terça-feira, 6 de maio de 2014

COMENTÁRIO QUALQUER (125)


TRÊS FATOS, DESSES QUE NÃO TINHA COMO DEIXAR DE PUBLICAR

FATO 1 - Tem coisa mais simpática do que você ser citado por um dileto amigo em texto, primeiro para um jornal impresso e depois na sua página do facebook? Tem não. Sinuhe Preto fez isso comigo e com uma pá de outros (as), num gostoso, saboroso, malemolente e cativante escrito no Opinião do JC, 05/05. Vamos nessa... Texto:

“É permitida a entrada de estranhos!
Há pouco começara a aula, o sono permeava o mundo e a aluna já me perguntava: " Professor, Caetano Veloso é gay? " , digo-lhe que " Só sei que nada sei " ,ela insiste: " Dizem que aquela música, " Leãozinho" ,ele fez para um homem, o que você acha? " ,respondo-lhe ainda a filosofar ou esquivar-me: " Há mais cousas entre o céu e a Terra do que imagina ( supõe, julga, sonha ) a nossa vã filosofia ", ela, felizmente, quer saber agora sobre essas duas frases, que ótimo, há alunos que querem saber, Dr. Alberto Consolaro!

Digo-lhe que a primeira frase é de Sócrates, o filósofo, sobre e a quem ela deveria ler e a outra é de William Shakespeare em Hamlet, frase que conheci quando li A Cartomante do Bruxo do Cosme Velho, epíteto consagrado a Machado de Assis. Ainda sobre a música de Caetano, " Leãozinho " teria sido composta a Dadi, um músico, do signo de Leão, há controvérsias e sempre as haverá, mas não é isso que é a vida, as discussões ininterruptas? " Leãozinho " é parte do LP " Bicho " de 1977, em plena ditadura , uma alienação? " Leãozinho " poderia lembrar Leon Trótski,
Henrique Perazzi Aquino? Hein, Fábio Pallotta, pode Professor Meira?


"O Leãozinho": Para quem achava que a canção foi feita para uma mulher, Caetano conta que foi para o contrabaixista Dadi, amigo que ele adora. "Ele é lindo e, nessa época ele era novinho, era lindíssimo. Ele é de Leão, assim como eu". Logo, minha aluna tem razão em quê? A música é para um homem , Caetano é gay? As discussões sobre qualquer e todo assunto são intermináveis, Caetano vestiu saia em um prêmio da MTV, achei genial, outros, natural, muitos, homossexual, quem tem razão? Creio que ninguém, pois todos querem ter razão imbuídos de emoção!

Do próprio Tropicalismo, falam de Caetano, Gilberto Gil, esquecem-se de Tom Zé, o gênio do Pirulito da Ciência! Em 2010, Antônio José Santana Martins esteve em Bauru no SESC no Projeto Virada Cultural, ele adentrou o raro e único clube da Aureliano Cardia de saia e blusa, cantou algumas muitas únicas músicas, no entanto, ao ser abordado pelos assovios ou assobios tanto faz e , pena, tanto fizeram de um fã, um onomatopaico transtorno, o baiano genial, jardineiro, compositor, tropicalista, prometeu abandonar o palco se os silvos persistissem, ao se deparar com a insistência do estranho ser, Tom Zé nos abandonou, deixando-nos à mercê do que poderia vir, estranho, não?

Um aluno de Exatas sempre acha os poetas loucos e esse indivíduo será, quiçá, médico, já se disse que " De médico e louco, todo o mundo tem um pouco" e o Tom Zé, aquele que abandonou o SESC disse: " Se persistirem os médicos, procure os sintomas! " Estranho ou genial, Doutor José Eduardo Marques? Será que alguém consegue entender, definir, decodificar os heterônimos de Fernando Pessoa, professores Naul, Giba, Gatti , Táucio, Tânia Tripoloni e Luiz Vítor Martinello? Estranhos, muito estranhos!

Em 1926-27, Fernando Pessoa exerceu seu dons criativos e elaborou um slogan para o " Líquido Preto " de que fala a ótima banda O Apanhador Só no ótimo CD " Antes Que Tu Conte Outra" , a frase da pessoa no Pessoa foi: " Primeiro, estranha-se, depois, entranha-se! " Há forma melhor de definir a Pet que se repete nos lares dessa Terra de Santa Cruz?

Os estranhos devem ser liberados. Em que é formado Jô Soares? Em leitura, amigos, em estranheza ao normal! Respondendo a/à minha querida aluna: " Não sei se Caetano Veloso compôs " Leãozinho" para um homem, só sei que esse porreta baiano me fez achar tudo estranho e desejar adentrar as entranhas da estranheza! Cuidado! NÃO TEM VOLTA!

Professor Sinuhe , achando-se estranho desde que nasceu, a começar pelo nome!”.



