sábado, 3 de maio de 2014

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (86)


ATIVIDADE DELEGADA DA POLÍCIA MILITAR É A DEGENERAÇÃO DE VEZ DO SERVIÇO PÚBLICO
Começou a vergonha municipal, paulista e até federal. Hoje foi dado o pontapé inicial na de Bauru. Tudo o que é novidade ruim, implantada aqui e acolá, um dia chega a Bauru, inevitável isso. O negócio é o seguinte, a pessoa passa num concurso público e é paga por um estado da federação para exercer uma função pública, depois descobre que seu salário é baixo e o próprio estado, não querendo pagar o justo incentiva seus servidores para institucionalizarem um bico para complementar a renda que eles não pagam condizentemente, buscando um novo empregador para a tarefa. O caso é um escândalo por si só. Eles vão continuar exercendo a mesma função que o estado já pagava para ser exercida (e o era até bem pouco tempo), mas agora recebendo dobrado e de duas fontes distintas. Ou seja, subentende-se que deixaram de trabalhar de acordo na primeira e agora, recebendo em dobro o farão. Não tem gato nessa tuba?

Quem foi na mosca e também escancarou a vergonha que passa a ser OFICIAL a partir de hoje na cidade de Bauru foi um leitor do JC, na Tribuna do Leitor de hoje, sábado, 03/05. “Bico Delegado - Qualquer candidato que em 2014 aprovar e apoiar a jornada dupla de trabalho dos policiais, através da atividade delegada, merecerá o nosso repúdio e jamais terá o apoio da sociedade civil. Que tal como plataforma política defender salários dignos e decentes para os mesmos? Estes candidatos, sim, terão nosso apoio e votos. O Ministério do Trabalho não tem poder e competência para fiscalizar isso e impedir este absurdo? Quem fiscalizará? Jornada dupla é prejudicial a todos nós. Digam não à função delegada e o façam nas urnas também. Quem tem na sua plataforma projeto assim? Nos procurem, vamos somar e valorizar nossos valorosos policiais. Pr. Roberto Lima de Andrade”.

Imaginem a corriqueira cena se repetindo daqui para a frente, pois aberto um precedente, todas as demais categorias públicas deveriam EXIGIR o mesmo tratamento:

- o lixeiro vai querer o bico, pois ciente do que pode conseguir passa a recolher só metade do lixo nas calçadas, larga os sacos rasgados para trás e a outra metade só será feita e por ele mesmo, mas com a atividade delegada funcionando;

- o professor dará uma aula meia boca, redução de carga no programa de ensino a ser repassado, pois ciente de que pode conseguir dobrar o salário, só repassará o conteúdo completo com a atividade delegada lhe garantindo a diferença;

- o atendente do guichê que não é bobo nem nada se hoje atende 40 por dia, desde que tomou conhecimento que pode ter um bico institucionalizado, atende só 20 por dia, promove uma embromação dessas de causar quebra quebra e só voltará ao normal só com os proventos advindos da atividade delegada;

- o juiz que julga uma quantidade “xis” de processos dias lá no Fórum, já reclama do acúmulo de serviço pode muito bem, ciente de que com a atividade delegada seu salário dobrará, diminui o ritmo até que ela entre em funcionamento e daí volta a pisar o pé no acelerador solucionático;

- o reparador de cabos elétricos da CPFL, cujo contrato estabelece que tem quer fazer um número “xis” de consertos dias, ciente de que pode dobrar o salário, diminui o ritmo e a produção cai pela metade, as reclamações aumentam e a solução só veio quando a atividade delegada lhe recheou os bolsos;

- o estado paga para que os técnicos de enfermagem trabalhem ininterruptamente no seu turno nos hospitais, atendendo o que vier pela frente, mas cientes de que ganham pouco e poderão dobrar a salário com uma boa jogada, começam a deixar de atender tudo. O negócio fica feio, gente e mais gente começa a morrer e o imbróglio só é resolvido com a decretação da atividade delegada, quando de uma hora para outra tudo volta à normalidade anteriormente existente. 

Socorro! Acionem já o MINISTÉRIO DO TRABALHO, MINISTÉRIO PÚBLICO, PROMOTORIA PÚBLICA, GREENPEACE, ONU, MERCOSUL, CÁRITAS DIOCESANA, MARCHA COM A FAMÍLIA, BLACK BLOCKERS, MOVIMENTO LGBT, OPUS DEI, CEASA e tudo o mais, mas devolvam a normalidade ao serviço público, pois o que está ocorrendo hoje no estado de SP é a decretação pública de que esse mesmo estado é totalmente incompetente para possuir um serviço público sob seu manto. 

