UMA CARTA (76)
PEDRO TOBIAS: PAU QUE DÁ EM CHICO DÁ EM FRANCISCO – enviada para imprensa em 19.11.2011
Em 12/10/11 no JC, coluna Opinião, o deputado Pedro Tobias fez um longo arrazoado com o tema “Do discurso à prática petista de governar”, onde teceu críticas contundentes a uma suposta prática do Governo Federal, petista e contrário ao seu PSDB (na essência, hoje muito parecidos), quando afirmou que “enquanto o governo petista aumenta a expectativa de superávit primário e mantém aberta a porta do cofre da administração pública, a saúde pede socorro”. Tentou demonstrar a seguir que o seu partido, o detentor do Governo Estadual por quase 20 anos faz e acontece contribuindo para administrar Santas Casas interior afora. Aqui em Bauru com a AHB um exemplo nada digno de como algo próximo do PSDB administrava maravilhosamente esses complexos hospitalares, misturando o público com o privado e hoje virando um verdadeiro caso de polícia.
O SUS, bancado pelo Governo Federal é quem continua promovendo quase todas as injeções financeiras para a manutenção de algo que ainda não possui eficaz controle, pois repassa a grana, mas quem efetivamente gasta e controla entradas e saídas são essas entidades e os municípios, sendo que a grande maioria deles possui vínculo com o Governo do Estado. Essa exigência cada vez maior por recursos precisa ter uma fiscalização de contas mais rigorosa. A AHB fez e aconteceu, jogou nosso dinheiro no ralo, enriqueceu uns poucos e fragilizou o Sistema de Saúde. O deputado precisa estar atento a isso e propor nessas instituições todas algo como hoje ocorre nas esferas federais, a divulgação on-line da entrada e saída de recursos, transparência total.
Mas a minha escrevinhação não é para ficar fazendo a defesa de um e de outro. Estou hoje aqui para outra coisa, pois quero simplesmente demonstrar o quanto o nosso deputado é inconsistente quando afirma num título de artigo, que o partido com o qual esgrima nas esquinas é ruim e o dele, uma das sete maravilhas do planeta. Pura balela e conversa para boi dormir. Amanhecemos semana passada estarrecidos com a divulgação de que as obras do Metrô paulista, cria tucana, foram superfaturadas e dinheiro vultuoso desviado, tudo para favorecer uns poucos e guardadas as devidas proporções, igualzinho ao ocorrido aqui com a AHB.
Pedro Tobias, os tucanos todos e também os petistas precisam entender de uma vez por todas que a corrupção é idêntica em todos os matizes, pois está na raiz do sistema vigente. Como ninguém prega a mudança dele, o que ainda é incipiente e precisa de uma guinada são as formas de apuração e de denúncia. Nossos meios de comunicação estão abarrotados de textos sobre uma viagem de um ministro num jatinho particular, mas quase nada sobre a malversação de alta grana no Metrô paulista. Qual a prioridade? Querem pegar quem? Por que não existe a mesma intensidade de denúncia e investigação dos dois lados? Sacanear com a coisa pública está uma festa e quem aí estiver completamente isento que atire a primeira pedra. Já esclarecer tudo, mas tudo mesmo, isso são outros quinhentos. Assente a poeira deputado e constate que “tá tudo dominado”, tanto no quintal do vizinho, como no seu próprio.
OBS 1: Esse o teor de uma carta ainda não publicada. Após a visita à Bauru, semana passada, do ministro da Saúde, para inaugurar uma unidade da UPA, Pedro Tobias voltou a atacar o Governo federal com a mesma ladainha do texto publicado no JC. Os tucanos fazem e acontecem desmedidamente com o descalabro na Saúde estadual, com a implantação dos Hospitais Estaduais, onde ocorre despejo imenso de recursos e pouca fiscalização de sua utilização e criticam o quintal alheio. Sei e reafirmo aqui, que ambos, PSDB e PT são farinha do mesmo saco, mas ainda encontro rastros bem nítidos de um ser bem pior que o outro. E isso não interessa para a mídia, infelizmente.
OBS 2: Vamos encerrar o mês com uma amenidade. Hoje, 20h30, no Centro Cultural Celina Neves (rua Gerson França 6-66”, um show de irreverência, galhardia e inusitado, o de um grupo de palhaços espanhóis, “VAGABUN, DOS” (cia Pacolmo – Teatro de Calle Y Más), numa turnê do Fora do Eixo. Preços módicos e oportunidade rara e única. É hoje e só hoje, amanhã não mais. Desmarque tudo e compareça por lá, assim como farei.
OBS 3: Amanhã aqui no blog o lançamento de um Prêmio, criado pela mente doentia desse escrevinhador e que fará uma justa homenagem a algumas pessoas, que verdadeiramente fazem um bem danado para Bauru e, por outro lado, dará também um justo cutucão a outras, que apregoam fazer o bem, mas praticam o contrário. Trata-se do TROFÉU DESATENÇÃO, O MAIS DESLIGADO DE BAURU, um para endoidecer gente sã. Todos os detalhes aqui amanhã.
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Henrique
Essa será mais uma das suas.
Premio DESATENÇÃO e DESLIGADOS.
Estou no anguardo, ansiosa pelo que virá
Aurora
Sr Henrique
ainda bem que você ultimamente está escrevendo que são todos farinha do mesmo saco, pois antes elogiava desbragadamente os petistas.
a ficha caiu...
Concordo contigo em gênero, número e graú serem todos iguais, fazem iguaizinhos uns aos outros e inriminam o outro, não vendo seus próprios erros.
Como apoiar o Pt de Bauru com um mundão de gente dentro do DAE, todos desqualificados, sem saber direito o que venha a ser aquela autarquia, ganhando fábulas, gente indicada por vereadores sem nenhuma qualificação. Vieram para mudar e hoje fazem igualzinho a tudo o que criticaram. Escreva mais sobre isso, pois não se acha ninguém que queira tocar o DAE nas condições atuais.
tucano e petista são tudo farinha do mesmo saco
Daniel
Pedro Tobias já deu o que tinha que dar. Ultrapassado e antiquadro. Como se faz para deletar esse senhor?, me ensinem por favor.
Rosana
Postar um comentário