terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

CENA BAURUENSE (94)

PROMÍSCUAS RELAÇÕES*
*Acho uma grande besteira discutir isso, pois nada irá mudar, mas...
Triste foi assistir ontem à tarde pela TV e ouvir pela rádio à noite trechos da sessão da Câmara de Vereadores. O assunto predominante foi o da utilização de caminhões pipas do DAE para limpeza do estádio Alfredo de Castilho, o do Noroeste. Em primeiro lugar o Noroeste é particular e a ele foi pedido a utilização do estádio para sorteio do Minha Casa Minha Vida. Cedeu graciosamente sem nada cobrar, desde que fosse dada uma contrapartida, a da lavagem do estádio. Isso uma coisa, nada de anormal. O anormal foi como tudo foi feito, com mais de duas dezenas de caminhões sendo para lá deslocados e a utilização de água potável. Culminando com tudo, o momento onde falta água em muitos bairros. A grita da oposição foi generalizada e até a situação não teve como se manter calada. Sobrou para todo mundo, mas somente alguns (até agora dois) perderam seus empregos.

De tudo o que foi dito, pelo menos serviu para recolocar (saiu alguma vez?) o DAE como tema de discussão da ordem do dia. O SUCATEAMENTO é nítido e nesse período eleitoral deve se intensificar, pelo menos os que querem vê-lo privatizado de uma vez por todas. Uma intensa luta está apenas começando. Fica provado mais uma vez, tanto aqui no município, como dentro do Governo estadual paulista ou Federal, que é péssimo quando um partido fica dono de uma pasta. O DAE em Bauru é de um tal de PR. A indicação, nomeação e direção é toda feita pelo PR. Para continuar mantendo a dita “governabilidade”, tudo é feito dessa forma, com loteamentos. Quem pediu a limpeza foi a vice-prefeita e acredito que a fez de forma impositiva (se bem a conheço), mas sem definir a forma. Queria a limpeza e pronto. Sobrou para um cargo de confiança. Um indicado pelo vereador Carlinhos do PS, motorista que acabou sendo transformado em diretor (nada contra o fato de ser motorista, mas tudo por não ter habilidade nenhuma para o exercício da função). Lastimável ler que Carlinhos disse não esperar ligação com justificativas do presidente da autarquia e sim, do prefeito. Apregoa abertamente poder se bandear para a oposição. É o caos instalado e declarado. Putaria, diria. Alguém que é pago por nós para fiscalizar, não o faz, tem cargos mil dentro do aparato da Prefeitura e faz biquinho quando alguém sob sua benção perde o cargo, mesmo demonstrando incompetência e inoperância. A limpa tem que ser AMPLA, GERAL E IRRESTRITA.

O vereador Roque afirma na tribuna a existência de um sistema de corrupção instalado lá dentro. Na qualidade de um simples blogueiro não posso ir a tanto, mas afirmo que a grande maioria dos comissionados estão lá devido a nítida e deslavada influência política, sem qualificação para o exercício de função naquela estrutura. E uma significativa parcela dos funcionários de carreira, dentre os mais graduados, jogam contra a instituição e promovem sabotagem, não só fomentando diárias fofocas, como contribuindo para não agilizar os serviços. Experts em conspiração.

Qualquer solução passa por essa fatídica limpa. Quase um começar de novo. Para se fazer isso é preciso coragem. Dar um breque em tudo, retirar direção de influências políticas e colocar alguém na presidência que ainda possa salvar a instituição. Todos, mas todos mesmo, os cargos de confiança colocados à disposição e sem caça às bruxas, mas com seriedade, serem afastados os de carreira que jogam contra e atiçam a ira popular contra o DAE. Eliminar as panelinhas. Um quase começar de novo. Querem um nome capaz de fazer isso: ROQUE FERREIRA. Dificilmente seria aceito. Dificilmente aceitaria, pois isso inviabilizaria sua continuidade como vereador. Estamos no meio de fevereiro e aceitando, talvez a única oportunidade de fazer a limpa e restabelecer o que já foi perdido pelo DAE. De uma coisa todos tem noção: não é mais possível continuar tudo do jeito como está e daqui para frente, tudo tendo a piorar, pois até os trabalhadores de ponta começam a ser hostilizados pela população. O nome sugerido é para o tudo ou nada. Mas quem estaria a fim de fazer TUDO para que o DAE continue uma autarquia municipal? A grande maioria dos funcionários toparia e ajudaria na mudança, pois amam o DAE e sabem muito bem tudo de errado que acontece lá dentro, quem joga contra, quem faz corpo mole, quem conspira e quem já joga no time contrário. Com presidentes sem poder de ação, com mãos e pés atados, limitados até para demitir incompetentes, tudo tende a piorar. Basta uma olhada no quadro atual para constatar que tudo conspira contra se nada for feito. A promiscuidade cresce a olhos vistos.

OBS FINAL: O melhor comentário de todos foi o da jornalista Maria Dalva, da FM94, hoje horário almoço quando chega a duvidar que os vereadores estejam mesmo preocupados com o meio ambiente e o uso de água potável para limpeza do estádio e sim, quase todos a fazer o seu jogo de interesse político. E finaliza com uma pérola: "Que saudade de Edson Bastos Gasparini, Edson Francisco.... Nossa Câmara já teve dias bem melhores, onde a oposição sabia fazer oposição".
(A charge final é do Glauco, um expert no traço).

13 comentários:

Helena Aquino disse...

Meu caro irmão .... realmente uma vergonha esse fato, lamentável...
As pessoas ultimamente fazem tudo em proveito próprio, sem se preocupar com os interesses alheios.
A água está acabando no planeta e com isso ninguém se preocupa, o disperdício é visível.
Realmente lamentável esse impasse, como também a postura da nossa vice prefeita, imposição em cima de imposição.
É uma pena tudo isso ...

Helena Aquino

Anônimo disse...

Henrique

No seu escrito algo a ressaltar. No DAE existem hoje os "visíveis" e os "invisíveis", esses os que ralam duro, pegam no pesado e ainda por cima são os que aprimidos pelos visíveis acabam sendo xingados nas ruas pelos bauruenses que ainda não entenderam e não sabem diferenciar o certo do errado, o bom do ruim, o que faz e o que finge fazer. Bauru precisa fazer algo nao só pelo DAE, mas a todos que são silenciados, injustiçados, esquecidos, marginalizados, discriminados...

Bauru precisa saber diferenciar quem são os que o vereador Roque esbravejou ontem pelo microfone, como até corruptos e os que sempre se dedicaram ao trabalho em pról da autarquia. Não é difícil fazer isso. Cite como é a ação dos vagabas dentro do DAE e cite as boas ações.

André Ramos

Anônimo disse...

Dois diretores caem e MP vai apurar lavagem da arquibancada pelo DAE -
PRESIDENTE DA AUTARQUIA DISSE QUE NÃO SABIA. O SERVIDOR É QUEM PAGA O PATO.

GILBERTO TRUIJO

Mafuá do HPA disse...

amigos novos e antigos:

Recebo a mensagem abaixo entre aspas do amigo, jovem líder estudantil, cabeça nova agitada e defensor das boas cusas, o Tales Freitas, do blog Protesto Jovem. Leiam:

"Henrique Perazzi de Aquino, Roque Ferreira, Leandro Tessari, Silvio Durante, Lucas Basso e Lucas Simões, sinto que um novo combate contra privatização e sucateamento começará esse ano, assim como foi o combate em defesa da saúde publica. Teremos que defender o DAE com unhas e dentes, acabar com os apadrinhamentos e colocar lá dentro pessoas que realmente saibam trabalhar em uma repartição publica. MAIS UMA LUTA CONTRA AS PRIVATIZAÇÕES INICIARÁ, E A CÂMARA SERÁ PALCO DE MUITAS MANIFESTAÇÕES".

Tales e demais. A luta é essa mesmo. Meu texto fala disso e é essa a preocupação de todos os que querem ver o DAE livre das amarras privatistas. Ele já foi um primor e pode voltar a ser. É isso que precisamos provar e mostrar para a população que os protestos precisam ser dirigidos para os que dilapidam e jogam contra o DAE. Centrar fogo nisso, eis nosso trabalho. Separar o joio do trigo e escancarar o lado nefasto do DAE. Começamos quando...

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Meu caro amigo Henrique.

Fico imensamente feliz com sua sugestão de que poderia assumir o DAE. Isso seria impossível no cenário atual. Não porque isso"inviabilizaria o mandato de vereador", porque combati e combato as alianças que se formataram no processo eleitoral. A Esquerda Marxista, apontou todas as razões do porque o PT não deveria participar de alianças com partidos burgueses, tanto aqui, como no plano estadual e nacional. No município nossa posição foi derrotada pela maioria do PT que defendia e ainda defende as alianças. Continuamos no nosso cambate com o mandato, pois neste momento ele muito mais útil aos trabalhadores, ao povo e a juventude.

