sexta-feira, 18 de novembro de 2011

UMA FRASE (84)

INDIGNAR-SE É PRECISO, MAS SEM SE DEIXAR LEVAR POR MODISMOS E POR APROVEITADORES
A frase é do bom velhinho, KARL MARX e foi citada numa das mensagens trocadas entre os indignados no facebook e reproduzida por mim, expressando bem algo vivido nesse conflitante momento da humanidade: "A desvalorização do mundo humano aumenta em proporção direta com a valorização do mundo das coisas." O acampamento dos INDIGNADOS BAURU está num canto do parque Vitória Régia desde 11/11 e passava despercebido pela maioria das pessoas. Já estavam quase desmontando as poucas barracas, pois já acreditavam que o protesto silencioso havia conseguido repercutir algum efeito, quando gente da Prefeitura Municipal numa visita tentam impor a desocupação do lugar, em algo muito parecido com o que ocorreu com os estudantes da USP. Inflamaram, inflaram, incendiaram, reacenderam as chamas e daqui para frente não dá para se dizer quando o protesto terá fim.

Ontem, a primeira nota na imprensa local, quando a Coluna da Camila no BOM DIA publicou: “Barracas no Vitória - Um pequeno grupo segue desde sexta-feira acampado no parque Vitória Régia. O ato é um manifesto que vem na sequência de outros que estão sendo realizados por diversas cidades do Brasil e do mundo, como o Acampa São Paulo e o Ocupe Wall Street. O objetivo é protestar contra o capitalismo. O quartel-general desse grupo está no Facebook, na página “Indignados Bauru”. Segundo os participantes do protesto, na tarde de ontem membros do poder municipal notificaram os ocupantes e solicitaram que eles se retirassem do local. A galera do protesto diz que não vão sair de lá...”

Hoje quem deu algo mais foi o Jornal da Cidade, com direito a foto e chamada na primeira página: “Grupo ocupa Vitória Régia em protesto silencioso - Grupo de 20 pessoas se reveza em um acampamento no Vitória Régia para protestar, como parte do protesto mundial contra o sistema político e a corrupção. Identificados como Indignados Bauru, o grupo nomeia a manifestação de Ocupa Bauru, sem data prevista para acabar. “Não queremos arrumar briga com ninguém, mas estamos procurando formas de melhorar e executar a democracia de verdade, que é o povo decidindo o que é melhor para o povo. Queremos inverter essa pirâmide capitalista, onde o Estado e os bancos são mais poderosos que o povo, e colocar o povo no topo da pirâmide”, defende Carlos Eduardo Assano, 22 anos, proprietário de uma agência de comunicação em Bauru”.

Que mais posso escrever disso? Nada. Estou inserido nesse contexto e para quem quiser saber algo mais a página do facebook está aí com postagens a todo instante e hoje está sendo também criado um blog, o Acampa Bauru (http://www.acampabauru.blogspot.com/ ). Outro movimento, com um manifesto dos mais instigantes via internet é o do Anonymous, que merece ser ouvido em http://www.youtube.com/watch?v=_cUmjI05jPY (uma idéia de liberdade, livre da opressão e contra a intolerância...).
OBS.: A foto lá do alto é do JC, Éder Azevedo, edição de hoje.

UMA SOLENIDADE EM BAURU: Ontem na Câmara Municipal a entrega da premiação anual Zumbi dos Palmares, homenageando personalidades escolhidas pelo Conselho da Comunidade Negra e referendadas pela Câmara dos Vereadores. Todo anos 3 são os agraciados e nesse, pela primeira vez, somente dois, o professor LAÉRCIO SIMÕES e o servidor público municipal CHICO MAIA, uma vez que o terceiro, RICARDO BARREIRA, teve seu nome barrado pelo crivo (sic) de alguns vereadores, sob a alegação de que saiu recentemente do cargo de assessor parlamentar da Câmara atirando e feriu frágeis sentimentos dos nobres edis, além de estar respondendo a problemas por afastamento da Federação Umbandista Paulista. O fato lamentável é esse, o de pela primeira vez esse Conselho ter um nome escolhido pelos seus pares barrado. Dos amigos Laércio e Chico tudo de bom, representativos e dignas pessoas. Na foto, o vereador Roque, Laércio, Chico e o presidente do Conselho, João Bráulio.

3 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Sei que vc também acompanha o facebook dos Direitos Humanos de Bauru, capitaneado pelo advogado Gilberto Truijo e ele hoje se desligou dessa comissão da OAB. Deve ter sido algo bem esquisito lá dentro, provocando sua saída. Isso não renderia uma boa matéria? Parece que a coisa veio de lá de dentro e ele não resistiu, pediu o boné para não perdê-lo.

André Ramos

Anônimo disse...

MESMO TENDO DEIXADO A CDH/OAB, VAMOS CONTINUAR COMENTANDO OS TEMAS RELATIVOS A DIREITOS HUMANOS COM O PESSOAL DO GRUPO. UM GUERREIRO SEMPRE CONTINUA NA LUTA. OBRIGADO PELO APOIO RECEBIDO.
GILBERTO TRUIJO

Anônimo disse...

Pessoal, blz?
Pensando na conversa que tivemos hoje a tarde, sobre a necessidade de termos uma bandeira política que unifique o Acampa Bauru, já que é um movimento em que diversas pessoas defendem pautas diferentes, necessitamos de uma bandeira de reivindicação que nos torne um grupo coeso. Que apesar das diferentes pautas de luta e propósitos para estar no Acampa, existe algo que é comum a todos. Pensando nisso, e tb no funcionamento do Acampa (como eu e outros sugeriram, em Grupos de Trabalho), compartilho um texto que pode nos ajudar a construir o nosso propósito de estarmos acampados e contribuir tb com estratégias pra organizar as atividades.
É um texto que avalia o OcupaRio.

http://www.fazendomedia.com/ocupario-reflete-e-propoe-novas-ideias-para-juventude/

:: Fazendo Media: a média que a mídia faz :: » Movimento OcupaRio reflete o papel da democracia part
www.fazendomedia.com
‎:: Fazendo Media: a média que a mídia faz :: -..

Diogo Veterano dos Santos