quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (94)


UM DIA DEPOIS DO ATENTATO PENSO COM OS MEUS BOTÕES: COMO SERIA BOM UM JORNAL COM A VERVE DO CHARLIE HEBDO EM BAURU... TREMERIAM AS ESTRUTURAS

Doze mortos na redação da revista que fazia do humor a sua arma. A Hebdo não produzia um humor comum, trivial, leve como as plumas. Eles iam na veia e se preciso fosse na véia. Não perdiam a oportunidade. Quanto mais leio sobre eles (veja isso: http://www.cartacapital.com.br/…/charlie-hebdo-a-revista-ir…), mais percebo o quanto algo assim faz falta no Brasil. Quando o Pasquim terminou e anos depois o Pasquim 21 e a Bundas, que adorava deixaram também de ser publicadas, li algo assim como alegação para venderem tão pouco: “o clima do país é outro e já não comporta mais algo desse tipo”. Isso só denota o quanto somos meio iletrados. Falta algo picante no mercado editorial brasileiro, algo que realmente mexa com as estruturas. Outro dia um amigo me disse que adoraria votar num vereador ousado, desses que enfrentasse tudo e a todos lá dentro do parlamento e não tivesse medo de ser por isso cassado pelos demais. A Hebdo comprava (acho que tem que continuar comprando) brigas homéricas com tudo e todos. Sua expertise residia exatamente nisso.

Daí eu abro o Jornal da Cidade, hoje o único diário existente a versar sobre os assuntos locais e dando uma espiada nos títulos das matérias hoje publicadas, como os mortos foram DOZE, escolho doze delas dentre as publicadas nos últimos três dias e começo a pensar como o pessoal da Hebdo trataria elas. Não sobraria pedra sobre pedra. Veja só o que diriam disso;

1 – “Fundação pode assumir todas as UPAs” – Só lembrando, a Fundação foi criada só para que os médicos recebam os mais altos salários pagos pela municipalidade.
2 – “Chuva, rios, Nações e estragos” – Onde antes havia um submerso rio, em cada chuva ele salta pra fora do asfalto.
3 – “Mulher perde R$ 4,7 mil” – Disseram que tinha ganho R$ 50 mil e caiu na lábia. Quem consegue ainda concretizar isso não merece ser preso, merece um prêmio.
4 – “Placas gigantes chamam a atenção” – Que nome se pode dar a isso, poluição visual ampliada? Ou estão a nos chamar a todos de míopes?
5 – “193 motos são roubadas de pátio de apreensões no Rio de Janeiro” – Duzentas de uma só vez, numa só noite, isso é para o Livro do Recordes.
6 – “Guia contra chuvas é reforçado em Bauru com chegada do verão” – O dever de casa ter que por aqui ser feito através de receituário e com cobrança de multa pelo não cumprimento.
7 – “Avenida Pelé – Carta aberta ao povo de Bauru” – Já perguntaram ao homenageado o que ele acha disso?
8 – “Enxurrada leva dinheiro roubado” – O ladrão deixou a grana desceu com a enxurrada bueiro abaixo. No mínimo deve mudar de ramo.
9 – “Após três anos no comando da PM, comandante voltará a Bauru” – Aposentou, mas um mês antes foi em palestra no estrangeiro com dinheiro pago por empresa privada.
10 – “Governo adia exigência de novo extintor” – Cinco anos da lei, quando vai começar, prorrogação ode mais três meses. E depois mais quanto?
11 – “Equilíbrio fiscal já começou, diz Levy” – Quando a coisa equilibra lá entre eles, pode crer, vai estar muito desequilibrada do lado de cá.
12 – “Nos EUA, um cachorro salsicha faz dieta e perde 19,5 quilos em uma ano” – Simples assim, seu dono deixou de o alimentar, daí virou exemplo para a raça toda.


Nadariam ou não de braçada???

Nenhum comentário: