segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

INTERVENÇÕES SUPER-HERÓI BAURUENSE (31)

“EU AVISEI”, FALAS COMO ESSA NÃO RESOLVEM SITUAÇÃO DA ESTAÇÃO DA NOROESTE
A estação na Noroeste do Brasil, localizada na praça Machado de Mello, uma que um dia Ignácio de Loyola Brandão a denominou de a mais bonita do interior do Brasil padeceu abandonada por décadas. Tudo devido ao nefasto período das privatizações tucanas, as que entregaram tudo e fizeram uma festa com o dinheiro público brasileiro. Tudo está devidamente revelado no livro “A Privataria Tucana” (a punição ainda não veio). A estação foi lacrada, fizeram uma limpa de tudo o que havia de servível no seu interior e o centro da cidade de Bauru feneceu junto. A outrora pujante estação virou o epicentro de algo nebuloso a denegrir Bauru. E assim ela ficou até que foi vendida para a Prefeitura Municipal e milhares de ferroviários puderam receber o referente a uma dívida do Governo Federal de então, o FHC. Isso é história e Bauru tenta recuperar uma área vital dando uma cara nova para aquela edificação. Num outro momento, uma briga interna de órgãos da Prefeitura, num loteamento do que seria feito do interior da Estação, atraso na apresentação de plantas, projetos e até uma rejeição política de uso pela Câmara Municipal. Tudo demorou mais do que devia, onde uns jogaram contra e outros a favor.

Hoje o fato é outro e Guardião, o Super-Herói bauruense observa que tem gente tentando extrair dividendos políticos com o fato da Prefeitura ter adquirido o prédio. O mesmo vereador, Marcelo Borges – PSDB, que um dia disse que talvez nem disputasse mais a reeleição, pois precisaria cuidar melhor dos seus negócios (Quais mesmo, vereador? Explique para nós), volta à carga com algo bem ao seu estilo: “EU AVISEI. SEMPRE FUI CONTRA ESSA COMPRA. TUDO VAI FICAR MUITO MAIS CARO”. Caro, o quê, ô cara pálida? Como vereador deveria saber que uma Prefeitura não deve visar somente lucro financeiro (especulativo, diria) nos seus negócios e sim, no bem estar da população e na solução definitiva de alguns de seus crônicos problemas. A Prefeitura deve ser parabenizada pela CORAGEM em adquirir o imóvel e dar uma destinação plausível a ele, um passo decisivo na revitalização do esquecido centro da cidade. Guardião, esse mafuento escrevinhador e Gonçález, o idealizador do personagem preferiríamos ver por lá o retorno dos trens, mas na impossibilidade, algo de bom e vital para cidade será uma boa solução. E por que esse e outros vereadores jogam contra isso?

“Esse vereador nunca se posicionou contrário à expansão de área imobiliária junto ao cerrado, favorecendo a criação de novos empreendimentos bilionários no setor, mas torce contra o centro da cidade ter sua vida recuperada. Não move uma palha para reverter a situação junto aos órgãos estaduais, as tais autorizações para uso do prédio. Fica na torcida do contra, do quanto pior melhor. Essa sua política, esse seu jeito de enviar avisos. Está mais preocupado com os dividendos políticos de uma eleição praticamente perdida pela frente e dessa forma, atira ao bel prazer, não se importando que a cidade tenha lá seus prejuízos”, alerta Guardião, pronto para fazer a defesa da utilização da Estação pelo poder público municipal.

Vereadores como Marcelo só enxergam diante de seus olhos nesse momento a eleição para prefeito. Nada mais e diante disso, criticar tudo é papel natural em suas atitudes. A luta nesse momento deveria ser outra, a para agilizar a utilização do prédio, facilitar seu uso, resolver as pendências de realocação de espaços dentro da edificação e contribuir para que o centro da cidade ganhe nova vida. Política rasteira, vade retro. Rep, o desenhista de uma tira diária no Página 12 argentino publica na edição de hoje algo com a cara desse "EU AVISEI". É o que o Cristo da tira diz pregado na cruz: "Eles sabem o que fazem".

3 comentários:

Anônimo disse...

EXCELENTE COMENTARIO/DENUNCIA DO HENRIQUE. TEMOS QUE CONTINUAR A DENUNCIAR OS AUTORES DO SUCATEAMENTO DA FERROVIA. É UMA PENA A ESTAÇÃO DA NOB DAQUELE JEITO. E OS QUE COMPRARAM NADA FIZERAM ATÉ O MOMENTO. BOM DIA

GILBERTO TRUIJO

Anônimo disse...

Henrique

DESMASCARAR ESSE PESSOAL QUE SE DIZ UMA COISA E É OUTRA É ÓTIMO DE FAZER. NO SEU TEXTO VOCE DEMONSTRAR POR A + B QUE O MARCELO NÃO PENSA NA CIDADE E SIM, NOS SEUS INTERESSES, O DO SEU PARTIDO, O QUE ESTÁ TENTANDO ENCONTRAR ALGUÉM PARA DISPUTAR UMA ELEIÇÃO E O MÁXIMO QUE CONSEGUE É FICAR CUTUCANDO. É VEXATÓRIO O PAPEL QUE A OPOSIÇÃO FAZ HOJE NA CIDADE. FRACOS E PERDIDOS. MERECEM RISOS.


AURORA

Anônimo disse...

Sabe Henrique,

Essa questão dos vereadores é uma coisa preocupante. Sempre foi assim. Existem aqueles que foram eleitos para defender interesses de grupos econômicos, os ligados ao poder local e tentam escamotear isso da população. Seus atos dentro do parlamento denunciam facilmente essa pratica. Não estão nem aí para os interesses da maioria da população, os que nada possuem, os que possuem pouco, os da periferia. Estão ali para defender os interesses dos grandes investimentos imobiliários, educacionais, empresariais e esquecem do grosso da população. Marcelo age assim, Chiara também, Segalla é outro. Pode observar o discurso deles. Se fazem de bons mocinhos, mas estão sempre a votar ao lado do negócio do capital, do investidor e não da cidade, dos que na verdade pensam em ganhar cada vez mais e ignoram o zé povinho. Nenhum deles estão em nenhum momento ao lado do povo. Pode observar e agora estão a tramar como farão para tentar ganhar a eleição do prefeito. Uma trama que quem observa bem consegue captar. Eles defendem o cara que constrói os prédios e esses condomínios, os que reajustam preços altos nas escolas particulares, os que querem que o DAE seja vendido, parece que querem tudo de ruim para os pobres e cada vez mais ganhos para os ricos. Desculpe meus erros, mas está na hora de entendermos um pouco o que essa gente apronta na cabeça da gente.

Lúcia, moro no Rasi e quem me indicou sua internet foi a Cida