sábado, 26 de novembro de 2011

O QUE FAZER EM BAURU E NAS REDONDEZAS (07)

UM NOROESTE QUE FAÇO QUESTÃO DE APRESENTAR AOS AMIGOS E OUTRO PREOCUPANDO
Sou daqueles que posso ser considerado NOROESTINO de quatro-costados. Vibro muito mais quando meu Noroeste ganha do que o Corinthians um campeonato, como está prestes a acontecer. Todos à minha volta sabem como os convido para estarem comigo no Alfredo de Castilho e presenciar um jogo da “maquininha vermelha”, mesmo que o resultado final não seja dos mais satisfatórios e ocorra de ser obrigado a ouvir no final: “Foi para isso que me trouxe até aqui?”. Insisto, pois vibro com esse time que aprendi a amar nos meus tempos de moleque, incentivado pelo meu avô, ex jogador noroestino da década de 10, José Perazzi. Não parei mais e não conseguirei parar. Ando triste e preocupado com o que estão a fazer com esse centenário time de futebol. Décadas sob o tacão de Damião Garcia, hoje doente, deprimido, esposa acamada e o time jogado às moscas, sem direção, duas reapresentações adiadas e um futuro sombrio pela frente. Ontem foi anunciada a tabela dos jogos da Segunda Divisão do Paulista e nenhuma movimentação pelos lados da montagem de um elenco.

Semana passada li um texto no diário BOM DIA, 21/11, coluna Papo de Futebol, do Fernando BH, com o tírulo “Carta para Damião”. Ela começava assim: “Senhor Damião, vá descansar. Imagino como esses dias devem estar sendo difíceis. Cogitar romper um compromisso, ainda mais com seu querido Noroeste fora da elite. Mas, fique tranquilo. Ignore essa questão de honra de devolver o time à primeira divisão. O Norusca ainda vai cair e subir muitas vezes. Esse peso não está (só) nas suas costas. Se o senhor pensa que, saindo, fará mal ao Alvirrubro, saiba que seu silêncio é mais danoso. O clube está refém da sua palavra final, do cheque que assina – e que anda chegando cada vez mais atrasado...”. Texto cheio de sentimento e que pode ser lido na íntegra aqui: http://www.redebomdia.com.br/blog/detalhe/1657/Carta+para+Damiao

Textos assim são escritos por quem possui amor por esse time. BH é um desses. Estamos todos apreensivos e loucos de vontade de voltar a freqüentar o estádio mais confortável do interior paulista, mas tendo prazer em lá estar, com um time à altura de sua história e dos torcedores. Por fim, a Sangue Rubro comandada pelo Pavanello estará no começo de dezembro realizando mais uma Festa de final de ano, dessa vez com um sabor de apreensão e certo comedimento, pois pelas incertezas, não existe muito o que ser comemorado. A festa é a 25º Aniversário da Sangue Rubro, será dia 11/12, no recanto São Francisco, seguindo por detrás da antiga fábrica da Coca-Cola e para maiores informações liguem para 14.30111936. Para demonstrar o quanto amo esse time, recebo como visitante por esses dias uma carioca em minha casa, dona Leda Wilma Cantuária, 76 anos, flamenguista doente, amiga de Ana Bia, que chegando no aeroporto de Bauru, desceu do avião trajando a camisa da Sangue (presente meu a ela meses atrás), para deleite dos presentes no aeroporto e como bonachão que sou a levei quase que em primeiro lugar na cidade para conhecer a sede da Sangue e lá fomos recebidos pelo Pavanello. Poderia tê-la levado ao estádio, mas por lá tudo fechado, desolado e com clima de fim de festa, mesmo com ela ainda não tendo começado. Pessoas como dona Leda, que mesmo possuindo quase nada de entendimento sobre ser noroestino, presta uma sentida homenagem nesse momento, com um imenso valor a todos que lutam para que o mesmo continue firme e forte nos campos de jogos. Alguns precisam entender de uma vez por todas uma coisa muito simples sobre o Noroeste: ELE É MUITO MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS.

Outra Coisa: Amanhã, dia 27/11 das 15h até o arroz secar estará acontecendo no teatro Municipal de Bauru mais um UMBANDA FEST, a festa anual da Umbanda capitaneada pelo Bicardo Barreira. Gosto muito dessa festa, presenciei todas suas edições e na primeira fiz aqui um belo Memória Oral, gosto dos shows, das pessoas a circularem por lá e tenho toda a certeza que esse poderá ser o momento para muita reflexão por parte do Ricardo, ponderando tudo o que já foi feito, como foi feito, dando a guinada necessária para revitalização e redirecionamento em tudo o que faz. Torço por isso e lá estarei amanhã para lhe falar ao pé do ouvido exatamente isso.

Finalizo o post indicando um lugar que deixará saudades em Bauru, o Restaurante do Luso (fechará em maio 2012), com um buffet de lascar e sempre com mísica da mais alta qualidade. Hoje presenciei por lá o Musical ÁLIBI, capitaneado pelo Humberto Biazon, que rememora algo que poucos ainda fazem, músicas que cairam no esquecimento e nem são conhecidas pelos de gerações atuais. Ao Luso e ao Álibi, cada um a seu jeito, uma Bauru por onde circulo e faço questão que divulgar:

4 comentários:

Reynaldo disse...

Henrique...Que legal a atiitude da Dona Leda. Quando eu vi as fotos fiquei emocionado. E so sinto que ela tenha vindo a Bauru justamente quando o nosso Norusca esta passando por uma ma fase. Mas esta valendo a torcida dela. E que isto sirva de exemplo pra muita gente que vive na cidade de Bauru e nao respira o clube que reprsenta Bauru.Quanto a famosa fase do Fico ou nao Fico dos Garcias, realmente ja encheu o saco alem das medidas. Tenho toda certeza de que eles saindo, alguem de Bauru assume. Isto so nao aocnteceu ate agora porque nao se afinam com este pessoal, porque tudo tem que ser centralizado em Sao Paulo e sem contar que tem que comer nas maos deles. Nao precisamos ficar com medo de que eles saindo o clube fechara. Comecaremos de uma forma mais modesta e com certeza a torcida voltara a ter confianca em quem dirige o clube, e assim voltar a apoiar o time no Alfredao. Oremos pra que tudo de certo .Por favor, mandeu forte abraco a Dona Leda e que ela seja bem vindo a nossa cidade. Valeu Henrique.

Anônimo disse...

Henrique

Humberto é um músico como poucos e voce disse bem certo, ele faz um resgate que poucos fazem, muit diferente dessa que voce gravou, a Saigon, que é linda, mas ele toca Taiguara e tantas outras que não vemos mais em lugar nenhum. O Álibi é nosso àlibi, o escape de uma música que está quase se perdendo.

Parabéns por sua preocupação com o Noroeste e pelo seu livro.

Tadeu Farias

Anônimo disse...

A REAPRESENTAÇÃO DO NOROESTE FOI ADIADA PELA TERCEIRA VEZ...
É QUASE DO FUNDO DO POÇO.
O QUE SAIRÁ DISSO?
SEM COMANDO NENHUM
PAVA

Anônimo disse...

VC TEM ALGUMA NOVIDADE DO NORUSCA

SERÁ QUE O DAMIÃO FICA?? JÁ ESTÁ ATRASADO A PREPARAÇÃO PARA 2012

OREMOS !!!

EDUARDO LOPES