sexta-feira, 11 de novembro de 2011


ALGO DA INTERNET (52)

11.11.11 INDIGNADOS – QUE FAZER NESSE DIA? TEREMOS ALGO?
Esse dia cabalístico, que para mim é comum, igualzinho a todos os outros. Seria interessante se algo fosse feito relacionado ao movimento dos INDIGNADOS. Tudo ocorre via facebook, mas infelizmente não vejo movimentação nenhuma via ruas para o dia de hoje e nem nos próximos. Vídeos e textos bonitinhos recebo todos os dias via internet, um mais acalorado que o outro, mas nada revertendo para algo que possa ocorrer nas ruas de Bauru. Eu e o francês Eric da Colina estivemos numa reunião quando da criação dos Indignados Bauru, no coreto da praça Rui Barbosa e esperávamos mais, continuamos aguardando algo contundente dessa juventude. Aqui um mosaico de alguns dos recebidos nos últimos dias:

1.) Samuel Amarelo Garcia,10 de Novembro de 2011: "O empregado tem medo da greve e de perder o emprego; o patrão tem medo de perder o lucro; o governador, o medo de perder poder. Mas os estudantes estão, em tese, livres das amarras que os impediriam de simplesmente optar por outros caminhos. Isso não deveria ser vergonhoso, nem apontado como privilégio. Tenho, para isso, uma tese de botequim: a de que minha geração, nascida em meados dos anos 80 e criada nos 90, foi o maior baby boom de bundões que o Brasil já testemunhou; crescemos com medo da violência, das doenças sexualmente transmissíveis e do outro (do favelado ao muçulmano) e, por este motivo, decidimos nos enclausurar em bolsões de segurança (o shopping, a escola particular e os condomínios fechados) para poder nascer e morrer em paz, sem grandes objetivos na vida a não ser aceitá-la" http://www.cartacapital.com.br/sociedade/ocupacao-patetica-reacao-tenebrosa/

2.) Renato Belinelli, 10 de Novembro de 2011: “Achei muito interessante essa idéia que um pessoal tá articulando como forma de protesto em alguns países.. só estou compartilhando pra gente ver outras formas de se protestar eu sugiro que se escreva uma nota aqui no facebook mesmo da nossa intenção no dia de amanhã pras pessoas irem compartilhando e se inspirando: https://www.facebook.com/notes/federica-zosi/portal-1111-atencion-lugares-de-convocatoria-de-todo-el-mundo-al-pie-de-la-nota/10150358765203068

3.) Eduardo Assano,10 de Novembro de 2011: “Como somos tristes, vamos continuar com nossa rotina, acordar, trabalhar, ver publicidades, dormir, receber, gastar tudo mostrando como somos adequados a sociedade, voltar para a casa, ter ressaca, acordar, trabalhar, e continuar até vc ter uma mulher interesseira, uns filhos que vc só vai conseguir fazer sorrir quando der o playstation 7... Nunca estudei ciências sociais em faculdade, tudo que sei é o que vejo, tenho a possibilidade de viver a vida bem badalada "se eu quiser" sei qual é a realidade que todos sustentam, mas me recuso a sustentar isso. E aí, sou ridículo ou viajo? e se eu fosse homossexual? e se eu fumasse crack todas as sextas feiras? e se eu consumisse cocaína que nem um louco? E se eu tivesse fetiche por sapatos, e se eu gostasse de ruivas com sardas? Não estou dizendo que sou dono da verdade, ou que tenho toda razão. Estamos fartos apenas das coisas das quais não concordamos, e se for uma grande viajem estou aproveitando pois estou me sentindo VIVO, sou uma Pessoa, não um produto. Sou um ser humano não um consumidor. Amanhã temos a chance de nos unir, conversar, interagir, cantar, dançar, discutir... Somos a mudança, e a mudança somos nós. Parte de cada um revolucionar o próprio universo."

4.) Tom Pina Morma, 10 de Novembro de 2011: “Galera, a policia acabou de invadir um república em Marília, de estudantes da Unesp de ciências sociais e filosofia, vários professores estão indo com eles pra delegacia nesse momento”.

5.)Forasteiro Em Todo Lugar, 9 de Novembro de 2011: “Num outro momento histórico para o Brasil os estudantes, os cara-pintadas davam aula de democracia. Hoje Geraldo Alckmin falando sobre a ocupação da reitoria da usp pelos estudantes, diz que estes deveriam ter aula de democracia? Considerando os fatos, alguém tem dúvida de quem é que está mentindo? E a rede globo que outrora apoiava os estudantes em movimentos políticos, hoje faz chacota quando os estudantes organizam greve pra reivindicar seus direitos”.

6.) Andre Luiz Zoio, 8 de Novembro de 2011: “Pré-aviso de reunião em local publico, necessidade de autorização ou permissão ou concessão de uso de bem publico...”.

