quinta-feira, 1 de maio de 2014

BAURU POR AÍ (99)


UM ANO DE EXCOMUNHÃO: ALGUMAS REFLEXÕES – texto publicado no site da revista Carta Capital em 29/04/2014 com ótimos questionamentos a todos os posicionamentos de TODAS as igrejas, muito mais conservadoras do que progressistas:.
'Como posso amar meu próximo exigindo que homossexuais, lésbicas e transexuais vivam como celibatários', escreve o padre excomungado de Bauru
Foto da revista de Camila Turtelli

Hoje, 29 de abril de 2014, faz um ano que fui excomungado da Igreja Católica após me negar a retirar da internet reflexões sobre a moral sexual da igreja e a pedir perdão por ter feito estas reflexões. Parece paradoxal, mas não é: a minha recusa a retirar o material da internet e de pedir perdão por ter livremente refletido foi se confirmando durante este ano como pura coerência com a fé cristã e a minha missão de padre. Durante este ano ficou para mim muito claro que não pedir perdão significou dizer NÃO à falta de reflexão da igreja. Significou defender o fundamental da dignidade da pessoa humana: a possibilidade de refletir e a liberdade de expor seu pensamento. Durante este ano ficou claro que não pedir perdão significou que ser padre não é ser um operário de uma instituição, mas sim ser alguém que tem por obrigação viver os critérios pregados e vividos por Jesus Cristo: o amor a Deus e o amor ao próximo. Durante este ano ficou claro que a recusa de pedir perdão foi assumir a atualização do amor ao próximo para os dias atuais. Afinal, como posso amar meu próximo exigindo que homossexuais, lésbicas, transexuais vivam como celibatários? Como posso amar meu próximo se não compreender que a sua sexualidade é uma Benção de Deus e que a sua não aceitação é uma doença da sociedade que justamente não reflete, não estuda, não quer compreender a natureza humana?

Neste um ano de excomunhão ficou para mim mais nítido como as religiões cristãs precisam de uma leitura mais lucida da Bíblia e, principalmente, necessitam compreender que o texto bíblico não contém somente a Palavra de Deus, mas também visões de mundo estóicas, judaicas e helenistas típicas da Antiguidade, de uma época na qual o homem não conhecia a natureza humana e sua sexualidade como as conhecemos hoje. Ficou claro neste um ano como excomungado o perigo de as religiões formarem pessoas com mentes dogmáticas e fundamentalistas, mentes que reproduzem esta forma de pensar o mundo em outros setores como política, sociedade ou meios de comunicação. Ficou claro para mim a importância de aprofundar o diálogo entre fé e sexualidade. Principalmente nos momentos em que estive com os grupos LGBT (como, por exemplo, ao receber o Prêmio Rio Sem Preconceito). Pude perceber, com mais nitidez, a violência e as mortes provocadas pela homofobia.

Hoje, depois de um ano, me sinto mais Padre. Eu poderia estar tentando constituir uma família, desenvolvendo projetos particulares e até ter me filiado a algum partido político para concorrer nas eleições deste ano (convites não faltaram). Mas, ao invés de tomar qualquer outro caminho, me mantenho padre e me sinto chamado a ser padre. Me mantenho na integridade de padre e na obrigação de difundir a mensagem de um Deus todo amoroso que deseja o amadurecimento e a felicidade de toda a humanidade. Continuo movendo um processo na Justiça comum contra a Diocese de Bauru. Não por vingança, mas porque acredito que minha excomunhão foi ato injusto e precipitado, que desrespeitou o direito do contraditório que deve existir em qualquer processo de julgamento. Continuo com o processo judicial porque o que é justo tem de ser feito. Como o Papa Francisco foi ao hotel, no dia seguinte de sua nomeação, pagar sua hospedagem, assim a justiça tem de ser feita: a instituição Igreja precisa compreender que não pode tratar as pessoas como objetos descartáveis quando se tornam “inconvenientes”.

