quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

BAURU POR AÍ (108)


O PAPA BERGOGLIO E SUA IGREJA, O EXCOMUNGADO BETO E SEUS SEGUIDORES

Primeiro eu escrevo do papa católico. Diante de tantos estadistas e líderes mundiais horrorosos, Bergoglio, o papa Francisco, um argentino do “fim do mundo”, como ele mesmo se intitulou, nada de braçada. Veja algumas de suas últimas declarações, ainda no calor dos acontecimentos envolvendo o semanário Charles Hebdo. “Há uma tendência à rejeição (...) que induz a olhar o próximo não como um irmão a acolher, mas como alguém deixado fora do nosso horizonte de vida pessoal, transformando-o, antes que em concorrente, em súdito a dominar. Trata-se de uma mentalidade geradora daquela cultura do descarte que não poupa nada e ninguém. (...) De tal cultura nasce uma humanidade ferida, continuamente dilacerada por tensões e conflitos de toda espécie. (...) Um triste eco disso mesmo nós o encontramos em numerosos fatos referidos nas notícias cotidianas, como trágico massacre que há dias aconteceu em Paris”. Quem ainda fala dessa forma hoje em dia? Poucos, respondo.

E me surpreendo ao ler mais algumas de suas declarações. “E o ser humano, livre que era, torna-se escravo das modas, do poder, do dinheiro e por vezes até mesmo de formas equivocadas de religião”. Não sei dizer se existe essa tal forma certa de religião e nem não acho a católica boa exemplo para nada, mas gosto de ler o que ele diz. “Esse ato de crueldade nos faz pensar tanto no terrorismo isolado quanto no terrorismo de Estado. (...) É verdade existe a ameaça desses terroristas. Mas existe também outra ameaça. É o terrorismo de Estado, quando há uma escalada de violência e cada Estado por sua conta acha que tem o direito de massacrar os terroristas e, com eles, caem muitos outros que são inocentes”, continuou falando sobre os acontecimentos na França. Esse senhor sabe muito bem que o catolicismo não é nenhuma altaneira referência para outras religiões, mas se mostra alguém sensato, num momento em que as mentes estão um tanto desanuviadas e perdidas.

Continuo citando mais dele, pois falou muito por esses dias. “Não se pode matar em nome de Deus, mas, se olharmos para nossa história, quantas guerras de religiões sofremos... lembremo-nos da Noite de São Bartolomeu”, mais uma e aqui sangrando a si mesmo. Sobre os limites de agressões verbais e excessos em publicações via imprensa, sugere isso, tendo ao lado seu médico particular: “Se o meu amigo Gasbarri ofende minha mãe, merece um soco”. Fosse outro teria dito para oferecer a outra face, renegar sempre, entender, mas demonstrou ser um ser humano e bem dentro dos tempos atuais. Não foi hipócrita, nem teve medo de dizer o que pensa. De tudo, o vejo ousado, preciso e mesmo não concordando com procedimentos outros da instituição Igreja, pela lucidez e clareza, talvez um dos poucos estadistas realmente em atividade. Fui longe demais, até me excedi na reprodução de suas falas, mas tenho um objetivo com tudo isso. Quero ir um pouco mais adiante. E vou tentar ser sucinto, claro e objetivo nos dois últimos parágrafos.

Se o papa católico é tudo isso (ou aparenta ser), a Igreja sob seu comando não o é. Nem ela e nem nenhuma outra. Existem as pioradas. E também as inqualificáveis. Daí, como gosto de fazer, venho do que leio dele para minha aldeia bauruense. Por aqui um padre, hoje excomungado, Beto, ousou se pronunciar sobre questões tabus, como casamento gay e pagou o preço. Um bispo bem distante do que prega esse papa, foi às ultimas consequências e sem dó e piedade, expulsou Beto da igreja. Beto sempre foi um padre mais voltado para as coisas espirituais, nunca teve tendências de estar focado em questões sociais. Nunca estive num culto seu, mas o vejo como bom aglutinador. Arrebanha pequenas multidões e a Igreja hoje, pelo momento que atravessa, perde terreno e fieis a cada dia. Perdeu muito mais do que ganhou com esse ato de excomunhão. Eis aqui uma rara oportunidade do papa seguir abrindo arestas, algo pelo qual parcela significativa dos fieis gostaria de vivenciar nesse momento. Acredito que, se esse papa soubesse de fato tudo o que ocorreu com o bauruense Beto, poderia rever a excomunhão e trazê-lo de volta. Vendo as fotos de seu primeiro culto ontem, casa lotada no GREB, gente de todos os matizes, o melhor mesmo, seria antecipar o que o atual bispo bauruense tanto quer: a concretização de sua aposentadoria. Isso feito, chamar Beto de volta, rever a excomunhão e o barco sendo tocado com algo mais arejado vindo dos seus púlpitos.