7.) André Padoveze, 8 de Novembro de 2011: “Enquanto isso... quando menos esperávamos, descobrimos que a ditadura não é só militar, é também "democrática". E pior, agora nós a aceitamos de cara lavada e espírito purificado. Afinal de contas, como cidadãos, nós votamos... Vergonha... vergonha. http://www.youtube.com/watch?feature=player_profilepage&v=urYLED8rubc

8.) Caio Mizutani Shaolin, 8 de Novembro de 2011: “Construímos muros demais e pontes de menos - http://vimeo.com/30918170
“.

9.) Eduardo Assano, 7 de Novembro de 2011: “Galeraa, vamos adcionar os nossos amigos... Vamos marcar as pessoas na divulgação do dia 11.11.11 e compartilhar.. precisamos da ajuda de todos”.

10.) João Ricardo Ribeiro, 7 de Novembro de 2011: “Cara, em Bauru tinha que ter uma tomada dos viadutos da duque! Vias que causariam atrito e por conseqüência barulho que chamaria atenção! E pegar nome de tudo quanto for parlamentar sujo que ainda esta na ativa, e dizer que enquanto corrupto não for punido devidamente, ninguém sai do lugar!”.

11.) Karin Moreno de Souza, 6 de Novembro de 2011: “Eu chamo a globalização de globalitarismo porque estamos vivendo uma nova fase de totalitarismo. O sistema político utiliza os sistemas técnicos contemporâneos para produzir a atual globalização, conduzindo-nos para formas de relações econômicas implacáveis, que não aceitam discussão, que exigem obediência imediata.” MILTON SANTOS

Pronto, reproduzo 11 (onze) mensagens recebidas. Mas, deixo a pergunta, e daí, diante de tanta indignação, teremos ou não o ato de hoje no Vitória Régia??? Queria muito fazer igual ao compositor Sérgio Sampaio: “Eu quero é botar o bloco na rua...”, mas não sei se ele sairá. E se não sair?


DOIS EVENTOS PARA BATER CARTÃO HOJE E AMANHÃ: O primeiro deles é hoje é acontece lá no Espaço Cultural Celina Alves Neves, na rua Gerson França 6-66, com a apresentação de dois espetáculos de teatro: "A Raiz do Grito", autor: Alcione Araujo, elenco: Carla Souza e Roger Lima e direção: Paulo Neves. Na sequência o "Fala comigo doce como a chuva", texto do Tennessee William, elenco: Carla Souza e Rafael Aparecido Maia e também direção de Paulo Neves. Peças intimistas e num local provocativo, bem ao estilo da exposição de peças refinadas. 21 e 22h, com preços a R$ 14 e R$ 7 reais. Amanhã tem a reapresentação na cidade do filme "Cafundó", do Paulo Betti, que anos atrás a SMC promoveu o lançamento em Bauru, numa festa lá no Alameda, contando com a presença do seu diretor. Dessa vez o Cine ICA, do Ponto de Cultura ICA vai fazer nova sessão, 20h, rua Albuquerque Lins, 6-24 Vl Falcão. Mais informações no http://www.ica.org.br/

7 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Pelo visto Os Indignados de Bauru vão fazer a revolução somente pela via computador e na hora de transpotar tudo para as ruas, preferiram permanecer em suas casas.

André Ramos

Anônimo disse...

Indignados por aqui e numa véspera de feriado? Não acredito. Pode ser que adiaram a revolução para a quarta, depois do descanso.

Desculpe a pilhéria, mas não percebo nada em movimentação além dos pássaros em revoada aqui no Vitória Régia.

Aurora

Anônimo disse...

O problema Henrique é essa superficialidade da informação, o sujeito não sabe direito nem o que e nem o como fazer ao certo, entender o ambiente socio-cultural das épocas, entrar na mente dos revolucionários do passado é entender o porque se davam aquelas ações, hoje você tem uma geração que cresce além de um ambiente social terrivel da era midiática, você tem essa prisão virtual, onde essa randomicidade da informação na verdade não forma nada, gerações passadas consumiam livros, viviam as durezas das ruas, tinham bravura no olhar, veja que grandes lutas vieram de dentro das universidades, o subcomandante Marcos saiu da universidade, Alfonso Cano, Ivan Marquez esses dois ultimos das Farc, o Abimael Guzman no Peru fez nascer a base do PCP sendero luminoso dentro das universidades, não eram como esses burocratas academicos lambe saco de reitor de hoje, nerds do discurso, o foda é o cara querer falar de mudança sendo um teletubbie, um ursinho blau blau falando bonitinho mas sem entendimento e ver que ações de revolucionarios são oferecidas de dentro para fora do individuo e não ao contrário quando estes ficam apenas no superficial e muitas vezes com interesses perversos travestidos de alguma subversão, aliás esse termo fica cada vez mais escasso.
Essa "facilitação" da internet deixa a pessoa perdida no meio de tanta fragilidade da informação, é comprovado que o sujeito não consegue fixar muito tempo numa mesma leitura no computador e vejo hoje como prova disso pessoas que eram grandes expressões literárias e de um discurso crítico profundo hoje cedidas a esse meio se atrofiando entre palavras tão rasas, pegando só a cobertura mas sem chegar a morder o bolo.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Sim, concordo sr Marcos, vivemos com tudo ao nosso alcance, mas vivendo na superficialidade. Vejo todos os livros dos meus pais na estante e não li quase nenhum, preferindo ficar envolto no que o computador me oferece. Entendo o que quer dizer e tenho que concordar. Vejo que o que faz é uma porrada na cara, na fuça de nós jovens, mas não tenho como discordar. Precisamos muito de sinalizadores para saber conciliar isso tudo à nossa disposição com o algo do passado, as experiências, teorias, práticas, etc.