Este um ano de excomunhão foi um ano de aprendizagem sobre a natureza humana, sobre a nossa humanidade, principalmente, nos momentos de encontro com a comunidade LGBT. Depois de um ano de excomunhão, continua a alegria de poder fazer alguma coisa para que nossa sociedade se torne mais humana. Continua a alegria de ver meu último livro sendo lido e comentado (“Verdades Proibidas”). Continua a alegria de ser pelas pessoas chamado de padre. Continua a alegria de ser convidado a celebrar o casamento de pessoas. Continuo sendo chamado para celebrar o enterro das pessoas. Enfim, continuo com a minha missão de estar com as pessoas em seus momentos alegres e tristes.

*Roberto Francisco Daniel, mais conhecido como Padre Beto, foi punido pela Diocese de Bauru após defender o direito de homossexuais em suas celebrações

9 comentários:

Anônimo disse...

E digo isso, não em defesa da Igreja, mas analisando sua doutrina: segundo a Doutrina Católica e seus Códices. Matar (tirar uma vida) é um pecado maior que a fornicação (onde se enquadraria a pedofilia), louco isso né???
Silvio Selva

Anônimo disse...

COERÊNCIA - "Afinal, como posso amar meu próximo exigindo que homossexuais, lésbicas, transexuais vivam como celibatários? Como posso amar meu próximo se não compreender que a sua sexualidade é uma Benção de Deus e que a sua não aceitação é uma doença da sociedade que justamente não reflete, não estuda, não quer compreender a natureza humana?" (Padre Beto, punido pela Diocese de Bauru, com a excomunhão da Igreja Católica, após defender o direito de homossexuais em suas celebrações)

Este é um dos trechos desse texto publicado na Revista Carta Capital do último dia 29 e reproduzido em HPA do Mafuá, do meu amigo Henrique Perazzi de Aquino. Gostei demais., meu caro.

Rui Zilnet

Anônimo disse...

SAIU ISSO NO FACEBOOK;

Liliana Martins Parabéns Henrique, você sempre me surpreende com suas reflexões pra lá de conscientes! Um imenso prazer em conhecer um incrível ser humano como você, além do talento incontestável!
há 13 horas · Editado · Curtir · 3

Helena Aquino Meu Deus de onde vc tira isso irmão ???????????????
há 12 horas · Curtir · 1

Liliana Martins Padre Beto ém um cristão verdadeiro e não um hipócrita.
há 12 horas · Editado · Curtir · 2

Marisa Neves Fernandes O Prof. Roberto Francisco(para mim!), ganhou meu respeito e admiração com tudo isso que aconteceu!! Bravo!!! Bravíssimo!!
há 12 horas · Editado · Curtir · 2

Antonio Carlos Pavanato Não foi necessário um ano para entender o porque do Padre Beto não poder mais continuar dentro da igreja católica!
Para mim um entendimento simples sem qualquer necessidade de reflexões!
há 12 horas · Curtir

Claudinei Costa è isso ai , HE,RIQUE !!1
há 12 horas · Curtir

Vinicius Burda Coragem que não se encontra em qualquer pessoa.
há 12 horas · Curtir

Holmes Rodolfo Martins A Igreja Católica é uma colcha de retalhos tecida pela Filosofia grega,pela Mitologia(tiraram o profano e o resto foi sacralizado) e pela organização jurídica de Roma,que serve para proteger muitas vezes os erros daqueles que se encontram sob sua guarda.Sua paradoxal ideologia canônica condena os pensamentos teóricos que não se enquadram sob seu ponto de vista jurídico mas se cala diante da prática criminosa da pedofilia,escancarando um corporativismo sujo cujo único propósito é o de manter a falsa imagem de infalibilidade de seus membros.Nem padre,nem pastor tem o direito de julgar e condenar alguém por sua posição ideológica,independente,qualquer que seja esta,pois ambos são seres humanos sujeitos a erros e acertos estando sujeitos também a serem julgados um dia por seus atos.
há 10 horas · Curtir (desfazer) · 3

