sábado, 7 de janeiro de 2012

MÚSICA (82)

A LETRA DE ”MANCADA” CAI COMO UMA LUVA PARA CARNAVAIS COM DINHEIRAMA PÚBLICA
A Prefeitura Municipal de Bauru por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, comandada por Elson Reis está rápida no gatilho no quesito Carnaval 2012, que nesse ano acontece por volta do dia 20 de fevereiro. Tenho acompanhando todas as iniciativas, tanto a das inscrições para as Escolas de Samba e os Blocos Carnavalescos e até a ordem de saída no dia dos desfiles. Tudo correndo dentro de um cronograma onde só tenho a tecer elogios. Leia isso: http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/9050/BAURU+-+Cultura+define+ordem+de+desfile+do+Carnaval+2012 e mais isso http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=201700 e por fim, para concluir isso aqui: http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=219583 .

Viajei ontem para longe de Bauru (estou hoje em Pocinhos do Rio Verde – Caldas MG) e vim pela estrada escutando alguns CDs. Dentre eles um, o “BETH CARVALHO CANTA O SAMBA DA BAHIA” (Emi Odeon, Ao Vivo), onde na faixa 11, ela canta “MANCADA”, de autoria do baiano GILBERTO GIL e também acompanhada do mesmo. Como pouco antes de sair havia lido no jornal sobre a organização do Carnaval de Bauru e da conseqüente liberação das verbas para que Escolas e Blocos dêem andamento nos preparos finais para cair na avenida, não tive como não associar uma coisa com a outra. Já tivemos muitos exemplos, não só em Bauru, mas por tudo quanto é lugar, onde se mistura o público com o privado e a verba recebida para uma finalidade ser utilizada em outro lugar, até para pagamento de despesas pessoais. Achei por bem postar aqui no mafuá essa letra para que todos façam a mesma analogia feita por mim, como uma espécie de alerta. A letra diz tudo:

“O dinheiro que eu lhe dei/ Pro tamborim/ Não vá gastar depois jogar a culpa em mim/ O dinheiro que eu lhe dei/ Não é meu não/ É da escola, por favor não mete a mão/ Você lembra muito bem/ No outro carnaval/ Você chorou porque não pode desfilar/ A fantasia que eu mandei você comprar/ Não ficou pronta porque o dinheiro/ Que eu lhe dei pra costurar/ Você, hum, hum/ Eu nem vou dizer/ Pra não lhe envergonhar”.

Gil é mesmo sábio, Beth mais ainda em cantar magistralmente a música e nós todos, inclusive quem distribui a verba, precisamos nos alicerçar por todos os lados para que fatos desagradáveis não continuem a se repetir. Adoro o Carnaval e não tenho muita restrição ao dinheiro público inserido nela, o que sou contra é o uso destinado a uma coisa ser utilizado em outra. Assistam o vídeo dos dois cantando juntos clicando a seguir: http://letras.terra.com.br/gilberto-gil/46217/

3 comentários:

Anônimo disse...

Hemricão,
será que isso que voce descreve aqui aconteceu alguma vez na nosaa Bauru...
...Suspense...
Rosana

Anônimo disse...

Acho que o Gilberto Gil quis ser irônico com ele mesmo, pois este entrou rico no ministério da cultura e saiu milionário de lá, oficializou toda essa merda de "incentivo" que hoje virou um vício e uma amarração política. Caetano, Ivete e etc, custearam shows com verba pública, foi uma farra, se hoje temos que aguentar mais um "hit" de verão babaca como esse Teló agora, também devemos agradecer ao Gil, porque na hora que empresários como Bonádio, Mark Mainard e etc estavam caindo com suas merdas esse porra do Gil socorreu todo mundo com a grana.

Aliás sempre desconfiei que a desandada cultural já veio lá atrás com Gil e Caetano, que diferente do que pensam, esses nunca tiveram subversão nenhuma, ninguém entende o que esses caras falam, o Caetano parece que toca violão com nojo, o Gil é o em cima do muro e atira pra qualquer lado, sempre usa daquele expediente nas respostas do "paralelismo, a rebimboca, as vibrações ecoando no cosmos", lembro quando ele foi perguntado sobre o jabá e disse que isso é normal, é coisa do brasileiro, ou seja, somos uma nação narcisos da própria incompetencia, narcisos da própria corrupção. Esses caras aí viraram parametros da nossa cultura justamente para sermos esse jeito blasé sem estruturação teórica para nada, uma intelectualidade de araque e todos escondidos embaixo do pano dando a bunda um para o outro nas mesas das negociações, e quando vejo pessoas colocando Gil e cia como referencias, sábios, heróis, vejo o quanto estamos fodidos, e justamente uma nação tão rica em história cultural, e indo nessa do "paralelismo" de Gil, não vemos uma coisa que deveria ser inicial em qualquer debate sobre cultura, comemoramos 100 anos de fulano, 150, 80, 20 de tantos outros, mas e o agora?? Os genios de hoje?? Vamos ficar pacificamente aceitanto Telós e Luans da vida enquanto os que poderiam mudar estão disputando verba pública?????

O carnaval que era para ser a ruptura da normalidade, o dia das nossas fantasias, todo ano é essa mesma ladainha de verba pública onde sabemos que nem todo dinheiro é usado no desfile, a festa sem dúvida é popular, a máquina pública tem que ajudar na estrutura, mas como as escolas são particulares e todos acham que esse sistema do capital está bom, que aprendam a usar então do empreendedorismo para arrecadar verbas já que todos tem um ano para isso e meios, mas aí entra as politicagens e ficamos nesse círculo vicioso. Uma pena.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

E que me diz, sr Henrique de continuar subsidiando essas Escolas e Blocos, que nada fazem o ano todo para tentarem (ao menos tentarem) levantar recursos para promover o Carnaval...
Elas nada fazem o ano todo e depois levantam uma grana e pluft, tudo acontece.
Não seria melhor dar somente para aquelas que comprovadamente fazem algo o ano todo...

Não escrevo isso somente sobre a situação de Bauru, mas do Brasil num todo. Raras exceções...

André Ramos