quinta-feira, 12 de março de 2015

CARTAS (138)


DUAS CARTAS DESSE TAL DE HPA:

1.) AH, QUE SAUDADE DE TUGA ANGERAMI!*
*Carta de minha lavra e responsabilidade publicada hoje na Tribuna do Leitor, Jornal da Cidade – Bauru SP:

Os motivos são muitos. Conto um deles. Quando vejo o eficiente, dedicado e ótimo profissional, técnico na acepção da palavra, o Marcos Roberto da Costa Garcia, secretário de Economia e Finanças sentado junto aos vereadores lá no torturante sofá da Câmara, numa reunião cheia de sorrisos, mas nada formal, negociando a vida e a alma da cidade, a primeira coisa que penso é no título desse texto.

Marcão, o cuidador das chaves do cofre dinheirístico do Palácio das Cerejeiras deve suar muito a camisa para segurar a rédea dos desenfreados e desembestados gastos. Só mesmo alguém muito de bem com a vida para conseguir enfrentar tudo (e todos) com a perspicácia visualizada. Uma batata mais que quente. Fervendo e daquelas cuja tendência é não esfriar. Esquentar cada vez mais. Essa parece ser a sina diante do quadro atual.

Esse economista, funcionário de carreira, galgado ao cargo de Secretário do dinheiro público municipal por Tuga, o prefeito anterior, conheceu as duas realidades. Primeiro a da terra arrasada encontrada por esse, onde o nome de Bauru era sequer encontrado em uma latinha de Coca-Cola e sim, somente no SPC. Bauru fazia parte dos listados inadimplentes, os que não podiam ver a cor do dinheiro público. Penúria com a qual Tuga soube garbosamente navegar até levar o barco para um porto mais que seguro. E assim o entregou nas mãos do novo comandante. Marcos bem sabe como se sucedeu aquilo tudo.

Rodrigo assumiu e a cidade foi agraciada por fatos inquestionáveis e inesquecíveis. O primeiro foi o da cidade ter saído da geladeira (não seria refrigerador?) e já podia ter seu nome nas latinhas. O dinheiro público começou a chegar em forma de emendas parlamentares, a fundo perdido, projetos e afins. Foi um belo salto de qualidade. Não o único. Tuga foi tão austero, segurou tanto os gastos e mesmo sem receber recursos, pagando dívidas, deixa como herança uma bufunfa nos cofres, tudo assim límpido e sereno. Obra nenhuma, mas crédito restabelecido e grana no caixa.

Mesmo assim saiu do Governo debaixo de críticas. Muitos não entenderam patavina do que estava ocorrendo. Marcão viveu o tempo todo na boca desse vulcão, testemunha ocular da história. Sobreviveu e nem foi chamuscado. Qualquer dia ainda poderá contar muito dos bastidores dessa época. É dos poucos podendo dizer com profundo conhecimento de causa, de como as coisas se davam com Tuga e como discorreram depois, com Rodrigo.

A Câmara reajusta o salário dos seus dentro de índices reais e a Prefeitura nem pode pensar em algo parecido. O bicho anda pegando para os lados dinheirísticos municipais. Será que a fonte está secando? A justificativa da tal da crise aceita e engole tudo. Mas não é bem assim. Não quero entrar em detalhes, pois nem os tenho e seria leviano fazê-lo, apontando o dedo para isso ou aquilo. Fico é na minha, caladinho da silva, mas pensando e muito no título desse texto. Marcão sabe o que deve passar pela minha cabeça. Nada disso, fico a imaginar é por onde andará Tuga Angerami uma hora dessas? Cadê tu, Tuga?

PS: Esse texto, como viram, é uma baita homenagem para alguém, pelo qual tenho imensa estima e admiração, Tuga Angerami.

Henrique Perazzi de Aquino, jornalista e professor de História (www.mafuadohpa.blogspot.com).