Paul Sampaio Chediak Alves Show de bola, Henrique Perazzi de Aquino ... um viva ao SOS Padre Beto
há 8 horas · Curtir (desfazer) · 3

Paul Sampaio Chediak Alves PadreBeto Bauru II
há 8 horas · Curtir (desfazer) · 1

Paul Sampaio Chediak Alves http://sospadrebeto.com/

SOS Padre Beto
sospadrebeto.com
Campanha de Apelo ao Papa pela Impugnação da Excomunhão
há 8 horas · Curtir (desfazer) · 2 · Remover visualização

Marcia Nuriah gostei principalmente do alerta sobre o perigo da religiao formar fundamentalistas dogmaticos. Em todas elas.
há 6 horas · Curtir (desfazer) · 4

Mafuá do HPA disse...

AINDA DO MEU FACEBOOK, HOJE PELA MANHÃ TINHA MAIS ISSO:

Adão Nereu Barbosa Sou da opinião de que o livre arbítrio nos permite fazer de Deus e do Evangelho a opinião que quisermos. Posto isto, no tempo em que vivemos, e os benefícios que a velocidade da comunicação oferece, difundir também qualquer opinião sem o risco de sofrer a pena da igreja, estado e ou religiosos, e ela de de modo sumário - e isto não que com a retaliação concorde - é muito mais cômodo. Creditar à Igreja, seja ela qual for, a universal ou os "ismos" é um ledo engano. É que além de religiões conservadoras ou doutrinas reacionárias, há sobretudo pessoas propensas ao fanatismo, estes sim fundamentalistas dogmáticos, que facilmente se tornam "homens bombas". Porém, enquanto este fanatismo de se resume ao mundo das opiniões e crenças - meno male - terrível, é quando isto é o passo, para se explodir entre os que nada tem a ver, com aquilo que o imbecil religioso crê.
8 h · Curtir

Paulo Roberto Amaral QUANDO SE ESCOLHE UM CAMINHO QUE É DICIPLINADO POR UMA ENTIDADE OU IGREJA OU PODER PÚBLICO TEMOS NRMAS E DOUTRINAS A SE SEGUIR NÃO VOU ENTRAR NA DISCUSSÃO DO CERTO OU ERRADO MAS A IGREJA TEM SEUS DOGMAS, QUEM QUE PERMANECER DEVE SEGUI-LOS OU SE AFASTAR, CREIO!!! QUE CONTUDO DEVIRIA SER EM CIMA DO PRINCIPIO DO CRISTIANISMO QUE PREGA " O PERDÃO, E, O AMOR COMO CRISTO NOS AMOU"
8 h · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Hoje, ao menos, temos um papa católico (construído ou não) que, tenta quebrar alguns dogmas e concepções bem arcaicas e demonstra que nem tudo está perdido. O mundo precisa cada vez mais de gente interessada em questionar e não aceitar tudo pacificamente. O que é latente hoje é que pioramos, estamos mais conservadores e fazendo uma projeção disso para o futuro, um grande mal para o futuro da humanidade. Daí eu daqui da minha trincheira pedindo que leiam mais e mais, não só as leituras favoráveis, mas principalmente, as contrárias, pois só a partir da comparação poderemos encontrar o melhor caminho. Chega de bitolamentos produzidos em poucas e únicas leituras.
2 s · Curtir

Henrique disse...

