que não ocorria no local. Essa mais uma ação da EMDURD, uma que abandonou o terminal rodoviário às moscas, mas continua interferindo no trânsito da cidade e em algumas vezes de forma catastrófica. “Se tudo pode ser piorado, por que manter a calma rotina de um lugar?”, esse parece ser o lema do pessoal especializado em trânsito (sic) da empresa. Percebo a cidade tendo acessos dificultados, vias sendo entupidas, falta de critérios e mudanças ocorrendo com pouco ou nenhuma base de estudo, só para contentar um ou outro descontente. A cidade não necessita desse excesso de semáforos, pois eles penalizam cada vez mais o cidadão, enburrecem a cidade, atravancam até a paciência, estressam todos os envolvidos nos acessos, antes normais e agora, regrados, restritos e lentos. Reconhecer erros faz parte da vida de qualquer cidadão de bom senso, mas não sei se nesse momento posso recorrer ao velho conhecido Nico Mondelli para reverter isso, pois não o vejo dando uma solução adequada para o que vejo diariamente ocorrendo dentro do terminal rodoviário e dessa forma acredito ser perda de tempo ir buscar nele a sensibilidade necessária para reverter o estrago feito. Se ele se dispuser, coloco lá numa das esquinas uma cadeirinha de minha casa e o deixo a observar o que resultou a mudança, por meras duas horas, para ver com seus próprios olhos se melhorou ou piorou. “Vamos deixar essa cidade mais palatável, menos burocrática”, esse meu lema, mas existem alguns querendo nos ver cada vez mais enlouquecidos. Nos devolvam a tranquilidade.

3. Sou noroestino de quatro costados, mas ando angustiado, assim como os 500 torcedores que religiosamente acompanham o time, até nesse campeonatinho inventado para deixar os times do interior em atividade no segundo semestre do ano. O time deixou de ser bauruense ( a torcida não), pois administrado por um que diz ser, Damião Garcia, só gente de fora, sem o amor à causa e a camisa ocupam seus postos de comando. Falta sensibilidade administrativa e mesmo tendo capital em excesso, estão fazendo algo que a torcida não consegue entender: o usam muito mal e com pessoas despreparadas para entender o que venha a ser esse centenário time. Tivemos uma campanha deprimente, um discurso idem e nenhuma solução à vista. Fomos humilhados várias vezes e temos que reconhecer, éramos o time com uma das melhores estruturas do torneio. Os jogadores tem acesso a tudo de bom, mas foram mal escolhidos e idem para os que os dirigiam. E por que disso? Qual a intenção do dono, o Damião agindo assim? Ele não quer o bem do Noroeste? São perguntas sem resposta, que após a parada nesse momento e o retorno daqui a um mês, já iniciando os preparativos para a disputa da segunda divisão do Paulista do ano que vem, devem ser respondidas. Mais uma: Se nada podemos fazer para ter outro mandatário no time, o que será necessário fazer para tentar sensibilizar o dono do cofre a entender que está investindo mal seu capital e continuando mantendo a estrutura atual o fracasso será iminente? Como alguém à frente de um negócio tão grandioso, a envolver tanto capital, não consegue enxergar isso? É isso que não me entra na cachola. O capitalista está jogando dinheiro pela janela e não faz nada para mudar a situação. Na foto, eu e meus dois primos, Beto Grandini, da Unesp e Eduardo Lopes, da White Martins, todos noroestinos de quatro costados, numa das últimas contendas no Alfredão.

OBS FINAL: Ontem, 31/10 uma data redonda a ser comemorada, o DIA D (http://www.diadrummond.com.br/ ), data do nascimento de um dos maiores poetas brasileiros: Carlos Drummond de Andrade. "Havia uma pedra no meu caminho", nos dizia e as enfrentamos até hoje, a cada dia uma nova a ser transposta. Haja esforços, mas eles são inevitáveis. Por fim, mais um curto vídeo do dia do Tributo ao Manito, o sexto, dessa vez Bitenka e ao fundo algumas imagens desse HPA, na platéia do show no Templo, em 1989:

5 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Só vi uma coisa nessa foto dos três noroestinos: são todos barrigudos. Isso é algo cervejeiro ou todo noroestino é assim mesmo?

Sofremos juntos. Pau no Ficha Limpa.

André Ramos

Anônimo disse...

Henrique

Feriado é um bom dia para colocarmos as leituras em dia. Só hoje fui ver seu blog e sua preocupação com o Ficha Limpa. Veja só. Perceba que onde o Ficha Limpa está sendo implantado, sempre alguém do lado mais conservador a tocar o barco. Isso não te faz pensar em algo... Voce acha que o pessoal do DEM, com tudo o que já produziram de pernicioso para o país pode ter alguma credibilidade para propor algo assim. Relembre nomes do PFL, hoje DEM e constate isso. Voce está certo em ir buscar o algo mais por trás desse projeto.

E quanto aos barrigudos da foto, já que são primos, não deve ser mal de noroestino, mas de família.

Bom feriado e boa pesquisa. E abaixo os sinais em excesso, que aí em Bauru te incomodam e aqui em SBC também.

Daniel Carbone

Cezar Grandini disse...

Impressionante como você e o Betão estão parecidos. Muita barriga, pouco cabelo e os que restam ficando brancos. Solução para Norusca e outros times: democracia. Eleição direta do Presidente pelos sócios e sócios torcedores. Sobre os Garcia, como bom palmeirense eu os apóio na Presidência do Curíntia! rsrs

Reynaldo Grillo disse...

