quinta-feira, 13 de março de 2014

OS QUE FAZEM FALTA E OS QUE SOBRARAM (57) -


ESSA UMA JUSTA HOMENAGEM DE UM LUTADOR DAS CAUSAS MAIS QUE SOCIAIS
RAPHAEL MARTINELLO é hoje um distinto senhor, estatura mediana e 90 anos no lombo, uma vida inteira dedicada a uma causa, a da defesa do que esse país tem de mais altaneiro, a libertação do seu povo. Esse velhinho de cabelos brancos deixa muito conservador dos tempos atuais de cabelo em pé. Nesses tempos onde uma turba renega facilmente o passado, querendo reescrevê-la ao seu bel prazer e olha com muita reserva para a forma como alguns conquistaram as liberdades que hoje possuímos, uma pessoa mais que idealista é uma PERIGOSA PESSOA. Tudo porque pegou em armas durante o período ditatorial, combateu os algozes dessa nação, os mesmos que tentam levantar parcela desse país para algo como essa tal de Marcha da Família com Deus e pela Liberdade. Martinello lutou contra (e continua lutando) contra os que marcham abestalhadamente comprando gato por lebre, como se caçar comunistas fosse algo altaneiro. Esse senhor arqueado pelo tempo ousou e em algo que o marcou pelo resto da vida participou de uma das ações mais ousadas contra os despóticos, um assalto a um trem pagador.

Virou não só folclore, como algo sui generis. Venerado por alguns e repudiado por outros. Esse senhor fez muito mais que isso, pois sua agitada vida não parou por aí. Aliás, continuo até nossos dias. Até hoje os que veneram o deus dinheiro acima de tudo e de todos não conseguem entender como alguém pode assaltar um banco e não fazer uso dele para benefício próprio. Eles não compreendem isso. Como não compreendem como um médico cubano pode trabalhar por um terço do que supostamente poderia ganhar e o restante ser enviado para seu país continuar mantendo universidades libertárias. Muitos torcem o nariz ao vê-lo passar e isso é ótimo, sinal de que alcançou seu objetivo. Nada melhor do que um distinto senhor, aparentemente inofensivo causar tanto incômodo em alguns. E se continua causando, sinal de que está no caminho certo.

Che Guevara hoje é considerado por muitos como um cruel sanguinário, algo a ser repudiado. Poucos na mídia atual ainda passam aos leitores o que venha a ser o verdadeiro significado da palavra GUERRILHEIRO. Ser guerrilheiro não é nada de ruim, pelo contrário. Depende da guerrilha, as de libertação de povos escravizados pela ação de gente inescrupulosa, poderosos agindo em benefício próprio, a eterna sacanagem corruptiva desse insano modelo capitalista. Quem se volta contra isso, se organiza e o combate, o faz de forma justa e merece elogios, não críticas. Se nem Che é mais entendido, imagina o Martinello. Deve ter passado poucas e boas, mas resistiu a tudo e a todos. Hoje, aqui algo de sua contínua luta, para que saibam quem é esse senhor que amanhã, dia 14/03, na Câmara de Vereadores de Bauru, à partir das 19h30 estará recebendo algo a mais para o reconhecimento de que sua luta não foi e não é em vão.

No CONVITE feito pelo vereador Roque Ferreira consta isso: “Raphael Martinelli foi líder ferroviário antes do golpe de 1964, amigo do presidente João Goulart, militante do PCB (Partido Comunista Brasileiro), ajudou a organizar o PUA (Pacto de Unidade e Ação) e o CGT (Comando Geral dos Trabalhadores) até o assalto ao poder feito pelos militares golpistas, a serviço da burguesia mais reacionária, seu nome constou da primeira lista de cassações dos golpistas, escapou de ser preso pela ditadura e ajudou a organizar a ALN (Ação Libertadora Nacional) junto com Marighella e Joaquim Câmara Ferreira. Como militante da ALN participou da luta contra a ditadura até ser capturado pelos inimigos da democracia. Foi preso político por longos anos, saiu da prisão, estudou formou-se advogado, indo trabalhar no do Sindicato dos Ferroviários, sua categoria profissional. Hoje, chegando aos 90 anos de idade, várias décadas de militância política e muita experiência de vida, ele é o Presidente do Fórum dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo e figura importante de toda a luta pela abertura dos arquivos da repressão militar e pela punição dos torturadores e seus mandantes e apoiadores”.

Bauru que tantos títulos e láureas fez para muitos que falam em púlpitos, mas não possuem a envergadura de luta desse bravo guerrilheiro, nato terrorista e perigoso revolucionário, está com esse reconhecimento sanando um bocadinho do universo de besteiras, medalhas e certificados distribuídos ao léu. Como é gostoso comparecer na Câmara para ouvir essa pessoa, absorver um bocado do seu conhecimento, tentar captar como é mesmo que se forja um verdadeiro e bravo guerreiro. Eu vou estar lá e assim como fui convidado, estendo a todos e todas. Quem não conhece nada dele, aqui pelos lados do meu mafuá já havia postado isso:http://mafuadohpa.blogspot.com.br/search?q=RAPHAEL+MARTINELLI%2C+84+ANOS%2C+REVOLUCIONÁRIO+NAS+24H+NO+DIA.
OS VERDADEIROS REVOLUCIONÁRIOS PRECISAM SER VALORIZADOS E NÃO ESPEZINHADOS.

Um comentário:

Anônimo disse...

Henrique

O Brasil precisa de pessoas valentes, que não esmoreçam diante dos seus algozes. O que mais temos hoje são frouxos, que no primeiro peido fogem e se escondem, não colocam mais a cara para bater e não opinam mais, vivem com suas cabeças enfiadas dentro de um buraco como os avestruzes.

Poucos são os que ainda ousam enfrentar os poderosos, os que mandam numa cidade, os que mandam em nossas vidas e delas fazem, gato e sapato.

Por tudo isso louvo pessoas como esse Martinelli, um senhor que lutou a vida toda por causa de um ideal, o de transformar esse país.

Parabéns Martinelli, assim pudessem existir muitos mais iguais a ti para que ninguém ousasse querer nos enganar.

Paulo Lima