terça-feira, 1 de outubro de 2013

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (77)


EMBOLANDO ASSUNTOS NO PRIMEIRO DIA DO MÊS
1.) OS ESPIÕES DE SEMPRE: "Quanto mais os EUA souberem sobre o que os outros países estão fazendo – não só seus governos, mas suas empresas e sua população – mais poder os EUA têm sobre aquele país." Confira a entrevista com Glenn Greenwald: http://bit.ly/18efap4. Isso aqui não é novidade para ninguém, nem para a presidência da República do Brasil e dos demais países do planeta. Eles sempre agiram e pretendem continuar agindo assim. Ponto pacífico. Desmantelar isso, só com uma bela de uma ação coletiva e talvez com a sugestão que vejo circulando hoje pelo país, termos o nosso próprio sistema de internet (seria ele inviolável?). O imperialismo persiste, resiste e avança sobre nós, basta aceitarmos isso pacificamente como sempre o fizemos.

2.) UMA VITÓRIA ESTRONDOSA a das comerciárias de Bauru. Tomo conhecimento ontem que, o motivo do protesto delas clamando para não trabalharem no dia 12/10, sábado, feriado religioso foi conquistado. As entidades de classe dos comerciantes recuaram e não exigirão que essas trabalhem nesse dia, ou seja, as lojas permanecerão fechadas. A justificativa desses de que pagariam pelo dia trabalhado é pífia e nefasta, pois o fariam com algo repugnante, o tal do “Banco de Horas”, que não paga ninguém, desconta horas e na maioria das vezes não as descontam. Outra grande vitória das comerciárias foi sobre o seu sindicato, o dos Comerciários, que não fez esforço nenhum para ajuda-las e foi a reboque quando viu o movimento nas ruas. Igualzinho ao que ocorreu recentemente com o Sindicato dos Motoristas de ônibus, avessos às greves bancadas pelos trabalhadores. Com esse, dois são os sindicatos que se mostram no caminho inverso da necessidade e anseio dos trabalhadores, mas esses o fazem mesmo assim e conseguem sair vitoriosos. Isso deveria merecer uma bela discussão e reflexões sobre os (des)caminhos de alguns sindicatos nos dias de hoje. Parabéns às valorosas comerciárias bauruenses.

3.) MEU PITACO NA ELEIÇÃO DO PT BAURU – Não sou mais petista de carteirinha, mas gosto de me meter em seus assuntos, pois vejo nesse partido uma ainda viável possibilidade de busca por algo mais voltado para o social, o que quase nenhum outro possui. Inegável o país diferente, altaneiro, diante do país herdado por Lula. Porém dentro da sigla sempre conviveram gente a divergir, promovendo verdadeiros arranca rabos quando a questão em discussão é o poder (nada não muito diferente de outros partidos). Aqui em Bauru, como no país todo, em novembro ocorre a eleição interna do partido para renovação de suas executivas. Na municipal daqui, existiam quatro chapas, uma legalista, tento Batata como cabeça de chapa (apoiada pela sua esposa Estela), outra pelo Cláudio da Construção Civil, outra por um grupo dissidente, com amplas chances de ganhar, encabeçada pelo Josué Lopes, superintendente local do INSS e por fim, a da Esquerda Marxista, tendo Fabrício Genaro como cabeça de chapa. Estela, diante da possibilidade de perder o comando do partido na cidade, jogou pesado. Josué, o até então dissidente, pelo que se sabe, recebeu ligação de gente muito influente de Brasília, petistas do mais alto escalão, com o único intuito de força-lo a desistir amigavelmente de sua candidatura e pior, passar a partir daí a apoiar a situação. Abriu mão da disputa (e aqui me reservo a não comentar detalhes dos bastidores dessa renúncia) e vejo seus até então apoiadores se aproximando mais de Estela do que de Cláudio (esse conta com o apoio do Sandro, presidente da Câmara Vereadores). Ele, pelo visto, resignado, preferiu manter-se distante do que virá pela frente. O jogo intramuros é pesado e como a eleição será secreta, vejo grandes possibilidades de uma alvissareira novidade despontar no horizonte, com uma enxurrada de votos contrários a tudo o que tem ocorrido com o partido na cidade, sendo descarregada em Fabrício. Esse, por tudo o que representa, a dignidade de anos de luta sendo colocado à prova, merece o apoio desse mafuento escrevinhador. Nem preciso dizer explicitamente discordar dos métodos e da ação adotados pelo Casal 20 do PT em Bauru, Estela e Batata (já fui até em plantão policial denunciar eleições passadas irregulares). O que estiver ao meu alcance na contribuição para a destituição de uma vez por todas deles do comando partidário, tenham certeza, contem comigo. O PT precisa ser oxigenado na cidade e com eles isso não será possível.

