terça-feira, 31 de março de 2015

OS QUE FAZEM FALTA e OS QUE QUE SOBRARAM (71)


EU NUNCA DEIXEI DE ESTAR AO LADO DESSA BRAVA MULHER

MULHER DE FIBRA. Corajosa, ousada e sempre na mesma linha de ação. Nunca me esqueço da vergonha que passei no dia em que o PT a deixou perder uma vaga no Senado para o delegado do PTB. Ela não aguentou e se desfiliou do partido logo a seguir e até hoje é como lhe disse anos depois quando a encontrei num evento em são Paulo, pois também havia saído do PT, quando ia ser expulso por gente encastelados no poder local: "Somos como rés desgarradas". E ainda me acho uma rés à procura de um cocho para beber água pura. Imagina uma prefeita paulistana que teve o maravilhoso disparate de colocar na Secretaria de Educação nada menos que Paulo Freire. Trabalhou ao lado de Paul Singer e Marilena Chauí. Foi demais da conta. Ela até hoje está num partido com nome de socialista, mas que perdeu o sentido faz tempo. Vejam vice de quem eles são. ERUNDINA resiste como uma das últimas moicanas naquele reduto, assim como vejo muitos resistindo bravamente dentro do PT sem ainda saberem direito para onde irem. O melhor seria acontecer uma revolução interna dentro do partido e os que ainda sustentam a dignidade desse partido se rebelarem e assumirem o mesmo. Não dá mais para contemporizar. Não desmereço os avanços produzidos por esses doze anos de PT no poder, algo nunca visto nesse país. Histórico o que fizeram, mas se deixaram levar, desviaram-se da rota. Nunca me verão açoitando o PT, ainda mais diante da crueldade do que vejo sendo armado nesse fétido bastidor brasileiro, mas vejo que é o momento de não deixarmos que tudo se perca.
Quando leio, como agora, reflexões vindas da cabeça dessa arejada cabeça nordestina (faz tempo que eles estão mais arejados que muitos do resto do país), sei que tudo tem solução. Eu também penso que existe uma saída para toda essa esquerda desgarrada e ciente de que a luta não está por se findar. Ela nunca vai se findar enquanto persistir essa brutal desigualdade e indiferença humana. Imagino algo igual o que ocorreu na Grécia e o que está prestes a ocorrer na Espanha, junto com a experiência cubana e vejo isso como solução. Não suporto o neoliberalismo predatório, onde uns poucos ganham os tubos, grupos econômicos fortíssimos e o povo cada vez mais a perder conquistas do passado, encurralado e vivendo como gado. Escrevo isso de uma só talagada, após um dia intenso de trabalho num Congresso Acadêmico e antes de deitar dou de cara com essa valente numa corajosa entrevista.

Assim como ela existem muitos, pensando igual ou parecido. É que ela disse o que estava querendo ouvir. Leiam essa entrevista:http://www.cartacapital.com.br/…/201ca-reforma-politica-so-…

Minha cabeça pende muito para algo nesse sentido.

Esse meu texto para um dia como hoje, 31 de março (ou 1 de abril, como queiram), 51 anos do Golpe Militar de 64.
HPA

2 comentários:

Anônimo disse...

Henrique, me desculpa, mas sua cabeça está longe de pender para esse lado que diz. O que a Erundina falou, há tempos venho tentando debater, ela é uma das poucas que sobraram que respeito e que se propõe a debater e a pensar. Infelizmente o Brasil perdeu o bonde da história, o PT era para ser o predecessor do Syriza e não o contrário, só que essa coisa macunaímica que o Brasil possui, não permite um desenvolvimento nacional, tudo aqui parece fadado à malandragem.

Estive pesquisando algumas obras de infra-estrutura em outros países, observando coisas como tempo da obra e investimento, é inacreditável como somos passivos com a corrupção e incompetência, se os faraós fossem brasileiros as pirâmides ainda não estariam prontas e muito superfaturadas.

Ninguém quer destruir o PT porque o próprio PT já se destruiu, 12 anos de zero mudança, zero desenvolvimento e muita deterioração ideológica e de postura, não existe mais nenhum quadro pensante no PT, todo mundo com esse perfil já saiu do partido, seja filiado direto ou apenas um militante como eu e tantos outros, o PT foi histórico no seu surgimento, não no governo Henrique, vc quer sempre acreditar nessa crença e isso é que vem travando vc de contribuir para um debate amplo e no texto a Erundina toca nisso tb.

Como no seu texto abaixo, vc está indo numa direção errada do debate, quer ver um exemplo, outro dia eu estava num local e uma pessoa começou a falar da corrupção do governo, eu tinha duas direções, tomar a que muitos tem tomado e começar a falar dos tucanos e a conversa descambaria num ódio sem fim e nenhuma razão, eu fui por outro caminho, concordei que há corrupção e procurei mostrar os erros econômicos históricos do país e por onde deveríamos seguir em termos econômicos, estruturais e de desenvolvimento, o sujeito se retraiu na ânsia que estava para criticar por criticar e ouviu. Isso é o que está faltando.

Infelizmente algo que constatei há tempos, esquerda no Brasil, salvo figuras como Erundina, Chico Oliveira etc. a esquerda é de um vazio ideológico, burrice, que não consegue convencer, ganhar respeito das pessoas justamente por não saber entender o país e mostrar um caminho consistente, caricatura não falta.

Eu acho que a melhor coisa que poderia fazer no momento, para não perder tudo o que há em seu talento natural, era tirar um ano sabático, se afastar do facebook, ler mais sobre economia, história, ciências sociais, observar melhor o mundo e voltar a se cercar mais, passar mais tempo com pessoas que ainda arejam a mente, porque lembre-se que no meio dessa briga entre religiosos partidários há uma nação, um povo.

Quando o Paulo Neves vai fazer a semana latina??

Camarada Insurgente Marcos

Mafuá do HPA disse...

Marcos
Grato. Melhorou da dengue?
Concordo com o PT, infelizmente.
Tentamos e faz muito tempo reconduzi-lo para um caminho palatável. Nunca quiseram e agora, nesse exato momento, quando o circo pega fogo, vejo lula indo à CUT. Tarde demais.
O face é o face, posto e largo. Ainda sou mais o blog e agora, voltando a estudar, o abandono será quase obrigatório.
Abracitos
Henrique - direto do HPA