DEPOIS CONTINUOU DESSA FORMA E JEITO:

Adão Nereu Barbosa Karl Marx, O Capital, Hitler, My Kampf, Fidel e A Religião (Frei Beto), Lula, Entrevistas e Discursos, Em Nome de Deus, David Yallop.. Henrique Perazzi de Aquino, sectarismo, não é próprio apenas de religiosos, é sim de todo aquele que se coloca, por conta do que julga e acredita, acima de tudo e de todos. A rigor a rigor, julgar que o atual papa "construido", seja liberal, e queira quebrar alguns dogmas, é desconhecer o catolicismo e a história da Igreja católica. A recente canonização de dois ex- papas, mostram que nada mudou, embora o atual papa me pareça, humilde, honesto, justo e fraterno. Mas para retomar a colocação inicial, onde citei alguns livros. Uma única leitura do Verbo, jamais produzirá bitolamentos. Até porque, sem escrever, nenhuma linha, em nenhum, papiro, o Senhor, teve autores contemporâneos, em número suficiente, para dar a idéia correta do que é o Cristianismo. Um pouco letrado, pescado Pedro, que o próprio Senhor o chamou para pastor. Outro muito letrado, Paulo, ao qual o Senhor constituiu apóstolo.
há 47 minutos · Curtir

Adão Nereu Barbosa Ah, e não estamos em guerra, para estabelecer trincheiras. Nunca, em guerra, se chegará a paz, nem tão pouco, a respeito, algum.
há 46 minutos · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Adão Nereu Barbosa, então você entende isso tudo como tempos de paz. Nunca o foram, a guerra só não é declarada porque ainda não é totalmente conveniente. Daquelas citações todas, acho pertinente lê-las todas e com a mesma interpretação do tal livro sagrado, também escrito e reescrito pelos humanos segundo suas conveniências (voce bem sabe disso, não?). Sim, no catolicismo existe dois pesos e duas medias, assim como em todas as outras. Não me diga que na sua isso não ocorre. Nenhum escapa. Quando ouço o discurso por exemplo de uma jovem pessoa, esse representante de uma associação das evangélicas de Bauru, Adilson (se não me engano), de uma aqui para baixo da linha na Antonio Alves, levo um susto: Como pode alguém tão novo, com cara de que leu tanto, ter essa interpretação do mundo. Cada um a faz segundo suas conveniências e interesses. Nada mais. O "Senhor" levou a vida e depois disso vieram as interpretações feitas pelos homens, puxando sempre a brasa para o que acreditavam, daí a coisa se perdeu e deu no que deu, um desencontro, onde hoje o vem até briguento pelos seus direitos como deve ter sido. A guerra, meu caro Adão, é isso, essa boa discussão e dela não nos furtamos (sic). Caimos nela de boca. Abracitos ainda em ritmo de feriado. HPA
alguns segundos atrás · Curtir

Mafuá do HPA disse...

EU E ADÃO PELO FACEBOOK, CONTINUANDO:

Adão Nereu Barbosa Tanto no que leio, quanto no que ouço, vou até onde me parece interessante, educadora e edificante, a leitura, discurso ou conversa. Não tenho nenhuma pretensão de estar acima da média, mas a vida me ensinou cedo, 1 . pingo é letra e um i, um abecedário inteiro. Não me atrevo a citar nome nem a fazer juízos. Se não fiz isto, com padre Beto, que é um ponto de partida convergente da discussão, porque faria com outro cristão ou cidadão. Quanto aos escritos bíblicos, há duas correntes teológicas, Há os que creêm que ela é a Palavra de Deus e os que acreditam que ela contém a Palavra de Deus. Como meu Senhor, ao se referir a ela, por mais de uma vez fez menções à sua integridade e intregalidade, sou dos que creem que ela é A Palavra de Deus, portanto fomentar qualquer discussão é tornar o Sagrado numa querela ateniense, e isto à Ele, não seria proveitoso. Luc 16:29 “… Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos.”
Data vênia, com o devido control C control V Por Silvio Dutra em 25 de maio de 2013 Tags: Fé, o justo viverá pela fé, revelação e inspiração de Deus, santidade de Deus, vida eterna
Na parábola do rico e do mendigo, Jesus usou esta expressão Moisés e os Profetas, que era uma das formas de se referir a todo o conjunto das Escrituras do Antigo Testamento, que foram produzidas por revelação e inspiração de Deus.
há 2 horas · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Adão, não desrespeito as religiões, mas para avançarmos enquanto seres humanos precisamos nos desreligiosijar um bocado, pois isso nos atrapalha em progredirmos. Ficamos amarrados e cheios de impedimentos, daí o rio passa e perdemos o barco. Já perdemos muito tempo com isso.
há 54 minutos · Curtir

Mafuá do HPA disse...