4.) O MOMENTO VIVIDO PELO NOROESTE – Dizem alguns que quem não pode ajudar (financeiramente) não deve meter a colher no assado alheio. Sou noroestino de quatro costados e não tenho, confesso, um gato para puxar pelo rabo. No futebol essa máxima não vinga. Não se consegue só observar, permanecendo calado. Na administração atual, a do Buzalaf, só trapalhadas, isolamento e em um ano uma total demonstração de como não se deve comandar agremiações esportivas. Fiasco em cima de fiasco, amadorismo total. Por fim, um grupo sendo formado, parcerias sendo anunciadas e a grande maioria dos torcedores permanecendo calada, porém observando atentamente o desenrolar dos acontecimentos. Seria essa a última chance? Nada mais restaria? Quatro meses sem receber salários, funcionários e atletas em total desespero. Histórias de um relacionamento mais do que desgastado, até desumanas entre o comando e subordinados, patrão e empregado. Bato numa tecla já registrada aqui anteriormente. Todos os que vejo hoje se propondo a ajudar o time precisariam entrar nessa desprendidos de querer obter lucros, todos são empresários bem sucedidos. Seria ótimo não pensarem em si e o que for colocado de recurso, quando retirado, que ocorra só o investido, deixando todo o restante nos cofres do Noroeste. Quem agir diferente disso e ainda mais nesse momento merece mesmo ter o dedo apontado para si. São tantas as notícias tristes, tanta gente que esteve por lá e hoje tira proveito disso. Escárnio coletivo para esses. Torço e quero acreditar nas boas intenções dos que se juntam nesse momento. Não me estão vendo levantar a voz nesse momento. Estou, como a maioria, na expectativa, mas não nos matem do coração, pois tudo tem sido divulgado em drops, esperança adquirida ali e derrubada acolá. O Noroeste não merece nada disso. Quando vejo um time como o Paraná, na 2ª do Brasileirão tendo alguns dos seus jogos patrocinados pela sua torcida, vejo que também poderíamos promover uma ação coletiva. Se isso um dia for feito, a grana terá que ser usada para saldar algo de concreto, nunca para ser entregue na mão de terceiros. Tudo conspira contra os pequenos times. Veja o caso do XV de Jaú, que fez seu último jogo agora e só volta a ter atividades profissionais depois da Copa do Mundo do ano que vem. Como sobreviver assim? Quem é o louco que se habilita a fazer investimentos em algo tão insano e sem lógica? A situação do Noroeste é a de muitos outros times, todos sobrevivendo como uma nau sem rumo. Quais as saídas para tudo isso?

10 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Aeeee aí sim com Fabrício Fabricio Genaro...eu concordo,assino embaixo! Que venha!!!!!

Eeee belezaaaaa.....parabéns comerciárias

Márcia Zamarioli

Anônimo disse...

Curioso. Fui membro do PT de Bauru por 13 anos. Posso afirmar com toda segurança que as rédeas continuarão nas mãos do casal 20, não que eu torça para isso, mas porque os métodos usados pelo Sr Batata e Dona Batata superam os limites do inimaginável no que tange a se dar " um jeitinho " de se perpetuar no poder. O Fábrício seria um alento ao desacreditado PT...mas como ele não sabe jogar o jogo sujo bastidores...ficará apenas como uma esperança.
Jorge Luiz Maskalenka

Anônimo disse...

Henrique, são três chapas. O agrupamento do Josue fechou com a chapa do Batata. A Esquerda Marxista tem chapa municipal, o Fabricio Genaro é nosso candidato a presidente, e sabemos das imensas dificuldades para vencer todo o aparato burocratizado que hoje controla o partido nacionalmente.
Roque Ferreira

Anônimo disse...

É complicado fazer campanha onde tudo ja ta organizado e decidido ,,,,, quem tem o maior grupo de filiados aptos a votar vai levar o partido ,,,é assim,,,,vc filia um grande numero de pessoas e terá o PT em suas mãos ....é assim que acontece ,,,sou petista não tenho grupo algum não faço parte tbm ,mas não acho justo os ataques feitos aki ,,,a companheiros ,,ahhhh e mais NÃO apoio o batata ...e a enxurrada vai existir pa quem tiver o maior grupo de filiados apto a votar em seu presidente e sua chapa .
Gleison Sallas Contador

Mafuá do HPA disse...