Henrique..As suas duvidas sao tambem as minhas, como tambem de toda torcida noroestina. Se formos buscar as campanhas do Noroeste bem la tras...Apos a morte do Celso Zinsly...Sem exageros ..Todos os diretores de futebol do Noroeste que o Damiao pos em Bauru pra diirigir o Norusca so enganaram...E este que esta atualmente no clube, o tal de Beto de Souza alem de ser um grande incompetente e arrogante, pois gosta de manter uma certa distancia da torcida e da midia..Sem contar que ele tem no cartel dele tres rebaixamentos....Guarani, Goias e Norusca...E se ele ficar no clube corremos o perigo de irmos pra Serie A/3 do paulista. .Tem um outro enganador , um tal de Marcos Honda que tem o cargo de supervisor de futebol tambem nao diz o que faz no clube pois nao conversa com ninguem.Um verdadeira topeira. Estamos nas maos de uma panelinha onde a origem e la em Sao Paulo. O Damiao nao manda mais a muito tempo...Tudo esta nas maos dos filhos deles...Eles tambem nao sao do ramo....Nao entendem nada de futebol...E so lembrarmos a lambanca que o filho do Damiao ..o Fernando fez no Noroeste....E nas maos deste pessoal que estamos presos...Ai vem uma parte da torcida acomodada, desinformada que tem medo a cada ameaca do Damiao quando diz que vai embora, outros que poe todo este pessoal num pedestal e dizem amem pra tudo o que eles falam, temos tambem o problema com o Conselho Deliberativo que faz tudo o que o Damiao manda, uns verdadeiros paus mandados. Agora eu te pergunto...Se o Damiao e os filhos dele acham que o Norusca da prejuizo, porque entao continuam no clube?Tem mutreta nisto...Com tudo isto ainda acredito que um dia o Noroeste voltara a ser o Norusca de Bauru...Abracos e obrigado por tudo.

Mafuá do HPA disse...

Uma carta do Reynaldo publicada hoje na Tribuna do Leitor, JC de hoje:

03/11/2011
Os dois Noroestes
Estamos diante de dois Noroestes: o dos atuais dirigentes do clube que pecam pela omissão em matéria de administrar um time de futebol, da apatia e da vergonha dentro de campo, de times montados nos últimos anos recheados em grande parte de jogadores sem nenhuma intimidade com a bola, pois nos dá a impressão de serem insistentementes colocados pra jogar por interferência dos seus empresários e, o que e pior, com o aval do diretor executivo do clube e seus superiores.

E ainda querem que o torcedor aceite todo este monte de jogadores perebas jogando pelo Norusca. Nao vejo outra razão que explique tamanha incompetência, que justifique todas essas mazelas que vêm acontecendo no Noroeste nos últimos anos. Aí está um bom exemplo de que nem sempre o dinheiro resolve qualquer situação se não tiver competência em saber usá-lo. O primeiro eu poderia chamar de Noroeste dos incompetentes, que tem o clube como um brinquedo de diversão. Um Noroeste covarde, chato, sem graça, sem pulso, sem comando, sem tesão em ser o Norusca de Bauru. Um Noroeste cada vez mais só. Um Noroeste onde não há união, nem companheirismo, nem camaradagem. Um Noroeste que não honra tudo que conquistou no passado a duras penas. Um Noroeste pobre de espírito. Um Noroeste onde o seu atual diretor executivo Beto Souza “recordista em rebaixamentos atuando pelo Guarani, Goias e Norusca” e o supervisor de futebol Marcos Honda, que pelo jeito também não é do ramo, pois até hoje não disse a que veio...Simplesmente uma figura decorativa no clube. E os filhos do Damião, que deveriam se apresentar e dar satisfações de toda esta incompetência pelo qual vem passando o time do Noroeste em campo? Preferem se esconderem ao invés de darem as caras pra bater.

Um Noroeste e, que tudo é mal resolvido a partir de São Paulo, um Noroeste que não tem a mínima vontade de se relacionar com a torcida, um Noroeste que peca pela falta de competitividade e daí, infelizmente, cada vez mais o afastamento da sua torcida do Alfredão. Um Conselho Deliberativo que se omite aos reais interesses do clube, um Noroeste que, definitivamente, não é o meu Noroeste. Já o segundo Noroeste é consequência direta do primeiro. Se aquele perdeu o rumo, este último é quem paga o preço. Qual é a dúvida de que a falta de qualidade de muitos jogadores e técnicos que têm sido trazido nos últimos anos para o Noroeste e fruto da incompetência de quem o dirige? O que tem se salvado nesta bagunça toda tem sido a revelação de alguns jogadores da base e de três ou quatro jogadores do time principal que têm demonstrado condições de jogar pelo Noroeste, mas que muita vezes acabam se perdendo por causa das atitudes contraditórias do técnico e da ruindade dos demais companheiros em campo.

O Noroeste tem um grave problema e não precisa ser nenhum gênio da lâmpada para descobrir isso. É só olharmos os times formados nos últimos anos e cada um tira a conclusão que melhor lhe convir. Precisamos no Noroeste de dirigentes preocupados com o crescimento, com a vontade de serem aplaudidos, elogiados. E esses que estão na direção do clube no momento com certeza não são do ramo.


Reynaldo Grillo New Jersey-USA