sábado, 17 de janeiro de 2015

BEIRA DE ESTRADA (43)


CONJECTURAS ELEITORAIS PEDERNEIRENSES - texto publicado na edição nº 7, do jornal PEDRA DE FOGO, Pederneiras SP, 16/01/2015:


A gente pensa que a coisa está fria, mas quando analisada assim de pertinho, pode ter absoluta certeza, nem morna está. A panela política está é fervendo, sempre.

E em Pederneiras não poderia ser diferente. A notícia caindo como uma bomba no começo do ano pelos lados da terra da Pedra de Fogo é a de que o médico pederneirense Rubens Cury está sendo preterido da Casa Civil do Governo Estadual.

As acomodações naturais do novo mandato do governador Alckmin exigem outras composições e novos nomes estarão subindo. Assim sendo, uns sobem e o Cury, pelo visto, desce.

Essa descida significa retorno às origens, ou seja, baixará de mala e cuia no torrão varonil e sem mandato. Daí, o único recurso de pessoas pensando e atuando politicamente nas 24h do dia é como farão para recuperar um mandato no próximo pleito. Eis a saga de Cury nesse não tão saboroso retorno.

No estado, Alckmin movimenta-se para ficar cada vez mais forte, mas o mesmo não ocorre com Cury. O PSDB local consequentemente estará enfraquecido com esse retorno, uma espécie de batata quente nas mãos e também nos pés.

Em cidades do porte de Pederneiras os imbróglios políticos são mais pessoais do que qualquer outra coisa. Desavenças não são esquecidas tão rapidamente e atravessam décadas. Cury como é sabido gravitou lá atrás junto de Giácomo Bertollini, mas quando os desentendimentos passaram a vigorar entre ambos, cada um seguiu seu caminho e dois grupos se consolidaram na cidade.

Depois de uma administração que não deixou de ser bem avaliada, Cury não esperava perder espaço e quem preencheu foi Ivana Camarinha. Não existe como esconder, negar ou escamotear, seus dois mandatos colocaram no bolso administrações passadas e foram exemplares.

Na falta do apoio do Governo paulista, ela soube cavar e buscar tudo o que a cidade precisava no Governo Federal. Fez esse meio de campo em Brasília com sapiência e destreza. As realizações estão aí, comprovando a eficácia de quem sabe definitivamente defender os interesses de sua cidade.

Mais que isso, com a última eleição a grande força política do seu partido, o PV não é o badalado bauruense Clodoaldo Gazzetta e sim, Ivana, demonstrando força e confiança da população de sua cidade.

Enquanto ela vive num mar de rosas, usufruindo do resultado das urnas e fazendo planos auspiciosos para o futuro, quem volta na situação como a de Cury deve estar mais do que preocupado com tudo o que vai ter que enfrentar pela frente.

Comentários pela cidade já apregoam que, ninguém gostaria de estar na mesma situação que a dele. A grosso modo, sem entrar em detalhes e salamaleques, quer queiram ou não, eis o cenário montado para os confrontos que ora se iniciam. Sabe aquilo de “muita água ainda vai passar por debaixo dessa ponte”, pois é, o dito cujo se encaixa muito bem na Pederneiras desse começo de ano, porém nunca ninguém deve se esquecer de um detalhe dos mais importantes. 40 mil votos é um belo de um saldo mais do que positivo para começar a pensar no futuro.

5 comentários:

Anônimo disse...

Sabe Henrique, só guardo coisas boas dos grandes amigos, jamais terei ódio deles e principalmente de vc, mas uma tristeza sim ao ver o caminho que vc está tomando para o seu jornalismo, quando ao invés de se aproximar de certos políticos, deveria ser a pedra crítica nos pés deles e deixar o sistema nu para a população. Peça para o Ernesto Varela questionar a Ivana sobre os doadores de campanha e os motivos de fazer uma das campanhas mais caras da cidade como se pode ver no TSE, uma pessoa que em nada se assemelha com os ideais que um dia foram de nós dois.

