sexta-feira, 20 de março de 2015

UMA MÚSICA (121)


OS ACHACADORES E PICARETAS NAS LETRAS DE NOSSAS MÚSICAS

Inesquecível a frase dita em 1993 pelo ex-presidente Lula versando sobre uns tais de ‘300 picaretas’ infestando o Congresso Nacional. A repercussão foi tamanha, tanto que, dois anos depois o Paralamas do Sucesso botou a frase numa de sua letras, a LUÍS INÁCIO – 300 PICARETAS e o sucesso pipocou país afora ("A música é mais famosa do que ela propriamente dita", disse Herbert VIana). A letra continua mais atual do que nunca:

“Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou/ São trezentos picaretas com anel de doutor/ Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou/ Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou/ São trezentos picaretas com anel de doutor/ Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou./ Eles ficaram ofendidos com a afirmação/ Que reflete na verdade o sentimento da nação/ É lobby, é conchavo, é propina e jeton/ Variações do mesmo tema sem sair do tom/ Brasília é uma ilha, eu falo porque eu sei/ Uma cidade que fabrica sua própria lei/ Aonde se vive mais ou menos como na Disneylândia/ Se essa palhaçada fosse na Cinelândia/ Ia juntar muita gente pra pegar na saída/ Pra fazer justiça uma vez na vida/ Eu me vali deste discurso panfletário/ Mas a minha burrice faz aniversário/ Ao permitir que num país como o Brasil/ Ainda se obrigue a votar por qualquer trocado/ Por um par se sapatos, um saco de farinha/ A nossa imensa massa de iletrados/ Parabéns, coronéis, vocês venceram outra vez/ O congresso continua a serviço de vocês/ Papai, quando eu crescer, eu quero ser anão/ Pra roubar, renunciar, voltar na próxima eleição/ Se eu fosse dizer nomes, a canção era pequena/ João Alves, Genebaldo, Humberto Lucena/ De exemplo em exemplo aprendemos a lição/ Ladrão que ajuda ladrão ainda recebe concessão/ De rádio FM e de televisão /Rádio FM e televisão”. Cliquem a seguir no link: http://cifraclub.com/os-paralama…/luis-inacio-300-picaretas/

Impossível não associar a fala de Lula e a recente do já ex-ministro da Educação de Dilma, o cearense Cid Gomes. A fala foi mais ou menos parecida. Muito só uma palavra. “No Congresso tem mais de 300 achacadores”, atualizou Cid. Hoje é até penoso ver um político falar do outro, pois poucos não possuem o rabo tão preso como o que denunciam. E de picaretas e achacadores estão mais que cheios, até a boca. O presidente da Câmara, segundo reafirma Cid, o maior deles. Cid bem que tentou não comparecer à Câmara, como intimado. Fingiu-se de doente, conseguiu uma semana a mais, mas quando lá esteve, trocou farpas em igualdade de condições. Afinal é também um deles. Sabe de tudo, sem tirar nem por. Eu poderia ficar discorrendo uma enormidade sobe esses achaques todos, os daqui e os de tudo quanto é canto, mas hoje é sexta feira e tenho mais o que fazer. Prefiro deixar esse belo texto sobre o tema, que acabo de ler: “O PT deveria ser mais Cid Gomes – Diante dos achacadores, é hora de o partido repensar seu papel na sociedade”: http://www.cartacapital.com.br/…/o-pt-deveria-ser-mais-cid-….

A música continua rolando aqui na minha vitrolinha. Cid já não é mais ministro. Dilma um pouquinho mais no breu. O PMDB cada vez mais dando as cartas e exigindo agora, após impor a saída do ministro, uma reforma ministerial. E ela, perdida e, infelizmente sem ninguém confiável para orientá-la, ao invés de se impor, de se apoiar mais e mais nas ainda irrefutáveis conquistas sociais, vai cedendo e cedendo. Cada vez mais frágil e não mão dos achacadores, que antes faziam pedidos às escondidas e hoje, fazem imposição e às claras. Achacador, todos sabem, tem telhado de vidro e não existe um que não tenha deixado uma ponta de um rabão ser pisado. O problema desses novos tempos é que nem sob forte denúncia de desmando, não o sendo de quem a mídia e os donos do poder reafirmem o veredicto, nada lhes acontece. O descaramento desses é tamanho, que em tempos não tão distantes, tanto o presidente da Câmara, como do Senado, diante de algo tão grave como seus nomes no Lava Jato já estariam limpando as gavetas. Agora, continuam atuando como se nada houvesse acontecido. Vergonha na cara passou longe dos achacadores. Nem botando a tal música em alto e bom som no ouvido deles eles irão se tocar.

Um comentário:

Henrique disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:


Antonio Carlos Pavanato Quem sabe um dia, se ainda vivos estivermos, veremos algum politico de "pica grossa" poder falar o que quiser sem ter medo das conseqüências ou melhor, sem estar de rabo preso com os seus ouvintes de tribuna!
...quem sabe um dia!
13 h · Descurtir · 1

Henrique Perazzi de Aquino Tens uns bons lá, mas estão a cada eleição rareando mais e mais. O povo anda votando cada menos em gente assim. Se o Cid fala em 300 a 400, acho que esse negócio é igual a dengue em BAuru. Quando falam em mil já está na casa dos dois mil. Lá já deve estar pela hora da morte.
13 h · Curtir · 2

Antonio Carlos Pavanato Os bons estão sendo influenciados pela grande maioria ou melhor, ou se encaixam no que o partido quer ou viram cartas fora do baralho!
Bem ...se é que existem algum bom lá dentro ...tenho dúvidas!
13 h · Curtir

Leandro Vilela Achava q so no filme tropa de elite 2 teria um saco roxo que iria peitar um sistema todo dentro de um congresso, Cid Gomes ganhou um fã pelo que ele fez, sempre admirei as entrevistas do ciro Gomes pelas suas respostas, principalmente um dia que ele pegou o Constantino.
12 h · Curtir

Rodrigo Menezes Assis O povo brasileiro estará sempre a espera do salvador da pátria. Por isso nada mudará. Mas chegará o dia em que a revolta será tamanha que acordará o gigante. Por enquanto somos, de forma geral, um povo idiota - apolítico.
11 h · Curtir