quarta-feira, 2 de novembro de 2011

DIÁRIO DE CUBA (56)

QUEM FOI MESMO O GRANDE DESTAQUE DO PAN DE GUADALAJARA...
Algo para relaxar nesse feriado de Finados no meio da semana. Gosto de enaltecer o papel exercido por CUBA nesse blog e algo que me traz excelentes recordações foram os 20 dias lá passados em 2008. Quanta saudade. Nessa semana com o fim dos Jogos Panamericanos, realizados em Guadalajara, no México, a constatação da imponência de um governo voltado para o ser humano, em detrimento do ter. Em números relativos, é impressionante o desempenho dos atletas cubanos. Se se considerar a população de Cuba, que é menor que a do Rio de Janeiro, a quantidade de medalhas ganhas por milhares de habitantes é infinitamente superior a dos EE UU. Para mim, os cubanos são os grandes vencedores desses jogos. Recebo inúmeros e-mails enaltecendo isso e um deles, o de meu amigo Marcos Paulo Resende, reproduzo abaixo, curto e grosso. Imagino o que sentem os com dor de cotovelo, só enxergando coisas ruins na ilha e chegando a propagar que as medalhas conseguidas são porque lá os atletas são penalizados no “tronco” quando não as conseguem. Longe disso, a ilha é o reflexo de como o mundo podia ser mais humano, sensível e menos idiotizado e voltado para o pensamento único. Só por isso, ressalto aqui o feito e prometo continuar escrevinhando deles sempre que oportunidades aparecerem:

“Cuba acaba de sacramentar-se mais uma vez como a segunda força das Américas no esporte e é interessante os que se utilizam das insanas críticas ao país comunista observarem algumas considerações.

Sabia que Cuba quando era um país democrático como o Brasil, um lambe saco do império, era mero figurante nos jogos com pingadas medalhas?? Bom, fui resgatar minha enciclopédia do esporte e veja que dados interessantes, sabia que pouco mais de uma década pós revolução, no Pan de 1971 em Cali-Colombia, de lá pra cá, a pequena ilha comunista sempre fica em segundo lugar?? Com exceção do Pan de 1991 que, veja bem, ficou em primeiro lugar a frente dos EUA. Agora como pode isso ser possível, se "intelectuais" que circulam pelos jornalões falam que lá só sobram batatas pro povo comer?? Se lá é uma miséria total e o povo explorado??

A verdade, a razão é ciência, é fato, isso é ótimo, porque o papel se inverte diante de tanta crítica burra, medíocre, capazes de dizerem as mais insanas pérolas sobre o país, sem ao menos conhecer os fatos da história, não seria aqui que esse senhores talvez estejam com falta de vitaminas para o cérebro?? Não dão o braço a torcer mesmo diante das evidências, quanto sectarismo.

Já pensou o quanto de avanço mais Cuba teria sem o embargo, sem a falta de matérias primas em suas terras?? Vale lembrar que os atletas cubanos não têm os melhores suplementos esportivos e anabólicos para as competições de alto rendimento como as nações com PIB elevado, e é bom destacar que isso é conseqüência de uma política esportiva social, voltada primeiramente para a saúde e bem estar da população, por essa e outras é que Cuba acaba de ser reconhecida pela Unesco como a única nação das Américas a não sofrer com desnutrição infantil, esse sem dúvidas um primeiro lugar a se orgulhar, diferente daqui e dos EUA por exemplo, onde quem não é competidor de alto rendimento, certamente está como a maioria condenado como um porco nos fast-food do american way of life.

Cuba é verdadeira face da humanidade hoje que tentam esconder, mas enquanto houver vida, mínima que seja no mundo, de mentes sãs e revolucionárias, lá na pequena ilha estará o exemplo e o olhar sincero para o futuro do antigo guerrilheiro heróico. Viva Cuba, Viva Fidel e Che!!!”.


