terça-feira, 11 de março de 2014

INTERVENÇÕES DO SUPER-HERÓI BAURUENSE (68)


VAMOS FAZER AS CONTAS?

Na última sessão da Câmara de Vereadores de Bauru, dia 10/03, assistida de um lugar incerto e não sabido pelo Guardião, o super-herói bauruense, a repetição de uma ladainha das mais conhecidas. “A EMDURB é um cabide de empregos. A COAHB é outro cabidão, gente aos borbotões e nada é feito”, foram o tom dos discursos. “Nada de novo no reino da Dinamarca, até invocam agora com a FUNPREV, a bola da vez”, diz Guardião. “O fato é que dos fiscalizadores do Executivo, nem todos o fazem por dever de ofício e sim, por mera conjectura do cargo ocupado. O microfone está ali, a cidade do outro lado da linha e nesses momentos é sempre bom se apresentar como bom paladino da lei e da ordem. Mesmo contra a vontade alguns investem contra o DAE, outra autarquia sendo alvo de constantes críticas. De concreto mesmo, algo para ser mais do que investigado, os excessos todos e isso poucos o fazem. E dai, o ruim disso é que até os bons, os que fiscalizam de fato, acabam pagando pelos ruins”, continua.

Guardião ficou invocado e está fazendo contas, saindo até fumacinha de sua cabeça. Gostou de ver os funcionários da mesma Câmara exigindo correção salarial pra já, deixando o manager da edilidade, vereador e pastor Sandro Bussola, ainda petista de cabelos em pé. Mas não é esse tipo de conta que nosso intrépido super-herói faz no momento. A conta foi bem outra. “Se esses caras reclamam do que ocorre com a inchada Prefeitura, vejamos o quer ocorre com eles. No caso da Prefeitura, para uma população da cidade em torno de 380.000 pessoal e um número aproximado de 6.000 servidores, dividindo um pelo outro, temos mais ou menos um servidor da Prefeitura para cada 63 habitantes. E na Câmara qual o índice? Achei o que queria numa matéria no site da Auri-Verde. A Câmara possui aproximadamente 120 funcionários, 17 vereadores e assim da mesma forma, dividindo um pelo outro chego a 7 funcionários por vereador. E esse número é alto, baixo ou razoável?”, pergunta.

E a pergunta do Guardião fica no ar, ainda sem resposta. “Cada vereador possui dois assessores que lhes prestam serviços diretos. Tudo bem, sem problemas e esse número, sete pessoas em média atuando em função dos trabalhos da casa. São mesmo necessários? É uma boa média? Alta ou baixa? A Câmara necessita de fato de 120 pessoas no seu quadro funcional? Não me lembro de ninguém questionando e levantando esse tema à baila. Nada mais justo se eles cobram do Executivo e fazem essa conta local por local, que a mesma seja feita com eles. Não estaria nossa Câmara também um tanto inchada como de resto alguns setores da Prefeitura e Autarquias? Segundo a informação do site da rádio a Câmara recebe mensalmente R$ 1.200 milhão/mês e sua folha gira em torno de R$ 700 mil. Bela sobra, hem? Gostaria de ser convencido por alguém sobre a real necessidade de 120 pessoas atuarem na Câmara. Se isso for feito faço um MEA CULPA público, se não, continuarei cobrando e exigindo respostas convincentes. Afinal, ruim mesmo é cobrar dos outros, jogar pedras no telhado do vizinho tendo um de vidro na sua própria casa. Ainda mais agora que um novo concurso público está em pleno andamento e esse número de servidores irá aumentar ainda mais. E dai?”, conclui perguntando o cheio de dúvidas Guardião.

OBS.: O site onde ele captou as informações foi o http://www.auriverde.am.br/site/noticias/ler/saia-justa-para-a-camara-municipal. Guardião é ideia do artista e ilustrador Leandro Gonçalez e aqui pelos lados do mafuá conta com pitacos desse mafuento HPA. 

3 comentários:

Anônimo disse...

tadinho do super
Lázaro Carneiro

Anônimo disse...

rsrs
Leandro Gonçalez

Anônimo disse...

Aqui na Falcão tem um.
Oswaldo Luiz Oliveira