ESSES OS COMENTÁRIO DO FACEBOOK SOBRE O TEXTO DO NOROESTE:

Cesar Melleiro E pra piorar já está chegando a hora de pagar o 13 salário, e muitos funcionários do clube ainda nem receberem os de 2012.
há 14 horas via celular · Curtir · 1

Henrique Perazzi de Aquino Hoje ouvi que a Unimed Bauru caiu fora da parceria e a GVT de Curitiba demora para responder. Ontem ouvi de um conselheiro que a situação é mais grave do que se conhece. A cada dia novidades ruins, nenhuma boa.
há 12 horas · Curtir · 1

Jorge Luiz Maskalenka Se continuar nessa toada o Noroeste vai virar time de futebol de botão...e olha lá se arrumar uma mesinha pra jogar. Chega a ser patética as administrações do Norusca. Triste.
há 12 horas · Curtir · 1

Jose Roberto Pavanello Silva ATENÇÃO GALERA, AVISO GERAL A TODOS OS ASSOCIADOS: SABADO PARTIR DAS 14HS, JÁ PODEM LEVAR MENSALIDADE DE OUTUBRO, ESTAREMOS AGUARDANDO A TODOS, TEMOS COMPROMISSOS A SALDAR DURANTE SEMANA, ALUGUEL, ÁGUA, LUZ, E IPTU. FAÇA SUA PARTE, APENAS R$ 15,00 MENSAIS, COLABORE COM A SUA TORCIDA.
há 12 horas · Curtir

Nelson Brandino Esta historia destes parceiros parece que esta um tanto obscuro, sem definição eu estou começando achar que foi mais uma invenção que contaram pra nos torcedores, só vejo alguns dos provaveis parceiros pularem fora, enfim só nos resta torcer para que de certo.
há 11 horas · Curtir · 1

Reynaldo Grillo Amanha esta marcada a reuniao do conselho como o Gimenez...Vamos ver o que vai dar...A Unimed patrocina todo mundo..Porque nao iria patrocinar o Noroeste..Alias, ela ja patrocinou o Norusca no passado, se eu nao me engano na epoca do Coube...A nao ser que exista uma razao muito forte pra que isto nao aconteca...
há 11 horas · Editado · Curtir

Siva Tiba Cade os caras que bateram no peito para tirar o Daminhao ?
Ate agora nao vi ninguem falar ...
Ahhh o Daminhao saiu vou ajudar entao...
Bando de covardes !
há 11 horas via celular · Curtir

Reynaldo Grillo Realmente A Unimed caiu fora do Noroeste...Esta FDP tem um hospital enorme em Bauru..Faz dinheiro pra caramba e nao ajuda o times da cidade....E o engracado e que patrocina um monte de time de futebol e basket pelo Brasil afora..
há 11 horas · Editado · Curtir (desfazer) · 1

Siva Tiba Isso meu amigo Reynaldo Grillo...chama-se politico de saco roxo coisa q nao existe aqui
há 11 horas via celular · Curtir · 1

Reynaldo Grillo Realmente , se o Noroeste tiver de sobreviver, tera que ser com ajuda de fora....
há 11 horas · Curtir

Reynaldo Grillo Tenho fe de que iremos superar tudo isto..

Anônimo disse...

“Virar à Esquerda. Reatar com o Socialismo” – Esquerda Marxista
Só a chapa “Virar à Esquerda. Reatar com o Socialismo” defende a ruptura com todos os partidos do capital, PSB, PDT incluídos. O PT pode fazer alianças com partidos que reivindicam o socialismo, mas isso depende do programa e das circunstâncias. Não é uma regra. A regra geral é candidaturas do PT em todos os níveis.

Nossa resposta às jornadas de junho é que o PT rompa com o capital, rompa com a colaboração de classe e atenda as reivindicações. O PT tem o governo e os instrumentos para isso. Apoiado na mobilização e organização operária, popular e da juventude o PT pode impor ao Congresso reacionário e a todas as instituições burguesas a vontade do povo e o atendimento das reivindicações. Um Orçamento Federal sem um centavo para a Dívida e todo voltado para Educação, Saúde, Transporte públicos e gratuitos para todos teria um imenso apoio e se o Congresso ou o judiciário se opõe deveriam ser varridos pelas massas. Este é o caminho para aprofundar o fosso aberto em junho. O combate contra leis ou medidas reacionárias não pode ser nunca confundido com a “luta pela reforma do Estado” burguês. Ainda mais um estado herdado da ditadura militar e moldado segundo as conveniências do imperialismo que domina o país.