OBS. FINAL: A última foto é do quintal da casa do Marcos Paulo, com a visão traseira de seu veículo, com a capa da roda estampando a imagem de um dos líderes mundiais ainda a tocar fundo no sentimento de transformação do planeta em algo mais palatável: CHE.

10 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Bom mesmo deve ser morar na NOva Zelândia e ser campeão mundial de rugby. Até a temperatura do país é mais amena do que a desses trópicos. Que me diz...

Randhal

**Marcus** Bellinha** Duda** disse...

Henrique

Cuba está sendo mais compreensivo com as religiões? Como é a liberdade de culto por lá? Pastores podem atuar livremente por lá e catequisar sem que o Estado interfira ou crie problemas.

Anônimo disse...

Cuba é um estado comunista, portanto como está em sua constituição um estado ateu, não aceita interferencias religiosas nas questões de estado, o que faz acertadamente, religiões são permitidas no país desde que não atentem contra a revolução, como por exemplo os "TJs" que não reconhecem a revolução e por isso não podem dissemine-la no país.
Como é um estado que recebe uma otima pedagogia voltada a formar o cidadão e como a propria constituição também afirma, o estudo cientifico e materialista nas escolas, por isso o grau de alienação por lá é bem baixo.

"A religião é o ópio do povo, o suspiro da criatura oprimida".(Karl Marx)

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Mafuá do HPA disse...

AMIGOS NOVOS E ANTIGOS:

A questão religiosa, Marcos já respondeu. Acrescento que por lá, nunca que uma religião tentará impor sua vontade acima da de Estado. Acho ótimo. Cada um no seu quadrado e quando passam dos limites no excesso que vejo aqui cometidos diariamente, via rádio, tv, a lei os obriga ao enquadramento. Lá ninguém engana o povo e subtrai desses quantias por causa da fé. Para mim é o paraíso terrestre. Já da Nova Zelândia, só mais um país onde o capital é o mandatário mór. Talvez o isolamento faça com que alguns acreditem lá ser melhor, mas as injustiças são as mesmas do lado de cá, onde uns poucos tem muito e a maioria, os nativos, possuem quase nada.

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

É perturbador o desdém de vcs com o único Pai Celestial que temos o Senhor Jesus.
Devo lembra-los que a justiça terrena é falha e muitos que praticam o mal escapam da punição terrena mas não da justiça Divina do criador.
Esse é o sentido da Grande vida, a justiça que nos conforta o Criador.


Maria M.

Anônimo disse...

Cara Maria, poderia nem me dar o trabalho de responder algo tão sem lógica em seu comentário, até porque o texto não trata desse assunto, mas sempre vocês tem que puxar para esse lado, irei dar uma resposta para quem sabe vocês possam ao menos fazer algo que a religião os tira, refletir, pensar, tanto que é normal não conhecerem nem o assustador conceito do que chamam de livro sagrado.

Essa base de seu raciocinio é comum entre os que creem, mas uma lógica vazia, o tipo de mundo que você quer viver, não tem base no tipo de mundo em que você vive realmente.

Se essa é sua principal objeção as visões de mundo que não incluem justiça cósmica, desculpe, mas você não sabe o que está falando. A vida não é justa, e o desejo de justiça que você expressa é uma das bases da maioria das religiões, sabemos que muitas vezes o bem não é premiado e o mal não é punido.

Então os que esperam por essa justiça criaram uma saída para não afundar em desespero, e evitar de encarar a aspereza de uma realidade indiferente, seja céu, inferno, ou reencarnações, servem ao mesmo propósito. Alguns de nós preferem encarar a realidade, alguns percebem que não há uma boa razão para crer que o universo é nada senão indiferente a nossa existencia e nossos conceitos de bem e mal, alguns percebem que lidar com a realidade em termos reais é a única forma de realmente melhorar uma situação.

