segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

UMA FRASE – GILETE PRESS (86)

SAUDADE DE UM, CONVIDADO POR OUTROS E A CERTIFICAÇÃO DO EMBURRECIMENTO GERAL DA NAÇÃO
Hoje, 16/01 quem estaria fazendo aniversário é PERCY COPPIETERS, o multi artista plástico que nos abandonou antes da hora em 2010. Tenho muita saudade desse bravo guerreiro e de uma premonição feita comigo. Coisa de uma semana antes de falecer, me chamou em sua casa e meu deu uma coleção de livros do Neruda, todos em castelhano, mais algumas telas e até me vendeu por preço irrisório uma cadeira giratória. Insisti sobre os motivos e ele foi taxativo: “Estará mais bem guardado no mafuá”. Ontem ao abrir minha caixa de e-mails um de VALÉRIA VILLAÇA, para mim sua eterna namorada, pois o compreendia como ninguém, com um sentido texto cheio de muita saudade, de um poeta e escritor da mesma cepa do Percy, outro a deixar imensa saudade. Serve para todas nossas imensas saudades: "...Porque a vida segue. / Mas o que foi bonito fica com toda a força. / Mesmo que a gente tente apagar com outras coisas bonitas ou leves, / certos momentos nem o tempo apaga./ E a gente lembra. E já não dói mais. Mas dá saudade. / Uma saudade que faz os olhos brilharem por alguns segundos / e um sorriso escapar volta e meia,/ quando a cabeça insiste em trazer a tona, / o que o coração vive tentando deixar pra trás...", CAIO FERNANDO ABREU. Meus amigos já estão todos indo embora, dobrando a esquina da vida e eu, que acabo de saber possuir uma diabetes, já não me sinto muito bem. A vida dói...

Volto de uma viagem de uma semana e circulando pela cidade recebo dois CONVITES, ambos com ligação umbilical com a Cultura Municipal. No primeiro encontro Marquinhos, da Associação pela Diversidade que me fala da escolha da Rainha da Diversidade, festança varonil em 26/01 e me faz aceitar ser um dos JURADOS. No segundo, Jair Marangoni, Diretor de Ação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura me envia convite para ser JURADO do Desfile das Escolas de Samba e Blocos, realizados no Sambódromo de Bauru durante dois dias do Carnaval. Percebo daí que não devo ser um cara tão insuportável assim: “Tô me guardando para quando o Carnaval chegar...”.

Ando com o pavio meio curto. A programação de TV, vinculada a uma concessão pública que nunca foi colocada em prática é algo horroroso e a imbecilizar as pessoas. Vez por outra alguém se preocupa em dizer a verdade a respeito da TV. Vi mais essa e me espanto a cada nova revelação de como tudo fazem para emburrecer de vez a população. “BBB - A masturbação nacional”, uma entrevista com o pintor brasileiros radicado na França, ANTONIO VERONESE e de como nossos órgãos de imprensa fazem de tudo para colocarem no ar somente inutilidades. Remar contra a maré dói e também cansa, e muito. Acessem o link: http://www.youtube.com/watch?v=lzefF9i_Ucw

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi amigo querido, pois é,
saudades de tudo querido!
Se o P estivesse conosco, estaria fazendo hoje
58 anos.
Valéria Villaça

ArabeAlli disse...

Caro Henrique, o povo tem culpa em consumir o lixo que lhe é ofertado. O povo na acepção gosta sim de porcaria. E costuma pagar caro por ela. Escolhe, aplaude e pede bis daquilo que ele quer consumir. Todos os nossos governantes são bem ou mal escolhidos pelo povo. O povo quer circo, quer palhaços e embusteiros. E é exatamente isso que os que governam ofertam. Opções de cultura, de inteligência, de civilidade, até existem, mas quando é o povo quem vai consumi-las ficam as moscas. Mesmo grátis. Ofereça e pode cobrar o contrário, a burrice, a mesmice, o supérfluo,o erotismo, a banalização, a pseudo personalidade fabricada em 15 minutos de fama, o engodo e o povão vai ao delírio. Depois, vai pra casa cheio de prazer e nada votar mais um brother. Vc é testemunha viva disso. E pelo visto será ainda mais algumas vezes antes que o verão acabe. rsrs!

