quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

INTERVENÇÕES DO SUPER-HERÓI BAURUENSE (29)

O RETORNO DO GUARDIÃO EM 2012: FIM DAS FÉRIAS
Guardião, o super-herói bauruense, criação do desenhista Gonçalez (http://www.desenhogoncalez.blogspot.com/) e com um pitaco criativo desse HPA está de volta e ao som de uma conhecida música: “Eu voltei, agora pra ficar/ Porque aqui/ Aqui é o meu lugar”. Parte do mês de dezembro e todo janeiro esteve em ação em outras paragens, mas volta todo pimpão e cheio de novidades. A mais aguçada delas é que a língua retornou afiada, pois foi computando em sua memória um bocadinho de todas as malversações ocorridas no período em que esteve inativo e solta desmedidamente o verbo.

Sintam o poder de sua verve: “Não posso nem descansar em paz, pois uma turba daqui não dá descanso. Esse povo não descansa, não? Tá faltando cada vez mais água na cidade toda e isso está me parecendo coisa premeditada, algo do mundo do inexplicável. O novo presidente do DAE assumiu com ares renovadores, pompa de gente refinada, desses que ninguém gosta de cutucar, mas os dias vão passando, li declarações de que mudanças estruturais são necessárias, mas nada de novo acontece. Ou está inserido no contexto ou veio para ser mais um. Vai cutucar o que deve e precisa ser cutucado, ou vai deixar tudo como está e flanar até quando não mais puder? Eis a questão”. Sentiram o bafio da fera. Na questão da AHB a mesma coisa: “O dinheiro de última hora veio e agora o mais nebuloso, a transferência de tudo para a famigerada Famesp, que nunca expõe claramente como faz uso da dinheirama que chega aos seus cofres. Funcionários cada vez mais num mato sem cachorro e sem uma postura digna de nota do único deputado estadual da cidade, o PT (Pedro Tobias), que é médico, atua dentro do sistema AHB e em nenhum momento se posiciona ao lado do funcionalismo, pois é homem da estrutura que mantém a Famesp”. Ufa, ele não para por aí e no quesito Cohab continua no mesma tom: “O presidente do Cohab está há quase oito anos no cargo, sonegou informações sobre a situação financeira da companhia até para o próprio prefeito, continua imexível na cadeira de chefia e não esclarece nada, foge das soluções, divaga e se mostra insensível a qualquer tipo de ar renovador na gestão de algo tão sensível , principalmente sobre como pagar o montante do déficit do qual está sentado”. Sobre a Câmara dos Vereadores demonstra que nada mudou: “Nem no quesito paralisação de férias o Sakai Pinto acerta. Parece o rei Midas às avessas, pois tudo onde ameaça colocar a mão acaba por se transformar em merda. Fiquemos atentos para essa reforma nas instalações propostas por sua gestão e também para a continuidade das demissões de cargos ocupados por técnicos e no lugar a entrada de pastores. Vade retro para as insistentes moções de aplausos só para os pastores. Preciso fiscalizar com afinco aqueles que foram escolhidos por nós para fiscalizar as ações do Executivo?”. Na posse do Conselho da Condição Feminina alerta: “Como empossar pessoas com comprometimento umbilical com a atual gestão do Executivo. Um vai ser fio condutor do outro. Nada de novo, tudo de arcaico, com o agravante da eleição ter ocorrido dentro de tudo o que não é considerado normal. E quem reage é taxado de louco”. Por fim, declara: “Até o instigante amigo das ruas, o pastor Varme está em recuperação no período. Assim como eu, ele sabe o quanto é difícil conviver com as mazelas de nossas ruas”.

Deixando ele falaria muito mais, mas fico sabendo que o Guardião está envolvido com outra ação, essa de cunho pessoal. Um FANZINE sobre os primórdios do Guardião está no prelo e deve ser parido no máximo em março. Tocado por Gonçalez, tudo com parcos recursos, deverá circular por preços módicos e um lançamento em local público, ainda incerto e não sabido. As novidades irão sendo repassadas em drops, uma a uma, aos poucos. O importante é que Guardião voltou, nesse ano QUINZENALMENTE, semana sim, semana não, sempre aqui no mafuá. Ele conclama uma ampla participação popular com dicas, recomendações, orientações, críticas, desejos e pedidos de ação.

MAIS UMA DO GONÇALEZ, ESSA DO SEU ATELIÊ: O artista, inspirado pelo personagem não para. Seu pequeno ateliê é um point a movimentar o centro da cidade. Além das aulas e das caricaturas no bares, está finalizando uma Feira de HQ, com obras raras, uma exposição sobre Conan, O Bárbaro e ao expor para esse mafuento blogueiro uma de suas intermináveis atividades, me convence de sair de lá munido com uma camiseta pintada a mão. Ele está pintando camisetas com a ilustração que convier ao interessado, feitas uma a uma, tudo artesanal e de qualidade. Camiseta de primeira linha e trabalho feito de forma lenta e gradual, dentro de suas possibilidades. Havia visto uma que ele fez com um personagem do Angeli e sugeri me fazer uma com o Guardião e outra para o filho, que pediu uma com o personagem do filme “V de Vingança”, da obra do Alan Moore. Fiz isso em dezembro e já havia esquecido. Ao adentrar seu mágico espaço já na segunda quinzena de janeiro, eis a surpresa. Expostos num cavalete as duas obras de arte, que muitos queriam levar antes de chegar as minhas mãos. Gonçalez me disse que precisou acionar o próprio Guardião para protegê-las. Sai de lá contente demais com o trabalho e divulgo aqui que pedidos podem ser feitos diretamente com o desenhista em seu ateliê na rua Bandeirantes, quadra detrás da praça D Pedro II, pelo email: leandrogoncalez@gmail.com ou pelo fone 14.32047488. Os preços são a combinar, de acordo com a dificuldade da obra (sim, uma obra de arte exposta no seu peito), tipo de malha, mas nada que ultrapasse um salário mínimo grego.

4 comentários:

Anônimo disse...

seu guardião


como alguém pode querer fiscalizar o prefeito e seus atos, tendo dentro da administração do mesmo tantos cargos?

não seria a raposa cuidando do galinheiro?

por que não cita nominalmente quem são os vereadores que possuem gente indicada e trabalhando dentro da administração?

não seria um bom começo?

João Oliveira - vila Falcão

Anônimo disse...

seu guardião

e as moções de aplauso que o presidente da câmara sí apresenta para pastores.

que nome poderia ser dado para tão edificante atitude?

tudo pela religião.

outro tema.

João Oliveira - vila Falcão

Anônimo disse...

seu guardião

esses hospitais de bauru, quase todos administrados por gente ligada na maçonaria.

minto ao afirmar isso?

ouço dizer que eles são muito unidos e não abandonam um patrício.

só o fazem quando o cara é caso totalmente perdido.

se os caras que administravam a ahb eram todos maçons e o rombo por lá foi grande, por que não coloca o déficit na conta desses?

que se juntem e paguem a conta.

belo tema esse.

João Oliveira - vila Falcão

Anônimo disse...

Minha amiga Maria Inês Faneco, que tem como profissão o ofício de PIPOQUEIRA, produziu uma declaração contundente e das mais expressivas para reflexão coletiva nesse final de ano, talvez a melhor do ano todo: “A maioria das associações de moradores se vendem em troca de algumas coisinhas e não lutam pelo povo, aliás ninguem luta por nós, só nós mesmos e o comércio ainda tenta empurrar calcinhas e cuecas amarelas para dar sorte... Não vou eu empurrar carrinho de pipocas não, que vou passar fome...”
SERGIO COELHO