EU E ADÃO...

Adão Nereu Barbosa depende... se vc crê que o ser humano possa avançar? Eu creio que não!. Avanços que desconsideram a origem, desrespeitam o Eterno, zombam do amanhã, eu sei onde levam, porque o Eu Sou, adverte sobre isto. Desreligiosizar? religião vem do grego religare - Ligar-se novamente à DEUS.... Quanto a religiosidade, não estou nem aí, seja pela hipocrisia, como também pelo farisaísmo. Me ocupa sim o Único, o Amado, o Noivo. Aquele que por seu Sangue, me leva de volta a DEUS, como também todo aquele que n'Ele crê. A propósito do rio e do barco.....Grande parte do ministério de Jesus Cristo decorreu nas margens do lago de Genesaré. Naqueles tempos, havia uma faixa de povoamentos à volta do lago e muito comércio e transporte por barco. No entanto, sabe-se que a Galileia era uma região mais pobre do que a Judeia, de modo que a população do local atravessava momentos difíceis durante o primeiro século da era comum.

O Evangelho segundo Marcos (1:14-20) e o Evangelho segundo Mateus (4:18-22) descrevem como Jesus recrutou quatro dos seus apóstolos nas margens do lago de Genesaré: o pescador Pedro e seu irmão André, e os irmãos João e Tiago. Um famoso episódio evangélico, o Sermão da Montanha, teve lugar numa colina com vista para o lago e muitos dos milagres de Jesus também aconteceram aqui: caminhada pela água, acalmar uma tempestade, alimentar cinco mil pessoas e muitos outros. Portanto, desse Rio que você diz que passa, e este barco, que indevidamente você diz que já perdemos - não me inclua neste plural, porque eu estou dentro d'Ele. Entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram.24 De repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco. Jesus, porém, dormia.25 Os discípulos foram acordá-lo, clamando: "Senhor, salva-nos! Vamos morrer!"
26 Ele perguntou: "Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé?" Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança.27 Os homens ficaram perplexos e perguntaram: "Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?"
Marcos 4
35 Naquele dia, ao anoitecer, disse ele aos seus discípulos: "Vamos para o outro lado".
36 Deixando a multidão, eles o levaram no barco, assim como estava. Outros barcos também o acompanhavam.
37 Levantou-se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este ia se enchendo de água.
38 Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: "Mestre, não te importas que morramos?"
39 Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: "Aquiete-se! Acalme-se!" O vento se aquietou, e fez-se completa bonança.
40 Então perguntou aos seus discípulos: "Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?"
41 Eles estavam apavorados e perguntavam uns aos outros: "Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?"
há 12 minutos · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino A desconsideração da origem, não segundo escrituraS, mas a real origem das espécies indica outros caminhos, meu caro Adão.
há 3 minutos · Curtir

Mafuá do HPA disse...

MAIS DE MIM E DO ADÃO...

Henrique Perazzi de Aquino Voce fica muito preso a pregação biblica e não se abre para outras possibilidades, muitas outras. O homem quando numa encruzilhada precisa seguir por outros caminhos e não sempre no mesmo. Quando sempre no mesmo é mais facil armarem-lhe uma tocaia. Descubra outras possibilidades, meu caro.
1 minuto · Curtir