2.) OUTRA CARTA:
Domingo passado, 08/03 na mesma Tribuna uma carta de um tal de Antonio Viera da Silva Junior, com o título “Carta aos hipócritas de plantão de Bauru”, afirmando que os tais organizadores da festa onde um jovem morreu de tanto tomar vodca não tinham culpa nenhuma pela sua morte. Para mim foi coisa mandada e ainda por cima atacava de forma violenta quem pensa de forma diferente, dentre eles o vereador Roque Ferreira e o deputado Adriano Diogo. Leiam a carta clicando a seguir: http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=237879. Não me contive, enviei resposta para o JC, mas a polêmica foi ali encerrada, sem continuidade. Exponho aqui como respondi aquela provocação em carta de minha lavra e responsabilidade e não publicada:

SE SER HIPÓCRITA É COBRAR, SOU E ESTAREI SEMPRE DE PLANTÃO
Assumo ser hipócrita, pois segundo concepção contida em conteúdo de carta publicada em 08/03/2015 por Antonio Vieira da Silva Junior, não se deve cobrar nada dos responsáveis pela festa que vitimou um fatalmente e levou vários ao hospital. Uma fatalidade. Só isso e nada mais. Toquemos o barco. Eu tenho a certeza que se deve cobrar deles e muito. Então alguns montam um lucrativo negócio, ganham os tubos, se esquivam de ter operação funcional de resgate, incentivam concursos de deslavada bebedeira e ninguém é culpado de nada? Só quem bebeu. Fácil demais. Sou festeiro e boêmio por natureza e nem por isso devo permanecer aprovando erros de quem me vende um serviço fora das mínimas normas. Uns poucos se mostram mais espertos, sempre poucos, ganham os tubos e quando algo dá errado, fogem da raia. Basta do tudo ser permitido. A festa não era sem fins lucrativos.
Alguém estava lucrando muito com aquilo tudo, tanto que continuou quando da informação da morte. Bastou falar em devolver grana e o festim continuou por muitas horas. Se o cara pode ganhar grana com aquilo, pode e deve também responder pelo que produz e como produz. Não consegui localizar declarações de Roque Ferreira, nem do deputado Adriano Diogo pedindo expulsão do dois da universidade, mas os vejo em posições mais do que altaneiras, na defesa da vida e de elementares direitos. Nunca de alunos controversos. Passar a mão na cabeça desses comerciantes (jovens ou velhos, tanto faz) é o mesmo que decretar o vale tudo do capital determinando a liberação sem precedentes, empecilhos e muito menos culpabilidade. Liberou geral e até a Justiça deve se vergar a isso. Hipocrisia para mim é o foi aventado na carta. Mas se ser hipócrita é cobrar punição, então sou assumido hipócrita e sempre de plantão.

Obs final: A foto do Marcos junto dos vereadores é da editoria do JC, meramente ilustrativa e as demais, minhas. Ou seja, quem tirou as que me encontro nelas, não me lembro, foram clicadas no dia da despedida do Tuga lá no Auditório da Prefeitura. 

7 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa essa carta que não saiu, expõe claramente os fatores envolvidos, demorou para o MP tomar providências, espero que ao menos algo melhore e que os responsáveis sejam expulsos e presos, quando é ladrão de galinha muitos dizem "cadeia neles", agora vem cara tentando amenizar como se fosse uma mera fatalidade, cadeia neles também. Depois que essas Atléticas tomaram conta das universidades, os jovens ficaram cada vez mais distantes de ideologias e comprometimento para com a sociedade, é só bagunça e preguiça intelectual.

Camarada Insurgente Marcos

Anônimo disse...

Quanto ao Tuga, realmente não há o que se duvidar da austeridade dele quando exerceu seus mandatos, é um dos poucos que pude conhecer bem, desde quando eu era criança ele já aparecia algumas vezes em casa e depois vendo ele atuar nos bastidores da política, nunca vi nenhum fisiologismo de sua parte, ele mostrou como é possível fazer política sem se agarrar a fisiologismos e comprometer-se com financiadores de campanha, ele sempre soube conduzir bem a questão de financiamento de campanha sem essas negociatas sujas, o mais memorável pra mim sem dúvida foi do rompimento com a aliança com o famoso casal, fora que tirou muito encosto da máquina pública, provocando revolta em fisiologistas como a Majô, me recordo de muitas atitudes boas, ele tb foi inteligente no trato com o vice na época o Renato Purini, sabia da cobra que estava ao lado, colocou na Emdurb já com sua experiência sabendo que o Renato se queimaria e assim foi logo no primeiro mês quando este quis privatizar o serviço da coleta de lixo, saiu rapidinho da Emdurb e terminou o mandato quietinho no canto dele.

Mas quanto sua segunda passagem pela prefeitura, num todo, sua administração foi fraca, e recordo aqui as críticas que eu fazia na época e muitas discussões com vários membros do governo. O Tuga errou a estratégia, primeiro porque não sentia nele mais aquela vibração em ser prefeito, ele dizia viver uma crise de representatividade por ter ganho por uma diferença pequena, bobagem, mas senti ele bem diferente, um cara mais ausente do dia a dia das ruas, sem intervir muito em seus comandados, se a prefeitura tinha um rombo, faltou criatividade para com os problemas da cidade, escalou um time fraco em várias áreas, e foi um erro guardar aquele dinheiro em caixa, porque não se deve entrar numa piração de enforcar gastos públicos, quando se tem coisas emergenciais para fazer ao povo, aí alguém vai dizer da absurda lei de responsabilidade fiscal e o risco de ter as contas rejeitadas, dane-se isso, falta ousadia, coragem e estratégia para enfrentar tudo isso, quando se assume um cargo desses temos que saber que a maior coisa importante são as pessoas e não o futuro político com contas rejeitadas ou não.

continua...

Anônimo disse...

Tuga como disse no final de seu mandato que queimou seu patrimônio eleitoral, economizou para garantir na real a reeleição do Rodrigo, que irresponsavelmente torrou tudo de forma desordenada apenas para garantir sua reeleição, maquiou a cidade o tempo todo, encheu de encostos de novo a prefeitura, se agarrou no fisiologismo de sempre como safado e oportunista que sempre foi, a cara de anjo não engana, cedeu as pressões dos compromissos com os que financiam campanhas e agora está aí toda essa merda, um vício que não sabe por onde sair.

O Tuga deveria ter tido uma coordenação estratégica e investido um pouco mais e com criatividade, sairia bem, com uma cidade caminhando e com certeza poderia fazer um sucessor, não fez e hoje vivemos com esse sujeitinho que se agarra em tudo e depois cospe no prato como ele fez com o Tuga. O Rodrigo tem um estilo do Serra, que eu nunca entendi a amizade e admiração do Tuga pelo Serra, um dos caras mais asquerosos da política nacional, canalha, nem no ninho dele a maioria gosta, um cara que não tem adversários, tem inimigos e faz qualquer coisa para tirar da reta, e o Rodrigo é meio assim, lembra que era amigo do Gazzeta, depois brigou e agora traz para o governo através de sua esposa, e sabe por que?? Tudo para não ter adversário potencial na cidade na próxima eleição federal, talvez vá tentar eleger o Gazzeta prefeito e eu espero estar na Islândia pra não ver isso.

Quanto ao Marcos Garcia, o vi poucas vezes, mas já vi entrevistas dele, pode ser gente boa Henrique, mas é fraco quando se fala em coordenação estratégica, problema em achar que administração pública é totalmente igual a uma empresa e não é, e se o problema é que o prefeito acaba interferindo demais e erra na política das finanças do município, aí falta a grandeza em pedir o boné, se eu estou num lugar que não posso executar minhas ideias e sou pressionando a fazer coisas que sei ser uma lambança, vou embora, comigo não tem mosca azul e sim idealismo.