Eu cá do meu canto, sem qualquer vinculação religiosa no momento, na qualidade de simples observador, vejo nessa atitude algo aglutinador, bem dentro das palavras ditas a todo o momento pelo papa. Seria uma possibilidade, na prática, de concretamente algo do que diz ser colocado em prática. Beto, como já disse não é nenhum revolucionário (o papa talvez o seja muito mais), pois nunca em suas falas, textos e livros algo beirando o que Bergoglio pronunciou em tão pouco tempo de papado, mas ainda é novo e tem muito a aprender. O que Bergoglio já assimilou muito bem foi o fato de que, se sua Igreja não se renovar, “não se virar nos trinta”, tende a perder cada vez mais terreno. Beto, mesmo com suas limitações, poderia ser um bom soldado nas reformas propostas para os novos tempos. Por fim, peço desculpas pelo pitaco dado, pois nem católico sou mais, mas como vejo as igrejas hoje todas em plena atuação, como se empresas fossem, essa seria uma boa atitude em prol da conquista de mais e mais ovelhas. Uma bela jogada de marketing, sem precedentes na história da Igreja. E Bauru, na onda de mais essa para o rol de seus inusitados fatos.

9 comentários:

Anônimo disse...

Henrique, vou tentar nem me estender muito nisso novamente, infelizmente vc hj não está conseguindo mais enxergar além, ter leitura das ações, um aglutinador dos destruidores da subversão, é incrível que depois de vivermos um século de idealismos, subversão, conquistas e sonhos, hoje em pleno século 21 vejo gente calejada caindo no conservadorismo moderno.

Esse papa é uma das coisas mais perigosas e repugnantes, o caminho não é deus e nem a santa sé Henrique, faz quanto tempo que não o vejo escrever algo com base sólida, científica, subversiva e "louvar" gente, esses sim libertários, como um Dawkins, Krauss, Degrasse, Hawkings e tantos outros que contribuem a evolução do ser e a desmascarar essas farsas.

Se não observar todo o contexto que se insere esse papa, vira informação distorcida, essa dele ao falar de xingar a mãe é ridícula, esses dias mesmo ele falou que os fiéis devem combater o demônio porque este só causa desunião das pessoas, hahahah sério?? Quem sempre causou desunião, opressão, preconceitos, sempre foi deus, quando vejo vc escrever sobre o personagem mitológico de Jesus, é nítido que vc desconhece os evangelhos, pq se ler tudo realmente, tenho certeza que um cara como vc, com um restinho de um passado subversivo, jamais apoiaria figura tão repugnante e sim o demônio, este um libertário e livre de preconceitos, lembre-se que deus proibiu o fruto da árvore do conhecimento e o demônio a ofereceu, isso vale até hj não é??

Vc cita bem o marketing da igreja e tudo não passa disso, marketing, eles tem o João Santana deles para enganar, não pense que a fumacinha do conclave é algo divino, a retirada do Ratzinger e a entrada do Bergólio é tudo feito a passos pensados.

Temos que tirar os trabalhadores da igreja Henrique, Marx explicou tão bem isso e vc já se esqueceu e vai na contra-mão, não existe lado voltado ao espiritual como se referiu ao Beto, tudo é social, mesmo os que se dizem pelo "espiritual" o impacto será sempre no social e nesses casos, negativos pois desviam o foco das pessoas da realidade e o que realmente aflige suas vidas e o como lutar, o cristianismo é uma das coisas mais canalhas contra a classe trabalhadora no papel e lógica que desenvolve.

continua...

Anônimo disse...

Quanto ao Beto, cara meu, isso já virou palhaçada, vc acha honesto que prega algo que não acredita por puro oportunismo?? Ele é um cara muito inteligente, mas sempre quis saber de holofote, em conversas eu já o questionei muito sobre isso, era o cara que critiva em off os poderosos comigo, mas sempre andou e puxou o saco destes, o fato é que o tiro que ele deu não saiu como ele esperava e agora faz esse papelão de missa fora do pasto.