Adão Nereu Barbosa se vc pensa assim, fique com Darwin, a ilha de Galápagos e a Teoria das Espécies. Sou do Criador, vim como criatura, e hoje sou filho de DEUS. Veio para os que eram seus (judeus), mas os seus (judeus) não o receberam, mas a todos quantos o receberam (gentios) deu-lhes o poder de serem feitos, filhos de Deus, saber, o que creem, no seu Nome. Yeshua Hamashiah. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.
18 E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.
19 Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse,
20 E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.
21 A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou
22 No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis,
23 Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro.
24 Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja;
25 Da qual eu estou feito ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco, para cumprir a palavra de Deus;
26 O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos;
27 Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória;
28 A quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo;
29 E para isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente.
1 minuto · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Adão, eu não penso só assim, penso de várias formas ao mesmo tempo e você só de um jeito, vislumbre outras possibilidades... Amplie seu raio de visão, só isso. Verás um outro mundo à sua frente.
2 s · Curtir

Adão Nereu Barbosa Eu não me vejo em encruzilhada alguma... agora quanto estar preso, isto é verdade, sou prisioneiro de Cristo.
2 s · Curtir
Henrique Perazzi de Aquino

Anônimo disse...

Henrique, tenho uma frase perfeita para começar, mais uma vez, a falar sobre esse tema que já deveria ter sido enterrado: "Se a igreja não quer saber de homossexuais, sorte a deles".

E pegando ao que você escreveu sobre a fala do Marcelo Nova, relação entre Poodles e Vira-latas, veja que tanto nos comentários, como no texto do padre e até no seu posicionamento, vocês são poodles, são politicamente corretos, os novos conservadores do século 21, sim o conservadorismo também se adapta as necessidades.

O Beto sabe desde sempre o papel e como funcionam as religiões, o que é pior, ele no fundo não acredita em nada desses dogmas, em milagres, nada disso, me diga Henrique, nesse um ano e em todos outros da vida dele quando você o viu batendo contra o sistema, os seus mandatários, a classe parasitária brasileira, posar ao lado de sem-terras???? Ele quer holofote, o problema em lutar para retomar seu posto agora na igreja é ver que o tiro pegou no pé, não saiu da forma que imaginava.

Ora, ele é um cara bem sucedido financeiramente, se quisesse poderia investir no que realmente acredita, dar um balão na igreja e dizer, "valeu por me darem status e riqueza, mas tchau, nunca acreditei em vocês, usei, ganhei e agora vou usar minha vida para denunciar e derrubar vocês, lutar contra um sistema que andam de mãos dadas", sabe poderia criar um meio de comunicação, qualquer coisa que contribuísse com a libertação de mentes humanas, em enfrentar o sistema, mas nada disso. Ele quer apenas "democratizar" o ópio e ser celebrado por isso, e assim como todos os religiosos usa a bíblia de acordo com os interesses, essa coisa de Jesus amor e etc, isso também não é falsidade e hipocrisia?? Dizem que o nacionalismo é o refugo dos canalhas. E eu digo que o amor é o refugo dos oportunistas e...canalhas.

As religiões são como traficantes, vendem ópio e necessitam de consumidores, é questão de tempo para a igreja, principalmente a católica que vem perdendo terreno, aceitar homossexuais, o que será apenas mais uma turma de manipulados dentro da catedral.

E mais, religiosidade não necessariamente é reservada as igrejas, ser sectário com partidos corruptos e tentar justificar suas ações, também é uma terrível religiosidade.

Sabe Henrique, pra fechar no momento isso tudo, sinto falta dos velhos tempos que o Marcelo diz, dos grandes pensadores, do pessoal que desafiava sem medo o sistema e dizia o que pensava, infelizmente nem o Beto, nem a maioria destas pessoas e como bem sabe em muitos posicionamentos, até você se reprime e opta pelo politicamente correto, o senso comum.

Quanto a cetos cientistas e pensadores se acharem superiores, arrogantes como o Adão sugere, entender a vida e expor fatos, é um serviço a humanidade e não fanatismo e arrogância, a verdade existe, é como colocar Isaac Newton como um arrogante por nos ter "forçado" a acreditar na lei da gravidade.

Camarada Insurgente Marcos