Camarada Insurgente Marcos

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIO VIA FACEBOOK:

Fernando Beagá Henrique Perazzi de Aquino, há poucos meses tive a oportunidade de encontrar o Tuga na rua. Eu parei, cumprimentei-o e disse que há muito eu esperava por aquele momento, para dizer a ele o quanto foi um grande prefeito. Que encarou o rojão da austeridade, foi impopular, mas plantou uma baita semente. Ele sorriu timidamente e agradeceu.
22 h · Descurtir · 7

Helena Aquino Tuga, belo prefeito e ser humano ... bela homenagem.... Qto à ser hipócrita, então tbém sou .... acho que os organizadores, em parte, têm culpa sim, e o pior, já estão com outras festas engatilhadas ... até que demorou mto pra morrer alguém nessas festas .....
21 h · Descurtir · 1

Lazaro Carneiro Carneiro o melhor prefeito de todos os tempo
21 h · Descurtir · 5

Silvio Selva Com surpresa, vi Tuga, duas vezes esses dias, em supermercados próximos daqui. Até por ter sido diretor operacional na época em que ele foi prefeito, me lembro bem de como era e de como ficou depois. Aliás, muitas das emendas que privilegiam Bauru e deram gás para o segundo mandato de Rodrigo, foram conseguidas por Tuga....
19 h · Descurtir · 7

André Zambelo Henrique ele foi o cara que tornou Bauru viável financeiramente....o Rodrigo continuou o trabalho e vai bem também apesar de algumas lambanças na política kkkk
16 h · Curtir · 2

Tania Guerra Tuga muito querido, um homem inteligentíssimo, educado, cheiroso, um ótimo prefeito, em seus dois mandatos. Mas quando estava no cargo, nos últimos 4 anos, muita gente descia a lenha nele, né??? senti isso na pele!!!
14 h · Descurtir · 4

Henrique Perazzi de Aquino Tania Guerra, adorei o "cheiroso". Isso anda em falta hoje é?
13 h · Curtir · 2

Diego Willian O Tuga cd vc.Sds do melhor prefeito de Bauru
12 h · Curtir

Regina Ramos É isso, Tania Guerra, bem lembrado: homem inteligentíssimo, educado e cheiroso!... Trabalhou arduamente, enfrentou muitos percalços, comprometendo até sua saúde. Beijos.
10 h · Descurtir · 1

Ademir Elias Grande Tuga, excelente prefeito, grande ser humano.
9 h · Editado · Curtir

Franciluz Malta · Amigo de Ivy Wiens e outras 14 pessoas
Compartilho essa homenagem justa, sempre quando eu encontro TUGA, mesmo com um abraço, não mata minha saudades!!! Foi um grande PREFEITO pra esta cidade, bauru deve muito a sua inteligencia, sabedoria, respeito, diplomacia...quando falo q sinto saudades...abaixa a cabeça e segue...saudades!!!
9 h · Descurtir · 3

Wagner Jose Gomes ME LEMBRO DO TUGA NO PRIMEIRO MANDATO , QUANDO ELE ERA PRATICAMENTE NOVO NA POLITICA E POUCO CONHECIDO .
8 h · Descurtir · 2

Wagner Jose Gomes TUGA IMPLANTOU UM GOVERNO MODERNO E ARROJADO . NA VERDADE TUGA POIS BAURU EM UM PATAMAR DE RESPEITO . LEMBRO DA DESCENTRALIZAÇAO DA SAUDE , CRIANDO OS NUCLEOS DE SAUDE NOS BAIRROS E OS PRONTO SOCORRO NA PERIFERIA . AS FAMOSAS CRECHES CASEIRAS . A SECRETARIA DE PROJETOS COMUNITARIOS , A CASA DA CULTURA E SEU CAMINHAO PALCO . BONS TEMPOS .
8 h · Descurtir · 3

Marcos Roberto Costa Garcia Henrique , bela homenagem ao ex prefeito Tuga. Também admiro muito esse cabra inteligente e teimoso. Quando se é inteligente, é bom ser teimoso!! E obrigado pelo carinho.
6 h · Descurtir · 2

Alexandra Ayello BOA PESSOA , O TUGA.
3 h · Descurtir · 1

Anônimo disse...

VIVA TUGA

NELSON E SÔNIA

Anônimo disse...

Grande Tuga...tivemos divergências políticas, mas, um profesosor, um cidadão fora de série, ético, responsável!. Grande amigo!
Paulo Neves

Anônimo disse...

HENRIQUE
Excelente administração de Tuga . Uma luta incansável .
Susy Mey Truzzi