segunda-feira, 30 de março de 2015

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (97)


O QUE ALGUNS QUE ME QUESTIONAM POR AQUI FARIAM DIANTE DESSA PROBLEMÁTICA

No caminho de pegar um ônibus para a capital, começo da tarde, quem me leva para a rodoviária é o profissional responsável pelos reparos contratados no meu meio de locomoção. Falamos de tudo, mas como sempre por esses dias tudo desemboca na política. Diz estar estarrecido com o que leu dia desses pelo seu facebook.

- Dizem que tudo vai piorar. Sabe por que, Henrique?

E me dá um exemplo para demonstrar, segundo ele, o grau de insensatez dos que nos governam.

- O atual Governo não se contenta mais com as muitas bolsas distribuídas no momento. Cria mais e mais. Essas todas até agora são exclusivas para brasileiros, mas agora criou mais uma e essa beneficiando todos os estrangeiros que estão vindo trabalhar no país. Os haitianos, africanos e os latinos de toda natureza estão recebendo do Governo um incentivo monetário mensal para aqui se instalarem. Um salário pago por nós e estão tirando o nosso emprego, algo já difícil para o próprio brasileiro.

Tento questionar da origem disso. Repete ter lido no facebook e que se é repassado deve ser verdade. Explico lá do meu modo e jeito:

- E você acreditou em tudo assim sem pestanejar? Primeiro não devemos acreditar em tudo o que está postado na internet. O país ainda não quebrou, mas desse jeito caminha a passos largos para quebrar, forçam a barra. Não porque criou isso aí que me diz ter lido. Isso é deslavada mentira. Esse atual Governo e o anterior erraram muito, mas também acertaram outro tanto. Basta você andar pela periferia da cidade para constatar a quantidade de conjuntos habitacionais novos, um atrás de outro. Isso é muito bom. O nordestino já não vem para cá como antes, pois sua região já não é como antes. Isso também é ótimo. E corrupto não é somente o petista. Aqui em Bauru mesmo tem muitos e estão escapando de serem punidos. Você acha que saindo os petistas, diante de tudo o que você vê por aí, entraria alguém diferente deles?

Ele mesmo concorda comigo e responde com um sonoro:


- Não.

Poderia passar horar ali confabulando com ele sobre quem inventa esse tipo de mentira, qual a intenção disso tudo, quem as repassa, mas chegamos na rodoviária. Deixei uma minhoca plantada lá na cabeça dele. Na viagem escrevo esse texto. E fico a me perguntar se adiantaria ficar reproduzindo via redes sociais o contraponto para esse tipo de procedimento. Na verdade, isso já ocorre. O que está em jogo, mais do que claro não é o fim da corrupção, mas a destruição de um partido político, resvalando também em toda a esquerda. Um sórdido jogo onde os incautos são levados de roldão.

Impossível não se lembrar de algumas pessoas com as quais tenho divergido recentemente pela internet e me utilizo delas para encerrar esse meu escrito. Pensei no advogado Pilli Cardoso, no engenheiro Ricardo Coelho, no Paulo Brisolla, no Duda Trevizani, no Kyn Junior, no Cacau Galvão, na Marta Caputo e tantos outros. Para eles deixo uma pergunta sobre isso que passei hoje: Diante da mesma situação, tendo que se posicionar para quem lhe indaga sobre algo que sabem ser deslavada mentira, o que fariam? Eu confesso não estar imune à mentira, mas nesse caso não colocaria mais lenha na fogueira. E os senhores (as) ?

Aguardo ansioso pelas respostas.

Um comentário:

Anônimo disse...

HENRIQUE

ADORO sua coragem em escrever o que muitos se omitem. Existe um monte de gente ajudando na mentiraiada que continua sendo espalhada por aí. Fazem isso e ainda se arvoram de estar ajudando o país. Bela argumentação.

Valeu!!!

Paulo Lima