É a mesma coisa Henrique, vc querer entrar pra maçonaria ou pro Lions e querer mudar aquilo, falar que vai transformar numa organização revolucionária, ora, temos que fazer como sempre, se opor a estes, o Beto sempre soube onde estava se metendo e tudo o que se beneficiou financeiramente e de prestígio foi à sombra da igreja, então lhe pergunto, acha mesmo que a decisão do bispo dentro do que é a igreja e da forçada de barra do Beto foi errada??

Sabe Henrique, eu sempre quis e talvez um dia seja possível, divulgar todos os meus ideais, arte para as pessoas, mas ter um holofote como o subcomandante Marcos da EZLN, sempre sabendo que as pessoas estão acima e não o líder, mas quero isso sem oportunismos, sem hipocrisias, o Beto nunca lambeu beira de penico, usar a igreja, ganhar status e pagar de "transformador" é muito fácil né?? Vem levar por um dia a vida que eu e tantos outros andam passando e veremos se duram um dia como "revolucionários".

Henrique, precisa começar a prestar mais atenção como jornalista e historiador que é, pois é assim que vc assina seus artigos no jornal e vc vem cometendo deslizes como Jornalista e historiador, sei que pareço um chato de ficar só eu dando esses puxões, mas quando eu encontro com outros amigos seus, saiba que eu cobro tb essa crítica, pq muitos percebem isso, comentam, mas não te dão esses toques por algum receio de chatear-se, mas amigos tem que fazer isso.

Camarada Insurgente Marcos

Mafuá do HPA disse...

Vc sabe porque posto isso. Nem precisava isso. O Beto vai ser uma boa ovelha do papa do fim do mundo. E se ele é tudo isso aí que disse, sim concordo, mas veja os estadistas dos demais países europeus, por exemplo e suas declarações pós atentado. o papa engole todos eles. Estamos mal de políticos mundiais, fase muito ruim. Poucos com inteligência para mover as peças no tabuleiro. Nem precisava tanto, Marcos.

Eu não tenho mais jeito amigo, sou um desncaminhado. Instigar eles a falar e soltarem a voz me faz bem. Mas confesse aqui só para mim. Existe outro hoje (sem contar os de Cuba) falando algo parecido com as frases coladas aqui e ditas pelo papa? Ele nada de braçada.

Faltou vc entrar no espírito da coisa. Tente relendo tudo, comec de novo Marcão.

Henrique - direto do mafuá.

Anônimo disse...

Henrique, lamento ler vc dizer que não tem mais jeito, vc anda vislumbrado com o marketing desse papa, vc se rende as palavras e não ao objetivo que deixo de enxergar.

Nunca fomos da moda Henrique, sempre subversivos, revolucionários, e vejo vc entrando na moda, politicamente correto, sem observar os objetivos.

No passado a igreja matava na inquisição por qual objetivo?? E hoje na modernidade ela faz o marketing com qual objetivo??

Percebe a relação?? O objetivo não muda, apenas o como fazer para alcançá-lo, o mundo está ficando um neo conservador, carola, bundão e não é possível ver pessoas que outrora eram tão perceptivas e críticas, entrarem na moda do jogo.

Qual objetivo que vc acha que o papa tem?? Acha que ele não tem o mesmo dos demais estadistas corruptos?? Esqueça fachadas. O papa passou pelas Filipinas e prenderam crianças de ruas para limparem o cenário para o mundo, militantes denunciaram e exigiram uma fala do papa, vc acha que ele desafiou o governo filipino que bancou a sua estadia e mantém negócios?? Por que a igreja afastou o Ratzinger e colocaram o Bergóglio?? Acha que é o poder divino??

E qual o objetivo do Padre Beto com isso tudo??

Já que vc usou o "aglutinar", qual o objetivo do Fidel e Che quando aglutinaram pessoas?? E o do subcomandante Marcos em 1994??

Objetivos meu caro, isso é o que faz a diferença, o Beto nem acredita nos sacramentos e com razão, porém pra que acha todo esse disfarce??

Século 21, momento para libertar mentes e mostrar ao trabalhador o porque sofre e como lutar, não afastar da realidade imaginando um paraíso salvador e se permitir a opressão social, isso o cristianismo sempre fez, vá estudar a introdução ao cristianismo dos negros norte-americanos pelos senhores das terras onde usavam este mesmo foco, o da salvação para que estes aceitassem o sofrimento sem causar rebeldias.

Rebeldia que infelizmente vc perdeu, entendi o seu texto e por isso sou tão crítico, pq vc deixou de ser esse mesmo crítico para ser um agrado em várias canoas, vê porque dou razão ao Laerte quando este diz que no Brasil é impossível críticos como no caso francês e tantos outros exemplos pelo mundo??

Olhe menos para esses estadistas e volte a encarar os objetivos e a sociedade que precisamos discutir e pensar.

Porque ser da moda e se encantar com palavras sem ver o objetivo é de ser imaginar um texto na Alemanha nazista: "Fico encantado com esse povo nas ruas, esse congraçamento do povo alemão, a luta por algo novo, as palavras lúcidas, sinceras e por algo mais palatável do Fuhrer, vejo nele que um novo país é possível e sair dessa miséria que se encontra a Alemanha".

Desculpe a brincadeira, mas é exatamente assim que vc anda encarando as coisas, seduzido por belas palavras e por um momento da história, exatamente como os alemães na época, sem conseguir ver os objetivos.

Discursos e objetivos pra mim meu caro, são os do Comandante Fidel Castro que disse essa semana em bom tom: "não confio nos EUA", esse é o cara e pela soberania do país. Como também os da EZLN.

Bergóglio, Beto, esses não me enganam jamais, estou fora, meus objetivos e lado são outros e por isso infelizmente estamos cada vez mais distantes e ficando em lados opostos.

Camarada Insurgente Marcos

Anônimo disse...

Henrique, só mais uma coisa, aqui nada é escrito com ódio ou pra pegar no pé e sim para ser construtivo, veja quanto tempo não se consegue destrinchar um assunto, coloca-se vários fatos e vc vem com "comparando com o que se tem por aí esse nada de braçada", desculpe meu, mas isso não é debater é ir no Ad Nauseam, então lembre-se, encarar o objetivo sempre.

Camarada Insurgente Marcos

Mafuá do HPA disse...

MARCOS, VC NÃO PESCOU NADA.

Releia e tente perceber a incontida ironia.

Se ainda não conseguiu fazê-lo compare com outros anteriores e me entenda dessa forma, jocoso e não servil.

Sobre o nadar de braçada, isso mesmo, mesmo não babando ov pelo tal papa, ele hoje possui um discurso que não vejo na boca dos tais estadistas da atualidade. Vc vê? Só uma constatação. Nada mais.

Abracitos

Henrique - direto do mafuá

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 1:

Ivan Mendes · 9 amigos em comum
Marly R. Mendes Fernandes
Ontem às 10:53 · Curtir · 1

Ivan Mendes · 9 amigos em comum
Muito bom, parabéns
Ontem às 10:54 · Curtir · 2

José Eduardo Zé Loca Gol Fantástico o texto Henrique - Você é fera... Abraços
Ontem às 11:28 · Curtir · 3

Helena Aquino Maravilhoso texto meu irmão querido ..... Disse tudo , tenho ctza que Roberto Francisco Daniel ficará feliz com a sua explanação . Beto é isso e mto mais, é um ser humano maravilhoso, seus fiéis o amam de paixão, sentiram muito a sua falta. Ouvi ali na missa de uma moça de cadeira de roda que estava com o marido, ..."eu não tinha mais ninguém pra falar de Deus comigo como ele fazia, ficamos sabendo pela internet da missa, e viemos correndo" ... isso é maravilhoso, não tem preço , é o amor .... é falar em nome do amor .
Ontem às 12:24 · Editado · Curtir · 5

Conceição Lopes · 4 amigos em comum
Muito bom...claro que a Igreja que esse fenomenal papa dirige está longe do ideal,mas precisa de pessoas assim como ele incomodando,as vezes até mesmo nadando contra a maré como se diz,abrindo trincheiras aos poucos com tranquilidade e serenidade nas palavras marcantes que diz.E muito bom o paralelo feito com o que vive a Diocese de Bauru e Pe.Beto.
Ontem às 13:19 · Editado · Curtir · 2

Cristina Bianconcini Excelente texto!! Parabéns!!
Qdo puder vá numa missa dele que você sentira o amor!!
Ontem às 14:40 · Curtir · 2

Paul Sampaio Chediak Alves gostei do seu posicionamento em relação a seu ex-colega de fisioterapia ... maaaaaassss ... já que vc comparou o Roberto Francisco Daniel com o Francisco ... gostaria de comparar sua paixão bolivariana com a realidade deste Papa. Acho ele mais revolucionário, e de esquerda, do que a Dilma e o Lula juntos, por exemplo. Enquanto ele se coloca do lado dos pobres todo santo dia, na rua, na TV, no jornal ... a Dilma e o Lula, só fazem isso por 20 dias a cada 4 anos.
Ontem às 16:55 · Editado · Descurtir · 3

Paul Sampaio Chediak Alves e ... show de bola por tocar na questão ...
Ontem às 16:56 · Descurtir · 2

Henrique Perazzi de Aquino Não existe parametros para discutir isso sem lembrar, caro Paul Sampaio Chediak Alves, tudo o que foi feito nesses últimos doze anos de programas sociais. Louvável isso, não? Isso é prática. Beto está engatinhando perto disso, mas é novo e o veria com muito melhor olhos se engajado de fato nas grandes transformações sociais pelas quais tanto necessitamos.
Ontem às 16:57 · Curtir · 3

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 2:

Ontem às 16:57 · Curtir · 3

Paul Sampaio Chediak Alves queria ver o senhor no lugar dele, contra um bispo e 10 padres gays ... queria ver o que vc faria.
Ontem às 17:13 · Editado · Descurtir · 3

Paul Sampaio Chediak Alves Faria Neto ?
Ontem às 17:14 · Curtir · 2

Paul Sampaio Chediak Alves o vereador cassado pela volta ao absolutismo monárquico ... ao país com religião oficial, e não um país laico .... cassado por justamente fazer política com o Bispo em questão ... e como punição ... por causa de uma liminar e conluio político, é hoje, simplesmente ... o Presidente da Câmara de Vereadores de Bauru ... incrível isso ... certos trocadilhos acabam por ficar ótimos, não é?
Ontem às 17:21 · Editado · Curtir · 1

Paul Sampaio Chediak Alves ouvi dizer que na próxima campanha, ao invés de panfletos e santinhos políticos nas igrejas, eles vão colocar telão agora ...
Ontem às 17:18 · Curtir · 1

Paul Sampaio Chediak Alves é o desenvolvimento humano .... como é bonito isso
Ontem às 17:19 · Editado · Curtir · 1

Paul Sampaio Chediak Alves depois passa pra ler e dar um pouco de risada Cristina Maria Cristina
Ontem às 17:22 · Descurtir · 3

Almir Ribeiro https://www.facebook.com/photo.php?fbid=842728159117232&set=a.224347694288618.55870.100001401665199&type=1&theater
Em Bauruland também tem essas assombrações...
Almir Ribeiro
Em Bauruland também tem essas assombrações...

Ontem às 18:27 · Descurtir · 3 · Remover visualização

Cristina Maria Cristina Valeu, Paul Sampaio Chediak Alves!
23 h · Curtir · 3

Helena Aquino Quem disse que o padre é ateu ?
22 h · Curtir · 2

Henrique Perazzi de Aquino O Allan Sieber na sua bela charge do Bilafand...
20 h · Curtir · 1

Helena Aquino hummmm .... ñ gostei
19 h · Editado · Curtir · 1

Almir Ribeiro Tenho ódio deste mundo 'assombrado por demônios' e pena dos precisam de padres/pastores/gurus/pais de santos/etc para conseguir viver com suas assombrações.
19 h · Curtir · 1

Helena Aquino Não tenho assombração nenhuma ,e mto menos sou digna de pena, gosto e admiro pessoas ... independente do que elas sejam ... vejo o ser humano ... e admiro mto o Roberto Francisco Daniel sim .... Essa palavra ódio ñ existe em meu dicionário ..... lá só existe amor ..... portanto cd um na sua .... e respeito é bom e eu gosto .....
19 h · Editado · Curtir · 2

Almir Ribeiro Agora tem uma.
19 h · Curtir · 1

Helena Aquino Eu ñ sou mulher de assombrações ..... cd um na sua
19 h · Curtir · 1

Walisson Bragião Eu entrei na igreja fiz tudo contrario ao manual fui expulso e me surpreendi !, MAIS vielas,sarjetas,favelas ,desvalidos e menos galpões e revistas assim seria melhor .
14 h · Editado · Curtir · 1

Anônimo disse...

Hahahahaha Henrique, que bom humor. Vi seu comentário e depois esse monte que postou do facebook, ao ver a reação desses vejo como eles captaram a ironia hahaha acho que tenta amaciar tanto, que só o lado de lá vê com bons olhos e vc insiste nessa de discurso, não respondeu sobre objetivos, mas beleza.
A ironia do Almir foi boa, afinal a dele não agradou os carolas e sim os revolucionários.

Camarada Insurgente Marcos