A vida não é justa, e é na realidade confortante se você pensar nisso, se a vida fosse justa, isso quer dizer que você seria merecedor das coisas ruins que acontecem contigo, e aqueles que se beneficiam de más ações, são merecedores iguais. Perceber que não há razão para esperar justiça é o que assegura fazer coisas que imponham justiça, perceber que o bem nem sempre é recompensado é o que nos guia a premiar o bem quando o vemos e perceber que o mal nem sempre é punido é o que nos guia a trabalhar juntos, como sociedade coletiva, lidando com nossos problemas individual e coletivamente, de uma forma que possa ter reais mudanças, e que ao menos minimize ações prejudiciais.

Saber que a justiça não é garantida nos permite apreciar quando isso acontece e assegurar que aconteça numa base regular, sua visão particular do conceito de "deus justiça" representa o maximo da irresponsabilidade e injustiça, a religião que você escolheu nos considera pecadores ao nascer, culpados antes mesmo do primeiro suspiro, responsavel por coisas que nunca fizemos, ela oferece perdão instantaneo e não merecido para os crimes mais horriveis e pune pessoas cujo unico "crime" é a descrença, para sempre, ela defende escravidão, denigre mulheres, amaldiçoa homossexuais, ordena apedrejar crianças desobedientes, sanciona guerras e exterminios, desculpa sacrificio humano, e envenena toda mente que toca. Ela inclui somente um "crime" imperdoavel, a descrença, isso é justo??? A "justiça" que você prega e admira não é nada disso, é decreto divino, é arbitrária e no fim das contas injusta e imoral, claro que há criminosos que escapam da falha justiça que temos, mas você sabia que o seu sistema diz que eles são elegiveis ao paraiso eterno?? Sob as regras do cristianismo o criminoso que escapou da justiça aqui pode também escapar da "justiça divina", com essas regras ele talvez viva eternamente no paraíso, enquanto alguem que passou a vida toda fazendo o bem, ajudando e contribuindo de forma positiva na unica vida que temos certeza que teremos, no final é julgado indigno desse premio.

continuo abaixo...

Anônimo disse...

Não se engane você não aceitou esse senso divino de justiça que alivia o problema, você aceitou um que alivia o problema para você. É uma justificativa egoista que não demonstra preocupação com assuntos de justiça, é o ápice da ignorancia, e do seu desejo de sentir-se especial porque alguem lá em cima te acha especial, de acordo com o ponto que defende ele acha qualquer um que o adore especial, sem preocupação com justiça e carater, você pode achar em Romanos, a Lei foi estabelecida com pleno conhecimento que ninguem poderia cumpri-la, foi estabelecida para demonstrar essa incapacidade e nos trazer a ferração depois, aí se estabelece a valvula de escape para deixar alguns pensarem independente das posturas com essa lei, sua religião te fez escrava, descuidada da realidade, te fez apoiar a imoralidade e a injustiça enquanto afirma que decretos arbitrarios e valvula de escape contam, é uma mentira repreensiva que envenena a mente e a previne de entender a realidade.

Quando as vendas caírem de seus olhos como aconteceu com muitos de nós, Henrique e eu por exemplo, verá que estamos aqui e vai perceber que não está sozinha e não tem culpa e pecados que lhe impuseram. Aí entenderá quando denunciamos como ópio do povo.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Mafuá do HPA disse...

Maria:

Perceba que o meu questionamento na resposta que dei lá no alto não foi contrária a religião. Marcos fundamentou a coisa de forma minuciosa. Não toquei nisso e fui explícito em algo contra o uso de supostos religiosos, que ganham muito em cima da fé alheia, algo muito comum por aqui e que em Cuba não é permitido, muito menos tolerado, o que acho ótimo. Tem aproveitadores, verdadeiros criminosos nesse segmento de mercado e os fiéis não percebem a enrolação, tão crentes estão. é disso que estava embasada minha resposta.

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

El llamamiento de la Red En Defensa de la Humanidad reclamando justicia
para nuestros Cinco hermanos se encuentra en el sitio temático
www.liberenlos5.org donde pueden sumar las firmas de todo aquel que
desee apoyar al Llamamiento.


