terça-feira, 13 de maio de 2014

CARTAS (121)


AS INVERDADES PROPAGADAS E UMA REAÇÃO QUE PRECISA OCORRER DE IMEDIATO
“Ninguém mais tem dúvidas de que Barbosa usa o STF como coreto político, investindo na intolerância, assim como a família Bolsonaro. Terão sempre os cativos do ódio para sustentar o político que malandramente cria o ambiente de justiçamento para colher um farto carreirismo. Se não fosse FHC dar ordens para a mídia desautorizar Barbosa, ele sairia agora como candidato à presidência. Seu panfleto é o sequestro de Dirceu. E tem quem da esquerda sectária que ainda aplaude isso como qualquer analfabeto político”, Maria Helena Ferrari, mãe de uma grande pessoa, Rodrigo Ferrari, o idealizador de uma das mais saborosas livrarias do planeta, a Folha Seca, lá na rua do Ouvidor, no coração do Rio. Como é maravilhoso ir conhecendo pessoas de mente aberta e sem essa merda de ficar atrelado ao que de pior temos, o exacerbado conservadorismo.

Por outro lado viajei e permaneci alguns dias fora de Bauru e ao voltar leio uma carta publicada no jornal:

CONTRA OS ATAQUES FASCISTAS EM BAURU – Tribuna do Leitor do JC, 11/05/2014.
“Primeiramente vamos esclarecer os fatos, no dia 1 de maio a cidade amanheceu repleta de cartazes e adesivos pelos muros e locais estratégicos da cidade, protesto interessante, se não tivesse como foco um único alvo: a população e o que ressoa dela.

Dizeres como “Fora Comunismo”, símbolos como “Fora Anarquismo” e adesivos, com bastante qualidade por sinal, com “Anti-Antif”, se resignando contrários a grupos antifascistas (Antifa), quem é contra quem discorda do fascismo nada mais é do que fascista, e ser fascista é idolatrar táticas militares de guerra, radicalizar com o nacionalismo e ser totalmente sectário, não dando voz ao povo, exigindo um único método e uma única forma! Além de todo o preconceito enraizado pelo “purismo” das pessoas que “merecem” o estado totalitário.

Nos dias de hoje vemos o que sobrou do “antigo fascismo” na segregação social da periferia, das raças, no extermínio da população preta, pobre e periférica pela Polícia Militar, força do Estado e parte da tática militar fascista, e não esperando menos esse protesto além de direcionar diretamente a sede da Esquerda Marxista de Bauru, atacou uma das obras de arte do artista local L7M, graffiteiro reconhecido internacionalmente pelos traços únicos e culturais das ruas de Bauru, a arte que ilustrava as escadarias da rua em frente ao Vitória Régia estão com adesivos dos “Anti-Antifa”. Ser contra o fascismo é automaticamente ser a favor da população, da diversidade e pluralidade social, não passaram e não passarão com normalidade nenhum ataque dessa forma!

As representatividades que assinam essa carta: Juntos Bauru, PSOL Bauru, Mandato Vereador Roque Ferreira, Movimento Negro Socialista, Instituto Acesso Popular Bauru, Casa da Capoeira Bauru, Esquerda Marxista Bauru, PSTU Bauru”


Na sequência  abro o mesmo jornal e na mesma Tribuna uma outra carta, EDIÇÃO DE HOJE, 13/05:

MUITO BOM, DR IVAN!
“Parabéns, dr. Ivan Garcia Goffi, pois em sua carta deste domingo (11/05) o senhor disse o que muita gente comentou comigo a respeito do sr. Arthur Monteiro Jr. e sua carta do último dia 08/05. Mas, infelizmente, dr. Ivan, essa gente da esquerda, principalmente os mais jovens, não se interessam pelo outro lado da história, somente o que lhes dizem os tais “perseguidos e torturados” que, aliás, recebem ótimas pensões e indenizações por supostas torturas e perseguições no período militar. Acompanhei várias entrevistas pelo canal 45 (TV Brasil) e até pelo canal 60 (TV Câmara) e tudo que o vi e ouvi me causo asco, pois em nenhum momento deram oportunidade para quem participou do Contra Golpe de 1964 para se defenderem, somente vi ataques grosseiros e mentiras contra os militares. Pergunto agora a todos os leitores desse jornal: o dr. Ivan tem ou não razão? Para mim tem, mas o povo brasileiro infelizmente não sabe distinguir sequer a mão direita da esquerda o que dirá então da parte política.

