quinta-feira, 24 de outubro de 2013

BAURU POR AÍ (92)


A SEMANA TODA TOMADA E NADA SENTADO DIANTE DE UMA POLTRONA E TV
Não tenho mais paciência nenhuma com novelas, as da TV. Elas são para mim o símbolo exato do que não se deve fazer, ou seja, permanecer em casa e diante de coisas totalmente inúteis, que nada irão me acrescentar na vida. Sou um estabelecido e constituído RUEIRO. Bater perna é comigo mesmo, estar aqui e ali, picotando cartão em eventos onde a cultura flua, onde possa transpirar manifestações populares. Tento ao meu modo e jeito ir e vir, dentro de minhas parcas possibilidades. Quando ouço alguém dizer que em Bauru existem poucas possibilidades, nada de diferente, logo retruco e apresento o leque de opções que sempre estão disponíveis. Nessa semana, na anterior e na próxima, o cabedal foi extenso e não consegui estar nem na metade. Sinta só o clima com os banners de alguns desses eventos (só alguns, não todos).

O SECOM 2013 lá na Unesp discute em várias mesas as questões das comunicações e teve palestras de arrepiar, como uma com sobre o Papel da Mídia na América Latina, com um mestre argentino, dessas imperdíveis para quem quer de fato entender essas questões. A Semana de Ciência e Tecnologia termina com a Festa da Ciência na sexta, amanhã, lá no Ginásio de Esportes da Unesp e é muito bom ir acompanhando o que rola nas escolas locais sobre o tema. Eu me surpreendo a cada ano. De 24 a 31/10 no Teatro Municipal o 19º Arte sem Barreiras sempre com muita novidade e nesse ano teremos o baterista Ralinho tocando e encantando os presentes na abertura. Lá na Casa de Cultura Celina Neves, na Gerson França, o FestinBAU, com teatro amador daqui e da região, mostra competitiva, oficina e espetáculos emocionantes, com a batuta de gente como Paulo, Talita e Thiago neves, Silvio Selva e Monica Salles. Fui ontem à noite e como o evento vai até dia 27, devo voltar mais umas duas vezes. Lá pelos lados do Enxame Coletivo acabou agora um Festival Canja e no começo da semana que vem mais um Clube do Vinil, possibilidades mil de reencontros e música de bolachões. Logo ali, em Agudos uma Feira de Livros, com tudo o que sempre de muito bom tem nesses eventos, além do lançamento do livro da Madê Correa. No Senac mais uma Feira de Troca de livros, uma grande banca exposta logo na entrada da unidade, onde você leva um e encontrando um lá que goste, traz ele assim facinho. Já troquei uns e volto levando mais uns cinco. Tá chegando a hora de um belíssimo Festival de Animação, o AnimaBru na Oficina Cultural Glauco Pinto de Moraes, com gente de ponta nesse negócio de cinema de animação. O pontapé inicial será dado pelo amigo Vinagre dia 27 lá no Assentamento Aymorés com curtas metragens para os assentados.

Faltou algo, me ajudem aí...

Era isso, agora caio na estrada e vou vender meus caraminguás ao estilo mascate por Pederneiras, Macatuba, Barra Bonita, Mineiros do Tietê, Dois Corgo e finalizo em Jaú. De tardinha devo estar de volta cheio de assunto novo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

O Isaias Daibem acabou de falecer

João Neto

Anônimo disse...

CHACRINHA & CHACRINHAS (TEXTO ENVIADO PARA OS JORNAIS, NÃO PUBLICADO E REPRODUZIDO POR AQUI)
Lembro-me do Abelardo Barbosa, o grande
Chacrinha, que nas noites de domingo nos
anos 60/70/80 fez a "galera" do nosso país
delirar com os seus programas.
Alô alô Terezinha !!! Vocês querem bacalhau?
Eta ferro, ele foi o maior comunicador da TV Brasileira
de todos os tempos. Chacrinhas sei o que
significa tambem. Um cara compra 1.000 mts.
de terra e faz uma chacrinha para
passar os finais de semana no meio do mato,
ou na beira de algum rio/lagoa. Existem "prefeitos"
na nossa região que viraram proprietários de
várias "chacrinhas" numa lavagem de dinheiro
jamais vista. A fruta principal à ser plantada
é a laranja, pois elas, as chacrinhas, estão todas
em nomes de "laranjas" desses gestores do
dinheiro público. (Aldo Wellichan)