Anônimo disse...

Me desculpa o comentário acima, mas é muito simplório isso achar que a culpa é do povo e que este opta pela mediocridade.

A dialética materialista nos mostra que a consciencia é formada a partir do ambiente socio-cultural a que indivíduos vivem e determinam sua consciencia e não o contrário, ninguém nasce com concepções formadas, nisso o imperialismo viu bem que ao anular o ambiente socio-cultural em que formavam-se questionadores e pensadores, trouxeram uma banalização total a mediocridade, temos um cerco midiático tecnológico tão grande hoje a abraçar as pessoas no lixo em questão de segundos. Noam Chomsky tem uma tese muito boa sobre esse ponto.

O que é uma pena mesmo é os que poderiam questionar tudo isso, levar uma claridade e ousadia a certas pessoas se conformam em adaptarem-se ao estado de conveniencia do sistema, ficando no superficial e esquecendo a subversão, não querem o radicalismo, querem o bom senso neste sistema, mas o senso comum é uma merda. No final acabam-se num júri da superficialidade.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

ArabeAlli disse...

Caro Marcos, meu comentário é sim simplista. Propositalmente. Por dois motivos. O primeiro motivo é que jamais conseguiria ter a eloquencia nem tão pouco a lucidez de Chomsky; Que de tão lúcido que é, não deixa de enaltecer a liberdade de expressão, idéias e ideais que os Estados Unidos lhe conferem, bem como aos demais cidadãos estadudinenses, mesmo sendo ele, Chomsky, um poderoso crítico do sistema em que vive e se beneficia.
O segundo motivo da simplicidade é pq penso sim ser o povo medíocre (novamente na acepção), e me incluindo tb nesse meão o comentário simples pode atingir mais, provocar mais. Acho que este é o propósito do nosso bom Henrique. Criar um espaço onde simples como eu ou eruditos como vc possam interagir, concordar, discordar, propor, ensinar, aprender, questionar e pensar. Pois como vc mesmo disse, o senso comum é uma merda, e no final ainda acaba-se num juri. rsrsrs!!!!

Mafuá do HPA disse...

MEUS CAROS (AS) MARCOS E ARABEALLI

Adoro os comentários de vocês dois e acredito que a função desses meus posts aqui é essa, gerar um debate, algumas vezes mais acorrado, outros mais amenos. o texto de um está na sequência justa e certa do outro, sem tirar nem por. O que vocês escrevem, com esse sentimento todo, é a alma (se é que ela existe) desse mafuente espaço.

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Sobre a resposta acima, olha, faça a crítica, mas faça entendendo o que falei, porque eu disse comentário SIMPLÓRIO, não me referi a simplicidade, são coisas diferentes, procure um dicionário para ver. Aliás meu comentário também é com simplicidade, não há nada de complexo nele, mas não misture significados distintos de palavras.

A maioria dos grandes escritores caracterizam-se pela simplicidade em suas teorias porém não são simplórios.

Sobre o Noam e os EUA também precisa informar-se mais, porque volto a dizer, não estamos falando em ser simples nas palavras, mas em expor fatos, no meu comentário anterior já disse o que o imperialismo fez para anular o ambiente socio-cultural, o Noam é o pensador de uma geração passada, se fosse hoje jamais permitiriam sequer que um novo Noam alcançasse vôos mais altos, a relatividade da liberdade está ligada a ordem a que ela pertence e não pense que o Noam se beneficia e compartilha dessa "liberdade" imperialista, novamente digo que é necessário juntar os fatos, conhecer, porque virgem existencial é a pior raça que pode existir, um indivíduo que nasceu em branco, continua em branco, e é feliz, porque está em branco, um cara desse é a bosta do cavalo do bandido.

Comunismo ou morte!!!

Marcos Paulo
Comunismo em Ação