Devagar estamos caminhando para um sistema que custará milhares de vidas a esse país, caso não seja detido a tempo! Amanhã vocês, esquerdopatas, serão os primeiros de quem o partido que vocês tanto endeusam quando assumir o poder total irão se livrar e aí não adiantará mais pedir ajuda, pois não virá, entenderam? E, dr. Ivan. continue a enviar mais cartas para esse nosso querido JC. pois gosto do que o sr. Escreve...”, Luiz Antonio Galbiatti.

Daí encerro com meu comentário. Não acho nem pertinente reproduzir a carta do Arthur, muito menos a do Ivan Goffi (toc toc toc). Arthur fex um protesto contra a bestialidade dos que hoje defendem o golpe de 64 e veem o país caminhando para o que esse Galbiatti afirma como “sistema que custará milhares de vidas”. De onde esse sujeito tira tamanha bestialidade? De que sistema ele fala? Onde e como ele consegue enxergar isso? Que bestial desvirtuamento da realidade propicia isso na cabeça das pessoas? Qualquer pessoa sensata precisa repudiar isso e rebater o que está ocorrendo na cidade, primeiro com inscrições em lugares da cidade e depois com uma legião respondendo da forma como acabo de ler, desqualificando a própria história. Rebater isso é algo mais do que necessário. A reação tem que ser imediata e demonstrando o quando de inverdades estão propagando. Acredito que o próprio JC, quando percebe que a pessoa sai da linha, se excede, sai do prumo da realidade deveria dar um breque, pois isso extrapola o próprio sentido de liberdade. Deixar publicar algo sem nenhuma veracidade, sem ao menos uma observação, uma nota de repúdio, denota aceitação e isso também não é bom. Pensemos juntos nisso tudo, pois sempre quando se aproximam eleições isso aumenta de forma gradativa e hoje com uma conotação até mais perigosa. Discutir à exaustão, mas dentro de limites onde a inverdade não possa ser reproduzida gratuitamente, acobertada por uma tal de liberdade de expressão. E se isso é permitido, quantas réplicas, tréplicas forem necessárias terão também que ser permitidas. O fascismo está evidenciado na ação de grupos organizados, que pouco a pouco ocupam espaços permitidos. 

3 comentários:

Anônimo disse...

É muito irônico tudo isso, revoltam-se contra adesivos e panfletos quando o próprio partido faz parte do grande fascismo maquiado presente nesta nação. Quando olho para o sofrimentos das pessoas, a violência, as mortes, a fome, a deseducação, a falta de cultura, a saúde, a massa de manobra, quando vejo uma nação sendo classificada racialmente, quando vejo o entreguismo que continua as multinacionais, ao entreguismo e lei de exceção a Fifa na Copa do Mundo, realmente vejo o quão irônico é tudo isso, dois lados caricatos que escondem suas mazelas e se esfalfam em suas brigas vazias, esse é o país totalmente a deriva do capital, sem oposição ao estado, sem cérebro.

Camarada Insurgente Marcos

Anônimo disse...

QUE DEMOCRACIA É ESSA JORNAL DA CIDADE DE BAURU?
NÃO COLOCARAM UMA LINHA DE NOTICIA DA COMISSÃO DA VERDADE DA CIDADE E HOJE COLOCARAM MATÉRIA DE DUAS PESSOAS "METENDO O PAU" NA COMISSÃO E NAQUELES QUE LUTARAM CONTRA A DITADURA MILITAR, ALIÁS UMA DESSAS PESSOAS É MEMBRO DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA OAB/BAURU O QUE É LAMENTÁVEL PARA NOSSA ENTIDADE. CADÊ A DEMOCRACIA DESSE GRANDE JORNAL E CADÊ A LUTA CONTRA A VIOLAÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS POR PARTE DA OAB. BOA NOITE.
GILBERTO TRUIJO

Anônimo disse...

Aos poucos o projeto de deseducação iniciado nos anos de chumbo vai mostrando-se um sucesso. Escola que não ensina, aluno que não quer aprender, preguiça de pensar, etc. Pior: querem vingança porque a ditadura acabou. Triste.
Wellington Leite