quinta-feira, 13 de outubro de 2011

ALGO DA INTERNET (51)

ENTENDENDO O QUE É ESSA FUNDAÇÃO E DOIS ATOS NO MESMO DIA
Para aprofundar o DEBATE e o CONHECIMENTO DE CAUSA sobre essa tal de “FUNDAÇÃO REGIONAL DE SAÚDE”, que aqui em Bauru, devido à pressa com que a estão querendo aprovar, recebeu devidamente o nome de “AFUNDAÇÃO”, estou disponibilizando documentos para leitura. Em tudo o que fazemos na vida só temos condições de discutir e cutucar sobre erros e acertos quando inteirados do assunto. A questão não é ser contra ou a favor, questão é o que as pessoas que a colocaram no papel aqui em Bauru tinham em mente quando a idealizaram da forma como está proposta. Ler e entender as entrelinhas do que estão tentando enfiar goela abaixo, a dinheirama pública desmedida e com pífia fiscalização é algo mais do que necessário. O tempo urge e a questão além de polêmica, combustão pura. Primeiro entenda um pouco a questão, depois leia o Projeto de Lei inicial:
- Fundação Estatal – Isso é bom mesmo? – Marinilda Carvalho: http://www.saudecomdilma.com.br/index.php/2011/01/10/fundacao-estatal-isso-e-bom-mesmo/ndex.php/2011/01/10/fundacao-estatal-isso-e-bom-mesmo/
- Fundação Estatal no Serviço Público de Saúde – Inconsistências e Inconstitucionalidades – Marlon Alberto Weichert: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S1516-41792009000100006&script=sci_arttext
- A Gestão do SUS e a Fundação Estatal – Lenir Santos: http://blogs.bvsalud.org/ds/2010/01/18/a-gestao-do-sus-e-a-fundacao-estatal/
- Fundações Estatais: Projeto de Estado do Capital – Sara Granemann: http://www.sintufsc.ufsc.br/hu/2.htm
- Diário Oficial do município de Bauru – publicação projeto de Lei Fundação: http://www.bauru.sp.gov.br/arquivos/sist_diariooficial/2011/06/do_20110618_1971.pdf

SÁBADO, 15/10, DOIS ATOS NO CENTRO DA CIDADE:
1 – 10h, Calçadão, esquina das ruas Batista com Treze Maio – Ato contra a formatação atual da AFUNDAÇÃO, ou seja, a FUNDAÇÃO ESTATAL REGIONAL DE SAÚDE. Movimento elucidativo e para abrir os olhos da população da necessidade de uma guinada nos destinos da Saúde Municipal, mas sem essa de ir dando um “Cheque em Branco” para setores ainda não muito bem definidos, que cuidariam de elevadas quantias financeiras, quase sem fiscalização e controle. Não queremos em Bauru um novo escândalo do tipo “Associação Hospitalar”. Muita coisa precisa ser revista na formatação do que estão querendo aprovar a toque de caixa na Câmara de Vereadores de Bauru.
2 – 15h às 21h, praça Rui Barbosa, LEVANTE MUNDIAL PELA DEMOCRACIA REAL, ou como queiram, os atos espalhados país afora contrários à corrupção. No lema leio que será “a voz e a hora dos indignados do Brasil e do mundo”. Espero que não seja um grito somente contra a corrupção de Brasília (horrorosa, por sinal), mas como estaremos discutindo e mobilizados pela questão da Saúde, acho mais do que necessário a discussão de um outro tema, A CORRUPÇÃO AQUI EM BAURU. Apronto desde já cartazes com dizeres bem elucidativos sobre a questão da roubalheira na Associação Hospitalar, seus mentores, prática excecrável, nomes aos bois e propondo até que o novo ato ocorra defronte o Escritório Político de nosso único deputado estadual, que poderia muito nos auxiliar da elucidação definitiva do imbróglio surgido nas hostes de nosso importante hospital e ainda não totalmente esclarecido. Gritar contra a corrupção lá de Brasília é fácil, quero ver um levante de vozes contra a daqui do nosso próprio quintal.
Obs.: Continuo postando as fotos tiradas segunda na Câmara de Vereadores de Bauru. Recomendo também a leitura da carta publicada hoje na Tribuna do Leitor, do Jornal da Cidade, "UMA COISA É APOIAR A FUNDAÇÃO, OUTRA O PROJETO DE LEI", do estudante Lucas Fassin Basso, da ETE Rodrigues de Abreu: http://www.jcnet.com.br/detalhe_tribuna.php?codigo=216917 .

4 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Não te conhecia. Vim a te ler aqui em Jaú no jornal Bom Dia, no que escreveu sobre a passagem do circo por aqui e ao abrir seu blog uma surpresa, a de não trermos algo igual por aqui, gente a falar e defender essa cidade com unhas e dentes.

Leio bastante coisas e na revista Piauí desse mês encontrei uma forma de homenagear o que encontrei e uma resistência contra poderosos inescrupulosos.

É isso:

Só me cabe a sincera solidariedade aos corajosos e bem intencionados. Fico me perguntando: por que o nosso país é dessa maneira? Qual o pecado que cometemos? Quem é culpado? E só consigo uma resposta: nós mesmos! Acreditamos que somos meros espectadores da política e da organização do Estado, que este é corrupto por natureza e que isso nos redime de qualquer culpa ou responsabilidade. Todos nós sabemos a diferença entre o certo e o errado, porém não nos damos conra de que toda e qualquyer condescendência, por menor que seja, contribui para um país injusto e subdesenvolvido. Vivemos uma época de relativismos morais, na qual todos os crimes são responsabilidade da sociedade e não de quem os comete, mas isso passará, e com perseverança e atitudes haveremos de deixar aos nossos filhos um país melhor.

Jaú precisa de uma chacoalhada e vejo que faz isso aí em Bauru.

Dirceu Cardoso - publicitário

Mafuá do HPA disse...

CARO DIRCEU:

Obrigado pelas palavras. Conheço um pouco de Jaú dos tempos que trabalhei por aí, dois anos e nas viagens que continuo a fazer na cidade, pelo menos uma vez ao mês. Quanto ao texto da Piauí e a comparação comigo, fico lisongeado. O caso aqui na já denominada AFUNDAÇÃO é sintomático de como a maioria dos políticos agem conosco. Votamos neles e depois nois dão uma banana e fazem tudo ao bel prazer, sem dar nenhuma satisfação e traindo a confiança que depositamos neles. O parlamento hoje no Brasil é uma colcha de retalhos e não vejo mais salvação, a não ser algo ao estilo do que fazia um saudoso Che Guevara.
Estarei todo domingo saindo aí no Bom Dia. Vá comentando o que acha.

Henrique - direto do mafuá

Lucas Faccin Basso disse...

Henrique

Obrigado por citar meu texto que foi publicado hoje na tribuna do leitor. Gostaria de discutir mais sobre esse assunto com o senhor, estarei na próxima sessão da Câmara, segunda-feira.

Anônimo disse...

Como pode o Marcelo Borges ter mudado antes. Quem não se lembra dele dos tempos em que estava do lado de cá. O que será que o fez mudar tanto? Por que uma pessoa muda da água para o vinho? Será só por causa do dinheiro, das benesses do poder. Tudo bem que ele nunca foi de trampar, foi de ficar empregado em cargos de confiança e agora, virou um tucando de quatro costados. Quem acreditaria nisso há uns trinta anos atrás. Como pode?

Marcos K.