Abraços,Roque

Anônimo disse...

Servidores do DAE merecem respeito

Hoje na sessão da Câmara usei a tribuna para expressar o sentimento que centenas de servidores do DAE estão sentindo; indignação.

Indignação contra as agressões sistemáticas a que estão sendo submetidos por conta da situação gerencial e operacional da autarquia.
______________________________
Senhor Presidente,

É publico que o DAE atravessa problemas estruturais que repercute na qualidade dos serviços prestados à população. Os problemas explodiram agora na gestão do prefeito Rodrigo Agostinho, mas a origem está em 2005 quando foram criadas duas divisões na autarquia. Uma responsável pelos serviços de captação, tratamento e distribuição e outra responsável pela implantação dos emissários de esgoto.

A situação chegou a tal ponto, que a população que vem sofrendo com a falta de água, com as constantes quebras de bombas, vazamentos etc, acabe por expressar sua revolta contra os servidores que estão nas ruas, trabalhando em péssimas condições, sem equipamentos adequados, sem ferramentas, e com mão de obra escassa em várias funções de operação e manutenção.

Ora, se optaram por inchar o DAE com indicações de pessoas despreparadas para ocuparem cargos de confiança, de supervisão e de chefia, onde são utilizadas práticas do apadrinhamento e do tráfego de influência (isso é corrupção), quem prestou concurso, que trabalha na empresa há mais de 15, 20 ou 25 anos, não pode pagar a conta pelas ações de quem tem o poder de mando.

Os servidores do DAE que necessitam do seu trabalho, que dele tiram o seu sustento e de seus familiares precisam entrar em cena e colocar as cartas na mesa. Precisam dizer claramente ao chefe do executivo o que deve ser feito para que a autarquia possa ganhar musculatura e sair da roda de crise.

Se não estão sendo ouvidos, devem se fazer ouvir, e como regra geral, os patrões sejam eles públicos ou privados, só se dispõem a ouvir os trabalhadores quando estes se mobilizam, se organizam, e demonstram sua insatisfação. Um dia de paralisação em defesa do DAE como empresa pública de qualidade, que respeite seus servidores e a população, com certeza teria o apoio de muitos.

Enquanto muitos apadrinhados que entraram pelas portas do fundo, que ganham altos salários tomam chá gelado nas tardes quentes de Bauru , os servidores que labutam no dia a dia são expostos a situações constrangedoras e humilhantes, o que lhes causa sofrimento de forma permanente e continuada.

Roque Ferreira

Anônimo disse...

Henrique, sua primeira frase deste texto resume bem a triste realidade da situação.

Muitos também acabam confundindo qual modelo de estatal que se deve defender, por isso a necessidade de mudança de estado, de sociedade, porque sabemos dos males de se jogar para a propriedade privada, mas estatais, autarquias no estado capitalista também são corrompidas e desembocam em todas as mazelas que sabemos, há N razões de percurso desde questões economicistas passando por políticas e etc que conhecemos e no momento não precisamos repetir aqui.

O problema é desde o nascimento, era óbvio que no correr do desenvolvimento das bases do capital ia dar nisso, a culpa não está apenas nessa administração em si, mas em todo contexto de sociedade em que vivemos e muito do que se fala é apenas o conveniente das peças de um jogo político, situação e oposição se equilibram nas táticas de acordo com suas posições, tiram-se benefícios e o problema continua nulo em solução e segue-se as mazelas.

No DAE sabe-se que além de cargos de confiança onde muitos bandidos são indicados, mas há também facções como em todo setor público onde um grupo quer passar a perna no outro, tem servidores que posam de revolucionários mas querem apenas alcançar cargos maiores, parece um saloon de faroeste, e há evidente uso de terrorismo lá dentro, tanto que ninguém quer se expor a dar nome aos lobos, mesmo os que gozam de imunidade parlamentar entram para mexer no vespeiro, porque os cabeças se cercam de laranjas lá dentro e dificlmente aparecem, nesse caso por exemplo das arquibancadas afastaram os laranjas para dar uma resposta rápida e que sabem que logo é esquecido e os reais mandantes, os cabeças ficam livres, mesmo quando se tem um pedido desse tipo feito por ofício, se explode na imprensa, dá-se um jeito de fazer queima de arquivo.