Obs.: Nada contra a PM do Estado de SP e sim tudo contra o absurdo do que está se espalhando como algo normal por tudo quanto é lugar. Acabo de vir de Ourinhos e lá na rodoviária da cidade vejo tudo funcionando, até motos com policiais circulam por dentro do terminal. Pergunto para uma funcionária: “Sempre foi assim? Uma beleza essa segurança, né!”. Sua resposta: “Igual a isso aqui visto hoje, coisa de dez anos atrás, depois piorou tudo e era o caos, abandono total, insegurança brava e agoira com a atividade delegada voltou o brinco que era no passado”. Dizem que no terminal rodoviário de Bauru vai acontecer a mesma coisa. Veremos. Cai o pano.

ISSO É SÃO PAULO!

3 comentários:

Anônimo disse...

HPA vc matou a cobra e mostrou o pau. O PSDB no Estado de São Paulo, mostra a que veio. Primeiro eles sucateiam; depois eles reformam; em seguida, delegam poderes a terceiros, que possua vez bagunçam o coreto. Para confirmar o que digo é só passar por cima dos viadutos das ferrovias e veremos o desastre que oi a gestão FHC para o Brasil. É hora da mudança, pessoal.
Ademar Aleixo Camilo

Anônimo disse...

Henrique

Sua revolta, como deixou bem claro não é com os policiais militares, mas com aqueles que estão violando os sagrados preceitos do serviço público. O que os tucanos est~çao fazendo deixando tudo ser sucateado para depois fazer o funcionalismo ir buscar um algo mais é lamentável. Os próprios policiais não estão se fazendo ouvir junto ao governador ou estão sendo, com a maioria dos paulistas enganados pelos que nos governam. E todos estão achando lindo isso, a Prefeitura pgar pelo mesmo serviço que o estado de São Paulo já paga seu funcionalismo e para protestar o mesmo serviço, com outra roupagem, para enganar os bobos de plantão.

Alvarenga

Anônimo disse...

Henrique, a posição contrária a essa vergonha tem que ser feita mesmo, mas o meio da crítica enrosca, fica naquela coisa rasa.

Projetos assim são feitos para beneficiar uma meia dúzia que irão se favorecer com uma farta grana, é preciso identificar os nomes e expor os caras, assim como os que dão a bunda a tudo isso, cedendo cada vez mais o rabo como o senhor Rodrigo sempre fez.

De efetivo mesmo em termos de mudança na segurança das pessoas nada será sentido, até porque a função deles será mais como uma guarda municipal, cuidarão parte de trânsito, patrimônio e etc, serviço de rota mesmo não.

Outro ponto meu amigo é que precisamos parar com esse discurso economicista até para não cairmos em incoerências, não podemos dizer as pessoas esse falso absoluto do capitalismo em que o salário é baixo, ele sempre será defasado ao trabalhador, a relação produção, consumo, oferta e lucro do capital jamais permite que o salário suba sem puxar junto uma inflação, cuidado com isso.

Mais um ponto, não se pode uma hora bater na polícia e outra recuarmos ao muro, a instituição policial é treinada para proteger e garantir a ordem deste estado capitalista assim como o exército, claro que há alguns bons profissionais conscientes disso e que jamais cumpririam ordens de atacar um trabalhador na rua, mas isso infelizmente não é regra, tenho amigos policiais e que são pérolas nesse meio, conversei com um deles outro dia no treino e este me dizia que acredita que será pouca a adesão dos policiais porque muitos assim como ele já fazem bicos de seguranças em casas noturnas e etc nos dias de folga e que a oferta destas casas do setor privado é mais vantajosa do que esta do poder público, onde será apenas para torrar mais nossa grana para poucos colocarem as mãos.

Essa comparação com o que outros setores poderiam fazer como lixeiros, eletricistas, atendentes e afins também não bate muito, não é questão de corpo mole nesse caso da polícia, o buraco é mais embaixo, não teria nem lógica o lixeiro por exemplo fazer uma sacanagem dessas para querer forçar um bico extra na folga, tá certo que tem muita gente filho da puta por aí, mas nesse meio de trabalhadores tem muita gente boa e as negociatas de projetos assim não saem do meio destes.

E só pra fechar, cara meu, precisa deixar de trazer essas coisas para a arquibancada de fla-flu, vejo você como o Ademar e demais, ao invés de criticar profundamente e buscar um pensar da nação, ficam sempre nesse jogar pra galera, essa briguinha partidária como se algum outro também não agisse da mesma forma, os partidos são apenas uma parte manipulável desta sociedade capitalista, é ela como um todo que precisa ser exposta. Não quero aqui ficar bancando o do contra, criticar por criticar, mas sim chamar a atenção para pontos essenciais.

Camarada Insurgente Marcos