terça-feira, 8 de outubro de 2013

FRASES (111)


REVOLUÇÃO E PAIXÃO, O FUTEBOL E ALGUMAS FRASES RECOLHIDAS AO VENTO
“Seja impetuoso, um livre-pensador, supere suas limitações. O pensador é antes de tudo dinamite, um aterrorizante explosivo que põe em perigo o mundo inteiro”, frase de Friedrich Nietzsch, pensador alemão, que hoje, poucos seguem, poucos lêem e poucos dão valor.

No espaço mafuento mantido por mim desde 2007 exponho esse meu lado impetuoso. Alguns entendem, outros não. Já ganhei muitas amizades por causa dos meus escritos, consegui 235 seguidores no blog e outro tanto de adversários e até de inimigos. No facebook uma façanha que não sei como a fiz, são 1335 amigos (como pode alguém viver tranquilo e em paz tendo essa quantidade de amigos?), com algumas desistências e muitas persistências. Não sou um explosivo, não me vejo pondo nada em perigo. Acho-me comedido além da conta, mas dou meus pitacos e provoco algo pela aí. Como é gostoso para o ego ser procurado para falar de assuntos aleatórios, mesmo que esse algo seja a paixão pelo Noroeste, o time da minha aldeia. Hoje, um estudante de jornalismo da Unesp, escolheu como tema do seu TCC algo sobre a situação calamitosa dos times do interior. Seu nome, Estevão Rinaldi Pereira e está trabalhando em cima da situação do Noroeste de Bauru, Ferroviária de Araraquara, XV de Jaú (sua cidade) e Juventus da Móoca. Ficamos das 15 até as 17h confabulando sobre futebol e essa indecência que virou quase todos os antes gloriosos times de nossas cidades. Como é bom falar não de revolução, mas também de paixão. Foi o que fiz e para encerrar o dia, como tenho compromissos noturnos inadiáveis e não tenho lá muito tempo, posto aqui algumas frases clássicas sobre esse negócio futebolístico. Leiam e opinem. Tendo alguma outra, postem como comentário. Vamos a elas:

"Chegarei de surpresa dia 15, às duas da tarde, vôo 619 da VARIG", (Mengálvio, ex-meia do Santos, em telegrama à família quando em excursão à Europa)
"Tanto na minha vida futebolística quanto com a minha vida ser humana", (Nunes, ex-atacante do Flamengo, em uma entrevista antes do jogo de despedida do Zico)
"Que interessante, aqui no Japão só tem carro importado", (Jardel, ex-atacante do Grêmio)
"As pessoas querem que o Brasil vença e ganhe", (Dunga, em entrevista ao programa Terceiro Tempo)
"Eu, o Paulo Nunes e o Dinho vamos fazer uma dupla sertaneja", (Jardel, ex-atacante do Grêmio)
"O novo apelido do Aloísio é CB, Sangue Bom", (Souza, meio-campo do São Paulo, em uma entrevista ao Jogo Duro)
"A partir de agora o meu coração só tem uma cor: vermelho e preto",(Jogador Fabão, assim que chegou no Flamengo)
"Eu peguei a bola no meio de campo e fui fondo, fui fondo, fui fondo e chutei pro gol", (Jardel, ex- jogador do Grêmio, ao relatar ao repórter o gol que tinha feito)
"A bola ia indo, indo, indo... e iu!", (Nunes, jogador do Flamengo da década de 80)
"Tenho o maior orgulho de jogar na terra onde Cristo nasceu", (Claudiomiro, ex-meia do Inter de Porto Alegre, ao chegar em Belém do Pará para disputar uma partida contra o Paysandu, pelo Brasileirão de 72)
"Nem que eu tivesse dois pulmões eu alcançava essa bola", (Bradock, amigo de Romário, reclamando de um passe longo)
"No México que é bom. Lá a gente recebe semanalmente de 15 em 15 dias", (Ferreira, ex-ponta esquerda do Santos)
"Quando o jogo está a mil, minha naftalina sobe", (Jardel, ex-atacante do Grêmio e da Seleção)
"O meu clube estava a beira do precipício, mas tomou a decisão correta, deu um passo a frente...", (João Pinto, jogador do Benfica de Portugal)
"Na Bahia é todo mundo muito simpático. É um povo muito hospitalar",  (Zanata, baiano, ex-lateral do Fluminense, ao comentar sobre a hospitalidade do povo baiano)
"Jogador tem que ser completo como o pato, que é um bicho aquático e gramático", (Vicente Matheus, eterno presidente do Corinthians)
"O difícil, como vocês sabem, não é fácil", (Vicente Matheus)
"Haja o que hajar, o Corinthians vai ser campeão", (Vicente Matheus)
"O Sócrates é invendável, inegociável e imprestável",  (Vicente Matheus, ao recusar a oferta dos franceses).

3 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Todas as do Vicente Matheus são ótimas, porém, acredito que algumas foram inventadas, pois ele já virou um mito, puro folclore futebolístico.

Vejo em todas as frases uma estigmatização do jogador brasileiro como com pouca educação, na verdade meio burro. Isso não deixa de ser verdade, pois não devem ler nada, estudar nem pensar. Uma minoria faz isso, mas ressaltar isso é correto? Não sei. Avalie você meu amigo.

Ri muito.

Alvarenga

Anônimo disse...


CARO AMIGO

Acho pertinente darmos uma olhada nesse vídeo:


http://agorasim.blog.br/?p=3616

Pasqual Macariello - Rio RJ

Anônimo disse...

HENRIQUE

Não se esqueça nunca de Nenem Prancha, frasista como poucos do futebol:

Futebol é muito simples: quem tem a bola ataca; quem não tem defende.

Jogador brasileiro não vai ter problema no México, não. Tudo já morou em favela e não pode se queixar de altitude.

Jogador bom é que nem sorveteria: tem várias qualidades.

Futebol moderno é que nem pelada. Todo mundo corre e ninguém sabe pra onde.

O futebol é uma caixinha de surpresa.

Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

Se concentração ganhasse jogo, o time do presídio não perdia uma partida.

Jogador de futebol, tem que ir na bola com a mesma disposição com que vai num prato de comida.

Jogar a bola pra cima, enquanto ela estiver no alto não há perigo de gol.

Casamento é coisa muito séria para terminar nas manchetes de jornais.

O Didi joga bola como quem chupa laranja, com muito carinho.

O goleiro deve andar sempre com a bola, mesmo quando vai dormir. Se tiver mulher, dorme abraçado com as duas.

O pênalti é tão importante que devia ser cobrado pelo presidente do clube.

Se macumba ganhasse jogo, o Campeonato Baiano terminava empatadO.

Essas aí, dizem, são todas dele.
Do seu amigo
André Ramos