Virou terra de ninguém o setor público, até diretor usar sala como motel eu já vi isso, as pessoas na verdade não fazem ideia do que são os bastidores dessa política pública.

Não basta demitir todos e recomeçar, pois cairiamos nessa merda novamente, porque o sistema leva a isso, e na real, ninguém que está inserido no meio político vai ter cu para mexer com os terroristas lá instalados, isso você já percebeu há tempos, jamais superestime bunda-moles.

Esse tipo de sociedade cria isso, sensações a vislumbrar cargos públicos, disputas, a picada da mosca azul, sem radicalizar, sem conscientizar e armar as pessoas para destruir todo esse estado é ficar rodando em círculos nesse vício desgraçado, essa via é totalmente possível, mas quem realmente deseja?? Quantos não caíram no pomposo vício e satisfação desse fazer política??

Lembrar dos Edsons citados é bom pelas suas histórias, mas é evidente que se estivessem aqui hoje e resolvessem seguir adiante nessa política provavelmente estariam enfiados debaixo de alguma mesa na prefeitura como o Isaias, a transformação não virá por dentro dessa política jamais.

Eu não tenho imunidade Henrique, mas também não tenho medo nem aspirações políticas, portanto fico imune a toda essa mesquinharia e hipocrisia do meio político, se você autorizar e quiser pois jamais iria te criar problemas sem seu conhecimento pelo menos rs, podemos fazer um tópico mais elaborado sobre como funcionam essas estruturas e dar nomes aos lobos, pois como eu disse, sou revolucionário e não figurão de palanque.

Em tempo, ao ver hoje a dona Estela tentando dizer que concessão ao setor privado é diferente, mostrando claramente contradições e incoerências, onde na verdade é um bandido respondendo ao outro ali, Estela e Pedro. Poderíamos pedir ao Paulo Neves pensar numa comédia para uma proxima peça um debate bizarro que é entre um petista e um tucano brigando para tentar convencer que é mais corrupto e o que é privatização ou não, tudo é uma grande piada, uma comédia, mas o drama quem vive são as pessoas.

Comunismo ou morte!!!

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Mafuá do HPA disse...

Vamos fazer esse tópico, caro Marcos. Faço o contato para as tratativas.
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Caros

Trabalho no Departamento de Água e Esgoto a 23 anos.
Pertenço ao setor de vistorias do Dae e posso afirmar que convivemos diariamente com os problemas denunciados neste espaço.
A cada novo mandato nós servidores de bem temos procurados vereadores, neste faz 3 anos que procuramos os nobres Marcelo Borge, Roque Ferreira, Fabiano Mariano, José Segala e outros e queremos saber porque só agora resolveram se pronuciar?
Não sabemos quem mais procurar, o ministério não faz nada, ninguem faz nada pela gente só aparecem pa pedir votos e depois esquece da gente.

Mafuá do HPA disse...

Gente,

Esse último comentário é uma espécie de GRITO DE SOCORRO e a do Marcos Paulo, a de alguém que conheceu a fundo algumas das particularidades internas do DAE, pois tramitou com muita gente de lá de dentro quando seu pai foi presidente da autarquia.

Fiquemos mais do que atentos e daremos nomes aos bois daqui para frente.


Aguardem

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Ok Henrique, aguardo seu contato e assumo total responsabilidade no disparar da metralhadora.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Sobre o tópico do servidor do DAE. Todas as vezes que nosso mandato foi procurado para tratar de questões envolvendo a defesa do DAE como empresa pública, nós adotamos as medidas que deveriam ser tomadas. O que não fizemos e não faremos, é utilizar a situação do DAE para fazer luta política, se associando aos que sempre defenderam a privatização do DAE. Roque.

Anônimo disse...

Esse é o estado capitalista, se denuncia sua corrupção vão argumentar que oportunistas utilizam para privatizações, o que acontece mesmo, por outro lado, não se dá nomes aos lobos e leva-se tudo no rebolar, a corrupção continua, o capitalismo é mesmo um jogo de 0x0 sem direito a prorrogação e disputa de pênaltis, por isso que digo sempre que sem a destruição deste estado, seja estatal ou privado, tudo é uma desgraça a população, porque é isso que o sistema leva a ocorrer, é aí que algumas pessoas precisam entender que há a necessidade de defender e estruturar estatais mas em um outro modelo de sistema, onde realmente exista organização popular e sem as disputas burguesas dentro das estatais.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação