CENA BAURUENSE Nº 01 – NOVO HOSPITAL
Por dois momentos vejo algo na imprensa sobre Bauru ter mais um hospital na cidade. Primeiro foi o atual Secretário Estadual de Saúde, David Uip que veio até Bauru coisa de uma semana atrás, percorreu todas as instalações do Hospital de Base e disse dessa necessidade. Hoje, numa reverência ao médico bauruense Abrahim Dabus, ex-deputado e hoje aposentado, o JC lhe entrevista no Dia do Médico e ele repete a mesma coisa, da necessidade de um novo hospital na cidade. Queria ouvir de ambos outra coisa e não ouvi. É sabido por todos que, tanto o Base como o Estadual possuem vagas de leitos e não as estão disponibilizando para a população. O Base já teve mais do que o dobro do que oferece hoje e o estadual possui uma ala praticamente fechada à espera de profissionais para execução de serviços. E por que não se incentiva isso diante do caos da saúde municipal e não esse negócio de construir um novo? E se construírem um novo, acredito irão querer desativar o Base e será mais um elefante branco abandonado no centro da cidade. Eu entendo isso tudo de uma maneira muito simplista e como um leigo, observador do lado de fora: Por que até agora ninguém martelou isso da ocupação imediata das vagas existentes na cidade? O caos está instalado, o setor teve até valores reservados e garantidos por lei para vagas na rede particular e do outro lado todos cientes de que as vagas públicas existem. Isso é desleixo com a coisa pública. Que falta faz um servidor público como David Capistrano nessas horas. Alguém precisa bater o pinto na mesa e resolver isso de uma vez por todas.
CENA BAURUENSE 02 – A INAUGURAÇÃO DA ESCOLA E O IRMÃO DA HOMENAGEADA QUE NÃO PODE COMPARECER AO EVENTO
Adoro inauguração de escolas, ainda mais públicas e atendendo população de bairros populares. Hoje ocorreu algo assim aqui em Bauru, quando a Prefeitura Municipal descerrou a placa da EMEII “Profª Luzia Maria Daibem Ferraz de Arruda”, no Núcleo Habitacional Nobuji Nagasawa, ali pertinho do Núcleo Mary Dota. Aproximadamente 230 alunos serão ali atendidos, com idade de quatro meses a cinco anos e atendimento em horário integral. O nome dado à escola é de uma educadora bauruense, nascida em Pirajuí em 1946 e falecida em junho de 2013. Uma vida dedicada à educação e mais do que bom ver professoras da rede municipal, antigas servidoras dando seus nomes para nossas escolas. Um critério técnico na escolha e não por ter sido esposa de figurão fulano de tal. Aqui só uma lembrança, Luzia é irmã do também professor Isaias Daibem, casado com a também educadora Ana Maria Daibem, todos com muitos serviços prestados à educação. Isaías o irmão não pode comparecer no descerramento da placa hoje pela manhã, pois continua internado numa UTI hospitalar recuperando-se de uma pneumonia contraída lá mesmo. Ficaríamos todos mais do que contentes se ele pudesse ter lá estado, descerrando a placa, mas isso ficará, infelizmente, para outro dia. Isaias é um dentre tantos merecedor de homenagens e placas em vida, algo que poderia ser pensado na escolha dos nomes das próximas inaugurações.
CENA BAURUENSE 03 – MOBAID E UMA ESTÁTUA PARA O AIELLO LÁ NA HAVAN
O pecuarista Mobaid jogou, como dizem, merda no ventilador. O motivo é sabido por todos que ouviram a tal da gravação compartilhada ontem via internet. Ele queria participar do bolo distributivo de obras e verbas, um festim do qual foi excluído, segundo ele por alguns e sob o comando, também segundo ele, da mais importante imobiliária da cidade, a Aiello. Disse mais, que esses são os atuais donos da cidade, gravei bem isso. Se o que disse é verdade ou não ainda não se sabe, mas ele repetiu por diversas vezes que garante tudo o que falou. Mobaid não é novato no assunto denúncias e sabe onde está pisando, conhece seus parceiros e o meio onde faz seus negócios. O mais sério de tudo o que disse foi acusar a SEPLAN, a Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Balcão de Negócios quase que exclusivos do Grupo Aiello e que os funcionários públicos lá lotados estão a serviço da especulação imobiliária do dito cujo, que chamou de nomes impublicáveis. Aproveitando a deixa dos Aiello’s serem chamados de Donos da Cidade queria sugerir para a administração do Magazine Havan que retire de lá a Estátua da Liberdade e coloque em seu lugar uma com a fisionomia do dito mandatário mór da cidade. A Cesar o que é de Cesar.