Ontem, estive na pequena manifestação do Vitória Régia, pouco menos de 50 pessoas, no final da tarde, horário em que começava a garoar, ventar muito e ficamos todos isolados, num canto do gramado, fazendo nosso solitário protesto, sem atingir ninguém que passava por lá. O local foi mal pensado e a mobilização ocorreu de forma pífia. Tudo isso precisa ser revisto e ampliadas as outras possibilidades.

Não podemos parar.

Alex

Mafuá do HPA disse...

Carol Andrade, 12 de Novembro de 2011: "A gente precisa de alguma coisa que chame a atenção para nós.
Os caras-pintadas tinham sua identidade, a galera dos anonymous são reconhecidos pela máscara do V de vingança. E os Indignados? Qual a nossa identidade?".

Wesley Machado Fucciolo, 12 de Novembro de 2011: "Pessoal, lembram que publicaram aqui a carta "Surpresa", do Sr. Carlos Bonora.~http://www.jcnet.com.br/busca/busca_detalhe2011.php?codigo=217578

Então, preparei uma resposta, mas o JC nunca publicou ela! Engraçado isso, Às vezes, desconfio da imparcialidade do Jornal, mas, fazer o que! rs
Segue para vocês à minha réplica:

No dia 30 de outubro, o senhor Carlos Bonora, escreveu o artigo “Surpresa”, aonde dizia que “Bauru perde empresas a pretexto do cerrado”, e continua dizendo que nunca foi a favor de “cortar indiscriminadamente estas árvores”, completando que quando seus bisnetos “pedirem comida, vão oferecer para eles um chazinho do cerrado, acompanhado de umas folhinhas fritas”.

Falamos hoje em sustentabilidade, que trata de configurar a sociedade de forma que seus membros preencham suas necessidades preservando a biodiversidade e o ecossistema. Não sou ambientalista, estudo psicologia, mas coloco alguns dados aqui que busquei na internet:

Quando seus bisnetos aqui estiveram eles:

1. Conviverão com as toneladas de dióxido de carbono (CO2) emitido no planeta;

2. Estudos já apontam que em 2050, cerca de quatro bilhões de pessoas morrerão por problemas de água, a elevação das temperaturas, imagina seus bisnetinhos num mundo com média de 50º C?

3. E até mesmo, a proliferação de pragas e doenças, como resultado de desequilíbrios nas cadeias alimentares, já que algumas espécies, geralmente insetos, antes em nenhuma nocividade, passam a proliferar exponencialmente com a eliminação de seus predadores, causando graves prejuízos, principalmente para a agricultura.

Acho que está bom... Pois bem, senhor Carlos, quem sabe não estamos “perdendo” hoje para que o amanhã não seja tão grave!



Wesley Machado Fucciolo, 19 anos, estudante de psicologia".

Reproduzo essas duas mensagens postadas hoje no facebook. Lá estão postadas algumas fotos de barracas montadas ontem lá no Vitória. Quero muitop ir postando repercussões de ontem. Um abraço

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

E aí Henrique, tudo bom?


Nós fizemos lá o acampamento no vitória de ontem [sexta] pra hoje [sábado] e iremos permanecer no parque durante o dia.
Tentaremos fazer algumas rodas de discussão pra tentar trazer um pouco das discussões que fizemos no grupo.


Bom, taí um convite, caso queira aparecer, iremos começar a conversar depois das 14h...
Mas a qualquer momento que for, estaremos lá nas barracas.


Obrigado!


--
Abraços,

André Padoveze.

Anônimo disse...

Eduardo Assano, 12 de Novembro de 2011

OCUPA BAURU ROLANDO!
Lista de necessidades:
PESSOAS!!! rsrs colem ai vamos nos unir!

Estamos com 2 Barracas de Camping, Varios livro para trocas, Tabuleiros de xadrez e damas, estamos com uma galera que mora no Vitória, por sinal são super gente boas. Estamos curtindo a experiencia, todos que quiserem vir participar dessa idéia que soa como maluquice mas que pra mim é o mais sensato a se fazer...

Vamos nos juntar, tragam o melhor de vocês. Estamos esperando todos!