sábado, 14 de janeiro de 2012

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDE DE ERNESTO VARELA (59)

ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS, NO RIO JÁ É LEI. EM BAURU SÓ NA CÂMARA...
Fiquei uma semana na cidade do Rio de Janeiro, férias de janeiro e dentre tudo o que pesquei por aqui (nenhum peixe, muito menos sereias...), ressalto algo: A Prefeitura do Rio está oficializando o ensino religioso nas escolas do município. Antes de pegar a estrada e retornar comento algo de forma rápida e contundente. Já tive ensino religioso na USC - Universidade do Sagrado Coração, católico, por sinal e acho isso descartável, pois sendo de foro único, traz mais problemas do que solução.

A iniciativa do prefeito carioca é inédita no país. Esta é uma péssima notícia. Vai na contramão do princípio republicano de separação entre Estado e religião. As crenças religiosas devem ser assunto estritamente privado. A transmissão de seus valores/rituais não poderia invadir o espaço público, ficando circunscrita às famílias, templos e/ou congêneres e escolas confessionais. O financiamento dessas atividades jamais deveria vir dos cofres públicos, que, no Rio, mal conseguem pagar decentemente os professores já contratados. É interessante observar que um dos grupos que mais têm crescido nas pesquisas do IBGE é o dos ateus e sem religião. Nos anos 1960, mal atingiam 0,5% da população do país. Em 2009, ano do último levantamento do IBGE, pularam para 6,7% (13 vezes mais). No Rio de Janeiro, 16% dos pesquisados se declararam sem religião, uma das maiores taxas do país. Num país como o nosso, onde convivem ateus e pessoas ligadas às mais diversas religiões, a laicidade do Estado deveria ser a garantia de tratamento igual para todos os cidadãos. Infelizmente, temos maus precedentes. Depois de mais de 120 anos de opção pelo Estado laico, ainda vemos símbolos religiosos nas dependências de prédios públicos. Um constrangimento inaceitável para os que freqüentam esses lugares, que deveria ser de todos e não apenas expositores de uma denominação religiosa. Que não se diga que o ensino religioso cultivará bons valores. Em primeiro lugar, não existe nenhuma garantia neste sentido. Em segundo, uma breve olhada na História e se perceberá como as religiões provocaram diretamente ou ajudaram por omissão/apoio espiritual atrocidades de todos os tipos e atentados violentos contra os direitos humanos mais elementares. É fácil imaginar a discriminação que sofreriam os que optassem por não freqüentar essas aulas. Além disso, com a flagrante deficiência fiscalizadora das secretarias de educação, é mais do que provável que as escolas públicas se transformarão, a curto prazo, em centros de doutrinação de grupos que costumam ser tratados a pão-de-ló por todos os governos. Basta ver as campanhas eleitorais, quando candidatos cortejam, não raro cinicamente, movimentos e grupos religiosos, à cata de votos. A iniciativa da prefeitura do Rio é antirrepublicana e, como tal, deve ser amplamente denunciada.

Em Bauru vivemos uma situação preocupante com o presidente da Câmara de Vereadores, um pastor, Roberval Pinto Sakai, demitndo deliberadamente todos os cargos comissionados na casa e contratando em seu lugar pastores ou pessoas ligadas a esses, tudo para, segundo ele, ficar de bem com seu reduto eleitoral. Não existe ninguém além do seu reduto religioso. Aquilo se transformou numa extensão de um templo religioso. Isso, assim como oficializar o ensino religioso nas escolas, deveria ser PROIBIDO por lei. Esse é um debate que sempre gostei de fazer e nunca me furtarei (sic) de continuar a fazê-lo, mesmo batendo de frente com religiosos que não enxergam diante dos seus olhos nada além da profecia cega para seu culto.

9 comentários:

Anônimo disse...

HENRIQUE

Confirme, mas acho que o ensino religioso sempre existiunas escolas públicas paulistas, mas é opcional. Confirme isso.

Valéria

Anônimo disse...

Não faz muito tempo, no principal hospital da cidade (AHB), que estava sendo administrado por membros da maçonaria, só eram admitidos para determinados cargos quem fosse maçom ou indicado com muita recomendação por algum maçom.

É muito perigoso esse tipo de protecionismo, seja ele religioso ou através de clubes de serviço, política ou outras entidades que tentam proteger seus membros.

Se vivemos num país democrático as oportunidades tem que ser para TODOS independente do credo, simpatia política ou seja lá o que for.

new time

Anônimo disse...

prezado Henrique sabe bem meu posicionamento qto ao tema!estou contigo!esse é um assunto de foro intimo ou familiar e o Estado não deve se posiconar,no meu ponto de vista um retrocesso!um de meus filhos estuda em escola pública e não há ensino religioso,se assim fosse com certeza me posicionaria!gde abraço!Marisa Fernandes

Anônimo disse...

HENRIQUE,
CHAMA O CHILENO QUE ELE "ENSINA" O PESSOAL
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
MURICY DOMINGUES

Anônimo disse...

As mitologias com certeza sempre deverão ter um espaço grande na literatura, elas nos revelam costumes e cultura de um tempo bem antigo.

O problema é querer transformar mitologia em verdades, lógicas absolutas, seja em qualquer âmbito da sociedade, doutrinar uma criança com mitologias como sendo verdades e afastando-a da realidade é um crime terrível que se possa cometer em pleno século 21.

Para lembrar o grande genio cientista Carl Sagan que nos deixou há 15 anos e que não vi uma linha sequer em nenhum lugar, uma frase bem apropriada ao texto, "O primeiro pecado da humanidade foi a fé, e a primeira virtude foi a dúvida."

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Tática de guerrilha contra

: os desvalores disseminados pela televisão.

A apresentação também tem uma proposta prática: a retomada da campanha “Quem financia a baixaria é contra a Cidadania”.

Sem o combate à corrupção moral das nossas elites política e televisiva, muito dificilmente conseguiremos alcançar um outro modelo de sociedade com que tanto sonhamos, – plena em educação e cultura, justiça e fraternidade.

MJ

Anônimo disse...

Sem maiores comentários................




ESSES "VIGARISTAS" CONTINUAM TOMANDO DINHEIRO
DOS
INOCENTES ÚTEIS

ISSO SIM É SER 171
(ESTELIONATÁRIO)



NÃO TEM COMO METER ESSES(S) VIGARISTA(S) NA CADEIA?

vejam isso:
http://www.youtube.com/watch?v=Ep07QZ4YFVo

DANIEL CARBONE

Aldo Wellichan disse...

Hoje algumas escolas particulares são ligadas à esta/aquela religião. Em uma escola católica estudam alunos católicos e tbem de outras religiões. Nas de evangélicos, 100 por cento são evangélicos. E aí?

Aldo wellichan disse...

E aí o quê? Eu mesmo respondo. Religião é mal totalmente desnecessário. Os religiosos em sua totalidade são preconceituosos ao extremo. Quem será que matou o John Lennon? Tenho a máxima certeza de que foi algum deles, a mando de algum deles. E ponto final.