Ao conhecer esse jornal, sinto cheiro de mais um chapa branca e depois acham que no mundo não cabe acidez como o Charlie Hebdo, como disse o Laerte, o Brasil está longe, nem em sonho ter um jornal ácido.

Fica aqui a reflexão.

Camarada Insurgente Marcos

Mafuá do HPA disse...

Nem tudo coloco no mesmo balaio, meu caro Marcos, só isso. Ainda consigo separar e enxergar algo de viável em gente com ela. Dentre tudo o que vejo viscejando por aí, ela ainda fez muito pela sua cidade e sem fazer usop do lado ruim visto em tantos outros lugares.

enxergue por esse lado.

Abracitos sempre, caro Marcos

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Não enxergo por um lado Henrique, alías vc como crítico dos "caolhos" tb não deveria, eu procuro desde um bom tempo apenas enxergar tudo o que se apresenta a frente em sua plenitude.

Lembra quando eu falava sobre a falta de sinceridade entre as pessoas que conheci ditas esquerdistas?? Pois bem, já tinha ouvido sobre essa simpatia e aproximação com esta senhora de Pederneiras e agora ao ler esse texto, acho no mínimo estranho a forma jornalística de agradar tal figura, só acho tb que as pessoas que encontram regularmente contigo deveriam dar o mesmo toque ao invés de parecer que só eu que quero criticar, por isso que não frequento mais esses meios, mas da minha parte sempre terá a opinião sincera, não importa se dói ou não, pq elas serão sempre nas melhores intenções.

Esse papo de que fez muito pela cidade, tem muito disso por aí, principalmente nas cidades menores, e não se discute o "o que", e sim o "como", a postura dela em nada difere do comum político que corre por esta nação e é no mínimo incoerente elogiar o Roque por não pegar dinheiro de empresários, ruralistas e defender uma pessoa que não tem o menor problema quanto a isso, não passa de uma co-irmã do Gazzeta, gosta de ficar em cima do muro, sorrir pra tudo e pra todos, agradar, mas na hora de sentar com certas classes, não tem o menor problema não é mesmo??

Vc é livre para andar por onde quiser, mas apenas releia o texto e veja se isso é grandioso ao jornalismo, pq fica raso, ao invés de utilizar um espaço para aproximar um pensamento das pessoas, fica nessas intriguinhas partidárias, quem é líder do que, se fez ou se não fez. Sem contar que de cultura política para debater profundamente e abertamente diversos temas, ela é muito fraca, é só ver aquelas entrevista mambembes na Tv Preve.

Aquele antigo amigo do Alfinete, era muito, mas muito melhor que esse, sinto muita falta daquele cara. A forma de iludir com obras de infraestrutura que não alteram a estrutura humana, não faz Pederneiras e Agudos tão distantes assim.

As belas luzes da cidade, servem para esconder nas sombras a grande miséria deste sistema.

Sou Simone de Beauvoir, não sou verde Henrique.

Camarada Insurgente Marcos

Mafuá do HPA disse...

MARCOS

Corroborando com quase tudo, mas ainda conseguindo enxergar no que foi de fato realizado na vizinha cidade, como um exemplo diante de tantas agruras no entorno. Gosto da forma como foi buscar os recursos para sua cidade e depois não desmereceu quem lhe amparou, diferente do que pregava o pessoal do seu próprio partido. Daí a diferença com o outro citado do PV. E diante de toda a pasmaceira proporcionada pelo prefeito anterior, com vinculação umbilical com o Governo do Estado, ela, temos que reconhecer soube se sair muito bem. Reconheço isso e a critico pelo mais, citado em suas obsevações. Só isso, nada mais.
Henriquew - direto do mafuá














































Anônimo disse...

Amém!!!

Camarada Insurgente Marcos