APOYEMOS A CUBA EN SU RECLAMO DE JUSTICIA

Los actos terroristas contra Cuba, han cobrado más de tres mil vidas y
causado lesiones y discapacidad a más de dos mil personas inocentes.
Connotados criminales, autores de atentados, asesinatos y sabotajes,
están libres hoy en la Florida. Cinco jóvenes cubanos que vigilaban en
defensa de su país a las organizaciones terroristas más agresivas que
han venido operando con absoluta impunidad en territorio estadounidense,
fueron apresados en Miami en 1998 y condenados a extensas penas de
cárcel en esa ciudad, a través de un proceso amañado y bajo la presión y
la hostilidad de medios de prensa pagados con dinero federal. René
González, el primero de los Cinco que ha cumplido su injusta
condena, debe permanecer durante tres años en régimen de libertad
supervisada en territorio estadounidense, en vez de regresar a su Patria
y a su familia. Los abajo firmantes exigimos al Gobierno de Estados
Unidos el inmediato regreso de René González a su país y la liberación
de Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Antonio Guerrero y Fernando González


Firmas Iniciales

Adolfo Pérez Esquivel, Elfriede Jelinek, Zhores Alfiorov, Nadine
Gordimer, Rigoberta Menchú, Noam Chomsky, Oscar Niemeyer, Eduardo
Galeano, Danny Glover, Alfonso Sastre, Alicia Alonso, Alice Walker,
Pablo González Casanova, Roberto Fernández Retamar, Rafael Cancel
Miranda, Enrique Herrera, Ignacio Ramonet, Frei Betto, Gianni Miná,
Samir Amin, Tariq Ali, Istvan Meszaros, Ramsey Clark, Yeicdkol Polevnsky
Gurwitz, Fina García Marruz, Armand Mattelart, Luis Britto García, Cindy
Sheehan, Dennis Banks, Thiago de Mello, Cynthia McKinney, Tomás Borge,
Miguel Barnet, Miguel D'Escoto, Manu Chao, Saul Landau, Oscar González,
Silvio Rodríguez, Luis Eduardo Aute, Daniel Viglietti, Francois
Houtart,Vicente Feliú, Vijay Prashad, Graziella Pogolotti, Miguel
Bonasso, Domenico Losurdo, Atilio Borón, Noah Gimbel, Alfredo Guevara,
Fernando Morais, Walter Salles, Marcelino dos Santos, Paul Estrade,
Esperanza Martínez,Martin Almada, Belén Gopegui, Ariel Dorfman, Ernesto
Cardenal, Elmar Altvater, William Blum, Jorge Fons, Omara Portuondo,
Feredico Mayor Zaragoza, Piero Gleijeses, Eric Toussaint, Ernest Pépin,
Paul Leduc, Jorge Sanjinés, Leo Brower, Stella Calloni, Juan Bañuelos,
Frank Fernández, Constantino Bértolo, Tato Pavlovsky, Víctor Flores
Olea, Pascual Serrano, Theotonio dos Santos, Isaac Rosa, César Portillo
de la Luz, Manuel Cabieses, Marjorie Cohn, Magdalena Gómez, Guillermo
Toledo Monsalve, Víctor Heredia, Héctor Díaz-Polanco, Santiago Alba
Rico, Richard Gott, Amiri Baraka, Amina Baraka, Hildebrando Pérez
Grande.......


Sitio del Capitulo Cubano de la Red de Redes En Defensa de la Humanidad

www.capitulocubano.cult.cu

Anônimo disse...

Malditos comunistas!José Roberto Torero (Carta Maior)Acabaram os jogos Pan-Americanos e mais uma vez ficamos atrás de Cuba.

Mais uma vez!

Isso não está certo. Este paiseco tem apenas 11 milhões de habitantes e o nosso tem 192 milhões. Só a Grande São Paulo já tem mais gente que aquela ilhota.

Quanto à renda per capita, também ganhamos fácil. A deles foi de reles 4,1 mil dólares em 2006. A nossa: 10,2 mil dólares.

Pô, se possuímos 17 vezes mais gente do que eles e nossa renda per capita é quase 2,5 vezes maior, temos que ganhar 40 vezes mais medalhas que aqueles comunas.

Mas neste Pan eles ganharam 58 ouros e nós, apenas 48.

Alguma coisa está errada. Como eles podem ganhar do Brasil, o gigante da América do Sul, a sétima maior economia do mundo?

Já sei! É tudo para fazer propaganda comunista.

A prova é que, em 1959, ano da revolução, Cuba ficou apenas em oitavo lugar no Pan de Chicago. Doze anos depois, no Pan de Cáli, já estava em segundo lugar. Daí em diante, nunca caiu para terceiro. Nos jogos de Havana, em 1991, conseguiu até ficar em primeiro lugar, ganhando dos EUA por 140 a 130 medalhas de ouro.

Sim, é para fazer propaganda do comunismo que os cubanos se esforçam tanto no esporte. E também na saúde (eles têm um médico para cada 169 habitantes, enquanto o Brasil tem um para cada 600) e na educação (a taxa de alfabetização deles é de 99,8%). Além disso, o Índice de Desenvolvimento Humano de Cuba é 0,863, enquanto o nosso é 0,813.

Tudo para fazer propaganda comunista!

Aliás, eles têm nada menos do que trinta mil propagandistas vermelhos na cultura esportiva. Ou professores de educação física, se você preferir. Isso significa um professor para cada 348 habitantes. E logo haverá mais ainda, porque eles têm oito escolas de Educação Física de nível médio, uma faculdade de cultura física em cada província, um instituto de cultura física a nível nacional e uma Escola Internacional de Educação Física e Desportiva.

Há tantos e tão bons técnicos em Cuba que o país chega a exportar alguns. Nas Olimpíadas de Sydney, por um exemplo, havia 36 treinadores cubanos em equipes estrangeiras.

E existem tantos professores porque a Educação Física é matéria obrigatória dentro do sistema nacional de educação.

Até aí, tudo bem. No Brasil a Educação Física também é obrigatória.

A questão é que, se um cubano mostrar certo gosto pelo esporte, pode, gratuitamente, ir para uma das 87 Academias Desportivas Estaduais, para uma das 17 Escolas de Iniciação Desportiva Escolar (EIDE), para uma das 14 Escolas Superiores de Aperfeiçoamento Atlético (ESPA), e, finalmente, para um dos três Centros de Alto Rendimento.

Ou seja, se você tiver aptidão para o esporte, vai poder se desenvolver com total apoio do estado.

Pô, assim não vale!

Do jeito que eles fazem, com escolas para todos, professores especializados e centros de excelência gratuitos, é moleza.

Quero ver é eles ganharem tantas medalhas sendo como nós, um país onde a Educação Física nas escolas é, muitas vezes, apenas o horário do futebol para os meninos e da queimada para as meninas. Quero ver é eles ganharem medalhas com apoio estatal pífio, sem massificar o esporte, sem um aperfeiçoamento crescente e planejado.

Quero ver é fazer que nem a gente, no improviso. Aí, duvido que eles ganhem de nós. Duvido!

Malditos comunistas... José Roberto Torero é formado em Letras e Jornalismo pela USP, publicou 24 livros, entre eles O Chalaça (Prêmio Jabuti e Livro do ano em 1995), Pequenos Amores (Prêmio Jabuti 2004) e, mais recentemente, O Evangelho de Barrabás. É colunista de futebol na Folha de S.Paulo desde 1998. Escreveu também para o Jornal da Tarde e para a revista Placar. Dirigiu alguns curtas-metragens e o longa Como fazer um filme de amor. É roteirista de cinema e tevê, onde por oito anos escreveu o Retrato Falado.

enviado por Pasqual - RJ