Mas, ainda mais sério é em nome de algumas medidas limitadas, mesmo que corretas, como fim do Senado, um homem, um voto, proibição das empresas financiarem partidos, tentar estatizar todos os partidos com financiamento público exclusivo das campanhas. Além de dispensar a militância da atividade coloca os partidos nas mãos do Estado. Votar uma medida de liberdade democrática, e mesmo lutar por ela, nada tem a ver com “lutar para reformar as instituições do Estado” burguês e vender ilusões de que uma reforma resolveria problemas que só a revolução pode resolver.

Só há um caminho de luta pela revolução socialista, pelo fim do regime da propriedade privada dos meios de produção e por uma economia democraticamente planificada para acabar com a exploração e a opressão. E ele exige ajudar a elevar o nível político dos militantes e a consciência das massas oprimidas de que é fundamental destruir o Estado capitalista e tomar o poder. Este é o ensinamento de Lenin quando escreveu o livro “O Estado e a revolução”. Por isso lançamos chapa. Aproveitamos também, para fazer um chamamento a todos os filiados do PT de Bauru, que analisem nossas posições, e votem em nossa chapa e nosso candidato Fabrício Genaro.
Roque Ferreira

Anônimo disse...

Henrique

Vamos RENOVAR os representantes sindicais? Está na hora de por gente nova mas nova mesmo para dirigir os sindicatos. Chega de rotina. ROTINA nunca foi legal...NUNCA!!!

José Luiz Schubert

Anônimo disse...

HENRIQUE

A avaliação do Jorge Luis Maskalenka acima tem tudo para virar realidade pois retrata no que virou o PT em todos os diretórios municipais aqui da região...

Cassio Guarani Kaiowá Cardozo de Mello Curioso

Anônimo disse...

Concordo com vc Roque, em candidatura própria ,,,sou tbm contra as alianças com esses partidos burgueses e aproveitadores ,,,,,respondendo sua pergunta ,,,como vc sempre diz roque "quem paga a banda escolhe a musica" ,,,,a primeira vez que ouvi essa frase foi por vc,/,,,;não sei... mas alguém deve manter essa banda ,pra que toque as musicas de alguns interessados ,,,
Gleison Sallas Contador

Anônimo disse...


"EU QUERO DAR MEU TESTEMUNHO, EM ALTO E BOM SOM: EU ERA CONTRA OS CARAS; EU, COMO A MAIORIA, PENSAVA QUE ERAM BADERNEIROS, ETC. POIS EU ESTAVA ERRADO: SE NÃO FOSSE POR ESSES JOVENS GUERREIROS, ONTEM, NOS PROTEGENDO EM VÁRIOS MOMENTOS DA AÇÃO BÁRBARA DA PM - RJ, COM CERTEZA, ALÉM DE FERIDOS, HAVERIA MORTES... PASMEM: EU VI, EU VI: UM PM JOGAR SPRAY DE PIMENTA NUMA PROFESSORA CADEIRANTE!! OS B.B.'s VOARAM PRA CIMA DELE, SALVARAM A SENHORA E BOTARAM O CANALHA PRA CORRER!! ELES SE ARRISCARAM, APANHARAM, NOS PROTEGERAM COM O PRÓPRIO CORPO, DO GÁS, DA PIMENTA... SÃO LINDOS E SÃO OS VERDADEIROS HERÓIS! SÃO A JUVENTUDE QUE _ AGORA SEI! _ DERRUBARÃO O EDIFÍCIO PODRE DESSA CIVILIZAÇÃO CAPITALISTA CUJO DEUS É O $$$! AGORA TENHO ESPERANÇA DE QUE MEUS FILHOS E NETOS TERÃO UM PAÍS DIGNO E UMA SOCIEDADE JUSTA, POIS EXISTE UMA PARCELA SIGNIFICATIVA DA JUVENTUDE DISPOSTA A MORRER PELO BRASIL MELHOR! EU QUERO DIZER: AVE, BLACK BLOCS! EU QUE FUI PROTEGIDO PELO IDEALISMO DE VOCÊS, VOS SAÚDO E PRESTO A MINHA HUMILDE HOMENAGEM! DEUS VOS ABENÇOE E PROTEJA!"

Henrique Antoun - Rio de Janeiro RJ