sábado, 10 de janeiro de 2015

ALGO DA INTERNET (96)


SEIS REGISTROS DO COTIDIANO DA ALDEIA BAURUENSE

1.) DOIS SENHORES PAPEANDO E AGUARDANDO O COLETIVO
Fotos tiradas ao léu, registros feitos ao sabor do vento, de algo peculiar dessa Bauru. Hoje, para dar o pontapé inicial, dois distintos senhores esperando o ônibus circular defronte o Santuário Nossa senhora Aparecida, praça Washington Luiz, imediações do terminal rodoviário. Um deles, vestindo a gloriosa camisa do Flamengo, do distante Rio de Janeiro, uma que muitos denominam de "manto sagrado". Eis o futebol de lá marcando presença aqui. Acho lindo essa coisa marcante rolando na rolança do tempo.

2.) O MENINO NO BANCO E O SONO DOS JUSTOS
Essa foto de um banco de praça, utilizado por táxi ali na rua Antonio Alves, esquina com avenida Rodrigues Alves, debaixo de uma modesta cobertura eu publiquei aqui no facebook como primeiro post alguns anos atrás e hoje o reencontrei nos meus arquivos. Achei que pelo momento vivido por mim, ele merece ser republicado, assim dessa forma, sem nenhuma explicação. A foto diz por si. Eu na primeira vez que a vi achei que havia um garoto de verdade ali deitado. E hoje cheguei à conclusão: E NÃO HÁ?

3.) SERIA UM POSTE OU UMA ÁRVORE DE NATAL?
Essa eu tirei lá no Geisel (êta nominho complicado, sô), mais precisamente defronte o já saudoso bar do Baiano, lá na avenida das Pitangueiras, coisa de um ano atrás. O visto lá não é privilégio só daquele lugar e sim, de tudo quanto é espacinho vazio cidade afora. Virou parte da paisagem o sujeito espalhar cartazes desse tipo expondo seu ganha pão. Daí, para os postes acabaram se transformando em verdadeiras árvores natalinas é um passo. Essa já virou, aliás, é a própria.

4.) O QUE FAZ UMA PESSOA SENTAR ASSIM NO MEIO FIO?
Essa foto tirei ano passado. Parado com o carro no sinal da Avenida Nações Unidas, bem defronte o Assaí, entrando para a rua Julio Prestes e ali num canteiro bem à minha frente esse jovem sentado na guia, canteiro central da avenida, olhar perdido. O que faz uma pessoa sentar assim no meio de uma avenida movimentada? Com ela eu reflito, penso e repenso das tantas coisas dessa vida e não chego a nenhuma conclusão plausível. Não seria ele O PENSADOR, de Rodin? Exato, todos o somos em algum momento de nossas vidas.

5.) ELE SOBREVIVE VENDENDO RATINHOS E AMENDOIM PELAS RUAS
Outro dia o vi passando mal na rua e sendo atendido bem na esquina na Primeiro de Agosto com a Rio Branco. Circula pela cidade inteira, uma figura que não possui nada de excêntricidade. Na verdade, mais um que batalha ao seu modo e jeito pela sobrevivência. Esteja onde estiver, podem reparar, sempre com algo na mão para vender. Seja seus saquinhos de amendoim, seja os ratinhos de espuma, puxados por um fio. Hoje, após a perda do pastor Varme, acredito ser ele a figura mais popular do cento velho de Bauru.

6.) TORTURA NUNCA MAIS BEM DEBAIXO DO VIADUTO
No começo da semana recebi via Bate Papo uma foto tirada pelo amigo Yuri de Freitas bem debaixo do viaduto JK, na Nuno de Assis, quase ao lado de umas oficinas, barracões, encostado aos trilhos. Disse que o desenho ficou muito bom, além de oportuno e da boa sacada pela escolha do lugar. Sua resposta: "Vai aumentar a visibilidade quando a Nuno voltar a funcionar". Hoje passei por lá e fotografei a imagem. Está bem no meio dos entulhos, uma espécie de luz brilhando no meio de tanta coisa esquisita acontecendo ali naquele entorno, reduto dos craqueiros o local debaixo do viaduto e nos trilhos. Serve também como luz nesses obscuros tempos onde se mata por desenhos e para nunca deixarmos voltar a acontecer no país algo tão horrendo como os anos da perversa ditadura militar. O vade retro está exposto lá na parede em forma de bonita grafite.

4 comentários:

Mafuá do HPA disse...

Comentário via facebook do nº 5:
Helena Aquino mais um heim mano
Ontem às 19:06 · Curtir

Carlos Adalberto Murça Murça Que trabalho, isso é jornalismo,
Ontem às 19:12 · Curtir

José Eduardo Avila sempre ostentando a camisa do timão kkkkkk
Ontem às 19:12 · Curtir

Roberto Claro Belo tabalho equipe Paricipi jornalismo sério e de credibilidade é ssim que e faz.Parabéns meu irmão e sempre companheiro Giovani.
Ontem às 19:14 · Curtir

Mafuá do HPA disse...

Comentários via facebook nº 4:
Helena Aquino Algum desgosto, contrariedade ..... é um ato pensativo ....e de extremo descontentamento ...
8 de janeiro às 16:43 · Descurtir · 1

Eugenio Martins ele se chama paçoca e um pensador no momento ele esta pensando em arrumar um serviço mais é para cunhado dele .
8 de janeiro às 17:28 · Curtir

Rosana Milleo Faço isso sempre, eh um local ótimo p pensar cm rapidez.
8 de janeiro às 18:41 · Curtir

Almiro Silva NO FUNDO TODOS SOMOS PENSADORES POIS QUE EXISTIMOS,..,existe um RODIN dentro de todos nós,..concorda comigo?
7 h · Descurtir · 2

Mafuá do HPA disse...

Comentários via facebook nº 3:
Helena Aquino kkkkkkkkkkk
7 de janeiro às 10:36 · Curtir

Fatima Brasilia Faria Seria uma instalação? ??? Kkkkkk
7 de janeiro às 16:10 · Descurtir · 1

Rosana Milleo está bem colorido....fantasia de carnaval talves ?.......kkkkkkkkkkk
8 de janeiro às 10:36 · Curtir

Mafuá do HPA disse...

Comentários via facebook nº 2:

Rosangela Felix Silva isso pq a assistente da sebes srª Darlene disse que não temos crianças nas ruas de Bauru
6 de janeiro às 20:42 · Curtir · 1

Fernando Lima Perfeito...
6 de janeiro às 23:16 · Curtir · 1

Leny Bittencourt Amigo, sempre há. E infelizmente por quase todos os bancos do nosso Brasil.
7 de janeiro às 13:53 · Descurtir · 1

Rosana Milleo Foi muito bem bolado o desenho , me dá muita tristeza quando o vejo.......