CENA BAURUENSE 04 – AGORA VAMOS PARA AS AMENIDADES, ENFIM A REVIRADA
O estado de SP conta com a Virada Cultural, bancada em sua parte maior pelo Governo Estadual e por Bauru não tucanear como gostariam a programação desse ano para nossa cidade foi pífia. Daí, a administração municipal inventou uma Revirada por aqui e ela acontece, se não me engano pela terceira vez na cidade e nesse final de semana. Deu para sentir que as torneiras dos cofres municipais estão um tanto fechadas, mas assim mesmo, sem nenhum nome de expressão nacional, gostei da programação apresentada. Tudo o que veremos é gente daqui mesmo e da região e com uma abrangência interessante de possibilidades. A imprensa já está divulgando o que irá rolar, um dia no Teatro Municipal e outro no Parque Vitória Régia. O importante mesmo é sair de casa e como no sábado 23h30 vai ter espetáculo de balé com gente ligada ao professor Sivaldo Camargo no palco, lá estarei apupando quem muito faz pelas artes na cidade.
CENA BAURUENSE Nº 05 – 60 ANOS DA USC COM ORQUESTRA E PIANO COM ROSA TOLON
Quando no palco, minha dileta amiga cubana e maestrina musical da USC, pianista de quatro costados, Rosa Tolon oportunidade rara de desfrutar de boa música, tocada por alguém de renome internacional. No dia do aniversário da Universidade do Sagrado Coração, domingo, 20/10, a Orquestra Sinfônica de Botucatu apresentará um repertório especial em concerto que contará com a presença da solista, coordenadora do curso de Música, ao piano. Regida pelo maestro Dr. Marcos Virmond, também professor do curso de Música da USC, a orquestra apresentará obras de artistas como Heitor Villa-Lobos e Antonin Dvorak. A apresentação começará às 19h no Teatro Veritas. Domingo, como sabem é um dia modorrento, poucas possibilidades e já de antemão lhes aviso, por ser algo festivo pelas bandas da USC, acredito que os ingressos deverão se esgotar meio que rapidamente. Já dou meu jeito para conseguir o de minha prole e recomendo para os que gostarem de sair do trivial fazerem o mesmo com a devida antecedência. Noite de gala com dedos cubanos nos teclados.
CENA BAURUENSE Nº 06 – NOTÍCIA QUENTINHA E POUCO DIVULGADA, PICOLÉ DE XUXU AMANHÃ 14H EM PEDERNEIRAS
Diante de tanta agitação pelas nossas ruas, alguns governantes marcam com menos pompa suas inaugurações, antes feitas com grande antecedência e festejos mil. Agora tudo é feito meio que na moita, quietinhos e com medo de que a notícia se espalhe e acabe caindo nos ouvidos dos protestadores de plantão. Percebo algo assim quanto à divulgação da vinda do governador Geraldo Alckmin, amanhã, sábado, 14h, evento marcado para a praça central da vizinha Pederneiras, quando descerrará a placa do restauro, ou melhor, do recapeamento da rodovia Osni Matheus, que liga aquela cidade à Lençóis Paulista (que também leva à Macatuba). Tudo foi comunicado aos vizinhos pederneirenses no finalzinho da tarde de hoje, ou seja, agorinha pouco e o motivo de ser assim tão escondidinho ninguém sabe ao certo. O fato é que o governador chega amanhã ali e depois vai para Brotas inaugurar outro recape. Não sei se isso podia ser espalhado, mas o faço porque não gosto muito de quem faça as coisas às escondidas, na calada do dia, antes do sol se por. Acho que com os compartilhamentos de praxe seria bom ele ter a companhia de gente também do contra nessa visita ilustre e pouco divulgada.