domingo, 5 de fevereiro de 2012

MÚSICA (83)

A "SINHÁ" DE ONTEM PERMANECE MAIS VIVA QUE NUNCA NO BRASIL DE HOJE
"Voces aí no Brasil devem já conhecer, suponho. Mas só hoje eu baixei o novo disco do Chico Buarque? Me chamou a atenção a faixa “Sinhá”, parceria dele, Chico, com o João Bosco. A música é um bem ritimada, afrosamba e a letra começa com um negro escravo querendo se livar da cruel punição por supostamente ter olhado a sinhá nua. No segundo verso ele diz que olhos tão azuis lhe fazem tão mal… No último verso descobrimos que a estória é contada pelo atormentado herdeiro sarará do feroz senhor de engenho. É isso - Enjoy", recebo num e-mail. Eu considero a música uma das melhores do último CD do Chico e a letra, uma sacada incrível contra os que insistem em apregoar que no Brasil não existe racismo. Para mim, não só existe, como nunca deixou de existir.

Veja a letra de Sinhá: "Se a dona se banhou/ Eu não estava lá/ Por Deus Nosso Senhor/ Eu não olhei Sinhá/ Estava lá na roça/ Sou de olhar ninguém/ Não tenho mais cobiça/ Nem enxergo bem./ Para que me pôr no tronco/ Para que me aleijar/ Eu juro a vosmecê/ Que nunca vi Sinhá/ Por que me faz tão mal/ Com olhos tão azuis/ Me benzo com o sinal/ Da santa cruz./ Eu só cheguei no açude/ Atrás da sabiá/ Olhava o arvoredo/ Eu não olhei Sinhá/ Se a dona se despiu/ Eu já andava além/ Estava na moenda/ Estava para Xerém./ Por que talhar meu corpo/ Eu não olhei Sinhá/ Para que que vosmincê/ Meus olhos vai furar/ Eu choro em iorubá/ Mas oro por Jesus/ Para que que vassuncê/ Me tira a luz./ E assim vai se encerrar/ O conto de um cantor/ Com voz do pelourinho/ E ares de senhor/ Cantor atormentado/ Herdeiro sarará/ Do nome e do renome/ De um feroz senhor de engenho/ E das mandingas de um escravo/ Que no engenho enfeitiçou Sinhá". RECOMENDO LEREM VENDO NO
http://www.youtube.com/watch?v=M4ob9OPnzCE

OUTRA EXPLICAÇÃO PARA "SINHÁ": Ontem, sábado, 04/02, quem passou pela região de Bauru foi o governador Geraldo Alckmin e com ele seu séquito de bajuladores. Se em Bauru, nas suas últimas passagens só recebe aplausos, em Jaú recebeu a digna recepção após o ocorrido em Pinheirinho. Uma chuva de vaias. O fato é que as vaias desagradaram Pedro Tobias, o deputado estadual tucano, que se diz "irmão" do governador. Ainda teve o desplante de dizer que "os manifestantes foram pagos para fazer barulho". Se a manifestação provoca a ira do protetor da nossa "Sinhá", que isso se repita por onde ele passe, pois só assim talvez consiga ir construindo algo mais sensível dentro de si. Pior será se quiser nos furar os olhos, como na letra da música.

OBS.: Hoje tudo curto e grosso, pois pego estrada agorinha mesmo, 7h da manhã desse domingo, 780 km de asfalto pela frente e quase uma semana longe de Bauru. As postagens continuam e, como sempre, voltarei cheio de novidades.

Nenhum comentário: