quinta-feira, 17 de novembro de 2011

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (56)

DEMOCRATIZAR OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NÃO É CENSURA, LONGE DISSO...
“Olá Pessoal, Está na hora de nos encontrarmos novamente... Vamos ter uma nova reunião: hoje, 17/11, quinta, 19h, saguão do SESC Bauru (av. Aureliano Cardia 6-71). A pauta estará focada nos preparativos da Plenária Nacional do FNDC que ocorrerá no início de dezembro em São Paulo. Também daremos andamento às demandas já iniciadas nas reuniões anteriores. A presença de vocês é fundamental. Qualquer dúvida estou à disposição. Abraços - Sandra Sposito (14- 9785-7770)”.

Recebendo somente isso no seu e-mail talvez o tema não seja dos mais sugestivos, mas vindo com mais detalhes, tudo pode se reverter. Primeiro que FNDC é Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (www.fndc.org.br ) e para maiores detalhes é muito simples. Indico aqui assistirem a alguns depoimentos dados no Seminário de Democratização da Mídia, realização da Carta Maior e da Escola de Magistratura do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre no dia 03/11/2011. Ninguém, mas ninguém mesmo, depois de assistir a isso pode ainda continuar afirmando que a Democratização dos Meios de Comunicação como está sendo proposta é uma espécie de censura, pois o que ocorre é exatamente o contrário. Gostaria imensamente de poder a cada questionamento feito sobre o proposto ser censura, olhar bem de frente para essa pessoa, primeiro verificando sob que prisma diz isso, sob qual influência, sob que manto se encontra, depois propor um debate dentro dos temas expostos nos pronunciamentos a seguir. Não sobraria pedra sobre pedra:
1. JUREMIR MACHADO (jornalista, escritor e tradutor) - http://www.youtube.com/watch?v=PQ-CdsR4Xlo&feature=relatedv=PQ-CdsR4Xlo&feature=related
2. LUIZA ERUNDINA (deputada federal PSB) - http://www.youtube.com/watch?v=h9PiOL7x6TY&feature=relatedeature=related
3. PAULO HENRIQUE AMORIM (jornalista) - http://www.youtube.com/watch?v=-FtufWYt1kw&feature=related
4. BRENO ALTMAN (jornalista e diretor da Altercom) - http://www.youtube.com/watch?v=Eia2YJ1LRUM&feature=related
5. BIA BARBOSA (jornalista e integrante do Coletivo Intervozes) - http://www.youtube.com/watch?v=PtLyA7Mp-HI&feature=related
6. VENÍCIO SILVA (sociólogo e jornalista) - http://www.youtube.com/watch?v=_9AdIFeKeHE&feature=related
7. FRANKLIN MARTINS (jornalista) - http://www.youtube.com/watch?v=wlyC3vYLoEY&feature=related
8. CLAÚDIO BALDINO MACIEL (desembargador) - http://www.youtube.com/watch?v=6yqnWup4sts&feature=related
9. ABERTURA – (aqui ressalto a coragem dos magistrados gaúchos, buscando com a conferência a verificação da real e incontestável verdade, não a reproduzida diariamente pelos “papagaios de pirata” da mídia atual, mas onde ela está de fato e de direito) - http://www.youtube.com/watch?v=3pScWKSVIRs&feature=related

Estou desde o início com alguns a tentarem movimentar adequadamente o FNDC em Bauru e hoje mais uma tentativa. Estar lá e discutir esse tema é para os que querem uma imprensa verdadeiramente livre, soberana e praticamente da verdade factual dos fatos.

OBS.: Amanhã, 18/11, eleição do Conselho da Condição Feminina para uma nova gestão dos dois próximos anos, sendo realizada durante todo o dia na Casa dos Conselhos (atrás da Beneficiência Portuguesa) e como o voto pode (e deve) ser declarado, deixo aqui o meu: MARIA LUIZA CARVALHO para Presidenta, sem tirar nem por, exatamente e tão somente um nome de fibra, luta, resistência, dignidade e disposição.

4 comentários:

Anônimo disse...

Henrique
Vou estar fora de Bauru, mas assisti alguns dos videos e o que posso te dizer é que os argumentos são bons. Os contrários são os praticantes da atual censura, isso sim.

Cesar, da UBT

Anônimo disse...

TEM GENTE QUE MORRE DE MEDO DE VER SEU NOME EXPOSTO NESSAS LISTAS, POIS OS MEIOS DE COMUNICAÇÕES LOCAIS PODEM NÃO GOSTAR. NÃO CONTEM COM MUITA GENTE NESSAS REUNIÕES, POIS A GRANDE MAIORIA GOSTA MESMO DE SE ESCONDER. SOMOS A GERAÇÃO ESCONDIDINHA, QUE QUER COMBATER O SISTEMA SEM MOSTRAR OS DENTES E ASSIM FICA DIFÍCIL...

VALERIA

Mafuá do HPA disse...

amigos novos e antigos:

pariticipei ontem das definições dos presentes, os próximos passos dados pelo FNDC em Bauru:

- Quarta, 23/11, 13h30, na sede do CRP, Plenária para tirar propostas e participantes da Conferência a ser realizada em São Paulo nos dias 09 e 10/12.

Saio de lá convencido de que não temos uma MARCO REGULADOR DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO e o que vigora entre nós é uma bagunça, tudo para favorecer os detentores dos meios de comunicação e isso é injusto, imoral e engorda...

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Olá Pessoal,


O Fórum Nacional de Democratização da Comunicação (FNDC) – Comitê Bauru realizará sua Plenária Regional na seguinte data, horário e local:

Data: 23/11/11 (quarta)

Horário: 13:30 horas

Local: CRP/SP – Subsede Bauru
Rua Albino Tâmbara, 5-28 – Vila Universitária
Bauru/SP

Nosso objetivo é formular propostas e indicar representantes para participarem da Plenária Nacional do FNDC que será realizada nos dias 9 e 10 de dezembro de 2011 em São Paulo.

Contamos com a presença de todos e de todas.

Divulguem para seus contatos!

Qualquer dúvida fico à disposição.

Abs

Sandra Sposito
14-9785-7770