sexta-feira, 21 de outubro de 2011

UM LUGAR POR AÍ (19)

UMA VIAGEM AO MUNDO PARTICULAR DE FAUSTO BERGOCCE E UM LIVRO NO PRELO Ufa! Não sabia o quanto é difícil escrever um livro. Durante mais de um ano, FAUSTO BERGOCCE eu estivemos envolvidos numa intensa pesquisa até finalizarmos por completo o “REGINÓPOLIS – SUA HISTÓRIA”. Ele, um reginopolense nato e eu, um forasteiro e convidado , fiquei encarregado de toda a pesquisa da história, dos primórdios, da entrevista com as pessoas que tiveram participação na vida da cidade. A parte do Fausto, aliás o grande sonho de sua vida, foi o transpor seu torrão natal para ilustrações. E ele foi fazendo isso com um gosto pessoal a empolgar todos ao seu lado. O livro ficou lindo com mais de 200 desenhos, todos em formato de aquarelas, desde as pessoas, as fotos históricas, os lugares e situações da vida cotidiana. Acabei pegando não só gosto pela coisa, como gostando da cidade e de sua gente. Estive por lá infindáveis vezes nesse ano e conquistei amizades. Hoje, findo o trabalho da escrita e do desenho, tudo revisado, corrigida as arestas, preenchida as lacunas, livro na gráfica, começo a sentir falta dos retornos. E já temos uma provável data para o lançamento na cidade, será entre os dias 2 e 4 de dezembro.

Enquanto isso não acontece, depois da muitas vindas de Fausto, passando sempre aqui por Bauru, ontem, 20/10 foi o dia em que fui conhecer sua casa e a cidade de Guarulhos, onde mora. Passei parte da manhã junto dele em seu atelier e como brinquei, vivenciei um pouco de sua rotina no seu “mafuá” particular. Cada um possui um cantinho só seu e o dele eu acabei por vasculhar ontem. Da bisbilhotada, fui conhecendo um pouco mais do Fausto, suas coleções particulares, os livros prediletos, lembranças de viagens, fotos, quadros, telas pintadas ao longo de sua vida e principalmente, o mais interessante para mim, o vi fazendo a charge diária para o Diário de Guarulhos, um dos espaços onde publica atualmente. Produz cinco charges por semana e tem que enviar até as 14h para sair publicada no dia seguinte. O tema predominante na semana, como não podia deixar de ser é o fato dos comunistas, que antes eram comedores de criancinhas, hoje lucram em cima das mesmas. “Esse ministro aí, Henrique, não deve nem saber direito o que é ser um verdadeiro comunista”, me diz.

Fausto deixou já faz um tempo de ver os fatos ideologicamente, diz viver melhor assim, mais tranqüilo e menos obediente a dogmas. Diz-se cansado por ter sido enganado e usado por muito tempo e hoje, nem o noticiário tipo da Record, com o Heródoto Barbeiro ele consegue mais assistir. “Como posso ver aquilo, se lá tudo é a defesa do Governo Federal. O Ricardo Kotscho não falaria mal do Lula em hipótese nenhuma e isso eu não agüento mais”, conclui. Respeito suas idéias e sei que repete sempre para mim de forma veemente, com a intenção de me abrir os olhos, pois segundo ele, padeço desse mal, o de ideologizar tudo. Essa uma seara que não adentro numa discussão com ele, pois estava ali, para além de filar o almoço, conhecer seu local de produção artística. Acabei ganhando o único livro que ainda não possuía dele, o “Sem perder a linha”, de 1999.

Aproveitamos o tempo para alinhavar mais detalhes do lançamento, os convidados ilustres, a comunidade a ser envolvida, os releases para a imprensa, alguns textos de pessoas que gostaríamos escrevessem algo para banners e cartazes, o buffet do evento e providências outras. Estamos satisfeitos com os resultados, extenuados após um tempo que se estendeu além do que prevíamos, mas no final, visualizando o resultado final, algo lá no fundo nos diz que superou as expectativas. Aqui um pouco das fotos tiradas ontem na casa de Fausto, um pouco do livro e um pouco de como ele trabalha na produção de suas charges, ou seja, o dia-a-dia. Para Fausto a novidade de um livro pronto não é tão intensa como para mim, pois esse é o meu primeiro. Talvez, para ele, esse possua um gostinho mais do que especial, pois representava o sonho de sua vida, acalentado durante décadas e só possível sua consolidação nesse momento. Enfim, para nós, a satisfação de algo de muito bom sendo entregue. Aguardem só mais um pouquinho e por enquanto curtam um pouco da intimidade de Fausto, uma pessoa que aprendi a admirar desde que vi trabalhos seus pela primeira vez no antigo Folhetim da Folha de SP, anos 80 e hoje, escrevo um livro ao seu lado. Estou realizado e feliz. Hoje escrevo pouco sobre o livro (o farei em breve, cheio de detalhes), hoje preferindo fazê-lo desse amigo, o autor da idéia, concepção e idealização.

UM GRUPO “INDIGNADO” PULULANDO POR AÍ: Entrem no Facebook e procurem pelo grupo “INDIGNADOS BAURU”, uma reunião de gente descontente com os rumos políticos da cidade e propondo ações defronte o quase privatizado DAE, o Pronto Socorro quase privatizado, a Prefeitura aceitando pacificamente as privatizações, a EMDURB meio que fora do tom, o Comitê do único deputado estadual, um que não quer ajudar a cidade na solução do imbróglio criado na AHB e assim por diante. Chegam para protestar contra esse Sistema Político elitista, excludente, centralizador e gastador. Aguardem...eles darão o que falar e eu embarco junto deles em mais essa viagem.

2 comentários:

Anônimo disse...

ESSE FAUSTO EU CONHEÇO E GOSTO DESDE OS TEMPOS DA IMPRENSA SINDICAL, QUANDO SE NÃO ME ENGANO DESENHAVA AO LADO DE lAERTE, OS DESENHOS QUE REPRODUZIAMOS DEPOIS NOS NOSSOS INFORMES.

GRANDE FAUSTO, DE PEQUENA ESTATURA, MAS UM ENORME NA HORA DO TRABALHO.

LENHARO

Anônimo disse...

Olá Henrique, gostei blog...só que você se atrapalhou um pouco quando disse que não assisto a Record, assisto sim de vez em quando ( do contrário naõ teria parametros
para criticar ) e quanto ao Ricardo Kotscho, não é que eu espere que ele xingue o Lula ( não é isso ), só espero que critique, quando tem de ser criticado. Todos sabem que o Ricardo Kotscho é amigo
pessoal do Lula há séculos, mas um jornalista tem de saber separar bem as coisas: amizade e fatos. E pra finalizar, jornalista " de um lado " ou jornalista " chapa branca" é um saco!!! Do alto de meus 40
anos de profissionalismo, com coerência e honestidade, não concordarei jamais com mentiras ou meias-verdades. E tenho dito!!!!!

Abraços.

Fausto Bergocce.