FATO 2 - O MUNDO PRECISA DE MAIS E MAIS IRREVERÊNCIA - VIVA ESSO MACIEL E SUA TRAVESTI VÂNIA FORTUNA HOLLIDAY!!!
Meus caros e caras, precisamos nos desavergonhar um bocadinho mais, deixar esse besta puritanismo de lado e apimentar nossas relações, todas elas. Gosto demais da conta de gente que se expõe sem medo de serem taxados disso e daquilo. Quem conhece ESSO MACIEL sabe que ele é exatamente assim, um ser que já "aprontou" (será?) muito vida afora e hoje, recluso em sua casa lá na Campos Salles vive para seus cães e as recordações de um vida vivida intensamente. De uns tempos para cá ele criou um blog, o www.essomaciel.blogspot.com e lá posta tudo o que vai lembrando ou o que vai achando nas gavetas e armários de sua casa. Uma lindeza. Outro dia, estava junto dele e um figurão da cidade disse que lia seus escritos e gostava muito. Pois eu, que não sou figurão nem nada também leio e gosto muito.

Domingo a noite o telefone toca por volta das 22h e era o ESSO. Tinha acabado de publicar um vídeo dele interpretando o travesti VÂNIA FORTUNA HOLLIDAY, perdido até então e o publicou na íntegra com o título Pornodeboche 1995. Para alguns um acinte, pois ele peladão as vezes é ele e noutras a tal da Vânia. Uma loucura bem ao seu estilo. Um documento importante dele e da forma como sempre encarou esse mundo à sua volta. Deixei um comentário por lá: "Esso é uma corajosa pessoa e ao publicar esse seu vídeo de décadas atrás demonstra não ter receio algum do que possam achar dele os que não entenderem nada do que quis mostrar. Eles nos apresenta Vânia e ao fim se entrega: "Eu sou Esso". Esses seus documentos aqui registrados são históricos e reunidos aqui compõem o mosaico da vida do abusado artista, irreverente poeta e indisfarçável ser lúdico e sensual. Esso deve ter muito mais coisas e quem ganha somos nós com a publicação de suas particularidades, a maioria ainda totalmente inédita. Precisamos dar um jeito de espalhar isso para o mundo, pois não basta estar publicada no seu blog e quase ninguém saber de sua existência. Precisamos divulgar mais e mais que Esso está aqui publicando tudo o que está encontrando de sua vida. Ele mesmo está contando sua vida em forma de drops, pequenos pedaços, um a um e em cada uma nova revelação, uma lembrança de algo vivido, algo que até então estava perdido no fundo de uma caixa na estante de sua sala. Tudo isso ganhando vida e liberdade. Cabe a nós espalhar, fazer isso chegar a mais e mais pessoas. Só assim saberão que aqui em Bauru existe alguém como ele".

O blog vale a pena ser visto e lido. Tem de tudo, coisas surpreendentes, desde textos, poesias e vídeos (ele, como sabemos é um videomaker fantástico). Não peço para que entendam Esso, peço só para que o assistam e mesmo não dando importância nenhuma para sua pessoa, pelo menos não o menosprezem. Vale a pena viajar um bocadinho por lá. Façam o mesmo e depois me contem. Sabe aqueles blogs para adultos, que para entrar você tem que clicar uma autorização prévia, pois o dele é assim, meio que proibido não só para menores, mas para todos os preconceituosos, maledicentes, malversadores e pregadores do ódio de classe. Para quem nunca viu, a oportunidade única de ver ESSO MACIEL peladão da silva. Eu adoro ele (de roupa ou sem roupa), um eterno e doloroso performático!

FATO 3 – GRANDE NOTÍCIA, PESSOAL!
"Nossa solicitação para a realização da audiência pública: Rodeios, a Exploração Econômica da Dor foi DEFERIDA!!!
Portanto, dia 29 de maio, às 18 horas, esperamos todos os ativistas na Câmara Municipal de Bauru!
Nossos efusivos agradecimentos ao Vereador Roque Ferreira que abraça a causa e toma ATITUDE contra essa CRUELDADE em nosso município. Crueldade que, diga-se de passagem, é totalmente revestida de ILEGALIDADE e demonstraremos isso!
Valeu, Roque!
Por favor, compartilhem MUITO!!! Avisem todos os ativistas! Participem!
Curtam a página do Movimento Bauru Sem Rodeio e mantenham-se informados!”
, recebo esse recado de Marta Caputo e o redistribuo, pois comungo da mesma linha de pensamento e ação.

E vou ainda mais longe, crueldade por crueldade, acredito que o mesmo deva ocorrer com o tal do MMA.

2 comentários:

Mafuá do HPA disse...

Hoje lá no blog do Esso (www.essomaciel.blogspot.com), mais uma novidade, escrita por ele mesmo: "SOBRE VÂNIA FORTUNA HOLLIDAY - 05/05/2014
Vânia Fortuna Holliday é uma exasperação criativa. Caricatura de uma falsa amiga. Bonita, mas quando beijava tinha gilete na boca. Deboche e raiva.
Foi meu segundo travesti inspirado no trabalho do Evaldo Barros, o Evil.
Na época, em 1995, fiz também Lady Natal, debochada e revoltada.

Agora preparo com Marisa Basso meu terceiro e último vídeo de travesti. "BICHA VÉIA" é um verdadeiro urro de raiva, revolta e mágoa.
Em breve".

Mafuá do HPA disse...

Comentários no facebook sobre Fato 2 -

Rosangela Maria Barrenha Nosso onço, madrinho do bloco
Ontem às 08:49 · Curtir

Tatiana Calmon , nos encontramos sempre no mercado, e faço questão de me demorar com ele no açougue... e ele sabe por que
Ontem às 10:48 · Curtir (desfazer) · 1